A Indignação é constante! Neto de uma geração q pensava na humanidade

                                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Alguns amigos elogiaram o artigo de ontem, 04, sobre a indignação de saber que em Sergipe del Rey nada muda. A indignação não é apenas do blog.

A indignação é constante sim! E ela não é com pessoas, mas com um sistema voraz que privilegia poucos em detrimento de muitos. O saudoso professor Déda, quando estava despachando numa sala do Centro de Convenções, no período da transição (final de 2006), recebeu este jornalista. Antes do bate papo ele desabafou: “Você não sabe os pedidos que estou recebendo. Autoridades do judiciário pedindo a manutenção de cargos, pessoas que pensei que desejavam que este sistema acabasse…” Foram mais ou menos estas as palavras de Déda. Ele teve boa intenção e tentou, mas não conseguiu desmantelar a teia do sistema que foi formada desde a formação de Sergipe.

Sim, caro leitor, a indignação continuará! Este jornalista é Neto de uma geração que, com muito orgulho, só pensava no bem da humanidade. Fazia política não por cargos e arranjos, mas por convicções ideológicas, certas ou não, ela não pensava em dinheiro e muito menos no poder para perseguir e prejudicar as pessoas. Uma geração que fazia cotas quando um deles passava por problemas financeiros.

Uma geração que poucos conhecem e mesmo sem constarem seus nomes nos livros da história de Sergipe, quem pesquisar vai saber que ela fez história sim: Manuel Vicente, Burguesia, Careca, Lídio da Cocada, Pedro Ilário, Durval Santana, José Nunes, Agonalto Pacheco, Aquilino Massena, Carisvaldo, Antônio Bittencourt, Milton Coelho, Marcélio Bomfim e muitos outros. A maioria anônima, mas referenciada por aqueles que conhecem a verdadeira história de Sergipe e os movimentos sociais.

Outros – mais novos e ainda vivos – se desvirtuaram no caminho para alcançarem seus objetivos pessoais e financeiros, esquecendo e maculando a luta de uma geração pela coletividade. Se curvaram ao sistema!

Por isso tudo, por eles e por acreditar que cada um deve fazer a sua parte é que a indignação com a mesmice em Sergipe del Rey continuará.

 

Burburinho no Palácio Adélia Franco: independentemente do resultado dos recursos no TSE, no dia 09 tudo será diferente Aliados e “mui aliados.” Assim se comenta hoje nos bastidores o que vem ocorrendo na base governista. Na verdade, o governador Belivaldo Chagas vem recebendo a solidariedade e o apoio da maioria expressiva das lideranças, porém, a puxada de tapete com até nomes para compor secretariado deixará tudo diferente. Os “mui aliados” torcem agora pela derrota de Belivaldo porque se ele ganhar ou até mesmo o julgamento for suspenso a situação deles não é boa. E um detalhe: a oposição corre daquele que saiu como o pior governador da história de Sergipe…


 

11ª edição da Revista Advogados será lançada hoje E a nova edição  impressa da Revista Advogados será lançada hoje, 05, às 19h, no Terraço Decós Day Hospital. Na capa o advogado da nova geração, Danniel Alves Costa, que concorre pela primeira vez a um cargo eletivo na Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Sergipe. O jornalista e escritor Gilfrancisco Santos, colaborador desta edição, conta um pouco da história do advogado e promotor público Paulo Costa. Há, também, uma matéria sobre o mercado imobiliário que destaca o interesse dos advogados em investir em espaços inteligentes em empreendimentos empresariais. Além disso, você, leitor, poderá ver o registro fotográfico da festa de lançamento da histórica 10ª edição da Revista Advogados que homenageia Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes (Unit). E muito mais aqui na Revista digital:REVISTA ADVOGADOS ed. 11

 

 

 

Ao participar de encontro de presidentes de TJS em Pernambuco, Desembargador Edson Ulisses é homenageado Está sendo realizado no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o 120º Encontro Nacional de Presidentes de Tribunais de Justiça, com o tema ‘A Autonomia e independência administrativa e financeira do Poder Judiciário dos Estados’. O Presidente do Poder Judiciário de Sergipe, Desembargador Edson Ulisses de Melo participa do evento, no qual foi homenageado, na tarde da quinta-feira, 04, com a Medalha Comemorativa do Mérito Judiciário, alusiva às celebrações dos 200 Anos de Criação do Tribunal da Relação de Pernambuco. O evento começou na última quarta-feira,3,e prossegue até hoje, 05. O Encontro foi aberto pelo pronunciamento do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luiz Fux.

Sistema de precatórios Durante o Encontro, o Poder Judiciário de Sergipe e a atual gestão foram elogiados por outros Presidentes e pelo Conselheiro do CNJ, Luiz Fernando Keppen, pela contribuição junto ao Conselho, na melhoria do sistema de precatórios. O Ministro Humberto Martins, Presidente do Superior Tribunal de Justiça, parabenizou o Des. Edson Ulisses pela implantação do projeto ‘Despache com o Presidente’, similar ao que também é feito no STJ, que possibilita a aproximação com os cidadãos e servidores

Inspiração “É inegavelmente uma grande honra receber tal medalha, ainda mais quando se considera a brilhante história do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que sempre serviu de inspiração para todos aqueles que compõem o Poder Judiciário brasileiro”, agradeceu o Presidente do TJSE, Edson Ulisses de Melo.

 

Avanços na saúde Ao conceder entrevista ao radialista Roosevelt Santana, na FM Itabaiana, na manhã desta quinta-feira (04), o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), destacou os investimentos que estão sendo realizados, sobretudo, na Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, o pós-pandemia tem sido desafiador, mas é necessário um olhar especial para com as pessoas. Adailton mencionou alguns programas que estão em pleno funcionamento no município.

Melhor em Casa “Criamos o Programa Melhor em Casa, que hoje atende 70 pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, com uma estrutura formada por médico, enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Temos o Programa Saúde na Hora onde os postos de saúde dos bairros São Cristóvão e Queimadas funcionam até às 19 horas. Estamos prestes a construir uma UBS no Conjunto Gilton Garcia e estamos na fase de licitação do Centro de Reabilitação Auditivo e Intelectual, que será construído no Santa Mônica. Também temos a previsão da construção de uma academia de ginástica da saúde, de um Centro de Convenções e um Centro de Diagnóstico e Imagem que irá contemplar 14 municípios da nossa região.”, disse.

Alta complexidade Adailton Sousa ainda destacou o serviço de transporte de itabaianenses para Aracaju ou mesmo para Salvador, quando é necessário a realização de um exame de alta complexidade ou mesmo consultas médicas com especialistas que o município não dispõe. “São pessoas que vão fazer radioterapia, quimioterapia, hemodiálise e outras demandas. Dispomos todos os dias de mais de 40 carros saindo da Secretaria de Saúde, fora as ambulâncias. Ainda existem carências. Apesar das dificuldades, fizemos muitos investimentos na saúde. Vão existir algumas falhas porque a saúde é muito complexa, mas essas demandas chegando aos ouvidos do prefeito, tomaremos as posições. O que a gente não pode é deixar de atender a população”, afirmou.

Compromisso Atualmente o município tem uma média mensal de 1164 pessoas sendo transportadas para fazer exames em Aracaju, bem como 155 pessoas transportadas para realizar fisioterapia, 27 para realizar hemodiálise, 101 pessoas transportadas por ambulância e 27 pessoas que são transportadas para Salvador, para o Hospital Sarah Kubitscheck. Aliado a este vasto número de pessoas atendidas via transporte, existem as pessoas que não estão agendadas para serem atendidas, mas que mesmo assim recebem a assistência devida. “Essa gestão tem o compromisso do trabalho. Eu tenho a virtude de encarar as situações de frente e estou à disposição da população de Itabaiana”, concluiu o prefeito.

Equoterapia O prefeito Adailton também destacou o Centro de Equoterapia de Itabaiana que está em processo de conclusão do projeto arquitetônico. Hoje, já existe no município o Espaço de Montaria Anjo Azul que atende mais de 100 crianças autistas por meio da equoterapia. Visando o novo espaço, que será referência nacional, o Governo de Itabaiana enviou quatro dos seus profissionais de saúde à Brasília, que participaram de um curso na Associação Nacional de Equoterapia. Júnior Alves (fisioterapeuta), Nadyne Tavares (terapeuta ocupacional), Aline Santana (psicóloga) e Taylaine (fonoaudióloga) aprenderam como conduzir bem os atendimentos, o tipo de cavalo adequado para cada praticante e sua patologia, como tratar esse cavalo, como guiar, dentre várias outras técnicas.

Obras Adailton também comentou sobre as obras de recapeamento asfáltico que estão acontecendo em mais de 30 ruas de diversas localidades do município. Ele enfatizou que os R$ 10 milhões de recursos que estão sendo investidos são fruto de uma emenda do deputado federal Bosco Costa, com a contrapartida do município, e da insistência do ex-prefeito Valmir de Franciquinho que, ainda em dezembro do ano passado, foi a Brasília e conseguiu esses recursos. “Tem vereador que diz que quem está fazendo essas obras é Bolsonaro. Bolsonaro não veio aqui oferecer não. Se Valmir não fosse lá em dezembro, esses recursos não estariam aqui. Tem que ter comprometimento e insistência”, finalizou.

Empresários sergipanos dialogam com secretário especial do Governo Federal Enquanto presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac,  o deputado federal Laércio Oliveira, participou ontem, 04, da primeira edição do Ciclo de Diálogos Empresariais deste ano, que contou com a presença ímpar do Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Aos mais de 200 empresários que foram ao Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju, ele destrinchou temas importantes atrelados ao combate às dificuldades econômicas enfrentadas pelo empresários do nosso país e as ações do Governo Federal neste sentido.

Fertilizantes Em determinado momento da palestra,  Carlos da Costa evidenciou a produção de fertilizantes no Brasil, o que resultou no projeto de lei 3507/2021, apresentado por mim na Câmara Federal. Se aprovado, nosso país passará a importar fertilizantes, o que se torna mais vantajoso, uma vez que a produção do insumo no território é cara. “Ao final do evento, cumprimentei os presentes e fiquei lisonjeado com o carinho de cada um. Isso só reforça que estou no caminho certo, lutando pela liberdade econômica do nosso Brasil”, reforçou.

Macambira recebe carreta do Hospital de Amor de Barretos Desde a última quarta-feira, 03, até hoje, 05, a Carreta de Mamografia do Hospital de Amor de Barretos (SP) está no município de Macambira para realização de exames gratuitos.A unidade móvel se encontra estacionada na Praça da Feira, no centro da cidade, para o diagnóstico precoce tanto do câncer de mama, em mulheres a partir de 50 anos de idade, quanto do colo do útero por meio da coleta do exame citopatológico para mulheres entre 25 a 64 anos.

Pré-agendamento O atendimento foi pré-agendado pelos Agentes Comunitários de Saúde e acontecerão no período da manhã e da tarde, com o objetivo de que sejam concluídos mais de 200 exames. “Os resultados serão enviados posteriormente à Secretaria Municipal da Saúde e nós repassaremos a cada uma das pacientes. Caso seja necessária uma complementação de exames, a paciente será encaminhada à filial em Lagarto para que seja dado prosseguimento e o caso venha a ser acompanhado do início ao fim do tratamento”, comenta a secretária municipal da Saúde, Acácia da Costa Almeida. A previsão é de que a carreta volte ao município até o próximo mês para realização de mais exames, devido a grande procura.


 


Itabaiana: Câmara lança novo portal e facilita acesso à informação A Câmara Municipal de Itabaiana tem passado por transformações nos últimos meses. Depois da criação de um Código de Ética e Decoro Parlamentar (em processo de finalização), foi lançado o novo portal da Câmara, com novas maneiras de acessar as informações do poder legislativo.

Acesso fácil Com um design inovador, o portal reúne todas as publicações oficiais, os dados da câmara e do município, além da atual legislatura e as anteriores, tudo isso de maneira acessível para o internauta. Uma novidade é a Página do Vereador. Nesta aba o internauta poderá acessar as informações dos vereadores de maneira individual, passando pela sua biografia, seu histórico parlamentar, proposituras, indicações, notícias relacionadas e seus pronunciamentos.

Modernização A modernização foi pensada e executada pelo atual presidente, Marcos Oliveira. “A proposta de atualização foi feita pensando nas melhores práticas mundiais de acesso à informação, atendendo de melhor forma a população e os próprios vereadores, dando mais publicidade aos seus atos”, explicou Marcos Oliveira. Na comunicação, a novidade é a TV Câmara e o Podcast CMI. Nesta plataforma, a população terá acesso a todas as produções áudio e visuais da câmara, agregando ainda mais a Agência de Notícias. Além disso, o portal atende aos critérios exigidos pela Lei da Transparência e de Acesso à Informação.

NOTA PÚBLICA

A respeito dos malsinados e desrespeitosos atos realizados por alguns servidores públicos no prédio da secretaria, bem como através de notas enviadas à imprensa, a Sefaz alerta que denúncia envolve questão de ordem pública, o que obriga o denunciante a provar o que afirma, sob pena de incorrer nos tipos penais correspondentes, com o agravante de ser em desfavor de agente público.

Sem tal prova, a denúncia afigura-se, a toda evidência, vazia e leviana, além de ofender não apenas “a” ou “b”, mas a todos os servidores públicos da SEFAZ que, diariamente, trabalham com afinco e dedicação, dentro dos princípios de Governança, pela melhoria da arrecadação e pelo saneamento das contas públicas em Sergipe.

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO



“Prazer, sou um jovem normal” Imperdível no próximo domingo, 07, às 20h, uma live sobre o livro que conta a história de João Victor Gois, adolescente de Aracaju que faleceu em 2011, deixando um grande exemplo: o de que vale a pena viver bem, aproveitar ao máximo todo o nosso tempo, mirando naquilo que não passa. Com lançamento previsto para dezembro, o livro foi escrito pelo jornalista Gustavo Monteiro e foi publicado pela editora Cidade Nova. A participação especial é do médico oncologista e amigo pessoal de João Victor, Nivaldo Vieira. Aqui: https://www.instagram.com/editoracidadenova/

Confira aqui um trecho do prefácio “Se trata de uma história que vai descortinando, diante de nós, a maravilha do encontro com um Jesus próximo e, ao mesmo tempo, encantador e transformador. De fato, a história de João evidencia aquilo que Jesus conta em Suas parábolas: não importa em que tempo da vida alguém é chamado. Sendo jovem ou adulto, no começo ou no fim da própria história, o dom é o mesmo, a moeda é a mesma, a luz é a mesma. Não importa que João tivesse poucos anos, pouca experiência. Ele entrou no mistério e foi transformado por ele. Não é o primeiro caso em que isso acontece. São inúmeros os relatos de adolescentes e jovens que alcançam uma estatura espiritual digna daqueles sábios de barbas longas, a quem costumamos admirar. João está nesse grupo, de pequenos que são grandes. E é bom que essa lista cresça. Em um tempo no qual costumamos desanimar frente à consciência de nossa pequenez, perceber a seriedade com a qual alguém enfrenta os desafios da vida é consolador. E mais: alguém que faz isso no cotidiano de uma vida simples, sem precisar de grandes feitos, ou melhor, percebendo que grande feito é viver como grande as coisas pequenas. E ainda mais: quando isso é feito diante de um desafio que supera, e muito, as próprias forças.”

Pré-venda liberada! Preço de capa: R$ 20,00. Condições especiais de pré-lançamento para pedidos: de 1 a 9 por R$ 20 cada; de 10 a 29 R$ 17 cada e a partir de 30 R$ 15 cada. Em todas as condições o frete já está incluso! Condições válidas se atingirmos pelo menos 1 mil livros nos pedidos de pré-lançamento! Para fazer o pedido, basta transferir o valor dos livros que deseja adquirir para: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 / Conta: 37360318-1 /Gustavo Caio Nunes Monteiro /CPF: 053.551.715-75 ou enviar um pix para a chave 053.551.715-75; e um e-mail para jv.jovemnormal@gmail.com com o comprovante do depósito, endereço de entrega do pedido, quantidade de livros (conforme comprovante) e um telefone para contato. Garanta o seu e embarque nessa aventura da vida de João Victor!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da série de fotografias e poemas do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/

  Não ri o sertanejo de improviso.

À toa, gargalhar traz prejuízo.

Mas quando é provocado sem aviso,

Ele arquiteta um riso bem preciso.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



http://blogdesamarone.blogspot.com/

O Que Fazer? Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Fiz uma visita de surpresa a Seu Jacó, pescador de Indiaroba. É um ribeirinho do Rio Sagui. Fui conhecer os seus viveiros (todos legalizados). Um belo exemplo de atividade sustentável.

Na despedida, ele me fez um “mimo”: doutor, quer levar esses guaiamuns gordos. De supetão, eu aceitei. Ele colocou os doze crustáceos num saco e me entregou.

Bichos bonitos, casco azul, garras de 30 cm, gordos, parecendo um Major.

Aqui começou um grande problema: onde eu vou guardar esses inquietos guaiamuns? Todos agitados! Acho que não concordaram com a transferência. Desconfiaram das minhas intenções.

Eles têm razão. O meu pensamento era mandar fazer um pirão com eles.

Eu não sei lidar com guaiamu. Tenho um trauma infantil. Ainda acredito que quando um guaiamu pega, só solta quando ronca trovão. E os trovões nunca mais roncaram por aqui.

Em resumo, quero distância dos caranguejos. Estava confiando na funcionária, que trabalha aqui em casa.

Já cheguei em casa anoitecendo e a funcionária, nascida e criada no Mosqueiro, filha de pescador e marisqueira, já tinha ido embora.

E agora, onde vou guardá-los até amanhã? Não tenho nem cestos nem cotangi.

Tive uma ideia infeliz. Transferi os 12 guaiamuns indóceis, para um grande isopor e cobri com uma grade pesada. Botei comida à vontade (massa de milho, frutas) e água potável. Mesmo assim, a revolta deles era grande.

Quando amanheceu, fui inspecionar as futuras vítimas do pirão, e todos tinham fugido.

Comeram uma banda do isopor e migraram para o jardim. Pensei em contratar um especialista para recapturá-los. Mas não existem referencias no Google. Liguei para o Corpo de Bombeiros, eles disseram que não prestam esse serviço.

O mundo mudou. Os caranguejos de Sergipe não fugiam. Podia-se deixar o caçuá aberto. Se um ou outro quisesse fugir, os outros os puxava para baixo. Aqui em Sergipe ninguém sobe, a inveja é soberana.

Acho que esses meus guaiamuns são baianos, das bandas do Conde.

Surgiu um novo dilema: começamos a nos apegar aos guaiamuns. Já botamos até nomes. No jardim eles se acalmaram e começaram a fazer tocas. Parecem crentes em uma vida nova.

Viraram guaiamuns de estimação. Vão morrer, só quando chegar a hora..

Qual será a reação dos vizinhos no condomínio? Recentemente eles fizeram uma cruzada contra os pombos. Imaginem se os guaiamuns aprecem na piscina de alguém. Abrirão a CPI do guaiamu.

Pensei em recapturá-los e devolvê-los a Seu Jacó. Não, me disseram, pode parecer uma grosseria.

Enquanto escrevo, o destino dos guaiamuns está sendo deliberado.


PELO TWITTER

www.twitter.com.br/frednavarro Escolher o lado errado de uma disputa não autoriza ninguém a criticar quem não fez o mesmo. A liberdade de escolha é da essência da democracia. Se não gostar, mude a Constituição ou de assunto.



Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“A realidade não é uma inspiração para a literatura. Na melhor das hipóteses, a literatura é uma inspiração para a realidade.” Romain Gary.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais