Secretários de Educação discutem formação de professores

Foto: Arquivo Infonet
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, participou nesta quinta-feira, 18, de um encontro com representantes do Ministério da Educação (MEC) e secretários municipais de Educação de Sergipe no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise). A reunião teve como objetivo debater a Política Nacional de Formação Superior dos Profissionais da Educação Básica.

Durante o evento, a Secretaria da Educação apresentou as ações de formação dos educadores para os gestores municipais como forma de reforçar as parcerias com os municípios. De acordo com o diretor estratégico do DRHE, Jorge Costa, o documento-base do Programa Estadual de Formação será lançado em breve e deverá ser discutido por todos os envolvidos no processo, conforme estabelece o Decreto 6755/09, do Governo Federal.

Esteve presente à reunião a diretora geral de Formação de Educadores da Secretaria de Educação Básica do MEC, professora Helena Costa, que falou sobre os desafios da Política Nacional de Formação. Segundo ela, o objetivo é organizar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério das redes públicas da educação básica. “Não devemos encarar a formação dos professores como algo meramente técnico”, afirmou.

Pilares da formação

A professora Helena Costa falou sobre alguns pontos que são considerados pilares da Política Nacional de Formação dos Professores. Um deles é a igualdade de condições de acesso à formação superior pública.

“A meta é que pelo menos 80% dos professores das escolas públicas sejam formados em universidades públicas”, afirmou. Outro fator é a elevação da qualidade da formação. Segundo ela, muitas vezes os cursos de licenciatura não atendem às necessidades da formação. Além disso, é necessário que as escolas tenham em sua estrutura física um espaço de trabalho próprio para o professor, além da sala de aula.

A representante do MEC apontou como necessidade também a gestão democrática, com a participação dos professores, e a discussão do financiamento público. Ela falou ainda sobre ações e políticas de formação que serão aplicadas, como o oferecimento de cursos de pós-graduação stricto senso, mestrado e doutorado.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais