Empresas e instituições aderem à Hora do Planeta

Evento é realizado desde 2007 (Foto: Divulgação/Arquivo Portal Infonet)

Como aconteceu ano passado, a ação global 'A Hora do Planeta' será desenvolvida pela população, empresas e instituições. O evento acontece neste sábado, 19, numa promoção da Organização não-Governamental WWF, que realiza desde 2007, com a finalidade de apagar as luzes por uma hora, contribuindo para a preservação do planeta. No Brasil, mais de 100 cidades já aderiram ao movimento que apagou as luzes de 626 localidades em 2015.

Em Aracaju, a ação era organizada pela radialista Magna Santana, que mobilizava toda a sociedade no combate ao aquecimento global e realizava um evento na Praia Treze de Julho. “Assim como no ano passado, o ato deste sábado acontecerá por ações individuais, empresas e instituições que vão apagar as luzes das 20h30 até às 21h30. Entre os participantes estão a Unimed, a Alese, o IFS e a Rede Ilha”, ressalta.

Sema

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vai aderir a ‘Hora do Planeta’, apagando as luzes. O termo foi assinado pelo secretário Eduardo Matos, em 2013, que reforçou a importância da participação de Aracaju no movimento global. “A Hora do Planeta é um movimento global que engaja toda a municipalidade. O ato de apagar a luz é um gesto simbólico. É o momento em que o mundo inteiro se une para pensar nas problemáticas ambientais. A Sema irá desempenhar a sua função como órgão ambiental engajada no ato simbólico de apagar as luzes", enfatiza Eduardo Matos.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Maria Mendonça (PP) convidou os sergipanos a apagarem as luzes. “Todos os anos trago esse debate para a Assembleia, por entender que, nós seres humanos, estamos agredindo o planeta. Essa ação, que nasceu na Austrália, busca alertar sobre a importância de proteger o planeta dos impactos ambientais negativos e construir um futuro onde as pessoas possam evoluir e viver com tranquilidade”, entende Maria Mendonça.

Dados

De acordo com o WWF, no ano passado, a Hora do Planeta apagou as luzes de 626 ícones. A adesão de 185 municípios – incluindo todas as capitais e o Distrito Federal, marcou um novo recorde de participação de cidades brasileiras e foi a maior desde que a campanha começou a ser realizada no Brasil, em 2009. Em 2012 a “Hora do Planeta” alcançou um número recorde de mais de 6.525 cidades e municípios em 150 países e territórios.  No Brasil, 580 monumentos tiveram as luzes apagadas em 133 cidades.  No Nordeste, Aracaju foi a segunda capital a aderir ao alerta global, no ano de 2013.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais