Oposição à prefeita Emília vacila e leva uma bola nas costas

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), obteve uma importante vitória na Câmara Municipal. Graças a desencontros da oposição, a gestora conseguiu que a maioria dos vereadores lhe garantissem o direito de remanejar até 40% do orçamento anual da Prefeitura para 2026, orçado em R$ 4,7 bilhões. Os parlamentares de oposição queriam aprovar um remanejamento de apenas 20% da receita, porém, um vacilo na apresentação e retirada de emendas garantiu que prevalecessem os 40% propostos originalmente pela Prefeitura. Para se ter uma ideia do que isso significa, em 2024 a Câmara votou para que o então prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) só pudesse remanejar 5% do orçamento municipal. Após vetar o minúsculo percentual e gastar muita saliva com os vereadores, o pedetista conseguiu elevar o remanejamento para 18%. Portanto, a aprovação do generoso índice pela Câmara vai permitir que a prefeita possa remanejar quase a metade do orçamento anual sem precisar pedir autorizações ao Parlamento aracajuano. Misericórdia!

Quaraminguás na conta

Uma boa notícia para os professores da rede estadual de Sergipe: a primeira das três parcelas do pagamento do Precatório do Fundef será depositada, hoje e amanhã, nas contas dos educadores. A lista com os nomes dos beneficiários está disponível no site da Secretaria Estadual da Educação. O pagamento do precatório representa um marco histórico na valorização dos educadores sergipanos, uma vitória de uma luta de quase 30 anos. Mais de 18 mil professores (ativos, aposentados, pensionistas e herdeiros) têm direito ao Fundef. Então, tá!

Definição só em março

O senador Rogério Carvalho (PT) informou que o Partido dos Trabalhadores só vai definir a direção a ser seguida nas eleições de 2026 lá para março, porém, garantiu que o caminho está aberto para uma possível aliança com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Durante almoço que ofereceu, ontem, à imprensa para fazer um balanço de seus sete anos de mandato, o petista também disse que tudo vai depender das conversas com o presidente Lula da Silva (PT), acrescentando que a prioridade é estudar qual será o melhor palanque no estado para contribuir com a reeleição do “Barba”. Só Jesus na causa!

Turma do charuto

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (Republicanos), afirmou que o secretário de governo daquele estado, ex-deputado André Moura (União), faz parte do que chamou de “a turma do charuto”, que seria liderada pelo governador do Rio, Cláudio Castro (PL). A declaração do ex-gestor fluminense foi feita, ontem, durante depoimento à CPI do Crime Organizado, que tem como relator o senador Alessandro Vieira (MDB). Quando questionado pelo parlamentar emedebista quais seriam os nomes mais relevantes dentro da organização criminosa na estrutura do governo denunciada por ele, Garotinho disse que, abaixo do governador do Rio , “é o secretário e seu conterrâneo André Moura”. Creindeuspai!

Cenário caótico

Veja o que o senador Alessandro Vieira (MDB) publicou no Instagram após o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (Republicanos): “Tivemos ainda mais clareza sobre o cenário caótico que enfrentamos: o crime organizado dominando um Estado inteiro, como o Rio de Janeiro, e, de forma ainda mais grave, com total infiltração e retroalimentação por parte de pessoas que deveriam defender o Estado brasileiro”. Vieira também frisou que o depoimento de Garotinho “reforça ainda mais a importância da CPI e dos resultados que buscamos entregar ao final dessa trajetória”. Arre égua!

Volta pra casa

E quem está de volta à Assembleia Legislativa é o deputado estadual Jorginho Araújo (PSD). Ele reassumiu o mandato após ter deixado a Secretaria da Casa Civil do governo de Sergipe, onde estava desde 2023. O parlamentar agradeceu ao governador Fábio Mitidieri (PSD) pelo convite para integrar o primeiro escalão do executivo estadual, ressaltando que o trabalho desenvolvido teve como foco a articulação política e a entrega de resultados à população sergipana e aos municípios. Jorginho deixou a Secretaria para iniciar a pré-campanha visando sua reeleição em 2026. Marminino!

Reconduzido ao TRE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou portaria reconduzindo o advogado Breno Bergson Santos ao cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. O magistrado permanecerá no TRE pelos próximos dois anos, na classe de jurista. Breno Bergson se formou em Direito pela Universidade Tiradentes e é especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade de Anhanguera. Também atuou em processos judiciais no âmbito estadual e nacional com ênfase nos tribunais superiores. Ah, bom!

Pouco movimento

A chegada do final do ano reduziu os embarques e desembarques no Porto de Sergipe. Para se ter uma ideia, até fim deste mês está prevista apenas a chegada do navio Seaven Glory, contratado pela Votorantim visando transportar cimento de Sergipe para Manaus. A embarcação deverá chegar ao nosso terminal portuário no próximo dia 25, será carregado com 19 toneladas de cimento e zarpa no dia 26 para a capital amazonense. Aff Maria!

Justa homenagem

A professora e ex-deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT) foi homenageada, ontem, com o Diploma de Honra ao Mérito Educacional concedido pelo Conselho de Educação de Sergipe. A honraria reconhece personalidades que contribuíram de forma exemplar para o fortalecimento da educação pública no estado e destaca trajetórias com impacto acadêmico, social e institucional. Com mais de 30 anos dedicados ao magistério na rede pública, Ana Lúcia construiu uma carreira marcada pela defesa da educação como direito e instrumento de transformação social. A homenageada exerceu três mandatos como deputada estadual. Supimpa!

Pulando a cerca

O Partido Progressista tem sido muito procurado por políticos desgostosos com suas legendas. Somente ontem, o presidente do PP no estado, senador Laércio Oliveira, referendou as fichas de filiação da vice-prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá, da ex-deputada estadual Gracinha Garcez e do empresário Everton Nascimento, o “Fiote”, que vem a ser pai do cantor itabaianense Natanzinho Lima. Também deve se filiar ao PP nos próximos dias o deputado federal Gustinho Ribeiro. O parlamentar lagartense está pulando a cerca após ter perdido o controle do Republicanos para o grupo político da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. Home vôte!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe, em 22 de julho de 1958
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais