Prêmio de Gestão Escolar conta com número recorde de escolas inscritas

Estão aptas a participar da edição Sergipe do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, ano-base 2008, 80 escolas das redes pública estadual e municipal. Segundo a coordenadora estadual do Prêmio, Maria Gerinalda Santos Lima, do total de unidades inscritas, 77 são da rede estadual e três da rede municipal, o que representa um avanço expressivo com relação ao ano anterior, em que apenas 18 unidades escolares concluíram seus processos de autoavaliação.

Com a entrega dos relatórios pelas escolas, a coordenação do prêmio informa que nesta fase o foco está direcionado para a análise dos documentos finais de cada unidade de ensino, quando será formada uma comissão julgadora, constituída por representantes das seguintes instituições: Universidade Federal de Sergipe/UFS; União dos Dirigentes Municipais de Educação/UNDIME; Secretaria de Estado da Administração/SEAD; Secretaria de Estado da Educação/SEED; Rede Nacional de Gestores em Educação/RENAGESTE e Movimento Sergipe Competitivo.

“A equipe componente do prêmio e a comissão julgadora estabeleceram um cronograma para execução das ações a serem cumpridas, através da análise e julgamento dos trabalhos apresentados pelas escolas”, esclarece a coordenadora Maria Gerinalda. As atividades tiveram início no mês de junho e prosseguem com reuniões, discussões, esclarecimentos acerca do programa e visitas às escolas pré-classificadas.

Objetivo

O Prêmio é uma iniciativa conjunta do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime e Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos e Movimento Brasil Competitivo e se destaca como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

A premiação foi instituída para estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com a aprendizagem de qualidade; a valorização das escolas públicas de educação básica que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar; o apoio do desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar e o incentivo do processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a auto-avaliação.

Fonte: ASN

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