Fraude: 373 pedidos de seguro-desemprego são bloqueados

373 pedidos de seguro desemprego estão bloqueados (Foto: Arquivo Infonet)

Em Sergipe, atualmente, existem 373 pedidos de seguro-desemprego bloqueados por conta de supostas fraudes. As irregularidades ocorrem por meio da falsificação de dados, como criação de documentos falsos, pesquisa de dados nas redes abertas e criação de falsos vínculos e utilização parcial dos dados do trabalhador. As informações são da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Sergipe.

De acordo com o órgão, as fraudes são combatidas pelo Sistema Antifraude do Ministério do Trabalho e pelos setores competentes e ações conjuntas com a Policia Federal e outros órgãos. Segundo a superintendência, não há como identificar fraudadores via sistema, mas presume-se que as ações sejam feitas por pessoas ou grupos organizados.

Com os mecanismos de combate, é possível que o verdadeiro trabalhador receba o benefício e gere uma economia estimada em até R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos em 2017 em todo o país. Em Sergipe, foram R$ 1.782.998,00 que poderiam ter sido desviados, não fosse a intervenção do novo sistema de combate à fraudes.

O sistema Anrifraude também se soma aos utilizados pela Dataprev para a detecção de ilícitos. A ferramenta integra as bases de dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, entre outras. Como o sistema é para todo o Brasil e centralizado no ministério em Brasília. Quando o servidor nas Superintendências suspeita de alguma irregularidade formaliza o processo e encaminha para a sede em Brasília para análise.

Seguro-desemprego

O Seguro-Desemprego (Lei N° 7.998/90) é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa.

Com informações do Ministério do Trabalho

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais