Aju: Servidor público e os candidatos

O blog inicia hoje uma série de publicações com perguntas que estão sendo respondidas pelos candidatos a prefeito de Aracaju. O tema desta semana é “Servidor Público”. São 10 perguntas que foram enviadas a todos os cinco candidatos. Dois deles, Almeida Lima (PPS) e João Alves (DEM) não responderam. Por meio de sua assessoria o candidato João Alves justificou que por conta da falta de muitos dados disponibilizados pela PMA ainda não completou a análise integral da gestão administrativa e assim que tiver todo diagnóstico enviará as respostas. Já Almeida, cujo contato foi por telefone, não justificou o não envio. O blog lamenta, mas continuará enviado as perguntas semanalmente.

1 – O percentual de reajuste aplicado ao piso do magistério vai ser extensivo a toda a carreira?

Reynaldo Nunes (PV) – Sim, a valorização salarial do professor vai ser prioridade. Digo isso, por acreditar que uma educação de qualidade começa pela valorização do professor, portanto, o professor tem de ter um Plano de Carreira Justo que os remunere dignamente em todos os níveis.

Valadares Filho (PSB) –  Sim, o piso é lei e uma conquista dos professores. Por isso na nossa administração será aplicado para toda carreira.

Vera Lúcia (PSTU) – Sim. É uma vergonha o que o Governo Estadual e os governos municipais estão fazendo com os professores, usando de artifícios administrativos e políticos para negar um direito garantido. Valadares Filho não pode valorizar os professores, porque ele é a continuidade do que Edvaldo e Déda fazem hoje com os professores. Tampouco podemos ter esperança de que João vai garantir a lei do piso. João já mostrou qual é o jeito dele lidar com os professores: a base de cassetetes policiais. Só a Frente de Esquerda pode governar com os educadores. O professor merece muito mais que o piso atual. Vamos garantir esse direito, sim.

2 – Para o pagamento do piso do magistério na forma do item 1 pretende incorporar ou extinguir gratificações ou adicionais existentes?

Reynaldo Nunes (PV) – Não, o aumento salarial do professor deve contemplar um acréscimo real na remuneração líquida.

Valadares Filho (PSB) – Iremos pagar o piso sem causar  nenhum prejuízo aos benefícios já existentes.

Vera Lúcia (PSTU) – A incorporação das gratificações aos salários é uma reivindicação antiga dos trabalhadores. Porque gratificação não entra no cálculo do benefício da aposentadoria. Salário, sim. Mas não vamos fazer como Déda, que usou isso como manobra para dizer que estava aplicando a Lei do Piso. Na prática, ele pura e simplesmente cortou as gratificações. Os professores foram traídos pelo PT de Déda. Vamos garantir o pagamento do piso e, além disso, incorporar as gratificações aos salários de maneira que o professor tenha aumento real.

3 – Pretende fazer avaliação de desempenho dos servidores públicos municipais? De que maneira pretende melhorar a qualidade do serviço público?

Reynaldo Nunes (PV) – Sim, no objetivo único de criar um padrão de qualidade em nossos serviços, neste sentido, começaremos pelos cargos de direção, os quais contemplam o próprio prefeito, secretários, diretores entre outros, que também devem agir como servidores públicos, saindo dos seus gabinetes e fiscalizando a qualidade dos serviços da Prefeitura de Aracaju. Isso significa dizer que, em nosso entendimento, o motivo único de nossa existência (enquanto servidor) é a prestação de serviços de qualidade à sociedade, portanto, esta questão será de extrema importância em nosso governo. Acrescentamos também que, para dar conta disso, não há outro meio senão o já citado nos itens um e dois, ou seja, daremos subsídios para que o funcionário público municipal passe a ser tratado com dignidade, com salários condizentes às funções exercidas, com plano de carreira.

Valadares Filho (PSB) – Nós vamos criar a Escola de Governo para capacitar permanentemente os servidores. Entre as metas que pretendemos colocar em prática para melhorar a qualidade da administração e dos serviços prestados estão ações  coordenadas de planejamento,execução e avaliação do serviço público.

Vera Lúcia (PSTU) – O primeiro passo é melhorar os salários e as condições de trabalho de um servidor. Um técnico de saúde que trabalha sem seringas, luvas e outros utensílios básicos não pode oferecer um bom serviço. Não estamos falando de nenhuma situação hipotética, a imprensa divulgou e divulga casos desse tipo cotidianamente. Diminuir a sobrecarga de trabalho, implementar um plano de carreira para os funcionários. É assim que se melhora a qualidade. Hoje, quando um gestor público fala em avaliação de desempenho, ele não está interessado em proporcionar um serviço público melhor. O que ele quer é, primeiro, passar para os trabalhadores a culpa pelos péssimos resultados, frutos de sua incompetência política. Depois, a avaliação de desempenho é sempre usada como método de perseguição. O servidor não tem medo de avaliação se ela for, realmente, para esclarecer as deficiências e apontar soluções. Mas não é isso que acontece.

4 – Pretende transformar a remuneração do servidor público municipal em subsídio?

Reynaldo Nunes (PV) – Não, procuraremos o diálogo constante com o servidor através de uma mesa de negociação permanente, em busca de uma valorização salarial real.

Valadares Filho (PSB) – Nosso objetivo é continuarmos melhorando a remuneração salarial do servidor sem a criação de mecanismos que possam prejudicá-lo quando da aposentadoria.

Vera Lúcia (PSTU) – Essa artimanha foi usada recentemente pelos governos da Bahia e de Minas Gerais para burlar a Lei do Piso dos Professores. O subsídio é uma forma de remuneração mais instável, o que pode prejudicar uma série de direitos trabalhistas conquistados historicamente, como, por exemplo, o da aposentadoria. Somos contra qualquer tipo de alteração na forma de remuneração que venha a prejudicar o trabalhador. Essa política está definitivamente fora dos princípios programáticos da Frente de Esquerda.

5 – Pretende criar Secretarias? Quais?

Reynaldo Nunes (PV) – Faremos uma reforma para remanejar Secretarias existentes e criaremos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Valadares Filho (PSB) – Vamos criar novas secretarias municipais como Turismo e Desenvolvimento Econômico. E um órgão ambiental. Tudo faz parte do nosso projeto de modernização da administração municipal.

Vera Lúcia (PSTU) – A criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é uma reivindicação antiga do movimento ambientalista e também faz parte do programa da Frente de Esquerda. Precisamos de um órgão na administração pública que fiscalize de forma dura os maiores destruidores dos nossos rios e mangues: as grandes empresas, sobretudo o setor têxtil e a construção civil.Mas a verdadeira mudança na estrutura administrativa que a Frente de Esquerda pretende realizar não passa pela criação de secretarias. Defendemos a criação de conselhos populares para democratizar e ampliar a participação popular na administração pública. Esse é o espírito do nosso programa: “Aracaju nas mãos do povo”. Queremos criar conselhos populares em diversas áreas: saúde, transporte, educação, moradia, cultura, dentre outras. Esses conselhos serão compostos por membros eleitos e com mandatos revogáveis a qualquer tempo, representando os trabalhadores de cada setor, usuários dos serviços públicos e movimentos sociais.A Lei Orgânica de Aracaju lista uma série de conselhos municipais a serem criados. Nenhum deles existe de verdade. Também não nos interessam os conselhos apenas como órgãos consultivos, mas como instrumentos deliberativos e fiscalizadores.

6 – Vai criar ou extinguir cargos em comissão?

Reynaldo Nunes (PV) – Há um número excessivo de cargos em comissão na Prefeitura de Aracaju, faremos um levantamento dos cargos realmente necessários e extinguiremos os que não contribuem para a eficiência da administração.

Valadares Filho (PSB) – A nossa proposta é enxugar a máquina dentro do possível. Com a criação das novas secretarias poderemos remanejar os cargos já existentes. Desta forma não precisaremos criar mais cargos comissionados.

Vera Lúcia (PSTU) – Para entrar no serviço público, só via concurso. A administração pública não deve ser cabide de emprego em que o gestor pendura seus apadrinhados políticos e que depois vão ser seus cabos eleitorais. Defendemos a valorização dos servidores públicos e isso passa por cortar o mal dos cargos comissionados pela raiz. Os CCs, em geral, têm privilégios pecuniários que destoam, e muito, do conjunto do funcionalismo público. Privilégios, não. Direitos, sim.

7 – Pretende estabelecer pagamento de jettons para os conselhos municipais?

Reynaldo Nunes (PV) – Não, como vem sendo apresentado, nosso objetivo é promover uma gestão democrática e participativa, na qual, nosso servidor passara a ter voz ativa na construção de uma Aracaju mais sustentável, para tanto, a participação do mesmo não deve ser acrescida de benefícios financeiros, uma vez que, este virá em forma de maior prestigio e de salário digno e condizente com o exercício de sua função.

Valadares Filho (PSB) – Dentro do nosso plano de governo vamos realizar ações para fortalecer os conselhos municipais, tudo dentro da lei. Hoje a Lei Orgânica municipal proíbe o pagamento de jettons.

Vera Lúcia (PSTU) – Não. Os jetons podem até ser legais, mas, na nossa opinião, são imorais. Os jetons abrem brechas para uma série de irregularidades. Por exemplo, eles não são contabilizados para efeito da aplicação do teto do funcionalismo público. Como já disse, somos contra qualquer tipo de privilégios na administração pública.

8 – Vai garantir aos servidores públicos municipais no mínimo a reposição inflacionária aos respectivos vencimentos nos quatro anos de governo?

Reynaldo Nunes (PV) – Sim, uma das principais reivindicações dos servidores e, diga-se de passagem, feita com toda razão, é a questão do déficit salarial em relação à inflação, ora, ainda que vivemos na cidade, somos reféns dos problemas inflacionários que passa nosso país, portanto, nada mais justo do que o nosso servidor ter acesso a correções salariais condizentes com a inflação, neste caso, nos comprometemos com o reajuste anual dos salários de nossos servidores.

Valadares Filho (PSB) – Quase todas as categorias dos servidores públicos municipais tiveram ganhos reais nos últimos anos. Não só vamos garantir a reposição inflacionária, mas também avançar nas conquistas para o servidor dentro das condições financeiras da Prefeitura.

Vera Lúcia (PSTU) – Os salários dos servidores municipais, assim como o conjunto do funcionalismo público brasileiro, está muito defasado. Não é à toa a greve dos servidores federais que toma as ruas de Norte a Sul do Brasil. Repor apenas a inflação não é o suficiente. Os trabalhadores precisam de aumento real. E um aumento substancial. Não são raros os casos de servidores que, há 20 anos, recebiam 10 salários mínimos e hoje recebem menos de dois. Precisamos corrigir isso. A melhoria da qualidade dos serviços públicos passa necessariamente pela valorização, inclusive salarial, dos servidores.Para isso, vamos lutar junto com os trabalhadores pela ampliação dos repasses orçamentários para o município. E, antes de mais nada, vamos acabar com os dutos que escoam dinheiro público para a rede privada. Daremos fim aos convênios. Nenhum centavo público para a iniciativa privada.

9 – Pretende realizar concursos públicos? Em quais áreas?

Reynaldo Nunes (PV) – Aracaju têm vários problemas estruturais e deficiência de efetivo em algumas áreas, as quais saúde, educação e segurança ocupam lugar de destaque. Portanto, um balanço deverá ser feito para que possamos atender os problemas da sociedade aracajuana em sua plenitude, se para isso, se tornar necessário realização de concurso para provimento de vagas, então, será feito sim. E esse é um compromisso para os primeiros meses de gestão juntamente com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Valadares Filho (PSB) – Vamos priorizar a área da saúde, mas os concursos serão realizados dentro da demanda da rede municipal.

Vera Lúcia (PSTU) – Tarefa difícil é dizer qual área em que os servidores não estão sobrecarregados. Nas escolas, alunos atrasam o ano letivo por falta de professores. Nos postos de saúde, a população sofre com a falta de médicos, assistentes sociais, enfermeiros etc. Portanto, é urgente a realização de concursos públicos em diversas áreas.

10 – Pretende criar um novo Estatuto do Servidor Público Municipal e um novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos?

Reynaldo Nunes (PV) – A criação de novo Estatuto do Servidor Municipal não é garantia de melhora, tanto dos serviços prestados à sociedade quanto das condições de trabalho de nossos servidores. Portanto, nosso compromisso é fazer valer o que está nele estabelecido e reformulá-lo a partir do que será melhor para a sociedade aracajuana. No que se refere à gestão de recursos humanos, o nosso maior patrimônio, deixo claro o critério de ascensão de cargos e salários dentro do setor público municipal. O servidor estará ciente do retorno de seu desempenho e motivado pelo justo, digno, transparente plano de carreira. Resolveremos o dispendioso problema de indicação de funcionários (sem justificativas) a cargos de chefia e da política de favores, com a gestão meritocrática, cujos requisitos são competência e merecimento. A consequência será o orgulho de ser servidor público municipal de Aracaju.

Valadares Filho (PSB) – Continuaremos com o diálogo permanente com os sindicatos, como por exemplo, o Sepuma, inclusive respeitando o novo Estatuto dos Servidores que já foi aprovado por uma comissão de servidores e que será enviado a Câmara Municipal.

Vera Lúcia (PSTU) – Os servidores reivindicam um novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. A Frente de Esquerda, comprometida com as bandeiras da classe trabalhadora, também defende isso. Quanto ao estatuto, sua alteração ainda carece de análises mais profundas. Só a Frente de Esquerda pode sentar com os servidores públicos para discutir de forma honesta esse tipo de questão, garantindo um debate democrático, com ampla participação dos trabalhadores e do conjunto da população.

Promessômetro em Aracaju – As terças e quintas-feiras
Devido a publicação das propostas dos candidatos que serão sempre divulgadas as segundas-feiras o blog passa a partir desta semana a publicar o Promessômetro em Aracaju as terças-feiras e as quintas-feiras.

Conceito Latino
O marketing e a propaganda política da campanha do candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) estão a cargo da empresa Conceito Latino, do jornalista baiano Edson Barbosa. A cúpula da coligação PSB, PT, PMDB e PC do B está muito satisfeita com o conceito e a estratégia da campanha, e muito confiante nos programas e comerciais de TV que estão sendo produzidos. A produtora é a WG, do ex-cinegrafista global Wilson Góes.

Ex-Duda Mendonça
Do lado do candidato a prefeito João Alves Filho (DEM) vem também de Salvador a orientação de marketing e produção da propaganda política da sua campanha eleitoral. Uma equipe oriunda da agência Duda Mendonça cuida desses serviços, sob o comando do marqueteiro baiano José Fernandes. A produtora é a empresa de vídeo Batalha Produções, do ex-secretário de comunicação de João Alves, o radialista Carlos Batalha.

Missa de 7º Dia – José Leó de Carvalho – Juca Leó
Otacilia  Dória de Carvalho, esposa, Iroito Leó, Josecila Dória, Leó Filho, Celson Luiz Leó e Gloria de Lourdes (filhos)e demais familiares convidam para a MISSA DE 7º que será celebrada na Igreja São José, as 19 horas do dia 20 do corrente – segunda-freira – em sufrágio da alma de José Leó de Carvalho . Antecipadamente a família agradecem a todos que comparecem a este ato de fé e piedade cristã.

Iroíto Leó e Leó Filho
Iroíto Leó é procurador de justiça aposentado. Leó Filho, desportista e jornalista, exerceu por mais de uma vez o cargo de secretário de esporte e lazer, tendo desenvolvido grande trabalho em prol do desenvolvimento do esporte sergipano e teve (continua tendo) papel destacado na imprensa sergipana. Este blog associa-se às homenagens póstumas prestadas ao Sr. Juca Leó.

