Advogado com cargo na Assembleia pode atuar como dativo?Isso é legal?

                                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog recebeu informação documentada, que comprova que um advogado, natural de município do Agreste sergipano, está, desde fevereiro de 2019, nomeado para cargo em comissão na Assembleia Legislativa de Sergipe, símbolo CCL-01, com remuneração de R$2.353,36. Até aí, normal. Sucede que esse mesmo advogado trabalha como dativo, em municípios do interior, embolsando significativo valor a título de honorários, pagos pelo Estado de Sergipe.

Investigar e questionar é direito constitucional da imprensa. Assim, o blog gostaria que algumas perguntas fossem respondidas.

Primeiro, qual a carga horária de um comissionado, que ocupa o cargo CCL-01 na ALESE?

Segundo, como esse comissionado consegue cumprir sua jornada de trabalho no Poder Legislativo, se atua oficialmente como advogado dativo no interior, inclusive defendendo clientes em sessões do Tribunal do Júri, que quase sempre duram um dia inteiro e, às vezes, atravessam a madrugada?

A propósito, na semana passada esse advogado defendeu réu num júri, em cidade da Microrregião do Cotinguiba, após o que divulgou o alvará de soltura do cliente no Instagram. Terceiro, se, hipoteticamente, esse advogado estiver descumprindo sua carga horária na ALESE, isso não configuraria improbidade administrativa?

Quarto, o deputado, em cujo gabinete esse advogado está lotado, não estaria quebrando o decoro parlamentar?

Quinto, pode um advogado remunerado pelos cofres do Estado atuar como dativo se, nessa condição, ele também será pago pelo próprio Estado, que já o remunera?

Sexto, se tudo isso estiver errado, por que a OAB ainda não agiu?

Por último, mas não menos importante, quais os trabalhos jurídicos desse advogado, comprovadamente realizados, no gabinete em que está lotado na ALESE?

O blog tem alguns documentos que estão sendo encaminhados à OAB por servidores do Judiciário para que ela, em compreendendo que a coisa aqui não é legal, chame o feito à ordem.

Perguntas para o deputado João Daniel “…não podemos votar em senador que fez o impeachment de Dilma, não podemos votar em senador que aprovou um tal de orçamento secreto…” Lula em Salvador. E aí deputado João Daniel? Ficará com Lula ou Rogério Carvalho o padrinho do orçamento secreto? Será coerente ou conveniente?

Lula não vem mais a Sergipe esta semana E a agenda do presidenciável Lula mudou. Ele não vem mais a Sergipe esta semana, porém alguns fatos novos nos bastidores estão deixando uma “liderança” mais kamikaze do que nunca. Gosta de correr risco demais: é muita adrenalina para uma pessoa só…


Especial! Hoje, 04/04, às 17h: O Centenário do PCB (2022) e a Questão Democrática no Brasil Mesa Redonda com Prof. Osvaldo Maciel, Prof. Ivan Alves Filho e Marcélio Bomfim Coordenação: Prof. Fernando de Araújo Sá. A organização de mesa redonda sobre o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a questão democrática, pelo Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste e pelo Observatório da Democracia (UFS), dentro do Ciclo de Debates (2022), serve de ponto de partida para se pensar as batalhas memoriais e políticas no Brasil contemporâneo, especialmente após as transformações advindas da crise do socialismo real e do paradigma comunista, no final da década de 1980. Assista aqui.

Debate historiográfico Foram convidados professores e militantes com perfis diferenciados para discutir as comemorações do Partido comunista brasileiro nesse ano de 2022: Osvaldo Maciel, professor/pesquisador na Universidade Federal de Alagoas, Ivan Alves Filho, historiador, e o militante político Marcélio Bomfim, destacando a contribuição para o debate historiográfico por parte de intelectuais vinculados ao partido, bem como na edição de periódicos, livros e jornais, além da presença no cinema, teatro, literatura e artes visuais.




Marcélio Bomfim: Emoção ao tomar a 4ª dose da vacina em posto de saúde com o nome do filho falecido precocemente E viralizou nas redes sociais: “Aos meus quase 78 anos, com um misto de emoção, gratidão e esperança, tomei minha 4.° dose da vacina contra COVID-19, no Posto de Saúde que leva o nome do meu filho primogênito, Dr. Marx de Carvalho Rocha, um jovem médico, especialista em ginecologia e obstetrícia, que prestou relevante serviço militar na Base do 28°BC de Aracaju/SE, na condição de 1.° Tenente Médico, e abraçou sua profissão com uma dedicação ímpar. Marx nos deixou, em 1999, no auge dos seus 29 anos, e hoje me senti carinhosamente acolhido quando fui recebido pelos funcionários do posto de saúde que leva seu nome.”

 

 

Mau exemplo E hoje, 4, completa 8 semanas que o blog espera as respostas do questionário dirigido ao ainda arcebispo de Aracaju d. João Costa. A falta de transparência do arcebispo é um mau exemplo para o clero e os leigos de Sergipe. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

Perguntar não ofende D. João Costa, o blog insiste em perguntar: qual foi o valor da “comissão” da venda do colégio arquidiocesano da Farolândia e quem recebeu tal comissão? Qual a dificuldade em responder? Por que tanta falta de transparência? Por que tanta cobrança dos padres com a transparência das contas das paróquias e não é transparente com as finanças da arquidiocese? Será que o novo ecônomo pode responder? O ecônomo precisa tomar cuidado com as ordens do arcebispo, pois o blog está de olho nas movimentações da arquidiocese.

Perguntar não ofende II Quando será que a catedral de Aracaju, que recentemente foi aberta exclusivamente para o casamento da enteada do prefeito Edvaldo Nogueira, reabrirá as portas para os pobres mortais de Sergipe del Rey? Será que o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, só concede privilégios ao prefeito de Aracaju? Os leigos da catedral estão revoltados com a atitude do arcebispo.

Perguntar não ofende III Quanto será que a enteada do prefeito Edvaldo Nogueira pagou para ter o privilégio único e exclusivo de celebrar o seu casamento na catedral de Aracaju, que está fechada para os pobres mortais por causa da obra de reforma? Ou foi um presente do arcebispo para o prefeito Edvaldo Nogueira? Será que d. João Costa pode responder?

União Brasil: chapa forte para eleição de deputados federais em Sergipe O União Brasil prepara seu grupo político para enfrentar as eleições gerais de 2022 em Sergipe com muita força. O trabalho realizado pelo presidente estadual André Moura na articulação para a construção das coligações e na captação de lideranças partidárias coloca o UB44 entre os destaques para as eleições de deputados federais.Durante o ato de filiação, na sexta-feira (01), na sede do União Brasil, o partido apresentou os nomes dos pretensos candidatos a deputado federal que concorrerão ao pleito em outubro próximo.

Destaque Os nomes que se filiaram ao União Brasil com a pretensão de concorrer a uma vaga na Câmara Federal ganharam destaque pela força eleitoral. “Esta chapa está bem concorrida, todos os nomes que conseguimos trazer para o partido têm serviços prestados e já mostraram em outras oportunidades grandes votações. Estamos confiantes que, com esse time, ocuparemos até três cadeiras na Câmara dos Deputados em Brasília”, afirma André Moura.

Nomes Assinaram ainda a ficha de filiação o deputado federal Fábio Henrique e o deputado estadual Rodrigo Valadares, ambos colocaram o nome à disposição do União Brasil para disputar o cargo de deputado federal em 2022. Outros nomes que chegam para agregar são de ex-prefeitos, ex-deputados, vereadores e lideranças como: Marival Santana – ex-prefeito de Simão Dias, Toinho Nery – ex-prefeito de Tobias Barreto, Cristiano Cavalcante – ex-prefeito de Ilha das Flores, Mizael Dantas – vereador de Estância, Ana Alves – filha do saudoso João Alves Filho, Daniela Fortes – ex-vereadora de Aracaju, Kaká Santos – Tobias Barreto, Carla e Anderson de Zé das Canas – Frei Paulo, Gedalva Umbauba – São Cristóvão, Marcelo Sobral – Itaporanga, Eliana da Sopa – Nsa. Senhora do Socorro.

PP amplia filiados e mostra força com pré-candidatos competitivos O pré-candidato ao Senado Federal, Laércio Oliveira (PP), fez um balanço sobre o encerramento das filiações partidárias ocorrido neste sábado, 2, e considerou que o partido obteve um saldo bastante positivo. Foram apresentados nomes fortes e competitivos, o que poderá garantir um bom número de parlamentares eleitos, tanto para o Senado, como para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Vale destacar o trabalho que o partido vem realizando, sob o comando de Laércio Oliveira, desde a última eleição municipal. O crescimento nos últimos anos possibilitou ao PP ganhar estatura, conquistar espaços e o aumentar o número de filiados. O partido, que não tinha nenhum prefeito eleito em 2016, conseguiu eleger oito em 2020, e saiu de 28

Pedro Xavier, com a filiação na mão pode ser uma grata surpresa para deputado estadual em Porto da Folha e região.

vereadores para 73.

Filiados Foram filiados nomes fortes, como os deputados Capitão Samuel e Luciano Pimentel; o ex-deputado federal e ex-prefeito de Estância, Carlos Magno, e seu filho, o ex-vereador Tito Magno; os ex-deputados estaduais Jairo de Glória, Pastor Antônio dos Santos e Luciano de Menininha; o ex-jogador Washington Coração Valente; o advogado e empresário Thiago de Joaldo de Itabaianinha; Gabriela Passos, que é filha do ex-deputado Antônio Passos; a advogada Tatiane; e o ex-prefeito de Boquim, Luis Fonseca.  

Filiados II Para a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa o bancário e liderança da região de Porto da Folha, Pedro Xavier, atendendo a pedidos das lideranças do município que querem um parlamentar raiz. Também foram filiados o empresário do ramo do agronegócio, Djenal Queiroz Neto; Alan de Mundinho, filho do ex-deputado Mundinho da Comase; Pastor Jetter; O empresário Lúcio Flávio; Arthur da Camel; Willian de Salgado; as advogadas Raquel Tavares e Andrea Tereza; a empresária Taty Tauro; a enfermeira e coordenadora sistema prisional, Ilani Paulina; a líder comunitária Clara Emília; entre outros.


Adir Machado disputa Câmara Federal pelo PL/SE e lançará pré-candidatura hoje, 04 Atendendo ao convite do presidente do PL, Valmir de Francisquinho, o advogado Adir Machado assinou ficha de filiação ao Partido Liberal para disputar uma das oito vagas de Sergipe na Câmara dos Deputados. A confirmação aconteceu na tarde da sexta-feira, 01, na sede do PL/SE, com a presença do presidente. Adir estava no Cidadania e disputava a indicação para candidatura ao Senado. Hoje, 04, Adir Machado lançará, a partir das 18h30, a pré-candidatura a deputado federal – como também apresentará pré-candidaturas a deputado estadual – no Centro Social do Conjunto dos Motoristas em Aracaju.

Prefeitura de Socorro e CAIXA anunciam cronograma de assinatura de contratos das Mil Casas Na última sexta-feira, 1°, a Prefeitura de Socorro, por meio da secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Caixa Econômica Federal (CAIXA) realizaram uma reunião com representantes dos contemplados com as mil casas para tratar dos últimos detalhes para a entrega do empreendimento.

Tratativas Durante a reunião, a CAIXA orientou os contemplados a respeito do processo de assinatura dos contratos, que será realizado entre os dias 05 e 08 de abril. Além disso, segundo informações repassadas pela empresa, as tratativas com a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e com a Energisa já foram finalizadas. Durante o ato da assinatura do contrato, serão disponibilizados para os contemplados os documentos para a solicitação do abastecimento de água e energia individuais.

Chaves A CAIXA também informa que a entrega das chaves das casas está prevista para acontecer na semana seguinte à assinatura dos contratos, em data para cerimônia oficial a ser comunicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A reunião contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal: o superintendente de Rede, Ismael Boaventura Neto, a superintendente executiva de Habitação, Maria Aparecida Zuber, e o gerente executivo de Habitação, Iran Alves Menezes. Também participaram da reunião o secretário de Planejamento, Francisco Nascimento, a secretária adjunta de Assistência Social, Aída Santana, e o secretário de Governo, Renato Nogueira.

Entidades Estaduais Municipalistas do Nordeste se reúnem em Sergipe Aconteceu  no último 1º de abril, na capital sergipana, o 5º Encontro de Entidades Estaduais Municipalistas do Nordeste, intitulado de “Nordeste Unido pelo Desenvolvimento”. O evento foi acolhido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), e reuniu presidentes das entidades estaduais municipalistas do Nordeste, com o objetivo de discutir pautas de fomento ao desenvolvimento dos municípios da região.

Debates A programação incluiu debates sobre o panorama da exploração do gás no Brasil, apresentado pelo deputado federal Laercio Oliveira; apresentação do prefeito de Indiaroba/SE, Adinaldo Nascimento, sobre ações inovadoras implantadas para fomentar a economia do município; demonstração dos resultados das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), exibida pelo superintendente da entidade, Marcos Alves Filho; e apresentação panorâmica das parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil e a modelagem de PPP nos municípios.

Pautas O novo presidente da FAMES, Alan Andrelino, demonstrou a satisfação em receber no estado de Sergipe, o encontro das entidades estaduais e poder contribuir com as discussões de pautas municipalistas. “Estou muito feliz por estar representando os municípios sergipanos nesta semana municipalista. Recebemos vários presidentes para trocarmos experiências e discutirmos novidades para as políticas públicas”, pontuou o presidente.

Fortalecimento Nordeste Para a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ana Célia, o momento representa o fortalecimento do municipalismo nordestino. “A gente volta pra Pernambuco sempre trazendo alguma coisa nova e, principalmente, é um momento da gente se fortalecer para enfrentar os desafios do dia a dia que a gente está vivendo, quase virando a página dessa pandemia, mas ainda não viramos, e com todo esse momento da crise econômica. Eventos como esse juntam todos que têm a mesma característica, os mesmos problemas que estamos passando, em uma mesma região que é o Nordeste, para fazer com que a gente se fortaleça e, que juntos, a gente discuta, crie alternativas e diminua essas angústias”, declarou a presidente.

Significado O ex-presidente da FAMES, Christiano Cavalcante, destacou o evento como encerramento da semana municipalista, que teve início com a realização da Prosa da FAMES, na sequência a inauguração da sede própria da Federação, encerrando com a realização do Encontro de Entidades Estaduais Municipalistas do Nordeste. “Ontem (31) recebemos os presidentes das Estaduais e hoje (1º) discutimos a deliberação da pauta Nordeste, muito importante para o desenvolvimento dos municípios nordestinos, e essa reunião está sendo sediada aqui, em Aracaju, e tem um significado especial para o municipalismo sergipano”, destacou Christiano. Nos dias 25 e 28 de abril será realizada a XXIII Marcha a Brasília em defesa dos municípios, e nos dias 11 e 12 de maio, será promovido no estado da Bahia, o 6º encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento.

CHIP celebra aniversário de 30 anos em jantar com membros do CIO-SE Uma noite marcada por conexões, aprendizados, experiência gastronômica, música e muita celebração. Assim foi o encontro promovido pela Chip, empresa especializada em soluções para Data Center que, na última terça, 30, reuniu os membros da Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe (CIO/SE), colaboradores, parceiros e clientes da Chip, em um evento comemorativo ao aniversário de 30 anos da empresa.

Palestra A ocasião aconteceu no Rooftop Dautore, situado no bairro Inácio Barbosa, e contou com a palestra online intitulada Resiliência Cibernética, ministrada pelo Sales Leader da Dell, Wellington Menegasso, além de uma experiência gastronômica com os sabores regionais de Sergipe, preparada pela chef sergipana Seichele Barboza, que levou os convidados a uma viagem pela culinária do Estado. O jantar também contou com a degustação de vinhos pelo sommelier, Walkennedy Lima, e a atração musical ficou por conta do saxofonista, também sergipano, Kleber Barros. Ao final, os convidados receberam uma lembrança contendo itens característicos da cultura sergipana, como o doce de banana e o licor de mangaba.

Conquista Para o fundador da Chip, Roger Barros, comemorar 30 anos é uma grande conquista, principalmente diante de um mercado altamente competitivo e de rápidas mudanças como o de Tecnologia da Informação. “Empreender não é uma coisa fácil, então, chegar aonde chegamos, nos dá muito orgulho e gratidão ao time Chip que é altamente comprometido, qualificado, ético e que faz com que a empresa tenha todo esse diferencial no mercado onde atua”, ressalta Roger, que também agradeceu aos parceiros e clientes da Chip pela confiança e relacionamento construído ao longo desta jornada.

Credibilidade “Eles são importantíssimos para que a gente avance e se aprimore cada vez mais porque foi a nossa forma de agir, nossa dedicação, trabalho e comprometimento, sempre com ética, transparência e credibilidade, que mantiveram e continuarão permeando o relacionamento com os nossos parceiros e clientes”, pontua Roger.

Parceria A presidente do CIO/SE, Carla Almeida, ressalta a satisfação de celebrar o aniversário de uma empresa que é parceira da Associação de Gestores de TI do Estado de Sergipe. “A Chip sempre está junto, seja em nossos encontros anuais ou reuniões mensais, trazendo palestras técnicas como esta sobre Resiliência Cibernética, além de propor as melhores soluções de mercado. Que venham mais trinta, quarenta, cinquenta anos de profissionalismo e contribuição com o setor de TI do Estado de Sergipe junto aos CIOs, afirma Carla. Veja mais detalhes do aniversário da empresa genuinamente sergipana aqui: https://chipcia.com.br/noticias/92

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





DIA MUNDIAL DO LIVRO INFANTIL Por Clarkson Ramos Moura

ATENÇÃO, CRIANÇADA   

“LIVRE-SE DE ARMAS E ARME-SE DE LIVROS!”


Sabedoria Popular

“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS.

Monteiro Lobato

“TODOS OS CANALHAS FORAM CRIANÇAS INFELIZES.”

Ziraldo

“LER É PARA MENTE O QUE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO PARA O CORPO.”

Richard Steele

“UM PAÍS SE DESTRÓI COM MULAS E ARMAS.”

PARABÉNS! FUTUROS ORGULHOS DE UM PAÍS PLENAMENTE DESENVOLVIDO E UM POVO VERDADEIRAMENTE SOBERANO!


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Segunda-feira, dia 04/04, a partir das 19 horas: CAFÉ E PROSA COM O GRUPO RESSALT – UFS

Autor do Livro: Escritor Antônio Saracura
Mediador: Prof. Dr. Jorge Carvalho
Participação especial: Prof. Dr. José Santana
Coordenadora: Profa. Dra. Suzana Mary A. Nunes.

Tecle o link acima e entre na sala de “Os Meninos que não queriam ser padres”: https://www.youtube.com/watch?v=p7g9B0YUZNY

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Humanismo e medicina – Autismo Por Francisco Rollemberg

Dentro de um conceito de medicina humanizada integral, visualizamos o homem como um fim em si mesmo. Daí porque, quando se fala neste tipo de medicina vem logo a pergunta: “Há medicina que não seja humanizada?”.

Não há como defini-la assim, pois a medicina outra coisa não é senão a arte e a ciência do sofrimento humano e a elas não se chegam sem muito amor e compaixão. No caso específico do autismo, mais que amor e compaixão, é o olho no olho, e a individualização das alterações comportamentais, os fatores preponderantes para inclusão social do paciente.

Há autistas e autistas, não há um padrão de comportamento pois o autista vive no seu mundo, um selenita, fugindo as normas mais corriqueiras de comportamento.

São singulares, tendo cada um as suas próprias singularidades.

Assim, o que se vê, é que a sua inserção social tem um longo caminho a percorrer com um condicionamento à Pavlov através de orientação psicopedagógica capaz de criar no autista por imitação talvez, conduta de comportamento social adequada a uma melhor qualidade de vida.

Cremos, portanto, que uma patologia que até o momento não tem cura, o uso judicioso de alguns medicamentos associados ao processo educativo sejam capazes de fazer aflorar sua capacidade e potencialidade.

Em Cuba, em trabalho de dezembro/2012, a psicopedagoga Ileana Álvarez Araújo com longa experiência no tratamento do autista afirma: “…aprendem a trabalhar por imitação, pois não manifestam a conduta imitativa inclusive nas mais simples como seria vestir-se e levar a colher à boca”.

Ao fazer isso, numa doação permanente, por certo, caminhamos para o resgate do respeito e dignidade do autista levando-os a uma vida plena, inserido no contexto social de acordo com a sua capacitação e aptidão.

Isso é Humanismo; é Medicina Humanizada Integral.


OPINIÃO

Cirurgia Bariátrica. Opção para o tratamento da obesidade pelo SUS. Por Antônio Carlos Sobral Sousa* e Rebeca Rocha de Almeida**

A obesidade é uma condição de difícil controle, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo, criando quadro inflamatório sistêmico associado ao aumento de fatores de risco cardiovasculares, como a Diabetes Mellitus (DM2) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças isquêmicas do coração, do cérebro, dos rins e dos membros inferiores. Este processo decorre da interação de condições ambientais e psicológicas como o sedentarismo, o estresse e o aumento no consumo de alimentos processados e ultra processados, associados a fatores metabólicos e genéticos, responsáveis pelo balanço energético positivo e pela constituição de um ambiente “obesogênico”.

Segundo relato da Organização Mundial da Saúde (2020), a obesidade triplicou em todo o mundo desde 1975, passando a ser considerada uma das principais pandemias do século XXI. No Brasil, dados obtidos pelo sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) em 2019, revelaram que a frequência de adultos obesos foi de 20,3%, taxa semelhante entre homens e mulheres, sendo a frequência de obesidade superior na faixa etária de 45 a 54 anos, em ambos os sexos. Nesse aspecto, Aracaju ocupou a 10ª posição entre as capitais brasileiras com maior percentual de pessoas obesas (20,6%), ficando, ainda, no incômodo 6º lugar, com uma taxa de 22%, na população feminina. A Pandemia da Covid-19, seguramente, deve ter agravado este cenário já que tem sido relatado aumento ponderal em vários seguimentos da nossa população. Vale ressaltar, ainda, que um estudo brasileiro (Nilson et al.; doi.org/10.26633/RPSP.2020.32), revelou que os gastos com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento da obesidade e de suas doenças associadas no ano de 2018, atingiram um quantitativo de R$ 3,45 bilhões, equivalentes a mais de 890 milhões de dólares. Deste montante, 59%, 30% e 11%, foram consumidos com terapias para: a HAS, a DM2 e a obesidade, respectivamente. Considerando, separadamente, a obesidade como fator de risco para HAS e DM2, os custos atribuíveis a essa doença chegaram a R$ 1,42 bilhão, ou seja, 41% do total.

O tratamento conservador de obesos portadores de DM2, baseado na dieta hipocalórica, na prática regular de exercício físico e na utilização de medicamentos hipoglicemiantes, está bem estabelecido, como de primeira linha na promoção da perda de peso, na melhoria da capacidade aeróbica, dos parâmetros cardiometabólico e da qualidade de vida. Todavia, a baixa adesão, sobretudo entre grandes os mais obesos, tem causado frustação desta estratégia a longo prazo, levando a recuperação do peso em, aproximadamente, 95% dos casos. Além disso, alguns fármacos usados no controle da glicemia, podem fomentar o ganho de peso. Por outro lado, a Cirurgia Bariátrica (CB) tem despontado como alternativa terapêutica atraente para o tratamento da obesidade grave, por proporcionar perda ponderal mais sustentável do que a metodologia não invasiva, contribuindo para o melhor controle da DM2, da HAS e de outros distúrbios metabólicos. Vale ressaltar, que os dependentes do SUS, podem, também, usufruir da CB, atendendo às normas regulatórias do Ministério da Saúde.

A Tese de Doutorado da nutricionista Rebeca Rocha de Almeida teve como intuito avaliar a eficácia da CB, comparativamente ao tratamento médico convencional, quanto à remissão da DM2 e do risco cardiovascular, em cinco anos de acompanhamento, de portadores de obesidade (IMC ≥35 kg/m²), com pré-diabetes e/ou DM2, usuários do SUS e atendidos no Hospital Universitário de Sergipe. O produto da investigação, aceito para publicação no periódico MDPI – Medicina (ISSN: 1648-9144) revelou superioridade, a longo prazo, do procedimento cirúrgico, tanto em atingir os objetivos mencionados, como na melhoria das variáveis antropométricas e na redução da quantidade de medicamentos, utilizados tanto para o controle glicêmico como para o tratamento de comorbidades associadas. Como objetivos secundários da pesquisa, observou-se que a CB promoveu redução da gravidade das comorbidades associadas à obesidade (DM2, HAS e dislipidemia), já no 3º mês após o procedimento e os resultados alcançados se mantiveram até o 5º ano subsequente. Estas constatações foram publicadas, em 2021, na revista MDPI – Medicina (doi.org/10.3390/medicina57090995).
Portanto, estes achados podem ser úteis tanto para os profissionais envolvidos no processo de tratamento da obesidade, como para os gestores de saúde, na adoção de medidas que visam reduzir o risco cardiovascular, principal causa de morte da população brasileira. Finalizamos, lembrando que o importante em emagrecer “não é o peso que se perde e sim a saúde que se ganha”.

*Antônio Carlos Sobral Sousa (acssousa@terra.com.br ). Professor Titular do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação.

**Rebeca Rocha de Almeida (rebeca_nut@hotmail.com ). Nutricionista e Doutora Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS. Membra da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica


OPINIÃO

Gente Sergipana – Dr. Silvério Martins Fontes Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

A história de Sergipe é recheada de cantos e loas aos sesmeiros, senhores de baraço e cutelo. A história do povo e de seus heróis é esquecida, não se conta.

Silvério Martins Fontes nasceu em 1º de fevereiro de 1858 na cidade de São Cristóvão, ex capital da então província de Sergipe.

Fez os estudos primários e parte dos secundários na terra natal, vindo completa-los no Rio de Janeiro, matriculando-se na Faculdade de Medicina da capital do Império. Estudante pobre, lecionava geometria e latim para poder manter-se e pagar o curso médico.

Silvério Martins Fontes faleceu em 27 de junho de 1928, em Santos, com a idade de 70 anos.

Quem foi Silvério Martins Fontes? Vejam esse documento:

Carta do historiador itabaianense Francisco Antônio de Carvalho Lima Junior (1896), ao ilustre médico sergipano Silvério Martins Fontes, autor do Manifesto Socialista ao Povo Brasileiro (1889); fundador do Centro Socialista de Santos (1895) e do jornal “A Questão Social (1895).

“Não podia aparecer em melhor oportunidade um jornal nas condições do – A Questão Social uma vez que não se proponha a transigir com os bandos de especuladores, que vive por toda a parte a pescar em águas turvas em épocas eleitorais. O nosso novo vale tão pouco como elemento propulsor dos mecanismos sociais. Tem se aviltado tanto, se tornado de tal modo ludibrio dos falsos profetas, vítima que beija os pés dos seus algozes, que faz desconfiar da sua constância na luta pelos interesses, e sobretudo na dedicação sincera aos melhores servidores. A meu ver, a importância que merece a propaganda em favor do proletariado em país como o nosso, não consiste tanto na aspiração europeia de uma reforma radical de uma instituição governamental, como na reforma dos costumes, o que só se pode alcançar por meio de profunda transformação moral. Sem isto, nada se conseguirá de positivo, senão estragar um belíssimo ideal. Para conseguir encarnar o ideal no verdadeiro, há mister de virtudes muito heroicas e mui lenta evolução. Por enquanto, a propaganda dirigida sob o ponto de vista científico, terá feito muito, operado prodígios, se conseguir anular as influencia maléficas, que, mentindo a democracia, se opõem a proclamação da República do Brasil… A missão da A Questão Social, como de todos os órgãos de propaganda das mesmas ideias, deve, por enquanto limitar-se a sanear, livrando-os desses miasmas, que os históricos, tem sido os primeiros a espalhar em nosso ambiente social. Falo, como disse, como histórico, que se envergonha dos companheiros na tribuna popular, no jornalismo, no parlamento, em toda a parte onde acham pessoas sem escrúpulos a quem mandar. Não será, pois, transigindo com o meio atual, que achará guarida o ideal socialista… “ (publicada na A Questão Social, nº 44, Santos, 01/04/1896, p.2)

Silvério Fontes formou-se em 1880, elaborando para o doutorado a tese A microbiologia baseada na obra de Pasteur, primeiro trabalho aparecido no Brasil sobre a matéria.

Silvério Fontes seguiu em 1881 para Santos, onde iniciou sua fecunda carreira de médico e de combatente das causas populares, e de onde não mais se retiraria.

Santos foi um polo de atração dos sergipanos desde o final do século XIX. Gente famosa, como Silvério Fontes e Quintino de Lacerda, como a massa de retirantes. Segundo Josué Modesto, no final do século XIX Santos precisava de mão de obra. Em 1892 veio a Sergipe um aliciador em busca de quatrocentos trabalhadores para tocarem a obra de de reforma e construção do Porto de Santos.

Depois de 1922, fundado o Partido Comunista, deu-lhe o Dr. Silvério Fontes a sua adesão. Reconhecia assim, no PCB, o legítimo herdeiro e continuador dos velhos combatentes que desde os primórdio da República haviam desfraldado em terras do Brasil a bandeira do Socialismo.

Talvez seja essa a razão do seu esquecimento em Sergipe: Silvério Fontes foi o primeiro sergipano a filiar-se ao PCB.

Astrojildo Pereira. Silvério Fontes, pioneiro do marxismo no Brasil. Estudos Sociais, vol. III/n° 12, Rio de Janeiro, abril de 1962.

Silvério Fontes é tido por Astrojildo Pereira, como o primeiro socialista brasileiro de tendência marxista.

Vocês ficaram curiosos se a “Editora Martins Fontes” tem ligação com a família do doutor Silvério Martins Fontes. Tratarei do assunto no próximo texto.


PELO TWITTER


www.twitter.com/palmeriodoria TOSTINES Os ratos estão abandonando o navio ou o navio está abandonando os ratos?

www.twitter.com/frednavarro Gostamos de suprimir o passado, infernizar o presente e comprometer o futuro. No Brasil, até o erro está sob controle.

www.twitter.com/mc_jornalista O estranho caso de uma “guerra” que une petistas e bolsonaristas na defesa do invasor.

www.twitter.com/ayres_britto O que não dá pra entender é essa bondade enorme dos que não têm nada e ainda assim nos perdoam a nós que temos tudo.

www.twitter.com/AntonioSamarone Essa obra da Sarney é um estrupício!

 

 





 

 




Frase do Dia
“Não há gente completamente boa nem gente completamente má, está tudo misturado e a separação é impossível. O mal está no próprio gênero humano, ninguém presta. Às vezes a gente melhora. Mas passa.” Lygia Fagundes Telles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-04/coletiva-imprensa-papa-francisco-malta-viagem-apostolica.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais