Professores norte-americanos visitam escola

Colégio Barão de Mauá
Os professores norte-americanos Scott Schmerelson e Gregory Tipton estiveram na manhã desta quinta-feira, 6, no Colégio Estadual Barão de Mauá. Na escola eles puderam conhecer ações e projetos desenvolvidos e compartilhar conhecimentos. A visita faz parte de um programa de intercâmbio criado pela Embaixada dos Estados Unidos que procura compartilhar experiências realizadas na área de gestão escolar com o Brasil. Os educadores chegaram a Sergipe na última terça-feira, 4.

Logo na entrada da escola os alunos preparam para os visitantes um mural contendo aspectos históricos e geográficos dos Estados Unidos da América, destacando os estados da Califórnia e Ohio de onde vieram os educadores. “Os alunos estão de parabéns pela pesquisa. Todas as informações estão corretas com fatos e curiosidades que eu já tinha até esquecido”, destacou o professor Scott  Schmerelson.

Reunidos com o corpo docente da escola os docentes americanos relataram suas experiências na direção de uma escola, e de como um professor se torna diretor nos Estados Unidos. “Na Califórnia, assim como em todo o país, para se tornar um diretor de escola o professor deve ter mestrado em administração escolar, passar por uma série de exames de seleção e ser aprovado pelo FBI após uma investigação”, explicou o professor Schmerelson.

Já o professor Gregory Tipton fez questão de destacar a boa impressão que teve dos educadores e alunos brasileiros. Ele também comentou sobre o espaço físico das escolas por que passou. “Encontrei nessa escola pessoas muito acolhedoras que, apesar de alguns recursos técnicos limitados, desempenham um bom trabalho com projetos muito interessantes. Achei os prédios grandes e arejados e alunos carinhosos que é fundamental para um bom aprendizado”, declarou o professor Tipton.

A diretora da escola, professora Maria Cristina Santos, achou as explanações muito enriquecedoras e comentou: “Foi a oportunidade de se vivenciar um pouco a realidade da educação no Brasil e dos Estados Unido como forma de aumentar esse vínculo e refletir meios de contornar problemas e conhecer projetos bem sucedidos dos dois países”, relatou a diretora.

Seminário

Nesta sexta-feira, 7, os educadores norte-americanos em Sergipe, Scott Schmerelson e Gregory Tipton conhecerão a cidade histórica de São Cristóvão pela manhã e, à tarde, participarão do seminário sobre gestão escolar e lideranças: experiência no Brasil e nos Estado Unidos. O evento, que acontece na Galeria de Arte Ana Maria, na praça de eventos da orla de Atalaia, vai reunir a equipe diretiva das unidades de ensino, diretores dos departamentos, assessores e técnicos da SEED. No sábado eles retornam aos EUA.

Fonte: Ascom Seed

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mec inicia capacitação com educadores sergipanos
 
Uma vasta discussão sobre o programa que garante o transporte escolar (PNATE), realizada na manhã desta quinta-feira, 6,  na Secretaria de Estado da Educação (SEED), deu início a um cronograma de capacitação que está sendo promovido pelo Ministério da Educação (Mec), através do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é subsidiar, com informações, gestores e representantes das escolas públicas e privadas de educação especial do estado de Sergipe.

 

Até o final desta sexta-feira, 7, os técnicos do MEC abordarão práticas que deverão ser adotadas na aplicação de outros programas, como os que garantem alimentação (PANE) e dinheiro direto na escola (PDDE). Essas últimas reuniões acontecerão na galeria Ana Maria, localizada na orla de Atalaia, das 8h às 12h.

 

O técnico do Ministério da Educação, Roberto Mendes, iniciou sua explanação esboçando um histórico do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar e do programa Caminho da Escola, seus objetivos e expectativas. Ele lembrou que a responsabilidade pelo transporte escolar é do estado e dos municípios, mas que para auxiliar os governos, o MEC, seguindo orientação do governo federal, disponibiliza recursos suplementares.

 

Transporte

 

Durante toda a manhã, dúvidas, questionamentos e orientações aconteceram. “Esse momento traduz a necessidade das capacitações. Elas servem para deixar os gestores e técnicos informados, cientes dos direitos e deveres”, disse o diretor da Assessoria de Planejamento da SEED, Maurício Nascimento.

 

A secretária de Educação do município de Lagarto, professora Vanda Monteiro, chegou à capacitação na expectativa de dirimir dúvidas e ouvir orientações. Segundo Vanda, atualmente 110 veículos fazem o transporte de 6 mil alunos das redes públicas municipal e estadual de 119 povoados. Destes, quatro são da rede estadual e dois da rede municipal. “Precisamos nos informar sobre diversas questões que envolvem este programa, e este é um bom momento para isso”, disse a secretária.

 

Representando o município de Itabaiana, a pedagoga Janice de Jesus Sampaio participou da capacitação sobre o PNATE com o principal objetivo de conhecer maiores detalhes do programa. “Estou atuando numa nova gestão, e conhecer formas de melhorar o trabalho da nossa equipe refletirá, com certeza, na qualidade do ensino público do município”, disse a professora.


 

 

 

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