Desespero em Canindé
E a oposição está desesperada em Canindé. Tudo porque as últimas pesquisas mostram que o candidato do prefeito Ednaldo da Farmácia está na frente. E agora, os aliados do candidato a prefeito, deputado Heleno Silva (apoiado pelos Galindos), entre outras coisas dizem que Ednaldo, se eleito, será manipulado no cargo, pelo atual prefeito. Esquecem que o prefeito Orlandinho Andrade tem a administração com um índice de satisfação de cerca de 70%.

Em 2006, Heleno processado na Operação Sanguessuga
O problema em Canindé é que a oposição precisa ter cuidado quando acusa o candidato da situação. Heleno Silva, em 2006, quando também era deputado não foi candidato à reeleição por conta de um processo  (15233-58.2008.4.01.3600) na Justiça Federal de Mato Grosso pelos crimes de quadrilha ou bando, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foi um dos deputados denunciados pela CPI dos Sanguessugas. Terminou o mandato sem que seu caso tivesse parecer do Conselho de Ética da Câmara.

Campanha dos jornais
Nada demais realizar uma campanha para estimular a leitura dos jornais. Porém, a associação de Sergipe criou uma campanha cujo slogan vai afastar mais ainda, principalmente a juventude dos jornais. Com o título “Eu tenho opinião. Eu leio jornal”, que surgiu da cabeça de algum “gênio” da publicidade, a campanha tenta passar que quem lê os outros meios não tem opinião. Esquece o “gênio” que criou a campanha que a maioria esmagadora dos jovens tem como principal meio de comunicação a Internet. E não é chamando de sem opinião que se conquista um novo leitor. Pobre Sergipe…

Entre aspas
“A internet procura imitar os jornais e os jornais estão tentando imitar a internet. Para os jornais, isso é um suicídio”. – Jânio de Freitas, jornalista, em discurso durante homenagem que recebeu no Congresso da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornais do Interior).

Justiça Eleitoral de olho
Em vários locais partidários de candidatos insistem em colocar faixas e cartazes, mesmo sabendo da proibição. Com isso os candidatos acabam recebendo multas eleitorais. Ontem, 19, a Justiça Eleitoral flagrou um grande cartaz colocado no bar do Peixe, quase em frente ao restaurante Miguel. Além de ser um local de fluxo de pessoas o local é uma concessão pública.

Mudança na PGE
E no último final de semana o comentário nos bastidores políticos foi uma possível mudança na chefia da Procuradoria Geral do Estado. Cogitam-se: Zé Rollemberg, Paulo Ernani, Jorge Rabelo, Eduardo Ribeiro e Carlos Alberto Menezes. Ribeiro é o mais cotado.

Sobre a PGE
Neste final de semana o blog recebeu muitas informações sobre a PGE. Amanhã, 21, publicará algumas conclusões interessantes.

Trânsito no centro de Aracaju. A SMTT silencia
É lamentável o silêncio da SMTT com os problemas levantados pelos cidadãos referentes ao trânsito no centro de Aracaju. Por várias vezes, este blog e o leitor Luiz Brandi mostraram alguns pontos críticos, mas a superintendência nada faz. Parece que depois que Samarone saiu a SMTT não tem direção.

Rua de São Cristovão
Só para lembrar de alguns problemas:  “o trecho da Rua S Cristovão entre as ruas Santo Amaro e Capela, isto já agravado pelo fato do Ed. Futuro não ter garagem, e agora constantemente uma vidraçaria vizinha àquele Edifício (Eletro Vidro) usa e abusa de estacionar caminhões e picapes do lado direito daquela via em local proibido, carregando ou descarregando mercadorias (vidros).Na rua Itabaiana esquina com  Avenida Barão  de Maruim, agencia da Caixa Econômica, os clientes constantemente param os seus veículos em fila com o “f…-se) ligado, isto quando o estacionamento daquele Banco está lotado, e ficam aguardando tranquilamente, atrapalhando o trânsito , sem que sejam multados”. Este foi um dos desabafos do leitor Luiz Brandi.

Pirambu e os escândalos
Em Pirambu a campanha eleitoral está pegando fogo. Lá são quatro candidatos, entre eles Elio Martins, cunhado de André Moura. Por isso os outros candidatos estão lembrando do escândalo de Pirambu (que culminou com a intervenção) quando Elio fazia parte da administração municipal, passando pelas pastas de finanças e planejamento e na presidência da comissão de licitação.

Piçarras
Entre os documentos (relatórios enviados ao TCE e a TJ) que está sendo distribuídos para a população em Pirambu pelos adversários de Elio, um deles se refere a colocação de piçarras nos povoados. Segundo a oposição, pelo processo, os serviços foram pagos e não realizados. E alguns quem fazia era o DER cujo único custo da prefeitura era pagar o almoço do operador.

Programa político com cobertura total no seu município
O candidato que desejar  uma nova e revolucionária arma de marqueting eleitoral, a TV Trânsito é a mídia que faltava

na sua campanha. Agora, as propostas e realizações do candidato serão apresentadas ao eleitor em programas produzidos com tecnologia de alta definição de som e imagem, com criatividade e inovação. Clipes, comerciais e reportagens serão exibidos na TV Trânsito que percorrerá todos os bairros e povoados. Agora, o seu município vai ter programa eleitoral na TV todas as noites. Garanta já o seu espaço! TV Trânsito. A mídia das ruas. Contatos: (79) 9644-1610”.

Delegado reage a assalto e mata dois em supermercado I
O delegado da Polícia Civil Fábio Pinheiro Lopes reagiu a um assalto e matou dois homens por volta das 14h30 deste domingo em um supermercado de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.Segundo policiais do 14º Distrito Policial (Pinheiros), que fica a 200 metros do estabelecimento comercial, Lopes foi abordado por dois suspeitos dentro do supermercado Mambo, na rua Deputado Lacerda Franco, 553.

Delegado reage a assalto e mata dois em supermercado II
Eles anunciaram um assalto e disseram que queriam levar o carro do delegado. Os dois foram levados ao local onde o veículo importado estava estacionado pelo delegado, que, após abrir a porta, deixou cair propositalmente o celular para despistá-los. Quando um deles se abaixou para pegar o aparelho, o delegado pegou a arma que estava no banco do carro e atirou. O assaltante morreu no local.

Delegado reage a assalto e mata dois em supermercado III
O outro suspeito tentou fugir, mas foi baleado. Lopes, no entanto, acertou outro tiro nele. O assaltante chegou a ser foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu.Segundo a polícia, a dupla estava com duas armas automáticas. Uma de fabricação israelense, calibre 9mm, e outra de origem nacional, calibre .40.A numeração da pistola fabricada no Brasil sinaliza que ela pode ter sido roubada de algum PM.Em nota, o Mambo comunicou que lamenta o ocorrido e informa que sempre adotou os mais rigorosos procedimentos de segurança em suas instalações.
Fonte: folha.com

Não-violência
Este blog prega a não-violência; contudo, se numa ação for necessário  optar entre a vida de um policial e a de um bandido, que viva o policial; parabéns à ação corajosa e eficaz desse delegado, que ela sirva de exemplo para desencorajar a criminalidade.

Gabriel Garcia Marquez
Confirmou-se a informação de que o genial escritor e jornalista colombiano sofre de demência senil. Seu irmão, Jaime Garcia Marquez, anunciou, oficialmente, o atual estado de saúde do mano, que é, incontestavelmente, uma das maiores figuras da literatura mundial. Em 1999, a quimioterapia que o livrou de um câncer destruiu muitos dos neurônios do genial escritor. Devido aos graves problemas de memória, Garcia Marquez está impossibilitado de concluir a segunda parte de sua biografia “Viver para Contar”.

Carreira Brilhante
A atual senadora pelo PP – Partido Progressista (RS) – Ana Amélia Lemos, eleita em 2010, trabalhou durante 40 anos no jornalismo gaúcho, 33 dos quais na RBS – Rede Brasil Sul, afiliada da Rede Globo e maior grupo de mídia da região sul do país. Para a senadora, a carreira jornalística tem sido fundamental para sua atuação no Senado Federal. Ela figura entre os parlamentares que acompanham de perto os projetos que dizem respeito à categoria dos jornalistas e à mídia, de um modo geral. Seu mandato vai até o ano 2018.

III Congresso Sergipano de Educação
Com uma realização da FENEN-SE (Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe) cujo presidente Joaquim Macedo, aconteceu no Teatro Atheneu Sergipense nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feiras) o III Congresso Sergipano de Educação com o tema "Educação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo" e com um público que superou toda e qualquer expectativa no meio educacional. O Programa Entre Amigos cobriu a abertura do Congresso. Clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=EYiFyaQhcZc

Manhattan Connection
Começou ontem mais uma temporada do excelente programa jornalístico apresentado pela Globo News (TV a cabo). O comando é do veterano Lucas Mendes, com participação de Caio Blinder, Ricardo Amorim, de São Paulo, Diogo Mainardi, de Veneza, e Pedro  Andrade. Vale a pena assistir.

Lançamento do Guia Sergipe Trade Tour. 10 Anos
Valorizando as atividades culturais e divulgando o Estado de Sergipe para o mundo, será lançado na próxima quarta-feira, 22, a décima edição do Guia Sergipe Trade Tour. Idealizado e desenvolvido pela S&Z Comunicação, o novo trabalho apresenta um verdadeiro leque de atrações turísticas do Estado, além de estabelecimentos comerciais que prezam pela qualidade e satisfação dos clientes.

Destino
Com um fundamental apoio de governos, e empresários, essa edição será publicada com perspectiva de facilitar o destino a ser seguido pelos turistas que visitam e desejam conhecer os encantos paisagísticos e folclóricos de Sergipe. “Experiente no âmbito do turismo local, a editoria chefe do ‘Guia Sergipe Trade Tour 10 anos’ fica por conta de Waldete Zampieri.”

Questão ortográfica e o nome da bola da Copa I
A Adidas abriu uma pesquisa, via internet, para a escolha do nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Há três opções pré-selecionadas: “Bossa Nova”, “Carnavalesca” e “Brazuca”. A última sugestão é, de fato, bastante atrativa. Mas especialistas em língua portuguesa afirmam que há, nela, um erro de ortografia. A palavra correta seria “brasuca”, com S e não com Z. O termo figura no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Faz sentido. Como a raiz da palavra refere-se ao Brasil, o certo é, mesmo, brasuca, com S. Vez que Brasil escreve-se com S. O nosso país só é Brazil quando escrito em inglês.

Questão ortográfica e o nome da bola da Copa II
Vale observar que o Dicionário Houaiss também registra a forma “brasuca”, que é um adjetivo aplicado aos dois gêneros, masculino e feminino. Significa, portanto, brasileiro ou brasileira. No caso em foco, brasileira (a bola). Não há dúvida de que BRASUCA, das três opções propostas, tem um poder de comunicação muito maior. Tudo indica que será a vencedora, para suceder a JABULANI, da Copa da África do Sul.

Economia
Estudos técnicos realizados pela CNI – Confederação Nacional da Indústria – apontam uma economia de 6 bilhões e 400 milhões de reais por ano com o término dos contratos das atuais concessionárias de energia.

Memória política
Em agosto de 1969, Costa e Silva deixa a Presidência, paralisado por um derrame. Uma junta formada pelos ministros militares Aurélio Lyra Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Souza e Mello (Aeronáutica) assume o poder temporariamente, impedindo a posse do vice-presidente, o civil Pedro Aleixo. Em seguida, assume a Presidência da República o General Emílio Garrastazu Médici, gaúcho, que vai governar o país até 1974.

Delegados sindicais
Transcorre até o próximo dia 24 o processo de escolha dos delegados sindicais que representam os funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.

Novos funcionários
O Banese necessita de pelo menos 300 novos servidores para atender sua atual demanda. Este é o entendimento do Sindicato dos Bancários de Sergipe. Segundo o presidente José Souza, o banco dos sergipanos precisa soltar o freio de mão e realizar novas chamadas. Os concursados aprovados estão na expectativa. E os clientes, torcendo pela medida, a fim de que o referido banco possa atendê-los melhor. Verificam-se, no dia a dia, denúncias segundo as quais várias agências negam atendimento a pessoas que não são clientes, ferindo as determinações do Banco Central.

Futebol I
Sergipe e Confiança vão decidir a Copa Governo de Sergipe em duas partidas. Ao empatar, no último sábado, com o Confiança, em 1 X 1, o quadro rubro conquistou o segundo turno da competição. Os dois gols da partida foram assinalados na fase de acréscimos. Aos 47 minutos, Augusto, cobrando penalty, abriu o escore para o Confiança. Aos 50 minutos, o Sergipe empatou, através de Alex Paulista. O trio de árbitros, do quadro da CBF, teve uma atuação abaixo da crítica. O mineiro Alicio Pena Júnior, de Minas Gerais, foi o árbitro central, tendo como assistentes Roberto Bratz, do Paraná, e Lilian Fernandes, do Rio de Janeiro. O resultado foi justo. Resta, agora, esperar pela decisão, que ocorrerá em duas partidas. /// A empresa alemã Eheim Mobel festejou antecipadamente a vitória da Giroflex, sua parceira no Brasil, na concorrência para fornecer cadeiras para o Maracanã, a serem utilizadas na Copa do Mundo de 2014. /// Adriano acerta últimos detalhes para voltar a ser jogador do Flamengo. ///O Santos pediu à CBF para mudar o local de seis dos seus jogos válidos pelo brasileirão, da Vila Belmiro, para o Pacaembu.

Futebol II
O Itabaiana despediu-se, de forma melancólica, do campeonato brasileiro da série D, ao empatar com o Souza, da Paraíba, por 0 X 0, ontem à tarde, no Presidente Médici. Foi, sem dúvida, a pior campanha do tricolor da serra em certames de âmbito nacional. Apenas 94 torcedores pagaram ingresso para assistir à partida. Foi a última atividade oficial do clube na temporada 2012. O Itabaiana está classificado para disputar a Copa do Brasil de 2013. /// A segunda vaga vai ser decidida entre o Sergipe e o Confiança. /// Decisão da Copa Governo de Sergipe vai começar na próxima quarta-feira.

Curtas
Conselho Regional de Medicina de São Paulo libera empréstimo de útero. /// Barcos japoneses monopolizam pesca de atum em águas do Brasil. / Dilma vai atender pedido da CUT em setembro: isenção do Imposto de Renda sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). /// Programa para beneficiar atletas agora vai chamar-se “Bolsa Pódio”. /// Horário eleitoral vai começar amanhã, no rádio e na TV. /// Hoje tem o tradicional Café da Manhã dos Aposentados e Pensionistas do BB, com patrocínio do Sindicato dos Bancários. /// Educação já é o ministério líder de investimentos do governo federal. /// Nos bastidores, STF pode ter cinco votos a favor da condenação no caso mensalão. /// Hoje é o dia dedicado ao voto do ministro revisor, Ricardo Lewandowski. /// Governo apresenta hoje programa para incentivar a indústria nacional de software. Serão 486 milhões direcionados ao setor.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ClovisCBMelo Lembre-se: nenhum grão de areia, em momento algum cai em lugar errado. Viva bem! Ame com todo o seu ser! Permita-se ser imensamente feliz!

www.twitter.com/Abrahao_Filho O Brasil só é o país do futebol porque ele não se aprende na escola.

www.twitter.com/Adalberto_Prof Acredito no riso e nas lágrimas como antídotos contra a mentira e cinismo cúmplice.

www.twitter.com/NarcizoMFilho Pergunta que não quer calar. Déda! Se você sabia de tudo isso, porque aceitou o apoio do Grupo para sua reeleição?

www.twitter.com/JorgevfBarros O ato de doar sangue é de emocionar. Você esta ajudando alguém que você não imagina que existe, o que faz, como vive…Emociona, só isso.

www.twitter.com/clovis_silveira "Espelho, Espelho meu, existe em Sergipe alguém mais chato do que eu?" existe sim. Existe sim, tem muita gente em Aracaju, kkkkkkkkk

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”.

Cora Coralina, poetisa e contista brasileira, nasceu em 20 de Agosto de 1889 e morreu em 1985.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais