MP pede adequações nas Feiras gastronômicas

(Foto: Portal Infonet)

"As feiras gastronômicas cresceram em Aracaju e sem ordenamento", foi com essa frase que a promotora de justiça Euza Missano abriu a audiência na manhã desta sexta-feira,9, com representantes das feiras gastronômicas. A partir de agora as feiras, que ocorrem em vários pontos de Aracaju, terão que ter autorização dos órgãos de segurança e sanitário para funcionar. Aquelas que não tiverem dentro dos padrões exigidos pelo Ministério Público Estadual serão interditadas.

Apenas três representantes das feiras atenderam ao chamado do MP. Participaram também da audiência, a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Defesa Civil Municipal.

Na audiência ficou acordado que os organizadores deverão com antecedência mínima de 30 dias, apresentar os projetos de realização das feiras gastronômicas e de entretenimento. Segundo o órgão, todos os organizadores desse tipo de evento devem se adequar.

O Ministério Público entende que as feiras têm que seguir normas de segurança para funcionar, a exemplo dos espaços públicos, onde acontecem os eventos. Os locais precisam ter espaço o suficiente para a quantidade de pessoas e de barracas. Outra preocupação do MPE é com a segurança de quem frequenta o local, já que muitas barracas utilizam botijões de gás. A manipulação dos alimentos também chamou a atenção do órgão, já que para isso, tanto os donos de restaurante quanto os chefs de cozinha, têm que possuir autorização da vigilância sanitária.

A promotora de justiça Euza Missano destacou que vai fiscalizar todas as feiras para garantir que estejam dentro das normas. "O Ministério Público entende que há a necessidade de ser disciplinado o uso de espaço público e até privado para os eventos públicos, a exemplo das feiras gastronômicas. Diante disso, pensamos na segurança que deve ter os consumidores e fornecedores de produtos e serviços. Portanto aquelas feiras que não tiverem regularizadas vamos fechar", garante.

Apenas três representará de feiras estiveram na audiência. Todos informaram que farão as adequações.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais