Mutirão Nome Limpo: 1500 devedores tentam acordo

Devedores movimentaram Sesc (Fotos: Portal Infonet)

O movimento de inadimplentes com o nome sujo na praça foi intenso no primeiro dia de mutirão para saldar os débitos por meio de acordo com as empresas Gbarbosa, Banese, Banese Card e Caixa. Segundo Jorge Husek, coordenador geral do Procon Aracaju, foram 1500 atendimentos somente nesta segunda-feira, 14, desde às 8h até as 16h. Nesta segunda edição desenvolvida em parceria com as empresas credoras, os descontos na incidência de juros podem chegar a 90% mediante pagamento integral em até dez dias.

Conforme Husek, o principal objetivo é dar oportunidade as pessoas com dívidas acumuladas por anos para que esta volte a ter crédito e, consequentemente, ao mercado de consumo. “Claro que o intuito é receber o maior número de consumidor possível, mas nos casos em que o débito está acumulado há anos, os descontos no acordo têm sido melhores. Hoje um rapaz chegou com uma dívida de 97 mil reais e conseguiu um acordo para quitá-la por apenas 11 mil reais em pagamento único. Ele saiu satisfeito”, disse o representante do Procon.

Husek: intuito é levar pessoas de volta ao mercado

Mas segundo Husek, devedores que tiveram nomes incluídos no Serasa ou SPC nos últimos meses também devem procurar o mutirão para liquidar os débitos. Ele acrescenta que existem acordos com várias opções de parcelamento da dívida. “Os descontos serão maiores para grandes quantias, mas no caso de dívidas menores, é importante tentar o acordo. Lembrando que os descontos são sempre em cima da incidência de juros, e não no valor do serviço adquirido. Existem opções de parcelamento para quatro, e até cinco vezes”, esclarece.

Com base em dados do Procon, em Sergipe existe aproximadamente 500 mil pessoas em situação de inadimplência. Uma delas, Solange Dantas, levou a irmã e a mãe para o mutirão e todas as três conseguiram acordo e saíram contentes pela oportunidade de voltar a ter crédito no mercado. “Eram oito meses de dívidas que vinham esquentando minha cabeça. Eu consegui um desconto bom e dividi para seis parcelas, então vai ficar tranquilo”, comemora. “Serviu para eu ficar atenta e só comprar aquilo que conseguirei pagar”, refletiu.

Dicas

Solange feliz por ter feito acordo enquanto espera por familiares

O Mutirão Nome Limpo volta a receber devedores nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, sempre das 8h às 17h Ginásio Charles Moritz [Sesc/Centro]. Husek alerta que não há necessidade dos interessados chegarem de madrugada atrás de atendimento, visto que a logística tem dado conta da procura. Às 7h há uma distribuição de pré-senha, 7h45 os portões são abertos e então distribuídas as senhas eletrônicas. Um único consumidor poderá pedir duas senhas e uma consulta junto à Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) no Serasa e SPC.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais