Eleições UFS: Debates atraem pequeno público

Debate desta quarta ocorreu no campus da Saúde
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) se prepara para a eleição que irá escolher o novo reitor da instituição. Esta semana os dois candidatos Josué Modesto, que tenta a reeleição e Jonatas Meneses estão participando de debates para discutir e apresentar as propostas para a comunidade universitária. Nesta quarta-feira, 11, ocorreu o terceiro debate, desta vez no auditório do Campus da Saúde.

O candidato Jonatas, da chapa ‘Humanização, Transparência e Descentralização’, destaca a importância dos debates, mas, no entanto, reclama da pouca participação da comunidade universitária, principalmente dos estudantes. “A platéia é quase sempre formada por membros das duas chapas, mas na maioria da chapa de Josué. Houve uma determinação para que todos os funcionários em cargos comissionados participem dos debates”, denuncia.

O seu concorrente Josué, rebate a denúncia e afirma: “não obriguei ninguém a comparecer, essa é uma afirmação dele e o que posso dizer é que as pessoas participam porque acreditam num projeto”. Josué é o atual reitor da UFS e concorre juntamente com seu vice Ângelo Roberto Antoniolli, à reeleição para ficar à frente da universidade por mais quatro anos.

O presidente da comissão eleitoral, Carlos Dias, reconhece que a participação do público está pequena talvez por conta dos horários e dos campi de Laranjeiras e Itabaiana, onde até agora ocorreram os debates, que têm um número menor de estudante e funcionários. “Acredito que nos debates desta quinta o público será bem mais significativo”, afirma.

Nesta quinta-feira, 12, a discussão de propostas ocorrerá em dois momentos no campus de São Cristóvão: às 9h e às 19h, no auditório da Reitoria.

Eleição

A consulta à comunidade universitária para escolha do reitor e vice será realizada nos dias 14, 16 e 17 deste mês. Estão aptos a participar do pleito cerca de 18 mil alunos, 1400 professores e 1500 técnicos. A votação será feita no modo manual porque, segundo Dias, a proximidade das eleições municipais inviabilizou a utilização das urnas eletrônicas que seriam cedidas pelo TER. A apuração começará às 20h da terça-feira, 18, e a expectativa é que aproximadamente 50% dos votantes compareçam às urnas.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais