Aju, transporte e mobilidade

O blog continua hoje com a série de publicações com perguntas que estão sendo respondidas pelos candidatos a prefeito de Aracaju. O tema desta semana é “Transporte e mobilidade urbana”. Os candidatos João Alves (DEM) e Vera Lúcia (PSTU) não enviaram as respostas. Detalhe: as perguntas estão sendo enviadas com sete dias de antecedência. Na próxima semana o tema abordado será a saúde. Hoje, 27, os cinco candidatos receberão as perguntas.

1 – Vai manter ou cancelar a licitação de transporte urbano que está em andamento? Caso cancele, pretende, ato contínuo, fazer outra licitação?

Almeida Lima (PPS) – Cancelar a licitação para a concessão do transporte coletivodepende de alguns fatores: será cancelada se não atender à lei, se não for legítima ou não atender aos objetivos a que se destina que é dotar Aracaju de um serviço de transporte coletivo eficiente, com ônibus novos e tarifa compatíveis com os custos e com os serviços prestados. Caso tudo isso seja atendido, não há porque cancelar. Tem mais é que manter.

Reynaldo Nunes (PV) – Não manteremos uma licitação feita às pressas, que já deveria ter sido feita antes do período eleitoral. Toda licitação é obrigação do gestor, tem de ser realizada com toda a transparência e atender o interesse dos aracajuanos. Nossa proposta por uma Aracaju Sustentável prevê não só o sistema de ônibus urbano, mas também a implantação do VLT, como alternativa de transporte sustentável, rápido e seguro. Pretendemos adaptar a Licitação às novas necessidades de mobilidade urbana do aracajuano.

Valadares Filho (PSB) – Não faz sentido cancelar a licitação que está sendo realizada com total lisura e transparência pela prefeitura de Aracaju. A licitação do transporte urbano não só melhorará a qualidade dos serviços prestados, com ônibus novos e novas alternativas, mas possibilitará novos parâmetros para a área. Quem diz que vai cancelar a licitação não tem preocupação com a melhoria do transporte, nem com a transparência, mostrando desta forma que contina sintonizado com o passado.

2 – Pretende criar terminais integrados de passageiros? Quanto aos existentes, pretende reformá-los e ampliá-los?

Almeida Lima (PPS) – O nosso projeto de governo prevê a construção de um grande terminal na avenida Coelho e Campos, a transformação do terminal ferroviário da Leste em terminal do transporte coletivo rodoviário, construção de um terminal no Bairro Santa Maria da Terra Dura, na Avenida Alessandro Alcino em frente ao G. Barbosa, e vários pequenos Terminais Tubo em parceria com a iniciativa privada a fim de que as paradas de ônibus não se dê ao longo davia atrapalhando a circulação dos veículos.

Reynaldo Nunes (PV) – Como engenheiro civil, sei da importância do planejamento e do quanto o transporte coletivo em Aracaju precisa passar por esse processo.  Por exemplo: está nos nossos planos integrar os sistemas de ônibus e VLT em terminais híbridos, reformar os outros terminais existentes e fazer sua manutenção contínua para não permitir sua degradação.

Valadares Filho (PSB) – Conforme já divulgamos no nosso horário eleitoral gratuito e no plano de governo dentro da implantação do transporte de massa moderno, o VLT, Veículos Leves sobre trilhos vamos transformar o terminal da antiga Leste num terminal central para este novo sistema. Já no caso dos terminais, com a licitação e a implantação do sistema totalmente informatizado o passageiro poderá descer em qualquer ponto e trocar de ônibus pagando a mesma passagem. Isso não só vai beneficiar o usuário do transporte como também reduzir o número de pessoas nos terminais.

3 – Pretende adotar como modal do transporte de massa os veículos leves sobre trilhos – VLTs?

Almeida Lima (PPS) – Seria muito bom se não fosse vender ilusão para o povo. Chega de promessas mentirosas. Basta o Metrô de Superfície que o então governador Valadares "construiu" ligando Aracaju e Socorro.  Vinte e três anos depois vem Valadares Filho enganar o povo novamente com VLT. Ou seja, os Valadares só mudaram o nome do trem, a mentira continua a mesma. Trata-se de um sistema que Aracaju não terá condições financeiras para implantar, como, aliás, cidades maiores do que a nossa não tiveram condições de fazer.

Reynaldo Nunes (PV) – Sim, o VLT é uma modalidade moderna de transporte urbano, menos poluente e muito mais rápida que os ônibus atuais. Pretendo realizar um projeto e buscar recursos, inclusive federais dentro do PAC Mobilidade, como está sendo feito em várias cidades e capitais, como no caso de Maceió, para que a população usufrua de seus benefícios.

Valadares Filho (PSB) – É claro que sim. O VLT é o nosso carro chefe das propostas para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju. O novo sistema vai circundar toda Aracaju e alguns bairros principais. Será uma inovação e para isso já temos tudo pronto, inclusive como será o financiamento com o apoio dos governos federal e estadual. Queremos começar no primeiro ano, porque a vantagem é que podemos implantá-lo por etapas. E o mais importante, vai funcionar integrado com os ônibus para que o usuário pague apenas uma passagem.

4 – Como pretende resolver o problema do congestionamento no trânsito na cidade?

Almeida Lima (PPS) – Um conjunto de medidas serão necessárias. Abertura de novas e largas avenidas; reurbanização de todas as avenidas existentes;reurbanização das ruas do centro, estranguladas na gestão de Gama; criaçãode vias expressas e exclusivas para os ônibus coletivos, taxis com passageiros e transporte escolar; implantação do sistema de rotatórias em dezenas de cruzamentos de Aracaju, eliminando os cruzamentos e os semáforos;criação de 10.000 vagas de estacionamento no grande centro de Aracaju, entre as avenidas da rua da frente à Pedro Calazans, da Coelho e Campos à Barão de Maruim, o que retirará do leito das ruas todos os estacionamentos;implantação do transporte coletivo alternativo em micro ônibus com ar condicionado para os bairros São José, Treze de Julho, Salgado Filho,Grageru, Jardins, Leite Neto, Cidade dos Funcionários, Conjunto dos Motoristas, Jardins das Hortênsias, Índio Palentim, Paulo Barreto e Amintas Garcez, Suissa, Cirurgia, Getúlio Vargas, Santo Antonio e Industrial, todos para o Centro; implantação das ciclovias para os trabalhadores; implantação definitiva das faixas de pedestres; educação no trânsito, sobretudo para fazer o condutor de veículos trafegarem pela faixa direita da pista de rolamento, o que se constitui um grande entrave nos dias de hoje.

Reynaldo Nunes (PV) – Melhorando o transporte coletivo, planejando e investindo em novas modalidades de transporte urbano. O problema do congestionamento no trânsito só tem solução com a diminuição dos automóveis na rua, e isso só é possível com o investimento no transporte coletivo. Além disso, procuraremos conscientizar e estimular as pessoas ao uso de outros meios de transporte, que possibilitem desafogar o trânsito.

Valadares Filho (PSB) – Dois pontos citados acima serão importantes medidas. Primeiro a licitação do transporte abrirá condições de melhorar a qualidade do transporte, com novos ônibus. Podermos implantar o alternativo em vários bairros, através dos micro ônibus. Com um transporte de qualidade rápido, com a abertura de corredores preferenciais para os ônibus vamos dar condições para que muitas pessoas deixem seus veículos em casas. Além disso; vamos ampliar mais ainda a rede de ciclovias que vem dando um excelente resultado e fez de Aracaju referencia para o país.

5 – Pretende criar o sistema de rodízio de veículos no centro da cidade?

Almeida Lima (PPS) – Não. Com a nossa proposta de mobilidade isso não será necessário,nem vejo essa medida como solução em lugar nenhum do país.

Reynaldo Nunes (PV) – Não. Já observamos por experiência em outras cidades (por exemplo, São Paulo) que o rodízio não diminui o transito, seu efeito só faz aumentar a frota de automóveis, pois, em alguns casos há a compra de outro automóvel para se fugir do rodízio o que, consequentemente, aumenta ainda mais o caos no trânsito. Portanto, entendemos que melhorando o sistema de transporte coletivo – tornando-o agradável e eficiente – é uma das medidas mais eficientes para resolveremos o problema do trânsito.

Valadares Filho (PSB) – Não vejo necessidade. Quando o transporte urbano estiver funcionando com qualidade, com o VLT e com o nosso programa de mobilidade urbana vamos reduzir os congestionamentos.

6 – Como pretende criar vagas de estacionamentos no centro da cidade? Pretender retornar com os parquímetros?

Almeida Lima (PPS) – Em Parcerias Público Privadas, promover a desapropriação de quadras, aproximadamente dez, no quadrilátero a que me referi acima (Rua da Frente, Pedro Calazans, Coelho e Campos e Barão de Maruim), onde serão construídos empreendimentos imobiliários/comerciais nos quais, no subsolo (10.000m²) criam-se 400 vagas de estacionamento, o piso fica para o comércioe o 1º andar para mais 400 vagas de estacionamento, e daí para cima, a critério do empreendedor. Estacionamentos pagos ao valor de R$ 2,00 sem hora marcada, e gratuito para o cliente daquele espaço comercial, com a apresentação de Nota Fiscal da compra ou do serviço. Quando aos parquímetros, não. Não haverá necessidade, até porque não iremos permitir estacionamento na via pública nesse grande centro de Aracaju. As 10.000 vagas a que me refiro não serão no leito das ruas. As ruas ficarão livres para o transporte coletivo alternativo através de micro ônibus e para os veículos trafegarem.

Reynaldo Nunes (PV)- Os parquímetros não foram e não são a melhor solução para o problema de estacionamento no centro de Aracaju. Faremos um estudo técnico na busca de alternativas, com a participação de especialistas e dos próprios cidadãos e empresários que trabalham e transitam no centro de Aracaju.

Valadares Filho (PSB) –   O prefeito Edvaldo Nogueira já tem um projeto abrindo mil e quatrocentos vagas na área do mercado. E se ele não conseguir colocar em prática até o final deste estão, não só vamos dar andamento ao projeto mais ampliá-lo dentro da área do próprio mercado com mais um andar. Temos também iniciado algumas conversas para que através da parceria privada possamos implantar estacionamentos verticais dando como contra partida incentivos fiscais.

7 – Quantas avenidas pretende criar para desafogar o trânsito?

Almeida Lima (PPS) – O nosso planejamento aponta mais de 20 avenidas. Não teremos condições de abri-las todas imediatamente. Faremos de acordo com a prioridade.

Reynaldo Nunes (PV) – Por enquanto, não é possível quantificar sem antes estudar e planejar ações desse tipo. Sabemos que elas são necessárias para garantir um escoamento do trânsito, e a questão será discutida no nosso Plano de Mobilidade e no Plano Diretor para Aracaju, que vai definir o caminho a ser seguido no desenvolvido urbano da capital.

Valadares Filho (PSB) – Além do moderno sistema VLT que passará por diversas avenidas vamos realizar um estudo com engenheiros de trânsito no departamento dentro da própria SMTT para analisar tecnicamente a necessidade de novas avenidas e ruas. Tudo dentro de um critério rigoroso baseado em quem entende, os engenheiros de trânsito.

8 – Pretende construir viadutos ou elevados? Em quais localidades?

Almeida Lima (PPS) – Não aprovo política de viadutos e elevados. Só no último caso. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro começa a derrubá-los.

Reynaldo Nunes (PV) – Assim como acontece com as avenidas, requer estudo e planejamento para fazermos isso ordenadamente. Em todos os casos, faremos o melhor para Aracaju e seus habitantes, dentro do princípio da sustentabilidade.

Valadares Filho (PSB) – Sim, podemos mas tudo dentro do que já citamos, através do estudo técnico que será realizado pelos engenheiros de trânsito.  Toda obra estruturante deve levar em conta não só o presente, mas sua importância para o futuro.

9 – Como pretende resolver a questão do transporte clandestino na cidade?

Almeida Lima (PPS)  – Proibindo e retirando das ruas. Cumprindo a lei, usando-a para reprimir se necessário for. Seja ele de que tipo for. Mas se a pergunta disser respeito ao Moto Taxi, declaro que irei regulamentar o seu uso e abrirei licitação para o preenchimento das vagas que um planejamento criterioso determinar. Quem se enquadrar fica. Fora da lei será tratado como tal.

Reynaldo Nunes (PV) – Intensificando a fiscalização, mas abrindo o diálogo com prefeitos das cidades de Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão e Barra dos Coqueiros para resolvermos as questões que envolvem o transporte clandestino de forma conjunta. O transporte público é uma concessão do poder municipal e deve atender o bem estar da população de Aracaju. Portanto, a Prefeitura através do seu órgão de trânsito vai identificar quais e quantos dos meios de transportes coletivos existentes são eficientes para a resolução do problema da mobilidade urbana, em razão disso, alguns dos que hoje se encontram em situação de ilegalidade serão devidamente legalizados.

Valadares Filho (PSB) – A fiscalização será rigorosa com os clandestinos. Nossa administração terá como uma das marcas principais o cumprimento das leis e a garantia de trabalho daqueles que prestam seus serviços devidamente legalizados.

10 – Pretende colocar pardais, fotossensores ou lombadas eletrônicas para registrar infrações de trânsito?

Almeida Lima (PPS) – Não vejo como necessário para o nosso projeto de mobilidade urbana. Vejo isso como fábrica de multas e como instrumento de corrupção.Poderemos usar outro sistema  a fim de educar condutores e organizar o trânsito, principalmente para aqueles que não se acostumaram a transitar na faixa da direita permitindo que o trânsito flua.

Reynaldo Nunes (PV) – Equipamentos eletrônicos são necessários para monitorar o trânsito e conscientizar os motoristas, não como instrumento de arrecadação nem armadilhas para condutores. Identificaremos, através do planejamento do trânsito e engenharia de tráfego, quantos equipamentos são necessários para melhorar a mobilidade e reduzir os acidentes de trânsito, apoiado por eficiente campanha educativa à população, inclusive pedestres.

Valadares Filho (PSB) – Defendemos a fiscalização para salvar vidas. Faremos um estudo para saber onde estaticamente foi comprovado que houve aumento do número de acidentes depois da retirada da fiscalização eletrônica. Onde as estatísticas mostrarem a necessidade dos pardais vamos colocar, porque a prioridade é salvar vidas.

NOTAS

canindé:Marcelo Déda está com Ednaldo da Farmácia
"Eu não poderia ter outra posição, senão procurar meu velho amigo, meu companheiro e aliado Orlandinho Andrade para estar ao seu lado e ao lado do candidato que ele está apresentando ao povo de Canindé. Se ao longo desses últimos seis anos a minha parceira com Orlandinho, eu no Governo do Estado e Orlandinho na prefeitura, foi capaz de trazer grandes benefícios ao povo de Canindé, essa parceria vai continuar com o futuro prefeito Ednaldo da Farmácia", disse Déda  em sua mensagem aos canindeenses.
Palavra dada em Canindé
Tem gente desesperada em Canindé porque o governador Marcelo Déda (PT) está no palanque de Orlandinho Andrade, conforme prometeu há muito tempo. E o pior que agora para alguns, que passaram muito tempo na gestão de Orlandinho, agora a prefeito não presta mais. E agora estão no mesmo palanque dos Galindos, que tanto denunciaram. Quem mudou?

Vote Limpo
Campanha educativa da Justiça Eleitoral, alertando o eleitor a escolher políticos honestos e sem passado sujo, veiculada em emissoras de rádio e televisão de todo o país, vem incomodando candidatos que respondem a processos por corrupção.  No interior do estado, proprietários de rádio que apoiam candidatos suspostamente envolvidos em corrupção não veiculam a referida campanha do TSE. A Justiça Eleitoral já foi acionada.

Vigília em Canindé
O pastor José Antônio dos Santos, mais conhecido por pastor Nanô, comandante da Assembleia de Deus-Missão de Canindé de São Francisco, está promovendo vigília de oração em favor da candidatura do deputado-pastor Heleno Silva (Igreja Universal).  Muitos fiéis estão indignados com a ditadura espiritual do reverendo. Os contrários a atitude do pastor, acreditam que obrigar  os irmãos a orarem pela peleja política fere os preceitos bíblicos.  Livre arbítrio, uma dádiva divina, passou longe.

Briga cansativa
São duas semanas que a imprensa vem divulgando o bate boca quase que diário entre o governador Marcelo Déda e os irmãos Amorim, antes aliados de carteirinha. Homens públicos que devem deixar suas divergências num patamar que seja possível conversarem quando o objetivo maior for Sergipe. Pelo jeito, o clima acirrado aumentando diariamente só quem perderá é Sergipe. Pode anotar, caro leitor.

Contradições I
Mesmo cansativa o blog fará algumas considerações para reflexão do leitor. O empresário Edivan Amorim, a pretexto de refutar as alegações do governador Marcelo Déda de que "a agonia de Edvan é que eu fui um sabão Omo para lavar a roupa suja dele. Como o sabão Omo não está mais à disposição, é natural que ele fique desesperado e agressivo", cometeu algumas contradições ao dizer que, informado  sobre as declarações do governador, aconselhou que ele (Marcelo Déda) "guarde um pouco desse Omo para lavar os companheiros do mensalão. Ele deveria usar o Omo para lavar o chefe Zé Dirceu. Ele precisa é de óleo de peroba. Mas vou dar o assunto por encerrado em respeito à família dele. Aos seus filhos".

Contradições II
Então, reflita: a primeira das contradições é falar do governador devido às ligações partidárias do mesmo com supostos participantes do mensalão, quando ele próprio preside ou coordena partidos que tem vários dos seus representantes ligados ao multifalado esquema do mensalão, a exemplo de Roberto Jefferson, presidente do PTB; a segunda contradição é que os partidos que ele preside ou coordena no Estado apoiam o governo Dilma, ou seja, o Governo do PT, que ele acusou de "mensaleiro"; a terceira contradição é que alguns dos seus apoiadores ocupam cargos estratégicos dentro do Governo do PT, como é o caso de Norman Oliveira, que ocupa cargo de destaque no Ministério das Cidades, dentre outros; a quarta contradição é que o diretório estadual do PSC é presidido por um parlamentar "ficha suja", segundo decisão da Justiça Estadual, qual seja, André Moura. São ou não são contradições?

Livro: Conversa Divertida de Netos
O bancário da Caixa, Carlos Bohana, publicou um livro com as histórias divertidas de seus dois netos, Cauã e Rafael.O livro “Conversa Divertidas de Netos” é publicação de uma coleção de diálogos reais que ocorreram no dia a dia dos netos do escritor. São diálogos divertidos que todas as crianças propiciam aos pais, avós, tios, etc., mas que com o passar do tempo cai no esquecimento dos adultos.O livro pode ser adquirido com o próprio autor pelo e-mail: http://carlos.bohana@yahoo.com.br ou pelo site http://www.protexto.com.br/livraria.php.

Hitler ordenou pessoalmente ataques a navios e cerco a portos. SE no Estadão
Matéria do Estadão do final de semana: Uma estratégia naval supervisionada pelo próprio Adolf Hitler resultou no ataque generalizado de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros junto à costa do País nos primeiros oito meses de 1942, quando o governo Getúlio Vargas ainda era formalmente neutro na 2.ª Guerra Mundial. Documentos do Tribunal de Nuremberg guardados no Arquivo Histórico do Itamaraty mostram que o führer autorizou pessoalmente o uso da força contra embarcações do Brasil em maio daquele ano, por considerar os brasileiros em guerra contra o reich.

Referência a Sergipe
E um dos parágrafos: Em agosto, o Eixo iniciaria outra ofensiva, agora contra a costa brasileira. Só no dia 16 morreram 551 pessoas nos ataques aos navios Baependi (270 mortos), Araraquara (131) e Annibal Benevolo (150). Os três foram torpedeados pelo submarino alemão U-507 perto de Sergipe. Um dia depois, o mesmo submersível matou mais 56 pessoas, ao afundar os navios Itagiba e Arará na costa da Bahia. Em 19 de agosto, o U-507 afundou a barcaça Jacira, perto de Ilhéus. Três dias depois, o Brasil declarou guerra à Alemanha e à Itália. Leia:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,hitler-ordenou-pessoalmente-ataques-a-navios-e-cerco-a-portos-,921882,0.htm

Radicalizada, eleição para a OAB-SP vira caso policial
Deu na FSP e mostra que até entre os bacharéis de direito uma eleição pode acabar como caso policial. A disputa foi parar na polícia porque o pré-candidato Alberto Toron pediu a apuração de quem disparou uma série de e-mails em que é acusado de usar o mensalão para aparecer na mídia e diz que ele vai utilizar a ordem para legalizar a maconha. Toron considera as mensagens difamatórias –o que é crime.A OAB-SP é a maior seção do país. Tem 260 mil advogados ativos e uma receita anual de R$ 300 milhões, similar ao orçamento de Jaú (SP), cidade de 120 mil habitantes. A eleição é em novembro. Leia em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1143029-radicalizada-eleicao-para-a-oab-sp-vira-caso-policial.shtml=

PM realiza solenidade alusiva ao Dia do Soldado
A Polícia Militar realiza hoje, 27, às 19h, no Centro de Convenções de Sergipe, solenidade alusiva ao Dia do Soldado com previsão da presença do governador do Estado, Marcelo Déda Chagas. Na oportunidade, haverá promoção de Oficiais e Praças; entrega de medalhas de Mérito Policial Militar a diversas autoridades militares e civis, além da entrega de Medalha de 30 anos de Serviço.

Reconhecimento
A Medalha de Tempo de Serviço é destinada a patentear o reconhecimento de bons serviços militares, prestados à Corporação por Oficiais e Praças em Serviço ativo, enquanto a Medalha do Mérito Policial Militar visa a tornar notável e premiar militares, civis ou instituições que tenham assinalados serviços prestados à Polícia Militar.

Setransp marcará presença no Seminário Nacional NTU
Esse ano, Sergipe terá uma participação bastante expressiva no Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU. Isso porque a entidade convidou a jornalista e assessora de Comunicação do Setransp para integrar, como expositora, do painel "A Mobilidade urbana nas mídias sociais". O evento acontece dia 28 de agosto, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília/DF, reunindo aproximadamente 500 pessoas.

Homenagens
Além disso, durante o evento, a NTU prestará uma justa homenagem a dois empresários que dedicaram suas vidas à construção e desenvolvimento do transporte coletivo do estado de Sergipe. Os agraciados com a medalha do Mérito NTU 2012 são José Lauro Menezes Silva, na categoria empresário, e Manoel de Oliveira Martins, na categoria In Memorian.A indicação dos nomes partiu do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp -, Adierson Monteiro, que é membros da Diretoria Geral da NTU.

Candidaturas
Para a defesa das candidaturas, o Setransp enviou à sede da NTU, um rico material produzido pelo seu setor de Comunicação & Marketing. Tal acervo, composto por histórico, fotos e vídeos foi originalmente produzido para as festas de premiação do Prêmio Setransp de Jornalismo, edições I e III.Ao saber da notícia, o superintendente do Setransp José Carlos Amâncio, manifestou o seu contentamento. "Ficamos muito felizes. São duas personalidades muito merecedoras dessa honraria. Muito nos orgulha estar viabilizando mais esse destaque para o estado de Sergipe", declarou ele.

Luta e trabalho
A alegria foi partilhada pela coordenadora de Marketing do Setransp Fabiana Droppa. "Ter sido a ponte para essa homenagem é muito gratificante, mas não se compara ao mérito da história desses grandes homens. Ver tal reconhecimento é uma satisfação enquanto profissional, mas não se compara ao sabor de ver histórias de luta e trabalho tão bonitas ganharem notoriedade", frisou ela.

Events sobre Distúrbios de Aprendizagem I
No próximo sábado, 01 de setembro, será realizada uma palestra sobre distúrbios de aprendizagem, com o Prof. Dr.

Rafae lda Silva Pereira, de Portugal. Trata-se de um assunto de extrema importância, pois esclarece de que maneira esses distúrbios interferem no processo de ensino aprendizagem e os reflexos disso na vidas das pessoas.

Evento sobre Distúrbios de Aprendizagem II
Para que possam ter uma ideia, em uma pesquisa realizada com a população carcerária norte-americana, foi detectado que mais de 50% dela, apresentavam distúrbios de aprendizagem.  O evento será realizado no auditório do Senac/SE na Avenida Ivo do Prado, dia 01 de setembro, das 8h às 12hs. Contato para informações: professor Lúcio Alves: 9815-4193 (VIVO)/8876-9753 (OI)/9116-2557(TIM).E-mail: http://luminarse@hotmail.com

Duas inscrições para os leitores do blog
Os dois primeiros leitores do blog que enviarem e-mails (claudionunes@infonet.com.br), querendo participar do evento sobre distúrbios de aprendizagem ganharão as inscrições gratuitas. Basta enviar o e-mail informando que deseja participar do evento com o nome completo e telefone para contato.

Futebol
CONFIANÇA CAMPEÃO – Com toda a justiça, o Confiança conquistou a Copa Governo de Sergipe, ao derrotar, ontem à tarde, no Batistão, seu maior rival, o Mais Querido. O Dragão do Bairro Industrial venceu o Sergipe por 2 X 0, com um gol marcado em cada etapa da partida. Alex Paulista, contra, fez 1 X 0, aos 30 minutos e meio do primeiro tempo. O placar foi fechado, por Tiago Veras, cobrando falta, aos 12 minutos do tempo final. O público pagante foi composto por 4.371 torcedores, sendo proporcionada uma renda de 47 mil, 985 reais. Com esse resultado, além de vencer pela quarta vez a competição, o Confiança visou o seu passaporte para disputar a Copa do Brasil de 2013 e também para representar o nosso Estado no Campeonato da Liga do Nordeste. Na Copa do Brasil o outro representante sergipano é a Associação Olímpica de Itabaiana. /// O presidente Luiz Roberto, do Confiança, confirmou que haverá hoje um almoço de confraternização e de comemoração por mais um título conquistado pelo Dragão. Participarão do evento dirigentes, comissão técnica e atletas do Dragão do Bairro Industrial. /// Dotado da melhor infraestrutura do nosso futebol, o Confiança tem como objetivo realizar uma boa campanha na Copa do Brasil 2013. /// Batistão continua liberado para os jogos da segunda divisão. Reformas ainda não têm data marcada para começar. /// Realizou-se, no sábado passado, a solenidade de abertura da Jornada Esportiva dos Funcionários do Banco do Brasil.

Curtas
24 MORTOS EM EXPLOSÃO NA VENEZUELA. /// PESQUISA EM SÃO PAULO APONTA: 64 POR CENTO DOS ELEITORES APROVAM O HORÁRIO ELEITORAL “GRATUITO”. /// “BANCO CENTRAL AMERICANO DÁ SINAIS DE QUE PODERÁ SEGUIR ROTEIRO DOS SEUS SIMILARES EUROPEUS.” /// CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RECONHECE LEGALIDADE DAS BARRIGAS DE ALUGUEL. MAS ADMITE QUE NÃO TEM MEIOS DE FISCALIZAR OS EVENTOS. /// JULGAMENTO DO MENSALÃO PROSSEGUE, HOJE, COM RÉPLICA E TRÉPLICA. /// SAÍDA DO MINISTRO PELUSO AUMENTA RISCO DE EMPATE. /// MENSALÃO MINEIRO DEVERÁ SER JULGADO PROVAVELMENTE EM 2014. /// CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES CONTINUA SENDO TEMA PARA VÁRIOS EVENTOS COMEMORATIVOS. /// DESINTERESSE PELA POLÍTICA CRESCE TAMBÉM NOS ESTADOS UNIDOS. /// PRESIDENTE FRANCÊS COBRA CREDIBILIDADE DOS GREGOS AO PROMOVER REFORMA. /// MEDO VENCE ESPERANÇA NA ELEIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS. /// CHÁVEZ GARANTE QUE VENEZUELA VAI PAGAR DÉBITO DA REFINARIA EM PERNAMBUCO.

PELO TWITTER

www.twitter.com/elder31  Discernimento e paciência é o que peço aos que me acompanham. O amanhã farão entender comprometimento e a dedicação de hoje!

www.twitter.com/netodograccho  Já pensou se pudéssemos ler o pensamento de cada candidato para saber suas reais intenções se for eleito? São tantas promessas…

www.twitter.com/MarcosTBrito  Sons, cheiros, cores e sabores que falam a alma. Nada como o "cantinho" da gente…

www.twitter.com/JuniorRibeiroSE  Quando será q os brasileiros perceberão q o dinheiro pago pelos políticos com mandatos para comprar seus votos, são dos impostos pagos por nós?

DO LEITOR

Arquivos mais do que implacáveis. Diga com quem andas…
Da leitora Mell Viana: “ Vou deixar de lado minha querida São Cristovão hoje para falar do ex-deputado Gilmar Carvalho que fez duras críticas  semana passa ao vice-governador Jackson Barreto. Acusou-o da prática de crimes e disse que o mesmo era "ficha suja". Exigiu, em tom mandamental, que Jackson ficasse calado, pois, segundo disse, este não tinha moral nenhuma para falar de ninguém. Por fim, Gilmar saiu meio que em defesa do empresário Edvan Amorim e do seputado André Moura. O interessante disso tudo é que não faz tanto tempo assim (apenas quatro anos) que o ex-deputado Gilmar Carvalho fez revelações e denúncias bombásticas contra o que alguns chamaram de "PIRAMBU GATE", ou seja, o maior escândalo de corrupção já verificado naquela cidade, patrocinado ou protagonizado, diga-se de passagem, dentre outras pessoas, segundo a Justiça de primeira e segunda instâncias deste Estado, por nada mais nada menos que André Moura. Então, como a internet hoje é uma biblioteca virtual, disponível vinte e quatro horas por dia a qualquer eleitor preocupado com os destinos da sua cidade e do seu pais, recomendo aos meus diletos leitores que revisitem os arquivos implacáveis disponibilizados pelo site abaixo, e que após a leitura faça a seguinte indagação: será que a frase bíblica que diz "diz-me com quem andas e te direi quem tu és", ou, numa versão adaptada, "quem tu não és" é reveladora, atual e serve como uma luva para este caso?  Eis os arquivos implacáveis:

http://www.nenoticias.com.br/52962_gilmar-diz-que-prefeito-de-pirambu-nao-pode-continuar-no-cargo.html

http://www.nenoticias.com.br/48327_escandalo-de-pirambu-vai-alem-dos-combustiveis.html

http://www.nenoticias.com.br/54207_pirambu-mp-nao-dara-tregua-a-corrupcao.html

Por fim, fica aqui uma última reflexão: quem é pior aquele que esteve ao lado de alguém que se sabia não ser detentor de qualidades que devem nortear um gestor público, mas que hoje está a milhas de distância do recalcitrante; ou aquele que mesmo sabendo das diabruras do seu aliado permanece-lhe sendo fiel escudeiro e cego quanto a fatos que teimam, volta e meia, a assombrar à sociedade acerca das iniquidades administrativas que foram praticadas num passado não tão distante assim, defendendo aquilo que outrora denunciou e condenou a plenos pulmões? Noutras palavras, o que parece pior, o erro cometido, mas retratado, ou a sua permanência, sem defecções ou arrependimentos? Com a palavra, a sociedade!”

Uma das principais quadrilhas juninas de SE – a FORRÓ DA MARANHÃO está voltando.
E-mail recebido: ‘Ela está de volta! A quadrilha junina Forró da Maranhão, fundada em 13 de março de 1989, está de volta para abrilhantar os festejos juninos de Sergipe em 2013. A Forró da Maranhão encerrou suas atividades em 2005, e volta este ano para tentar levantar novamente o nome desta que já foi uma das mais quadrilha respeitada, e temida do estado durante sua fase áurea de competição, e pra isso a diretoria executiva da quadrilha vem mantendo contatos com seus ex-integrantes, e fazendo convites aos interessados em dançar no grupo para uma reunião que acontecerá dia 02 de setembro, domingo, a partir das 11h, no Flamengo Circulista Esporte Clube (bairro Siqueira Campos) para definir as estratégias de trabalho do grupo. A Forró da Maranhão, volta com a preocupação do grupo em manter a tradição dos passos existentes das quadrilhas tradicionais – coisa que não se vê atualmente nas quadrilhas atuais, com raras exceções. Agora é esperar pra ver se a Forró da Maranhão volta ao topo em 2013. Seus ensaios começarão no dia 16 de setembro (domingo), a partir das 15h, no Flamengo Circulista Esporte Clube, situado na Rua Distrito Federal, 572, no referido bairro.Mais informações: contatar com Jeremias (Diretor-marcador) pelos 8871 9471 ou 9932 6759. Histórico:  Foi campeã da Rua de São João em 1991, representou o Estado de Sergipe no campeonato brasileiro nesse mesmo ano, quando recebeu o prêmio de melhor coreografia. Foi campeã da cidade de Cristinápolis, bi-campeã do Gonzagão, vice-campeã do Centro de Criatividade, dentre outras premiações. Um dos momentos mais marcantes para aqueles que compõem a quadrilha foi à apresentação na cidade de Caruaru (SE), em 2002. Lá foi conquistado o primeiro lugar no concurso Norte-Nordeste de quadrilhas juninas. O grupo foi aplaudido de pé, emocionando todo o público presente. No dia seguinte, a imprensa local entrevistava a quadrilha e a Forró da Maranhão era manchete na cidade”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.

Se queres prever o futuro, estuda o passado.

Confúcio, filósofo chinês, nasceu em 27 de Agosto 551 A.C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais