Acontece hoje, 2, o Encontro Nacional dos Estudantes (ENE) em Betim (MG). O encontro é organizado por entidades estudantis universitárias de todo o país, como os Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) da UFRRJ, UFMG, UFSC, UFJF, UNESP, dentre outras. Uma comissão de estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participa do evento, que promete ser um importante espaço de reorganização das mobilizações estudantis que ascenderam desde a onda de ocupações de reitorias de 2007. Estudantes querem barrar o sucateamento das Universidades
“O ENE será um espaço de trocas de experiências das entidades que construíram as lutas contra o Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], que deverá sucatear mais ainda a educação pública”, reforça João Ademir, estudante de Direito da UFS. Ele ainda afirma que o encontro servirá para convergir as movimentações pela gestão democrática das universidades e contra fundações de direito privado, como a Finatec – que recentemente apareceu envolvida no escândalo que culminou com a saída do Reitor da UnB por improbidade administrativa.
Reuni
O programa do Governo Federal visa expandir as vagas nas instituições federais de ensino superior, e diminuir a evasão. Dentre outras metas, o programa visa dobrar o número de alunos nas universidades e alcançar o índice de 90% de conclusão de cursos. A UFS já aderiu ao programa no ano passado, mas as medidas do projeto ainda precisarão ser votadas nos conselhos superiores da entidade. Estudantes, porém, enxergam alguns problemas no projeto. Para eles, esse aumento de vagas não virá acompanhado da elevação necessária de verbas. “O encontro contribuirá para a mobilização contra as medidas do Reuni na UFS”, conclui João Ademir.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B