IX Conferência do Sintese foi aberta com palestra de Emir Sader

IX Conferência teve início nesta quarta-feira, 14
O sociólogo e cientista político Emir Sader é o primeiro palestrante da IX Conferência dos Trabalhadores em Educação, promovida pelo Sindicado dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), que teve início nesta quarta-feira, 14.

A exposição de Sader, intitulada ‘A Crise Internacional do Capitalismo e os desafios para os trabalhadores da América Latina e no Brasil’, foi marcada por várias críticas à gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em comparação à do presidente Lula.

Ele tratou, ainda, das mudanças na conjuntura econômica mundial, ressaltando os aspectos que fizeram o Brasil ser pouco afetado pela crise mundial. Além disso, Sader criticou a cobertura da grande mídia brasileira sobre política e o tratamento dado aos movimentos sociais.

O sociólogo Emir Sader foi responsável pela palestra de abertura
“O Governo manteve as políticas de distribuição de renda e, ao mesmo tempo, promoveu uma diversificação do comércio internacional desenvolvendo também o comércio interno. Reagimos bem à crise. Pela primeira vez os trabalhadores não pagaram por ela sozinhos”, ressaltou.

Após a palestra, Emir Sader lançará o livro ‘A nova toupeira – os caminhos da esquerda na América Latina’. Também farão parte da programação Paulo Roberto Corbucci, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Catarina Almeida Santos, assessora do Ministério da Educação (Mec) e os deputados petistas Ana Lúcia e Iran Barbosa.

Espaço de formação

Evento contará com a participação de 1600 professores e estudantes
De acordo com o presidente do Sintese, Joel Silveria, a Conferência é considerada um grande espaço de formação política, sindical e pedagógica dos professores.  Algo que, para ele, está em falta para muitos gestores da educação. “Há muitas críticas ao nosso sindicato porque dizem que nós só levantamos a bandeira quando o assunto é reajuste salarial, mas o Sintese abre um espaço bem maior para a formação dos professores do que qualquer gestor”, afirma.

O evento, que ocorre bianualmente, tem como tema “Magistério Público: Novos Rumos, Novas Perspectivas, Nova Carreira”. As atividades vão até sábado, 17, no Iate Clube de Aracaju e conta com a participação de 1600 pessoas entre professores e estudantes.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais