Teria faltado coragem a Mitidieri para exonerar um Franco?

Por que, após saber que o secretário de Turismo, Marcos Franco (MDB), cumpre medida restritiva por violência doméstica, o governador Fábio Mitidieri (PSD) não o exonerou sumariamente? A pergunta se justifica, pois neste episódio o governo usou uma medida bem mais branda da aplicada ao meteorologista Overland Amaral. Também respondendo processo com base na Lei Maria da Penha, o chamado “homem do tempo” foi exonerado de um cargo comissionado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Qual a diferença entre os dois? Os sobrenomes? Teria faltado coragem a Fábio Mitidieri para, assim como foi feito com Overland, dar cartão vermelho a um membro da família Franco? Ou será que o chefe do Executivo não quis contrariar o MDB, exonerando um filiado ilustre do partido, que é presidido em Aracaju pela secretária estadual da Mulher, Danielle Garcia? E as mulheres integrantes do governo o que acham dessa diferença no tratamento a dois acusados de violência doméstica? Ressalte-se que foi o próprio Marcos quem facilitou as coisas, pedindo afastamento temporário do cargo. Aliás, Sergipe inteiro sabia da acusação, mas o distinto permanecia respondendo até ontem pela política estadual de turismo. Não fosse a cópia da medida restritiva contra ele ter vasado nas redes sociais, ainda hoje o secretário estava desfrutando das regalias do governo e, naturalmente, sendo pago pelos contribuintes sergipanos. Marminino!

Mais gás natural

A Eneva pretende negociar o projeto de expansão da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) no leilão de reserva de capacidade previsto para agosto de 2024. Segundo o site de notícias EPBR, a expansão pode chegar a 1,2 gigawatts (GW), com demanda de 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Em paralelo, a companhia trabalha para estrear no segundo semestre do ano a mesa de comercialização de gás natural, a partir do terminal de gás natural liquefeito (GNL) em Sergipe. Hoje, a operação da Eneva na Barra dos Coqueiros consiste em uma usina em operação, a Porto de Sergipe I com 1,593 GW de capacidade, com duas turbinas em ciclo combinado, interligadas ao terminal de GNL. Então, tá!

Casal prestigiado

O ex-jogador Washington Coração Valente deixou o cargo de secretário executivo da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer para assumir no Ministério dos Esportes a presidência da Autoridade Pública de Governança do Futebol. O papel do distinto na nova função é fiscalizar, regular e disciplinar as condições para a manutenção das entidades esportivas no Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. Para o lugar de Washington na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer foi nomeada Andréa Blum, que vem a ser esposa do Coração Valente. Ah, bom!

Grana a caminho

O Governo de Sergipe começa a pagar a folha salarial deste mês a partir do próximo dia 27. Os primeiros a botarem as mãos na grana serão os aposentados e pensionistas. No dia 28, será a vez dos servidores da Secretaria Estadual da Saúde e suas fundações, além dos servidores da Secretaria da Educação. Finalmente, no dia 29, recebem os servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Todos aqueles que fazem aniversário agora em março também receberão a primeira parcela do 13º salário. Aff Maria!

Aposta nos jovens

Um Termo de Fomento no valor de R$ 6,5 milhões do programa “Jovem Tech” foi assinado, ontem, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e o gerente executivo do Instituto de Inovação de Sergipe (Inova-SE), Marcos Vasconcelos. A medida possibilitará que 600 jovens com idade entre 16 e 24 anos tenham a oportunidade de se capacitarem, ao longo de dois anos. O projeto será executado no espaço do Caju Hub, que será instalado no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia. Supimpa!

Mal na fita

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já formou maioria para punir com a aposentadoria compulsória o desembargador sergipano Luiz Mendonça. Reportagem assinada pelo jornalista Wendel Carmo no site de notícias CartaCapital revela que o magistrado é acusado de vender sentenças judiciais a integrantes de uma organização criminosa com atuação no interior sergipano. Em função desse processo, Mendonça está, há quase nove anos, afastado do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe. Danôsse!

 Terreno disputado

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), está criticando seu adversário Edson Passos (MDB) por ter movido uma ação na Justiça para se apossar de um terreno cedido à Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Existem dois projetos para ocupação da área em litígio: a construção de um anfiteatro e da sede da entidade musical. Fundada em 1745, a filarmônica itabaianense é a mais antiga instituição musical em atividade no Brasil. Tomara que os envolvidos nessa polêmica judicial cheguem a um entendimento que não prejudique essa importante entidade culturas. Crendeuspai!

Ficha limpa

A Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada com toda serenidade, imparcialidade e rigor. Pelo menos é o que se espera dos juízes eleitorais quando as candidaturas a prefeito e vereador tiverem que ser homologadas. Evidente que os magistrados terão algumas dificuldades para a aplicação da lei, pois não há uma jurisprudência consolidada sobre o tema. Isso, contudo, não significa nenhum tipo de inaplicação da legislação, concebida com o objetivo de separar o joio do trigo, tirar da disputa eleitoral deste ano os políticos fichas-suja. Home vôte!

Aposta na educação

E o deputado federal João Daniel (PT) está sorrindo de orelha a orelha com o anúncio pelo governo federal da construção em Sergipe de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Um será instalado em Aracaju e o outro em Japaratuba. “Esses investimentos, provenientes do Novo PAC, representam um passo importante para ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, criando oportunidades para milhares de jovens e adultos”, discursa Daniel. Em todo o país serão construídos 100 novos campi do IFES.  Maravilha!

Ameaça de morte

Vítima de ameaças de morte, o deputado estadual Sérgio Reis (PSD) cobrou da Justiça e da Secretaria da Segurança Pública ações para inibir crimes praticados pelo que ele chama de “a milícia de Lagarto”. Visando garantir sua integridade física, o parlamentar protocolou na Assembleia pedido de medidas protetivas. Um áudio ameaçando matar Sérgio Reis já foi entregue à Polícia para a devida investigação. “Quem quiser que pense que estou com medo ou que vai me fazer mudar minha conduta pública. Não tenho medo, não me rendo a essas ameaças e não vou me calar”, discursa Reis. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Cruzada, em 25 de dezembro de 1953
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais