Governo realiza Dia de Campo em perímetro irrigado

Balde Cheio incentiva a pecuária (Foto: Arquivo Infonet)

O perímetro irrigado Jabiberi, em Tobias Barreto, distante 105 km de Aracaju, cederá espaço para mais um Dia de Campo promovido pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Na próxima sexta-feira, 11, o local receberá a visita de universitários, técnicos e produtores, um público estimado em 90 pessoas. Eles vão acompanhar a evolução e o sucesso da implementação do ‘Balde Cheio’, um projeto de fortalecimento da pecuária leiteira em pequenas propriedades familiares.

O evento encerrará a programação de três dias voltada para a contemplação do ‘Balde Cheio’. O zootecnista José Sidnei Bezerra Lima, consultor do Sebrae e mestre em produção animal, tem realizado visitas à região para avaliar o andamento do projeto em terras tobienses. No perímetro administrado pela Cohidro, 74 pequenos produtores adotam as tecnologias propostas pelo programa, e o número de adeptos só faz crescer.

Cerca de dois anos após o início de sua execução no Estado, o projeto ‘Balde Cheio’ dobrou a produção leiteira no perímetro Jabiberi. Dos 1.000 litros de leite que eram extraídos diariamente, hoje são produzidos 2.000 litros/dia. Em Sergipe, o ‘Balde Cheio’ é fruto da parceria entre a Cohidro e o Sebrae, e conta com o apoio do Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Foram investidos R$ 2,5 milhões em sua implantação.

Dia de campo

Durante o evento, o público conhecerá o projeto por meio explicação de José Reis Coelho, chefe do perímetro Jabiberi. Em seguida, o consultor José Sidnei abordará o manejo alimentar de vacas em lactação. O público visitará o lote 52, unidade demonstrativa do projeto. A propriedade do produtor Pedro Vidal virou referência no ‘Balde Cheio’. Tem se destacado tanto na eficácia das tecnologias aplicadas, quanto na lucratividade com o aumento da produção. O lote, que antigamente gerava 20 l/dia de leite, hoje produz 200 litros diários.

Confira a programação:

Apresentação do Projeto ‘Balde Cheio’ (José Reis Coelho – gerente do perímetro)
Horário: 9h10
Palestra: Manejo Alimentar de Vacas em Lactação (José Sidnei Bezerra Lima – zootecnista)
Horário: 9h30
Visita à Unidade Demonstrativa – Lote 52 (Pedro Vidal)
Horário: 11h30

Fonte: Ascom Cohidro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais