O anúncio das medidas foi feito no Museu da Gente Sergipana (Foto: Portal Infonet) |
Nesta segunda-feira, 12, o governador Marcelo Déda divulgou medidas em benefício dos funcionários do Banco do Estado de Sergipe (Banese). A solenidade aconteceu no Museu da Gente Sergipana.
Dentre elas, foi anunciado que por conta das comemorações pelos 50 anos de criação da instituição, completados em 2011, os servidores vão receber uma gratificação especial este mês de dezembro. “É que o banco decidiu criar uma gratificação pelo seu cinquentenário no valor de R$ 2 mil reais bruto que será creditado na conta de cada baneseano esse mês. É uma forma do banese presentear, compartilhar com os seus servidores aquilo que o banco conseguiu de resultado e ao mesmo tempo marcar de forma decisiva a comemoração desses 50 anos”, afirma.
Ainda pelas comemorações, o governador informou sobre as medidas que alteram a forma de participação dos funcionários do Banco do Estado na gestão da instituição. Com as mudanças, as duas empresas, uma responsável pela Caixa de Assistência Médica dos Empregados do Banese (Casse) e a outra pelo Instituto de Seguridade e Previdência Privada (Sergus), que antes tinham os representantes nomeados pela direção do Banese, agora também serão ocupados por funcionários do Banco.
“Nós entendemos que não era democrático que os funcionários não pudessem participar da discussão, dos temas pertinentes a sua assistência médica ou aposentadoria. Então lançamos hoje uma nova regra que vai criar duas diretorias específicas a serem ocupadas por funcionários do banco, eleito diretamente pelos seus colegas, ou seja, um diretor pra Casse e outra pra Sergus. Com isso, nós aumentamos a participação dos funcionários dentro do Banco do Estado de Sergipe e mudamos a estrutura de direção dessas duas instituições cujo os papeis são fundamentais para os próprios servidores”, destaca o governador.
O presidente do Banese, Saumínio Nascimento, também esteve presente na solenidade e informou que na terça-feira, 13, se reunirá com a direção do banco para decidir quando será pago a gratificação especial aos funcionários.
Plano de Cargos
Marcelo Déda ainda reafirmou em discurso que está mantido o Plano de Cargos e Salários dos baneseanos que havia sido negociado entre a direção do banese e o Sindicato. Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, o anúncio feito pelo governador sinaliza um ganho para a categoria. “O anúncio feito pelo governador é importante e significativo para os funcionários, principalmente no que diz respeito ao plano de carreira dos servidores. O projeto já está pronto e faltando apenas chegar o dia 20 de março de 2012 para entrar em vigor”, diz Souza.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B