Febraban volta a negociar com os grevistas

Febraban e o comando da greve se reuniem nesta sexta-feira, 14 (Foto: Arquivo Infonet)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) convocou o comando nacional dos grevista para nova rodada de negociação nesta sexta-feira, 14. Os sindicatos rejeitaram a última proposta apresentada pela instituição, que aumentava de 8% para 8,4%, representando um aumento real de 0,93% nos salários dos bancários. A paralisação entra no 18º dia com mais de nove mil agências fechadas no Brasil.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB), José Souza, a categoria reivindica reajuste de 12,8%, maior participação nos lucros e resultados, fim da rotatividade dos empregos e melhores condições de trabalho. “O comando e a Febraban se reuniram ontem mais a categoria rejeitou a proposta de 8,4%. Uma nova rodada de negociação está acontecendo na tarde desta sexta-feira”, informou dizendo que a greve deve continuar até novas orientações do comando nacional.

Ainda de acordo com o sindicalista, mesmo o comando da greve aceitando a proposta da Febraban, a decisão do fim da greve será definido em assembléia geral da categoria. Em Sergipe, a próxima reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 17, às 17h.

Banese

Em paralelo, o SEEB negocia com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) para o fim da greve na instituição no Estado. Na última terça-feira, 11, o banco enviou uma proposta para a categoria, que foi recusada de imediato. Também no mesmo dia, o governador em exercício, Jackson Barreto, intermediou uma negociação com o presidente do Banese manifestando toda sua insatisfação com a paralisação.

Para José Souza, as negociações entre o sindicato e o Banese só progredirão quando for apresentado uma propostas de implementação de cargos e salários. “Em 2009 e 2010 o Banese prometeu a implementar da proposta e não cumpriu. A instituição já tem um projeto elaborado só precisando ser colocado em prática”, destacou.

No Estado são mais de 150 agências fechadas, somente nesta semana mais seis bancos aderiram a greve. Das 75 agências e pontos de atendimento do Banese, cerca de 56 estão com as atividades paralisadas, incluindo todas da Capital.

Por Danilo Cardoso

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais