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Audiência com representantes de bancos foi movida por uma representação da Amese (Fotos: Portal Infonet)
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Uma representação da Associação dos Militares de Sergipe (Amese) feita no Ministério Público Estadual (MPE) informando que os consumidores não estão conseguindo fazer pagamentos de contas de energia, água e de empresas de comunicação nos caixas convencionais dos bancos de Aracaju motivou a realização de uma audiência pública nesta manhã, 4.
“Notificamos as agências bancárias, mas elas apresentaram as justificativas, o Banese disse que não abre qualquer restrição e que os consumidores podem fazer o pagamento direto nos caixas convencionais, eletrônicos, correspondentes bancários ou através da internet”, informa a promotora de Justiça do Direitos do Consumidor, Euza Missano.
Já os bancos Itaú e do Brasil informaram em audiência que firmaram convênios, mas com base na Resolução 3694 do Banco Central, que autoriza que se nesses convênios estiver especificado que o pagamento está excetuando os caixas convencionais, não há qualquer irregularidade.
Segundo a promotora de Justiça, para que o banco receba o pagamento dessas faturas é preciso que haja convênio com as empresas prestadoras dos serviços, a exemplo da Deso. E nesses convênios se os bancos não quiserem a utilização do caixa convencional, isso tem que estar explícito para o cliente.
“É importante que os consumidores fiquem atentos. Isso é possível na medida em que o convênio firmado entre o banco e as empresas assim preveja”, orienta Euza Missano. “No caso do Banese, o banco diz que não abre restrições. Então os consumidores podem se dirigir tanto aos caixas convencionais, quanto aos eletrônicos, à internet, débito em conta, no modelo que ele achar interessante para ele”, afirma a promotora de Justiça.
Estiveram presentes na reunião representantes dos Bancos do Brasil, Itaú e Banese. A Amese não participu da audiência e a Caixa Econômica Federal não enviou um representante para o MPE.
Por Moema Lopes
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