Unit premia melhores monografias

Professor Ihanmarck, Mellyna Soares, a professora Margarite Freitas e professor Kennedy
Mesmo sabendo que todos os 62 trabalhos envolvidos são de extrema importância para o Prêmio de Monografia, é chegado o momento em que há a necessidade de se avaliarem aqueles que tiveram maior destaque. Infelizmente é assim, não há como premiar todos, apesar de serem merecedores pelo esforço, interesse e dedicação.

E o 3º lugar vai para…

O terceiro lugar ficou com a aluna Wilza Araújo dos Santos, que cursa o 7º período de Arquitetura e Urbanismo. Seu trabalho teve como tema “Os caminhos da extensão universitária: o desenvolvimento social através do curso de Arquitetura e Urbanismo”. Tanto ela, quanto seu orientador – o professor Rooseman de Oliveira Silva, foram contemplados com um aparelho de DVD pela colocação. Para Wilza, a expectativa era de fazer um trabalho visando a monografia final do curso, mas o resultado foi ainda melhor. “Não imaginava que poderia ganhar. Aprendi muito, pesquisei bastante, procurei artigos e livros, mas ser uma das primeiras foi uma ótima surpresa”, afirma.

E o 2º lugar vai para…

O segundo lugar ficou com Danilo Vilela Rodrigues, aluno do 2º período de Letras/Português. Orientado pela professora Antônia Maria Nunes, o acadêmico desenvolveu sua pesquisa sobre “As perspectivas para o curso de Letras nas ações de extensão da Universidade Tiradentes”. Ele, que chegou a cursar o Direito – mas largou – não se sente arrependido. “Quando entrei em Letras na Unit, tinha uma expectativa. Nesse tempo que já estou cursando, essa expectativa foi superada. Pensei em participar do Prêmio porque quero me dedicar à pesquisa e ingressar na área acadêmica, mas não pensava que podia ganhar. Mas devo agradecer à orientação atenciosa e madura da professora Antônia, que me ajudou muito e, agora, me deixou ainda mais feliz”.

O aluno faturou um computador completo e impressora. Seu orientador ganhou um Ipod.

And the Oscar goes to…

O primeiro lugar ficou com o curso de Odontologia. Antes de o evento iniciar, este repórter constatou nos bastidores toda a expectativa da coordenadora do curso, professora Suzane Rodrigues Gonçalves. Cheia de batons, brilho, lápis para os olhos, cremes para as mãos, a professora era só ansiedade talvez como já esperando uma boa colocação. Quando questionada sobre os possíveis ganhadores, afirmou de bate-pronto: – Vai ser a Odonto!

Parece que ela tinha, em sua cartola, uma bola de cristal. No momento em que o professor Gilton Kennedy daria o veredito final, Suzane fez aquela figuinha com os dedos. A aluna Melynna Soares Machado, do 6º período de Odontologia, faturou um netbook, uma impressora e a isenção de duas mensalidades do curso como prêmio por ter sido a primeira colocada. Estava coroada a sentença.

Entre beijos e abraços das amigas, Melynna afirmou estar muito feliz com a conquista. Sempre atuante nas ações extensionistas e demais atividades da Universidade Tiradentes, ela afirmou ter sido sua primeira participação no Prêmio. Seu trabalho, intitulado “Extensão Universitária do curso de Odontologia da Unit: Impacto Social no Período de 1999 a 2009.1”, demandou muita dedicação para análise de todas as ações que o curso já realizou nos últimos 10 anos. “Fiz questão de mostrar os trabalhos que fazemos no curso. Tem muita coisa bonita que deveria ser mostrada e o prêmio veio como conseqüência. Minha orientadora me acompanhou desde o primeiro dia e ser a primeira é uma grande alegria”, disse.

Satisfeita com a colocação, a orientadora do trabalho – professora Margarite Delmondes – ressaltou a importância da extensão para os alunos presentes. “Mostramos o papel real que temos como facilitadores e educadores na formação ética do profissional conduzindo o aluno para uma prática na comunidade. Devemos trazer o conhecimento para causar essa transformação social”. Sobre a pupila, a docente foi somente elogios.

“Assim que anunciamos a existência do prêmio, ela mostrou interesse e aceitou nossa colocação em fazer o levantamento de todas as extensões do curso de Odontologia. Temos uma quantidade muito grande de ações, algumas de caráter permanente e outras feitas ao longo das semanas  meses. Ela abraçou a causa, se empolgou com o tema até por estar sempre conosco nas extensões. É uma aluna muito envolvida, comprometida com o que faz e com a Odontologia. Ela está de parabéns”.

E vocês se lembram da professora Suzane, não é? Pois que ao final de toda a comemoração, conseguimos um breve depoimento. “Nossa avaliação é positiva porque o curso é bem sedimentado em relação à extensão e nos falta dados para ter uma dimensão concreta de nossa atuação. Quando colocamos isso numa publicação, vemos que os números representam a transformação que o curso tem realizado na sociedade e isso é motivo de satisfação e orgulho. A Melynna brilhou e está de parabéns”.

A aluna faturou um netbook super moderno, impressora e dois meses de isenção da mensalidade. Sua orientadora ganhou uma passagem para o Rio de Janeiro com direito a acompanhante e três dias de hospedagem em hotel.

Confira os demais vencedores:

4º lugar: Fisioterapia

Aluna: Carlos Dornels F. Souza

Orientadora: Rosemeire Dantas

Tema: A Universidade Tiradentes como um instrumento de transformação social: Sergipe, passado e presente.

 

5º lugar: Fisioterapia

Aluna: Janaína Farias Cândido

Orientadora: Edna Aragão F. Cândido

Tema: Impacto das atividades da Universidade Tiradentes evidenciadas pelas ações dos estagiários do curso de Fisioterapia aos cidadãos aracajuanos assistidos pelo Sistema Único de Saúde

 

6º lugar: Direito

Aluno: Alessandro Buarque Couto

Orientadora: Vanessa Monte Andrade

Tema: O ensino de Direito nas comunidades carentes de Aracaju: a problemática da violência contra as mulheres e as crianças

 

7º Lugar: Direito

Aluno: Luiz Fellipe Campos da Silva

Orientador: Alisson Fontes Aragão

Tema: O impacto do Escritório Modelo de Direito da Universidade Tiradentes na sociedade sergipana

 

8º lugar: História EAD

Aluno: Orlando de Oliveira Reis

Orientador: Jucá Adriano Silva Melo

Tema: Da extensão universitária às transformações sociais: impacto da Universidade Tiradentes na sociedade sergipana

 

9º lugar: Direito

Aluno: Marianna Ferreira S. M. de Carvalho

Orientadora: Jacqueline Meneses de Santana

Tema: O ontem e o hoje: evolução da Universidade Tiradentes e sua importância nas transformações da sociedade sergipana

 

10 lugar: Fisioterapia

Aluna: Glória Rollemberg dos Santos

Orientadora: Edna Aragão Farias Cândido

Tema: A responsabilidade social da Universidade Tiradentes através do Centro de Educação e Saúde Leonor Barreto Franco com atendimento fisioterapêutico aos residentes do interior do estado de Sergipe

Por Rodrigo Coimbra/Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais