O Programa de Conteúdos Curriculares da Rede Municipal de Ensino será lançado na manhã desta terça, 4, às 10h no Hotel Parque dos Coqueiros. Em entrevista exclusiva ao Portal Infonet, a secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, explicou os motivos da implantação do conteúdo, como ele foi produzido e falou das metas a serem alcançadas. Tereza Cristina Cerqueira
Portal Infonet – Quais são os motivos que levaram a Secretaria Municipal de Educação a implantar um novo programa de conteúdo curricular para a rede de ensino?
Teresa Cristina – Na verdade, não tínhamos um programa curricular, nós estamos implantando um. Este programa será utilizado por toda a Rede desde a creche, zero anos, até o 9º ano do Ensino Fundamental. Todos irão falar a mesma “língua”. O que um professor de português estiver trabalhando na quinta série de uma escola, outro professor que ensina o mesmo ano e a mesma disciplina em outra escola também estará lecionando. Não seremos mais ‘refém’ do livro didático. Ele (o livro) que terá que se adequar ao nosso programa. O material chega para nortear e definir os assuntos dados nas salas de aula, que antes seguiam a ordem proposta por livros didáticos.
Infonet – O professor não fica “restrito” quando se tem um programa específico a seguir?
TC- Não significa dizer que existirá uma “camisa de força”. Cada professor utilizará a sua metodologia, mas a quinta série que eu dou aula terá que estar no mesmo patamar da outra escola. A que estiver um pouco atrasada terá todo o ano letivo para melhorar. Agora a Rede tem um conteúdo programático uniforme. E foi o próprio professor que ajudou a fazer este material. O aluno será o maior beneficiário. Ele pode sair de uma escola de um bairro para outro que não terá dificuldade em acompanhar.
Infonet – Quais as principais metas que o novo programa tenta alcançar? Os números baixos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade de Aracaju incentivaram esta mudança do programa? Material que será entregue nas escolas com todo o conteúdo programático
TC- O principal objetivo é melhorar a qualidade de ensino e o aprendizado dos nossos alunos. O MEC vem estimulando para que as redes façam uma proposta pedagógica, que os municípios sigam os parâmetros dos currículos e atendam a uma base nacional. Mas, por exigir um consenso entre divergências teóricas, se configura como um trabalho difícil. A proposta pedagógica é um dos compromissos da campanha ‘Pelo Direito de Aprender’ que demos início no ano passado. Na verdade, eu a considero a ação mais importante da campanha, pois mexe com todo o cotidiano. E também visamos a melhora dos nossos índices educacionais. O Ideb de Aracaju no ano de 2005 para o 4º ano foi de 2,9 e em 2007 aumentou para 3,3. Já na 8ª série (9º ano) ampliou de 2,5 para 3,3, nos mesmo período.
Infonet – Quando será iniciada a implantação do Conteúdo Programático?
TC- Este trabalho vem sendo feito desde 2007 por alguns professores, principalmente por aqueles que participaram efetivamente na discussão e produção do conteúdo. Mas logo após o lançamento oficial, o mesmo será usado pelos professores que implantarão aos poucos na sala de aula. Para a compilação do material em Aracaju foram convidados mestres e doutores do Estado, que fizeram o trabalho teórico com a participação dos professores da rede municipal na elaboração do programa.
Infonet – Não existirá dificuldade para o professor implantar esta proposta?
TC- Os mestres estão participando do que denominamos ‘Horas de Estudo’, onde eles se reúnem semanalmente ou quinzenalmente para avançar na implementação do programa na rede. O maior desafio é multiplicar para todos os professores, também teremos maiores cobranças, mas conseguimos implantá-lo. Agora é continuar o trabalho. É bom que se frise que o Programa de Conteúdos Curriculares traz, além das matérias da grade curricular, noções de cidadania, como cuidados com a saúde e educação no trânsito, e questões sobre o meio ambiente.
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