Campus de Lagarto pretende lançar nova metodologia de ensino

Nesta sexta-feira, 12, durante a visita de Lula a Sergipe, a UFS tomará a agenda do chefe do Executivo por toda a manhã: às 10h na inauguração do campus de Laranjeiras e às 11h30 na visita ao espaço onde será construída a nova empreitada da instituição de ensino, o campus de Lagarto. Esta última unidade abrigará cursos da área de saúde, como Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional (primeiro curso no Estado).

Porém, levar graduações de uma das áreas mais carentes de profissionais do país ao interior não será a maior novidade. O campus de Lagarto pretende ser a primeira instituição federal no Brasil a adotar em todos os cursos o “Problem-Based Learning” (PBL, em português “Aprendizado Baseado em Problemas”) como metodologia.

O PBL é um modelo que enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. O professor funciona como uma espécie de tutor que conduz, quando necessário, a discussão dos alunos sobre os problemas analisados. De acordo com o vice-reitor, Angelo Antoniolli, isso significará um avanço na assistência de saúde. “Os alunos aprenderão através de problemas apresentados pela sociedade, dando a eles um conhecimento da realidade”.

Quando começar a funcionar, o campus já estará incluso no sistema de cotas, possibilitando maiores chances aos estudantes da região Centro-Sul de Sergipe. A expectativa é que depois de formados estes estudantes possam continuar residindo na região, o que suprime a necessidade de recursos humanos no interior sergipano.

Fonte: UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais