Água: uma riqueza para a saúde

Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”
(Madre Tereza de Calcutá)
Oitenta por cento das doenças nos países emergentes são decorrentes de água de má qualidade, curiosamente e paralelamente oitenta a noventa por cento dos internamentos hospitalares decorrem de doenças transmitidas por ela; Salientamos de que os seres humanos têm 65% do seu peso formado pela água, por causa disso em um clima temperado/tropical um adulto precisa ingerir cerca de três litros de água por dia.

Em casa, 78% do consumo de água, em média, é gasto no banheiro.

Importante frisar de que setenta por cento da terra é ocupada pela água, sendo de que cerca de 98% de água do planeta é salgada, 2% referem-se à água doce, destes 2%, apenas 10% servem para abastecimento.

Infelizmente mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo não possuem acesso a água de qualidade (água potável),sendo que cerca de 97,30% são oceanos impróprios para consumo e agricultura; 2,34% de gelo que só podem ser aproveitadas por meio de lençóis subterrâneos, que como sabemos ,são muito difíceis de acessar,e finalmente o restante  0,36% que correspondem aos rios, lagos e pântanos (água potável).

Características da Agua com relação à sua pureza:

Água contaminada – contém micróbios patogênicos ou substâncias venenosas.

Poluída – contém substâncias que modificam suas características e a tornam imprópria para o consumo humano.

Potável – não tem micróbios patogênicos, nem substâncias químicas além dos limites de tolerâncias, não é desagradável pelo seu aspecto, a qualquer de nossos sentidos (visão, tato,paladar e olfato).

80% desta água – agricultura

15% desta água – indústria

5% desta água – consumo humano

Água como fonte de doenças

A água pode proporcionar prejuízo à saúde do indivíduo quando contaminada das seguintes maneiras:

  • Na ingestão direta
  • Na ingestão de alimentos
  • Na indústria
  • Na agricultura
  • No uso na higiene pessoal ou no lazer

Os principais riscos a saúde relacionados com a água são:

  • Ingestão de água contaminada por agentes biológicos (vírus, bactérias e parasitas) ou através de contato direto ou por meio de insetos transmissores de doenças e que necessitam da água em seu ciclo biológico.
  • Contato com água contaminada por poluentes químicos e/ou radioativos, geralmente originados de esgotos industriais.

Agentes de Doenças

Os principais são os parasitas, vírus e as bactérias patogênicas.

Chamamos de parasitas animais compostos por apenas uma célula que se alimentam do sangue de outro, nascem, crescem e se reproduzem, geralmente em outros corpos organizados (são vermes, fungos ou protozoários)

As principais doenças causadas pela água contaminada são: amebíase, malária, doença de chagas, amarelão, candidíase, pé de atleta, esquistossomose, solitária, tricomonas, filariose etc.

Dos parasitas que podem ser ingeridos pela água, o principal é a Entamoeba Histolítica, encontrada principalmente nos locais com a temperatura ambiente elevada e com más condições sanitárias e causa diarreia e outros problemas gastrintestinais.

Vírus são agentes infecciosos invisíveis a olho nu, que têm a característica de não possuir metabolismo independente e só se reproduzirem apenas no interior de células hospedeiras vivas,convém referir de que as viroses mais comuns em nosso meio são: gripes, resfriados,catapora (varicela), sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, raiva, hepatite infecciosa. Também devemos salientar que as doenças virais mais encontradas em água contaminada por dejetos humanos são os da hepatite infecciosa.

As bactérias patógenas encontradas na água e/ou alimentos, constituem uma das principais causas de morbidade (capacidade de causar doença em um indivíduos ou em um grupo deles) e mortalidade (capacidade de causar a morte em um indivíduo ou em um grupo deles) em nosso país, e podem ocasionar: enterites, diarreias infantis, doenças epidêmicas em geral, leptospirose (doença do rato-geralmente fatal!!!), febre tifoide, cólera e coqueluche.

Amebíase

E uma doença endêmica no Brasil e democraticamente existente em todo o nosso planeta. É causada pela Entamoeba Histolítica,que contamina a água dos rios através dos dejetos de indivíduos doentes e levados através dela ou pela poeira ou por baratas ou moscas a contaminar frutas, verduras e alimentos em geral.

Os principais sintomas são a dor abdominal e a diarreia,mas podem acarretar astenia, indisposição geral e perda de peso. É curável desde que se use a medicação adequada.

Ancilostomise                                                                                                                                                         

No popular: amarelão, mal da terra, opilação, canguari e mofino. Causada pelo ancilostoma Duodenale ou pelo Necator Americanus,observasse sua ocorrência quando a larva dos seus vermes penetram pela pele ou pela ingestão de ovos do parasita através de água ou        alimentos contaminados.

O ciclo (ou a forma de evolução do verme) se inicia no intestino da pessoa contaminada; lá a fêmea adulta põe ovos que são eliminados pelas fezes;quando se depositam no solo,é que se formam as larvas que podem então         atravessar a pele humana. Quando as larvas caem na circulação, elas podem então chegar ao coração, pulmões, atravessam a parede dos alvéolos, sobem à árvores respiratórias, chegam à faringe e são deglutidas chegando ao intestino em formam vermes adultos.

Como o verme se alimenta de sangue, o que chama atenção de início pode ser a anemia, seguida e/ou simultaneamente com fraqueza, perda de peso, desânimo, pele de cor amarelada (amarelão), dores abdominais, vômitos, diarreia; Além desses sintomas devemos relatar de que  alguns indivíduos, principalmente crianças mais novas, podem apresentar perversão do apetite, como por exemplo a vontade de comer terra.

Importante informar de que essa verminose também é curável em praticamente 100% dos casos.

Giardíase

É uma parasitose intestinal causada por um protozoário,a giárdia lamblia,sendo que é basicamente  uma infecção transmitida por contágio direto, através de água e/ou alimentos contaminados.

O parasita instala-se no jejuno-íleo (intestino delgado) e, frequentemente, sobe pelo canal colédoco e vai se alojar na vesícula biliar, tornando o tratamento bem mais difícil.

Apesar do caráter agudo com que se manifesta a doença,ela tem alta tendência à cronicidade. A incidência é acentuadamente maior em crianças, provavelmente porque entre estas são menores os cuidados higiênicos com as mãos, a água e os alimentos. Cursa com sintomas inespecíficos de dor abdominal,fraqueza geral e em alguns casos diarreia;Geralmente o tratamento específico também leva a cura em todos os casos.

Tricocefalíase

Verminose muito comum nas regiões tropicais notadamente onde ocorre menores condições higiênicos-sanitárias.

Afeta mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente crianças em fase escolar.

A infecção se dissemina através de poluição do solo com dejetos humanos, carreados pela água que se contamina e aos alimentos, frutas e verduras que entra em contato com ela.

Principais sintomas-Adultos e crianças maiores e bem nutridas com infestação pequena de vermes,ela geralmente pode ser assintomática;já nas crianças menores e com grande quantidade de vermes podem apresentar: cefaleia ( dor de cabeça ),palidez, dor abdominal, diarreia, melena (fezes sanguinolenta),tenesmo, disenteria, perda do apetite, emagrecimento, crises de urticária ( coceira ) no corpo, insônia, apatia, irritabilidade e nervosismo.

Se não houver um tratamento adequado na fase inicial, o quadro pode se agravar ocasionando disenteria muco sanguinolenta e até eliminação de sangue junto com as fezes.

Nesses casos ocorre a presença de anemia muitas vezes grave se não tratada de imediato. O tratamento é específico e consegue curar da infecção, mas se tarda a ser feito pode deixar cicatrizes no organismo.

Medidas Preventivas

Com a água:

  • Ter um sistema de abastecimento e tratamento da água, com fornecimento em quantidade e qualidade para consumo, tanto para uso doméstico, como para uso coletivo.
  • Protegê-la da contaminação dos rios, lagos ou outras fontes de água.
  • Manter a limpeza e a higiene das caixas d’água

Com o Indivíduo:

  • Lavar as mãos (antes das refeições, antes de preparar os alimentos, após a evacuação e após limpar uma criança que acaba de evacuar).
  • Desinfetar ou ferver a água para beber e preparar os alimentos.
  • Lavar bem as verduras antes de comê-las.
  • Evitar entrar em contato direto com água ou lama das enchentes ou esgoto. Nestas situações, utilize botas,luvas ou outras proteções.

Considerações Finais

Muitos ficam inseguros após tratar uma verminose e meses depois em um novo exame de fezes a encontra novamente. Geralmente diz que o remédio foi fraco e não matou o ‘bichinho’?

Porém devemos lembrar que ocorre uma reinfecção se as medidas individuais de higiene não forem realizadas, o que não significa que o tratamento anterior foi ineficaz.

Uma boa semana, com muita água boa que possa purificar o corpo e a alma.

Maktub…

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais