Xocós prestam homenagens à Seed

Índios da Ilha de São Pedro/Foto: Santana Filho

A comunidade Xokó, situada na Ilha de São Pedro, pertencente ao município de Porto da Folha, comemorou nesta quarta-feira, 9, com uma grande festa, os 30 anos de emancipação da aldeia. A comunidade é atendida pela Secretaria de Estado da Educação, com a instalação do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, que oferece a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC), Maria da Conceição Santos Góes Mascarenhas, que participou das festividades, a unidade de ensino procura preservar as tradições locais. “A Seed trabalha temas que atendem as especificações locais com a educação diferenciada e intercultural”, afirmou.

A festa dos 30 anos de emancipação da aldeia começou na terça-feira, 8, com uma série de palestras sobre a história da comunidade. Foi apresentada também uma peça teatral pelos alunos, mostrando os fatos que levaram a aldeia à sua independência. Na quarta-feira, 9, a abertura dos festejos ocorreu com uma apresentação do Toré (dança sagrada) e celebração de uma missa para os indígenas.

Seed homenageada

Durante a celebração, houve uma homenagem com entrega de certificados a diversas personalidades da aldeia e a representantes da Secretaria de Estado da Educação. Uma das homenageadas da comunidade foi a professora Enói Bezerra Lima, que é uma das pioneiras na educação da aldeia. Da Secretaria de Educação, várias professoras e representantes também receberam o certificado, como a diretora Regional de Educação (DRE-7), sediada em Gararu, Luana Marques da Silva. Além dela, também foi homenageada a diretora do colégio indigena Nadja Nayra Alves da Silva, pelos trabalhos realizados em prol do ensino de qualidade na aldeia.

Inclusão

A Secretaria de Estado da Educação tem promovido a inclusão da comunidade Xokó, através da educação. Com 16 professores e atendendo a 112 alunos, o Colégio Estadual Dom José Brandão de Castro oferece a Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Nadja Nayra Alves da Silva Rodrigues, a principal característica é a preservação da cultura local. “Temos a escola como ponto de referência. Eles trazem o saber de casa e nós valorizamos e fortalecemos a cultura deles. Trabalhamos ao mesmo tempo as tradições locais e a cultura universal”, disse.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais