AJU: partidos começam a mostrar suas cartas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

As definições das candidaturas nos municípios da região metropolitana de Aracaju, especialmente em Socorro e São Cristovão, deságuam na capital e, consequentemente, mostram os caminhos para alguns partidos.

Ao optar pela candidatura do deputado padre Inaldo, do PCdoB, em Socorro, o PMDB do governador Jackson Barreto faz um grande afago no ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que mesmo em condições boas de disputa será preterido pelo candidato peemedebista Zezinho Sobral que terá o apoio do PT.

Resta saber se Edvaldo continuará na disputa ou aceitará a proposta – que circular nos bastidores –  de apoiar Zezinho e entre outras ofertas a de ser o candidato dele (Zezinho Sobral) a deputado federal em 2018. Quem conhece Edvaldo sabe que – se consultado – não aceitará uma proposta deste tipo.

Por outro lado, Jackson tenta agradar o prefeito de Socorro Fábio Henrique tentando viabilizar a candidatura do irmão, o ex-secretário Adilson Júnior, a prefeito de São Cristovão. O problema é que Fábio, que tem justas pretensões futuras, sabe que o peso eleitoral de Socorro é um, e o de São Cristovão é outro. Além disso, mesmo se conseguir “abortar” a candidatura de Marcos Santana, do PMDB (que seria uma injustiça), Jackson não conseguirá reunir todo o grupo na cidade histórica.

Por isso, Fábio Henrique, que comanda o PDT em Sergipe, deixou claro que continuará apoiando Jackson, mas que em Aracaju o

partido está independente para seguir o caminho que desejar.

O jogo de cartas está deixando claro que Jackson viabiliza a candidatura de Zezinho Sobral que é legitima. Porém, os aliados buscam seus caminhos, principalmente porque em 2018 Jackson se aposentará e nomes novos como Fábio Henrique, Valadares Filho, Fábio Mitidieri, Heleno Silva, entre outros são os que devem preencher o espaço do eleitorado deste agrupamento.

O leitor (e eleitor) percebe que ao agradar num lado, no caso do padre, o PMDB desagrada  o outro. É normal na política. Os interesses eleitorais contidos em um grupo nem sempre convergem. Por isso no grupo comandado por Jackson, em Aracaju, Zezinho, Edvaldo e o próprio Valadares Filho tentam construir seus caminhos.

Cá para nós. Certo o PSB que não esperou o tempo passar. Já tem uma aliança com o PSD e o PROS e já sedimentou a candidatura. Edvaldo agora tem que correr contra o tempo perdido.

Enquanto isso, do outro lado, João está vivo e melhorou nas pesquisas. A pré-candidatura de Eduardo Amorim já é natimorta desde o lançamento. Aracaju promete uma disputa acirrada como foi em 1996. Com Almeida prefeito apoiando Garibalde Mendonça, o PT, com Ismael Silva, Jackson apoiando João Gama e Maria do Carmo com o apoio de João Alves. Gama foi com Ismael para o segundo turno e venceu aproveitando o erro fatal do PT que foi pedir o apoio de Maria.

O jogo de cartas começa a deixar claros os caminhos. Resta saber qual o caminho que a maioria do eleitorado escolherá.

Enquanto governo diz que está em crise, Alese compra remédios para deputados e servidores
Entre as categorias dos servidores públicos do Estado de Sergipe, os do legislativo estão num patamar bem superior,

principalmente aos do Executivo. Mesmo assim, a Mesa Diretora da Alese, entende que os deputados e servidores não precisam gastar com remédios. Abriu um processo licitatório (pregão presencial 009/2016) para comprar diversos itens no valor de até R$ 20 mil. O pregão será realizado no dia 15 de Juno às 8h30 e o edital encontra-se disponível na página da Alese na Internet.

Tem 20 caixas de cotonetes, 400 agulhas descartáveis, 5 mil compressas 
Pela quantidade de itens, pelo jeito os deputados e servidores estão tranquilos para não gastarem dinheiro com remédios este ano. Aliás, tem até cotonetes (20 caixas). Tem também 400 agulhas descartáveis, 10 pacotes de compressa de gaze (500 unidades cada pacote), ou seja, 5 mil compressas. Tem também álcool etílico com 48 unidades de um litro, 600 comprimidos de tylenol, 24 frascos de álcool gel, 800 lancetas acchu-check para monitoramento glicemia.

Servidores do Executivo devem exigir este benefício também
É pelo jeito, os servidores do Executivo que recebem bem menos do que os servidores do Legislativo devem exigir o benefício da farmácia gratuita em vários locais de trabalho.

Pregão da Fundação Estadual da Saúde denunciado
E alguns empresários denunciaram aos órgãos fiscalizadores o pregão 05/2016 da Fundação Estadual de Saúde – Funesa/SE.  A licitação será dia 06 de junho às 9h e eles garantem que já tem vencedor por conta da Fundação inviabilizar a participação  de alguns licitantes,  criando dificuldades e por conta dos fortes indícios de direcionamento, até mesmo com serviços desnecessários que serão faturados, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas  foram chamados para fiscalizar.

Causas
E circulou ontem nas redes sociais que o novo titular da CGU, nomeado pelo governo golpista, Torquato Jardim já atuou em escritório que defende causas de construtoras como a Camargo Correa. Arrepare…

Coletiva
A Secretaria de Segurança Pública apresenta nesta quinta-feira, 02, às 8h, dados sobre homicídios registrados no mês de maio em todo o Estado. Na oportunidade, estarão presentes João Batista, secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe; Alessandro Vieira, delegado geral da Polícia Civil; e o coronel Marcony Cabral, comandante geral da Polícia Militar.

Homicídios caíram 35,09% e atingem o menor número em 20 meses
Entre os números que serão apresentados hoje pela SSP, a redução de 35,09% no mês de maio deste ano comparado com o mesmo mês do ano passado.  Foram 114 em 2015 e 74 em 2016. Segundo a SSP é o menor número de homicídios registrados em 20 meses. Em setembro de 2014, a polícia detectou 71 homicídios no estado. Em Aracaju a queda chega a 55% e nas cidades do interior é de 24,32% neste mês de maio de 2016.

Policiais de Sergipe na força de segurança nacional: olimpíadas
No ano de 2015 a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, solicitou ao estado de Sergipe 90 (noventa) policiais militares, 10 (dez) bombeiros militares e 10 (dez) policiais civis, para trabalharem nas Olimpíadas.Mesmo o estado de Sergipe passando por grave crise na área da segurança pública, com índices altíssimos de homicídios, roubos, furtos, furtos de veículos etc, se comprometeu a enviar os profissionais de segurança (PM e PC).

Bombeiros não enviará ninguém
Todavia o Corpo de Bombeiros não enviará ninguém por falta de efetivo. A polícia civil enviará 10 policiais. Já a PM enviará 136 policiais militares, entre oficiais e praças.A decisão da PM salta aos olhos uma vez que a falta de efetivo é pública e notória, sentido pela sociedade nos bairros sem policiamento.

Olimpíadas: pediram 90 PM´s, mas comando enviará 136. E a segurança dos sergipanos?
As informações da caserna é que iriam apenas 81 praças, uma vez que 9 oficiais já se encontram no Rio de Janeiro, mas como existem PMs ligados ao comando, este resolveu enviar todos os aptos (136 PMs), em detrimento da segurança de todos os sergipanos. Ontem, 01, um praça chegou a denunciar facilitações na aplicação dos testes físicos para beneficiar alguns. Este jornalista não acredita é claro.

Enquanto alguns estados cancelam participações, SE manda mais do que o necessário. Sobra efetivo?
Interessante que estados que anteriormente se comprometeram a enviar policiais, cancelaram suas participações em razão dos altos índices de violências vividos em seus respectivos estados, a exemplo de Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul.Maiores informações no Boletim Interno da PM, que é público, nº 097 de 01 de junho de 2016.Será que a PM sergipana tem efetivo sobrando?

Jackson reconhece esforço
O governador Jackson Barreto esteve na abertura do São João de Paz e Amor na terça-feira (31) e reconheceu o esforço da prefeita de Areia Branca, Acácia Sousa, em fazer a tradicional festa. Para o governador, o momento não está propício para fazer grandes eventos, mas a gestora conseguiu contornar a situação mantendo não só compromisso com as tradições do município, mas com o funcionalismo público e contas da Prefeitura.

Valorização a prata da casa
A prefeita Acácia optou em só contratar artistas sergipanos para o evento, algo que agradou muito os representantes do meio, como o cantor Erivaldo de Carira, que se apresentou na noite do evento. Sabemos que é muito difícil um prefeito ou prefeita ter essa coragem, porque muitos daqui não valorizam nosso meio, nossa cultura sergipana. Fico feliz em participar desse evento mais uma vez e deixo meus parabéns aos gestores do município por essa iniciativa.

Ação Civil Pública contra aumento excessivo da taxa de foro
Ontem, 01, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) protocolizou uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo ao órgão que ajuíze Ação Civil Pública contra o aumento excessivo da taxa de foro e ocupação dos terrenos de marinha.

Desproporcional
O Conselho, através de seu presidente Sérgio Sobral, entendeu que o aumento não é justificável e foi imposto de forma desproporcional. Além disso, o reajuste dos valores das referidas taxas ocorreu sem que os ocupantes e foreiros fossem comunicados previamente dos critérios adotados, o que contraria o princípio da publicidade e da informação ao cidadão, previsto na Constituição.

UPM reúne parlamentares da América Latina
A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul – UPM reuniu os blocos representativos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela durante realização da XX Conferência Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais que começou na manhã dessa quarta-feira (1), no Campus Universitário da Tiradentes, em Aracaju para debater a pauta de assuntos internos e o tema da CNLE ‘Rediscutindo o Brasil’.

Mais interação
O presidente da UPM Brasileira deputado Francisco Souza (PSC-AM), destacou a importância de discutir o momento atual do país para haver mais interação. “Os deputados da UPM tem o papel de manter o elo que está mais próximo à população no momento político delicado para que a mensagem chegue ao Parlamento do Mercosul (Parlasul). Temos o dever de interagir com a voz mais sensível no cotidiano da população”, observou.

Investimento em saneamento básico
O deputado federal Valadares Filho (PSB) é o relator do Projeto de Lei que isenta as empresas de saneamento básico do pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), e do Programa de Integração Social (PIS). O projeto foi aprovado ontem, 01, na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados.

Benefício
Segundo o parlamentar, o benefício está ligado diretamente à aplicação dos recursos na qualidade do serviço. “Dessa forma, os recursos que deixarem de ser recolhidos aos cofres do Tesouro Nacional poderão ser investidos pelas empresas de saneamento em projetos de ampliação da cobertura, buscando a universalização do atendimento”, explica.

12 bilhões que poderiam ter sidos reinvestidos
“Na primeira década deste milênio, essas empresas recolheram aos cofres federais cerca de doze bilhões de reais que poderiam ter sido reinvestidos em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. São números superlativos e que dão uma dimensão da importância desse projeto para a melhoria dos índices de saneamento em nosso País”, argumenta o deputado.

PEC que trata da desvinculação de receitas
A deputada estadual Maria Mendonça (PP) apresentou à mesa diretora da Assembleia Legislativa, Moção de Apelo endereçada ao Senado Federal para que seja retirada de pauta e, consequentemente, arquivada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 143/2015 que trata da reinstituição da Desvinculação das Receitas da União (DRU). A matéria já tramita em segundo turno no Senado da República.

Nociva
A PEC, no entender de Maria é nociva, pois não contempla os interesses da sociedade, uma vez que sugere alterar, de forma abusiva, os artigos 76, 101 e 102 no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que tratam da desvinculação das receitas de 25% da arrecadação de impostos, contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico (Cide-combustíveis), já instituídos ou que vierem a ser criados nos próximos quatro anos.

Marco Regulatório do Terceiro Setor
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) promove no próximo dia 17 de junho, a partir das 10h, uma palestra sobre o Marco Regulatório do Terceiro Setor, ministrada pelos advogados Guilherme Reis e Renata Lima. O evento, realizado em parceria com Nelson Wilians – Advogados e Associados – e ADECOM, acontecerá na sede da entidade, localizada na Rua Duque de Caxias, 341, Bairro São José.

Propriá: Paulinho Campos se prepara para disputar a prefeitura
E o diretor do Hospital Regional São Vicente de Paula, de Propriá, Paulinho Campos, entregou o cargo para disputar a eleição municipal pelo PMDB. Paulinho, com toda equipe conseguiram mudar a realidade do hospital em pouco mais de três anos. Hoje a população do Baixo São Francisco tem uma unidade hospitalar de verdade. Como gestor ele já demonstrou capacidade. Que tenha sucesso na nova jornada, Propriá precisa retornar a crescer.

Em Laranjeiras, grupo deve lançar Edson do Raio X
Um grupo formado por lideranças que desejam renovação na política de Laranjeiras, formado há mais de um ano e que vem discutindo com a comunidade as necessidades e o desejo de mudança, principalmente com a juventude local, deve lançar como candidato a prefeito Edson do Raio X, jovem que conhece muito bem a realidade local.

Novo tipo de droga
Atuante no combate às drogas e destacando o assunto, a vereadora Daniela Fortes (PEN) falou sobre o "doce" que está sendo conhecido pelos jovens brasileiros durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 1. Na ocasião, ela pediu atenção dos órgãos competentes para o tema.

Jovens alucinados
"Já falei sobre o éter com bebida, o gás de buzina e agora tem uma nova droga em forma de doce e colorida chamando atenção deles. Isso deixa as nossas crianças e jovens alucinados, por isso é preciso ter atenção nas escolas e em todos os lugares", disse fazendo o alerta para que o poder público trabalhe cada vez mais a prevenção.

Invasão
Por volta das 11h da manhã, cerca de 50 manifestantes do SINTESE ocuparam o prédio do Sergipeprevidência. Eles estão acampados no andar térreo da Instituição e afirmam que o ato será realizado por tempo indeterminado ou até que seja depositado o pagamento dos salários do mês de maio.

Reunião
Diante do fato, a diretoria do Sergipeprevidência se reuniu com os representantes do Sindicato pra ouvir as reivindicações e apresentar os valores que hoje o órgão possui em caixa. Atualmente os benefícios a serem pagos somam uma quantia de R$143.620.98,09 para apenas R$ 733.898,12 de arrecadação.

Postura arbitrária
O Sergipeprevidência reconhece a legitimidade da manifestação, mas lamenta profundamente a postura arbitrária dos sindicalistas que tomaram o local, pois o diálogo com a classe sempre se manteve aberto e as informações sempre foram divulgadas de forma transparente.

Risco para o pagamento dos aposentados
O diretor-presidente, Augusto Fábio, deixou claro que a atitude prejudica o bom andamento dos afazeres do Instituto, pela falta mínima de condições necessárias para a sua realização, colocando em risco o pagamento dos aposentados. “Estamos em semana de fechamento de folha. O barulho, a aglomeração e a grande movimentação de pessoas no prédio faz com que os servidores da casa se sintam coagidos. Qualquer erro poderá resultar em grandes perdas para o erário público.”

Atividades paralisadas
No início da tarde, o diretor da Coordenadoria de Controle de Aposentadoria, Kaio Luan Dantas Campos, expediu um comunicado à Presidência anunciando que as atividades serão paralisadas devido à falta de segurança e concentração para registro de informações.

Poço Redondo
Todos os finais de semana a população de Poço Redondo, enfrenta dificuldades para efetuar saques em caixas eletrônicos da agência Banese daquele Município.O ex-deputado Jorge Araujo faz um apelo à direção do Banese no sentido de que solucione o problema. É que constantemente falta dinheiro nos cahs, notadamente nos finais de semana, prejudicando a comunidade e logicamente os clientes do Banese.

Ação para idosos em Salgado
Teve forró, animação e muita descontração no Centro dos Idosos do conjunto Flora Batista. É que, ontem, 31, ocorreu a segunda etapa do projeto de intervenção de estágio do curso de Serviço Social da Faculdade Dom Pedro. A ação faz parte do estudo de pesquisa das estagiárias do CRAS, Adilene Santana e Paloma Correia que, ao longo do projeto denominaram a atividade como “Cantinho do Aconchego: Fortalecendo Vínculo Familiar”.

Direito dos idosos
Para a abertura das atividades foi realizado uma apresentação do projeto produzido pelas estagiárias e em seguida, o presidente e a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso deram continuidade a ação, onde abordaram sobre o direito dos idosos. Durante a programação, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Polyana Ribeiro interagiu com o publicou e foi para o meio do salão dançar com os idosos.

1ª Palestra ‘Conhecendo o Método Montessoriano de Ensino’
A CGM Consultoria e Gestão traz à Aracaju a 1ª Palestra ‘Conhecendo o Método Montessoriano de Ensino’. O evento será realizado no dia 11 de junho, no auditório do Portal Escritório Virtual localizado no bairro Ponto Novo, Zona Sul de Aracaju.

Metódo
O Método ‘Montessori’ é o resultado de pesquisas científicas baseadas na experiência desenvolvida pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado pela ênfase na autonomia, liberdade com limites, e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança, utilizando métodos educativos para desenvolver o ser humano.

Papel do professor
Nesse estilo de ensino a criança é o centro do Método Montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizagem. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pelo aluno. As salas de aula e materiais utilizados no processo de ensino estimulam o interesse e o poder de questionamento dos estudantes, que não atuam como simples expectadores dos assuntos e exercícios propostos pelo professor, mas sim, como integrantes do processo de formação da aprendizagem. Sendo assim, estimulados a desenvolver o senso crítico, o pensamento construtivo a respeito do ‘por quê’ das coisas, criando assim, cidadãos pensantes, com opinião e entendimento prático das questões apresentadas nas disciplinas.

Vários Estados
O Método Montessoriano de Ensino já é aplicado em vários estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Sendo que, nesse último, nove escolas utilizam esse método inovador, que está sendo apreciado pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador, para ser aplicado nas escolas públicas da capital baiana.

Palestrantes
O evento em Aracaju terá como palestrante principal a psicopedagoga especializada em Língua Portuguesa, Lêlian Bittencourt, que possui experiência de 25 anos em Educação Montessoriana.O evento também terá a participação da pedagoga, neuropsicóloga e especialista em Gestão e Administração Escolar, Carla Andrade. Além, do Gestor de Negócios Raimundo Gomes, que atua como consultor empresarial para instituições de ensino e diversos seguimentos empresariais.

Inscrições
Turmas: Manhã – 8h às 12h e Tarde – 14h às 18h.Inscrições: Portal Escritório Virtual – Av. Nestor Sampaio, 140, no Bairro Luzia. E na loja Donita Modas – Av. Acrísio Garcez, 162, no Bairro Ponto Novo, na lateral do GBarbosa da Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro).Outras informações e inscrições através dos telefones (79) 3225-7171/ 3259-8818/ 9 9890-7634/ 9 9991-3604.

11 de Junho: XXX Forró do Bota Estaca
E o tradicional Forró do Bota Estaca, do Clube de Engenharia de Sergipe será realizado no dia 11 de junho, a partir das 22h, com

 três atrações musicais. A festa terá bebidas e comidas inclusas. A festa promete! Ingressos pelo telefone: (79) 3021 – 07-37.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61  Nunca se há de preferir um bom governo ilegítimo que golpeou o legítimo; menos ainda qdo aquele é pior do que este.

www.twitter.com/oMarioSousa  É na fila do banco que os putos com a vida desabafam.

www.twitter.com/gestor_robson  O diretor de Marketing de uma marca se chama "VOCÊ" !!” cuide do seu principal ativo que se chama "credibilidade".

www.twitter.com/pablovillaca  É inacreditável ver gente que trabalha com produção de conteúdo defendendo reprodução não autorizada de textos alheios. Uau. Quem vive da escrita sempre se fode: ou pedem que escreva de graça ou reproduzem seus textos sem autorização.

www.twitter.com/frednavarro  Há três décadas, 50 mil brasileiros são assassinados ao ano e outros 50 mil morrem no trânsito. Nada como um povo pacífico.

www.twitter.com/braynerr  Repetir que temer não vai interferir no lava jato é, no mínimo, insegurança de um presidente que já precisa mostrar a que veio

DO LEITOR

Frei Paulo: Professores na Rua Prefeito a Culpa é Sua!
E-mail recebido: “Ontem, 01/06, fui informado que tanto na Escola Municipal Alice Oliveira quanto na Escola Municipal José Israel no povoado Mocambo há professores que não aderiram a greve que estão dando suas aulas a um número mínimo de alunos, em torno de 4 a 6, isso é um absurdo, qual é a consciência desses professores prejudicando aos demais alunos, o pior é que eles têm o apoio das direções das escolas e da Secretaria Municipal de Educação.Pelo que conversei com alguns professores não há lei que os impeça de darem as aulas, mas vejo como uma questão de inconsciência desses professores e falta de questão pedagógico por parte das direções e da secretaria Municipal isso é o cúmulo da educação.Professores não lutem contra a sua categoria, afinal o ganho é para todos os professores.”

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A desconfiança é a mãe da segurança.”
Madeleine de Scudéry, escritora francesa, morreu em 02 de junho de 1701 (n. 1607).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais