![]() |
MPE se destaca na geração de empregos (Foto: Divulgação) |
As micro e pequenas empresas (MPE) continuam sendo as grandes responsáveis pela geração de empregos em Sergipe. Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que nos últimos 12 meses já foram criados 11.333 postos de trabalho com carteira assinada no segmento. Já nas médias e grandes empresas, 9.332 trabalhadores perderam suas vagas.
Somente em agosto, foram geradas 1.538 novos empregos nas MPE. O resultado é 65% maior que o registrado no mesmo mês de 2012. Nas empresas de maior porte, por outro lado, foram fechados 362 postos de trabalho em agosto deste ano e 841 no mesmo período do ano passado.
O setor de serviços é destaque na abertura de novas vagas, com quase 800 postos , seguido pelo comércio (377),construção civil (270), indústria de transformação (69) e agropecuária (19). Nas médias e grandes empresas os setores de serviços , comércio e agropecuária apresentaram saldo positivo, enquanto a construção civil puxou o saldo para baixo, por conta da demissão de 743 trabalhadores.
“ Temos verificado que a demanda por produtos e serviços das micro e pequenas empresas tem crescido ao longo dos últimos anos por conta do aumento da renda da população. É algo extremamente positivo , pois isso tem contribuído para o fortalecimento dos pequenos negócios e a geração de novos empregos”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral.
Durante o levantamento foram consideradas como MPE as empresas da Indústria, Construção Civil e Extrativa Mineral com até 99 empregados e as do Comércio, Agropecuária e Serviços Industriais de Utilidade Pública com até 49 colaboradores e faturamento de até R$ 3,6 milhões.
Fonte: Sebrae