A campanha eleitoral em Aracaju será um angu de caroço

As preliminares da campanha eleitoral que se avizinha sinalizam que a disputa pela Prefeitura de Aracaju pode se assemelhar a um verdadeiro angu de caroço. Os governistas estão incensando várias candidaturas, enquanto a oposição ainda bate cabeça para formar chapas realmente competitivas. O PT, por exemplo, ensaia ir ao baile eleitoral com a cristã nova no partido Candisse Carvalho, mesmo enfrentando a forte rejeição da tendência liderada pelo ministro Márcio Macêdo. Entre os liderados pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) existe a preocupação de que a manutenção de duas ou mais candidaturas rache o grupo ao meio, com sério risco de nenhuma chegar ao segundo turno. Como as convenções só ocorrerão depois dos festejos juninos, existe a esperança de que as abóboras de arrumem no andar da carruagem. Por sua vez, a pré-candidata Emília Corrêa (PL), acompanha os desentendimentos dos adversários, enquanto articula apoios de grupos direitistas e evangélicos, que dificilmente apoiarão as candidaturas de oposição e não têm simpatia com os postulantes governistas. Por enquanto o jogo sucessório está em aberto e, a depender da falta de entendimentos pras bandas da situação e da oposição, deverá permanecer sem favorito para substituir o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Marminino!

Repetindo 2022

Em Itabaiana, o PT vai marchar ao lado dos direitistas liderados pelo pré-candidato a prefeito Valmir de Francisquinho (PL). Aliás, a união de petistas e bolsonaristas não é novidade em Sergipe. Em 2022, o então candidato a governador Rogério Carvalho (PT) bateu à porta de Valmir, que o apoiou no segundo turno, mesmo a contragosto dos eleitores de Bolsonaro. Há quem garanta, inclusive, que aquele apoio de Francisquinho foi responsável pela derrota do petista. Resta saber se agora os eleitores mais à esquerda vão concordar com essa adesão do PT à direita verde e amarela de Itabaiana. Só o tempo dirá. Home vôte!

Violência preocupa

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está preocupado com o risco de violência antes e depois do jogo Sergipe e Confiança, que acontece hoje e é válido pelo Campeonato Sergipano. No último confronto entre os dois times a madeira comeu no centro, resultando é vários feridos e um morto. O cidadanista espera que a Polícia atue com rigor para impedir que as torcidas organizadas voltem a promover brigas tanto nas imediações do Estádio Batistão quanto nos bairros periféricos de Aracaju. Só Jesus na causa!

Mulheres discriminadas

As mulheres continuam enfrentando antigos problemas quando o assunto é a carreira. Pesquisa revela que elas ainda se deparam com discriminações de gênero no ambiente de trabalho. Dentre os problemas mais comuns, as entrevistadas citam o fato de serem relacionadas com certos estereótipos (63%), a compensação desigual (60%), o tratamento diferenciado (58%), a desigualdade de oportunidades (58%), piadas de gênero (38%) e o assédio sexual (31%). Assim também já é demais também!

Carteira renovada

E o ministro Márcio Macêdo (PT) recebeu na Secretaria-Geral da Presidência da República uma comitiva do Sindicato dos Radialistas de Sergipe. Capitaneada pelos comunicadores Alex Carvalho e Fernando Cabral, a delegação foi entregar ao petista a nova carteira de radialista. Na condição de homem do rádio, Macêdo discutir com os colegas sobre as pautas da categoria, as últimas providências do Sindicato para a inauguração da rádio imprensa, etcétera e tal. Também participaram do encontro o secretário de política internacional da Federação dos Radialistas, José Antônio de Jesus da Silva, e os assessores do ministro, Ivânia Pereira (PCdoB) e Valadares Filho (Solidarierade). Ah, bom!

Cerveja é saúde

Contestando outros estudos que relacionam o álcool a uma piora em quadros neurológicos de saúde, uma nova pesquisa de especialistas de várias nacionalidades mostra que beber até duas cervejas por dia pode diminuir o risco de ter demência. O interessante do levantamento é que aqueles pacientes que bebiam quantidades de álcool moderadas apresentaram 38% menos chance de ter demência do que aqueles que não bebem bebidas alcóolicas. Os pesquisadores perceberam que beber até 14 latas de cerveja ou taças de vinho por semana, em média duas por dia, garantiu uma incidência 47% menor de demência contra aqueles que não bebiam álcool. Você tá nessa? Hic, hic!

Senador desiludido

Autor do Projeto de Lei contra a disseminação de fake news na internet, o senador Alessandro Vieira (MDB) ficou desiludido quanto à aprovação da matéria pelos deputados federais. O emedebista criticou o presidente da Câmara, Artur Lira (PP), que prometeu criar um grupo de trabalho para avaliar a propositura antes de colocá-la em votação: “De onde não se espera nada é que não vem nada mesmo. Rei Lira declara que não vai votar o Projeto das Fake News”, reclama Vieira. O senador sergipano garante que a decisão do parlamentar pepista é a receita ideal para não votar a matéria e deixar esse polêmico assunto nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Misericórdia!

Grana de volta

O Podemos de Sergipe terá que devolver aos cofres públicos a ninharia de R$ 1,9 milhão que foram utilizados indevidamente. Essa decisão foi tomada, ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral e se refere a utilização indevida de recursos financeiros, proveniente do fundo partidário, pelo PSC, legenda que foi incorporada ao Podemos. Segundo a relatora do processo, Dauquíria de Melo Ferreira, não se trata de uma sanção, mas de uma recomposição ao erário dos valores mal versados pelo extinto partido dos peixinhos. O Podemos tem 10 dias para comunicar ao TRE a devolução do dinheiro. Crendeuspai!

Presentes do campo

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japaratuba, Maria Aparecida, presenteou o deputado federal João Daniel (PT) com um chapéu de palha para usar em suas andanças pelo interior sergipano. A sindicalista ressaltou que o petista é um agricultor e que, portanto, precisa se proteger do sol forte. “Cida” também presenteou Daniel com mel de abelha e própolis produzidos pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Japaratuba. Então, tá!

“Magá” virou livro

O escritor e biógrafo Antônio Camilo lançará, amanhã, a biografia “Carlos Magalhães – pode me chamar de Magá que eu não me incomodo”. Será a partir das 18 horas, no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. A biografia conta com um vasto acervo fotográfico e cartoons, que narram com detalhes a trajetória de “Magá”, desde o início da carreira no rádio em Alagoas, até os grandes feitos na comunicação radiofônica. Além da paixão pelo microfone, Carlos Magalhães é odontólogo, professor universitário, sanitarista e ex-deputado federal. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Sergipe Jornal, em 28 de setembro de 1923
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais