2ªparte:Feira SE Sementeira.Além de tudo,trânsito ficará mais caótico

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 21, em artigo, o blog mencionou os aspectos econômicos que prejudicarão sensivelmente toda uma cadeia produtiva do turismo com a mudança da Feira de Sergipe para o Parque da Sementeira, evento que será realizado de 14 a 26 de janeiro de 2020.

Além destes aspectos, têm outros que podem aumentar ainda mais o caos no já tão caótico trânsito de Aracaju já que a feira atrai muita gente e se na Orla onde tem várias alternativas o trânsito fica complicado imagine na região da Sementeira com suas minúsculas avenidas. Imagine o trânsito mais caótico ainda naquela região por 15 dias. Sem contar com o fluxo natural que já existe nos shoppings e supermercados.

A Orla tem muitas vagas de estacionamento, não só em torno da praça de eventos, mas também nas ruas perpendiculares. Imagine naquela região da Sementeira? Com pouquíssimas vagas para estacionar? Um exemplo é quando é realizada a feirinha da Gambiarra, evento bem menor que a Feira de Sergipe e atrai muita gente causando um transtorno imenso no local para estacionar. Vai dar um “jeitinho” e abrir uma área do parque para estacionamento? Aí será uma exceção que virará direito para todos os outros eventos.

A verdade é que a secretaria de turismo não se preocupa com uma articulação com os setores envolvidos e os municípios que têm atrativos. São ações isoladas quando deveriam ser comuns com todos os setores, inclusive os privados.

Ontem o blog recebeu dezenas de mensagens via WhatsApp e ligações de pessoas do turismo contra a realização da feira na Sementeira. Gente do próprio governo, mas que não pode se expressar publicamente porque ir de encontro ao secretário da área hoje significa um “pé na bunda.” Desta vez sem risadinha…

 

Licença para feira não precisa de um estudo de impacto de vizinhança A lei serve para que, sempre que um empreendimento (construções ou atividades que possam afetar a qualidade de vida da população da área) for ser liberado na Prefeitura, faz-se a avaliação do impacto em transito, em fluxo de pedestres, em barulho, entre outras questões. De acordo com a análise, obriga-se o empreendedor a fazer obras para que o fluxo de transito, por exemplo, seja menos impactado. Um exemplo na área da construção foi a implantação do Ferreira Costa, onde eles foram obrigados a fazer obras na via pública para que melhorasse o transito local em função do seu estabelecimento. Fica a pergunta: a Feira de Sergipe vai se instalar por 15 dias naquele local, qual melhoria irá fazer para que o impacto na qualidade de vida da população ao redor não seja prejudicada? A PMA dará a licença sem fazer o devido estudo de impacto?

Barra dos Coqueiros: prefeito Airton Martins manda SMTT multar em rodovia estadual E na Barra dos Coqueiros motoristas estão se reunindo para provocar o MPE contra o prefeito da Barra, Ailton Martins, que diariamente está colocando a SMTT do município na rodovia estadual que liga a Barra a Pirambu fazendo blitz e multando. Um absurdo!

Drogas no mercado Tales Ferraz afastam turistas e frequentadores Estão vendendo drogas em vários pontos do mercado Tales Ferraz. E o pior: todo mundo sabe quem abastece os pequenos traficantes que se espalham pela redondeza. Turistas e frequentadores têm medo de entrar no local por conta do comércio de rogas escancarado. Nem a Guarda Municipal que tem um posto no local nem a PM fazem nada. Até quando?

Servidor afastado de licença coordenando equipe de Fiscalização Preventiva Integrada De alguns servidores: “Aqui no MPE, apesar de você não falar mais as coisas continuam como caranguejo, andando de lado. A última foi que o MPE indicou um servidor que se encontra afastado por licença prêmio das suas atividades para coordenar as equipes da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI. Porque ele não quis permanecer no órgão de origem? Quem coordena não está nem trabalhando muito estranho, a quem realmente está servindo?
Entenda só nas terras do nosso Sergipe Del Rey, onde o comandante da Nau e seus fiéis escudeiros, obedecem as ordens do encarregado de licenca?”

Capela: caos na educação, segundo ex-prefeito E o ex-prefeito de Capela,
Ezequiel Leite (PR), lamenta que, após tanto esforço para melhorar a qualidade de ensino do município em sua gestão, hoje na gestão da prefeita Silvany Sukita (PSC) a Educação tenha deixado de ser prioridade. Segundo Ezequiel, ele poderia ter feito mais, porém na gestão dele não existiam greves e manifestações porque o canal de diálogo era aberto e transparente.

Sem comemoração “Estamos em outubro, mês do professor, mas infelizmente o Magistério de Capela não tem o que comemorar. A Educação deixou de ser prioridade nessa gestão. Aliás, o que sobra é falta de educação, desrespeito a quem paga impostos, a quem espera por respostas do poder público. Desrespeito até com quem votou e acreditou porque a prefeita sequer aparece na cidade”, denuncia o ex-prefeito.

Delegação O Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Sergipe (Sincadise) levou uma delegação composta por 30 empresários do setor no estado, para participar do III Encontro Anual Nordeste dos Agentes de Distribuição, realizado na Bahia, com a participação de mais de 300 empresários do Nordeste. O evento contou com discussões relacionadas às leis que tramitam no Congresso para o benefício da categoria, palestras sobre cenário político e econômico e planejamento de ações interestaduais que busquem o fortalecimento da atividade comercial da cadeia de abastecimento.

Seminário A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove nesta terça-feira, 22, o seminário “Câncer de Mama, um debate para o melhor cuidado”, contemplando a programação do Outubro Rosa, movimento internacional sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O seminário será realizado no auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, a partir das 8h30, e será voltado prioritariamente para os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde.

Laranjeiras mostra que saúde mental é responsabilidade de todos Em Laranjeiras, o Centro de Atenção Psicossocial “CAPS José Fernandes Mecena”, começou a semana a todo vapor com a realização de oficinas terapêuticas. Ontem, 21, os usuários assistidos participaram de diversas atividades, dentre elas: o futebol de assopro (para os homens), atividades manuais e de artesanato (para as mulheres). Além dessas atividades os usuários contam com: *Capoeira, Oficina de alfabetização, Oficina de Música, Jogos Lúdicos, Orientações/Acolhimento* neste caso sobre intervenção da equipe técnica.

Multidisciplinar Seguindo o cronograma de atividade, o CAPS vem garantindo de maneira multidisciplinar ações que visam transformar e/ou amenizar a vida de indivíduos e suas famílias que necessitam de tratamento e cuidado intensivo, com histórico de sofrimento ou transtorno mental, incluindo aqueles com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Já o prefeito Paulão da Varzinhas disse que a saúde mental é responsabilidade de todos e o município está fazendo a parte dele.

Diversidade Tucana de Sergipe O secretário executivo da Diversidade Tucana de Sergipe, o conselheiro tutelar Marquinhos Lima, participou do encontro nacional do Secretariado, que ocorreu no último sábado (19), em Lins (SP). O objetivo do encontro foi de estreitar laços, discutir ações e construir um debate com o Legislativo Municipal, Estadual e Federal a fim de desenvolver políticas públicas voltadas para a população LGBTI de todo o país e fortalecer o segmento.

Revisão de regras sobre energia solar proposta pela Aneel Na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu abrir uma consulta pública para rever as regras que tratam da  geração distribuída, modalidade na qual os consumidores produzem, geralmente por meio de painéis solares, a energia necessária para abastecer residências e empresas.

Incentivo Autor da propositura que originou a Lei nº. 8.467/2018, responsável por instituir a política estadual de incentivo à geração de energia solar, o deputado estadual Luciano Pimentel utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira, 21, para criticar a decisão da Aneel de tributar em até 63% esses consumidores.

Progresso interrompido De acordo com o parlamentar, essa mudança interrompe os progressos registrados na área exatamente no ano em que o Brasil alcançou a marca histórica de 1 gigawatt de potência instalada. “O Brasil está em fase embrionária quando se trata de energia fotovoltaica e enquanto países como a Alemanha noticiam que 46% da sua produção energética é de origem solar, a Aneel anuncia medidas que vão na contramão do desenvolvimento e reduzem os incentivos para adoção desse sistema. Estamos diante de um retrocesso e não podemos permitir que essas propostas se concretizem”, afirmou.

Evolução em Sergipe Luciano Pimentel ressaltou Sergipe tem evoluído bastante no setor. “Em dezembro de 2018, Sergipe possuía 3.278 quilowatt de potência instalada e até hoje, 21 de outubro, esse número saltou para 9.535. Neste período, foram registradas 362 unidades com geração distribuída no final de 2018 e atualmente já são 863. Esses dados mostram que nós temos todas as condições para continuar crescendo e para isso precisamos levantar a bandeira dessa que é energia limpa e contribui para o crescimento do nosso Estado”.

Audiência pública Ao final da explanação, Luciano Pimentel afirmou que pretende participar da audiência pública que será realizada pela Aneel para discutir alterações na Resolução Normativa 482/2012 referente às regras aplicáveis à geração distribuída. A audiência acontecerá no dia 7 de novembro, em Brasília.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Itaporanga D`Ajuda: alianças se desenham Das lideranças envolvidas: “’A pouco menos de um ano das eleições municipais, que acontecem em 4 de outubro de 2020, as movimentações de algumas lideranças em Itaporanga D’Ajuda já são percebidas. As alianças desenham, aos poucos, o cenário político que vem se instaurando ao longo dos meses como preparatório para a disputa política do ano que vem. Para alguns, ainda é cedo falar sobre o assunto, mas para outros, os passos já estão direcionados. A oposição tem se articulado e alguns líderes vem se reunindo e conversando, como é o caso do ex-coordenador Marcelo da Taboca e do vice-prefeito Francinaldo Alves, que podem estar unindo forças para lutarem por uma nova política, e acabar assim com a tradição existente entre algumas famílias.”                                                                                     

Amparo  de Maria De alguns funcionários: “Nós funcionários do Hospital Amparo de Maria estamos há quase quatro meses sem receber seus salários. Até quando? Ainda somos ameaçados de demissão. O governo indicou novo gestor, mas não alterou nada na nossa vida que estamos sem suportar a situação. Nem  nossas as roupas, lençóis de camas hospitalares estão sendo lavadas.”

Taxa alta do Corpo de Bombeiros De um pequeno empresário: “O quer que o Corpo de Bombeiros faz tanto com tanto dinheiro dos projetos das lojas que montão aqui em Aracaju? Para liberar uma loja para funcionar tem de paga uma taxa alta para bombeiros.”

Calçadões do Centro Comercial de Aracaju necessitam de um grande mutirão de limpeza e combater à poluição visual Alerta importante do líder comunitário do Bairro Industrial, Marcos dos Anjos: Emsurb, meio ambiente e secretaria municipal do turismo precisam realizar uma ação afirmativa, somando forças. Calçadões do Centro Comercial de Aracaju necessitam de um grande mutirão de limpeza e combater à poluição visual. Quem ganha com isso:: Turistas, trabalhadores do comércio, lojistas ,empresários, e cidadãos. Todos juntos, contra poluição visual. É muito triste e vergonhoso.” Do blog: bastava chamar a atenção dos que estão colocando panfletos – todos com números de celulares e até endereços . Notificar e avisar que cabe multa.

1º HAPPY DAY JFILHOS Durante todo o dia de sábado (19), na cidade de Lagarto/SE, a Construtora JFilhos realizou o 1º HAPPY DAY JFILHOS com os clientes e interessados em conhecer as obras do Residencial Sílvio Romero. A ação aconteceu no local onde está sendo construído o empreendimento, com os clientes da 1ª etapa e teve por objetivo propor uma visitação mais detalhada do empreendimento, uma vez que todas os visitantes foram acompanhadas pelos profissionais da construtora e puderam conferir as unidades já prontas, a distribuição dos ambientes, infraestrutura bem como a localização, puderam constatar, também, que a obra está na fase final.  O evento teve início com um saboroso café da manhã, e foi conduzido pelo diretor de negócios da JFilhos, Evislan Souza, engenheiros e técnicos da empresa. Sendo uma construtora preocupada com o meio ambiente, na oportunidade foram disponibilizadas mudas de árvores nativas, considerando que o plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais. Considerando, ainda, que a JFilhos não é uma empresa preocupada em construir apenas imóveis, e sim, construir o sonho da casa própria; é de conhecimento geral que muitos lugares recebem indicações de “melhor lugar para se viver” por ser arborizado, logo, durante o evento foram distribuídas mudas de árvores nativas para que cada clientes pudesse plantar e, consequentemente, colaborar com a arborização do futuro lar. O empreendimento Sílvio Romero fica localizado no município de Lagarto com todos os benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida, conta, também, com toda a infraestrutura necessária, tais como: vias pavimentadas, com placas de sinalização, iluminação pública, rede de energia elétrica, sistema de esgotamento sanitário, rede de abastecimento de água potável, passeio público e acessibilidade atendendo a Norma ABNT 9050, arborização, espaço público contendo parquinho infantil composto por gangorra, escorregador e balanço.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

BOMBEIROS MILITARES DE SERGIPE REALIZAM 3ª EDIÇÃO DO PROJETO “MEU PADRINHO BOMBEIRO”.

Em uma manhã de lazer, com atividades recreativas, oficinas de pintura e rapel, brincadeiras e animação com palhaços e a participação especial dos cães farejadores Sniper, Fire, Sanny e Jimmy, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã deste sábado (19), no Quartel Central, em Aracaju/SE, a 3ª Edição do Projeto ‘Meu Padrinho Bombeiro’, promovida em parceria com a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Aracaju (Semfas).

Neste ano, cerca de 180 meninos e meninas das casas de acolhimento, com idade entre zero e 15 anos, tiveram a oportunidade de interagir com os bombeiros e seus filhos. O projeto objetiva desenvolver atividades que proporcionam a inclusão social, por meio de brincadeiras e distribuição de presentes para crianças acolhidas por quatro Casas Lares e pelos abrigos Girassol, Sorriso, Caçula Barreto, Comunidade Católica Shalom e Cristo Redentor, localizados na capital sergipana.

Durante o evento, o momento mais aguardado pelas crianças é a entrega de presentes, quando os bombeiros que tinham recebido antecipadamente as cartinhas dessas crianças em situação de acolhimento institucional, informando o que gostariam de ganhar neste dia. Cada carta foi adotada por um bombeiro militar, prontificando-se a apadrinhar e presentear uma criança acolhida.

Segundo o comandante-geral do CBMSE, coronel Gilfran Mateus, esse momento para a Corporação é de muita satisfação. “Estamos na terceira edição desse projeto, feito com nove instituições que trabalham com crianças acolhidas e o CBMSE, através de seus integrantes, de forma voluntária procura proporcionar um dia alegre e divertido para todas essas crianças que não tem um convívio familiar como outras crianças, e que precisam ter momentos como esse”, afirma o comandante.

De acordo com o capitão Marcos Lima, idealizador do projeto, o evento trouxe, além da diversão, uma reflexão sobre as dificuldades e perspectivas da adoção. “O foco principal do evento é a inclusão social e trazer um pouco de alegria e carinho a esses meninos que vivem em condições de carência, comemorando essa data que é tão importante, que é o Dia das Crianças. E para a corporação, realizar esse tipo de evento é um momento especial na vida de cada uma dessas crianças”, ressalta.

Para Viviane Barbosa, responsável pela Comunidade Católica Shalom, o apadrinhamento é algo muito importante para as crianças. “Nós já tivemos um contato com o Corpo de Bombeiros, pois temos uma oficina de profissões, e nessa ocasião foram apresentados os cachorros para uma interação com as crianças, desde então, elas acabaram criando uma expectativa. As crianças amaram a organização, preparação, o contato com a instituição, a preocupação com tamanho das camisas, de conseguir as cartas, os interesses delas e também, a disponibilidade do transporte feito pelo capitão Marcos. Notei que as crianças se interessam sobre os que os bombeiros fazem. Para gente é muito importante, pois nossa instituição está localizada em um bairro carente, e não tem muitas opções de lazer, então esse espaço hoje é algo que eles não costumam ter, para eles faz toda a diferença. E sobre os padrinhos, muito importante pois eles têm sonhos e as vezes o sonho é representado por um brinquedo”, completa.

Márcia Fernandes, mãe de Theo Levi, agradeceu o apoio do Corpo de Bombeiros por viabilizar a visita e por proporcionar um momento único para tantas crianças. “É de suma importância o trabalho do CBMSE junto às comunidades, principalmente com os pequenos, além do trabalho lúdico, é uma forma de deixar que elas fiquem mais à vontade, entendam como funcionam o trabalho dos bombeiros, pois muitas delas não conhecem a corporação, só vem pela televisão, não sabem como é sua rotina, e ter essa oportunidade de interagir com os militares, de participar de atividades, como a descida do rapel, participar de questões de combate ao incêndio, pequenas atividades que uma criança pode aprender. Gostaria de parabenizá-los por essa iniciativa, os mais beneficiados de todos são as crianças, que os tem como exemplo de heróis”, diz.

Fonte e fotos: CBMSE

Nota do blog: O blog Espaço Militar parabeniza os bravos e valorosos bombeiros militares sergipanos pelo lindo gesto de inclusão social na realização de mais uma edição do projeto “MEU PADRINHO BOMBEIRO”, digno de reconhecimento e aplausos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MariaCa11685928 Alemanha proíbe a Igreja Universal de se instalar no país, devido a sua forma de arrecadar dinheiro! Isto é ser um país sério!!

www.twitter.com/EdcarlosQueiroz Vejo colegas jornalistas considerados os maiores especialistas em futebol indagando; pq os outros times não jogam bonito como o @Flamengo, ninguém têm 200 milhões pra investir em futebol. Entendeu o quer que eu desenhe?

www.twitter.com/higorfb “A partir de hj, seja inteiro, seja vc mesmo, ainda que ñ corresponda a modelos culturalmente impostos de prosperidade e verdade. Pq em última análise, nenhum sucesso pode ser maior que ser feliz, nenhuma vdd pode ser mais genuína que estar em paz” Benjamin Teixeira de Aguiar.

www.twitter.com/audevanc INFLAMÁVEIS Há óleo. Há revolta. Há protesto. Há arte. CONCEPÇÃO: André Marques, Audevan Caiçara e Elze Valois. PERFORMERS: André Marques, Audevan Caiçara, Elze Valois, Érica, Johnatan Rezende, Wilha. FOTOS: Bárbara Vazquez PRODUÇÃO: Gregório Faccioli

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
Caia sete vezes;
levante-se oito. Provérbio japonês.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais