ALESE: MPE instaura inquérito civil e apura indícios cargos fantasmas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde 22 de julho deste ano que o Ministério Público Estadual instaurou Inquérito Civil (17.19.01.0032) para apurar indícios de cargos em comissão fantasmas na Assembleia Legislativa de Sergipe. Em março foi aberto o procedimento de “notícia do fato” e em abril encaminhado ofício ao presidente da ALESE, Luciano Bispo. Como o mesmo fez desdém e não respondeu a “notícia do fato” foi transformada em inquérito civil em julho.

Segundo o levantamento da 1ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju de Janeiro a agosto foram nomeados mais de 1.174 cargos em comissão na ALESE. Os documentos constantes dos autos – inclusive o número de cargos por gabinete – segundo o ofício do promotor Jarbas Adelino, comprovam o cenário notório de excesso de cargos em comissão exercendo atividades meramente burocráticas, operacionais ou técnicas em clara violação a Constituição da República. E que o inquérito civil que tramita na 1ª Promotoria, possíveis indícios de servidores “fantasmas” nas nomeações de servidores comissionados nos meses de fevereiro e março deste ano.

O inquérito ainda não foi concluído.

Agora a 1ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, através do promotor Jarbas Adelino, ingressou com Ação Civil Pública na última segunda-feira, 30, que tramita na 3ª Vara Cível de Aracaju reforçando a necessidade de reduzir os cargos comissionados e nomear os concursados.

Fica a pergunta: Será que tem deputado estadual em Sergipe repetindo o modelo de “rachadinha” do então deputado Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro? Há quem aposte que a Deotap já está investigando o caso.

 

Ou será fazermos arte para investir-se? A pergunta é de um leitor após ler a nota que políticos de Sergipe estão investindo alto em artes plásticas. O blog foi informado que já tem agente fiscalizador de olho nos investimento, inclusive junto a Receita Federal.

OAB/SE não cumpre promessa e demite sexta trabalhadora este ano Do Sindiscose: Após seis meses em que a OAB/SE prometeu que não haveria mais nenhuma demissão, hoje, mais uma trabalhadora da OAB foi demitida, é a sexta este ano, mais uma vez uma mulher, sem nenhum motivo justificado. Duas foram demitidas após a OAB/SE informar ao sindicato que não haveria mais alterações no quadro funcional em reunião realizada em dois de fevereiro. Toda matéria aqui.

Audiência Pública hoje na ALESE Nessa quarta-feira, 2, a partir das 14 horas, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizará, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Sergipe, coordenada pelo deputado Iran Barbosa (PT), Audiência Pública para discutir o tema “Aprendizagem: Formação Profissional e Inclusão Social”.

Presenças Participarão da Audiência Pública, como palestrantes, o Procurador Regional do Trabalho da 20ª região, Raymundo Lima Ribeiro Júnior, que abordará “Os desafios da formação profissional de adolescentes e jovens e a aplicação da legislação”; o psicólogo e assistente social do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Nailton José dos Santos, que falará sobre “O papel de inclusão social e aprendizagem”; e o educador Social, professor e coordenador do Centro POP de Aracaju e representante da SEMFAS, Edilberto Sousa Rodrigues Filhos, que tratará sobre o tema “A política de assistência social e o acesso ao trabalho protegido para adolescentes e juventude”.

Iniciativa A atividade é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Sergipe em conjunto com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe (Fepeti/SE) e com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe. “Essa audiência tem como foco os cuidados com o trabalho adolescente, destacando toda a proteção que deve ocorrer em observância à legislação”, disse.

Educação Durante entrevista nesta terça-feira (1), na rádio Aparecida FM, o vice-presidente do MDB Sergipe e ex-deputado federal, Sérgio Reis, destacou a educação como pilar essencial para o desenvolvimento social do país. “Investir em educação de qualidade, técnica e de valorização ao magistrado, favorece todos os campos sociais”, afirmou Reis.

Eleições Lagarto Com a proximidade das eleições 2020, o vice-presidente confirmou candidato único para pleitear candidatura a prefeito de Lagarto, a partir do tradicional Grupo Saramandaia. “O Saramandaia está em processo de decisão para escolha do candidato que irá desempenhar o papel de gestor da nossa Lagarto, toda decisão é tomada em comum acordo, em benefício do município”, revelou.

Convenção MDB Sérgio Reis destacou ainda a Convenção Nacional do MDB, no próximo domingo, dia 6 de outubro, em Brasília. “A Convenção será uma reafirmação com a renovação do partido, a partir da escolha do novo presidente da sigla e um novo estatuto, a fim de construir um MDB mais forte e unido”, disse o vice-presidente estadual do MDB, Sérgio Reis. Até o momento, o nome mais cotado para assumir a presidência do MDB é o deputado federal e líder da bancada na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi, do estado de São Paulo.

Itabaianinha: servidores do Ipesaúde já podem realizar cadastramento Desde ontem, 01, os servidores da prefeitura de Itabaianinha, que já eram beneficiários do Ipesaúde até 1 de março de 2019, precisam realizar o recadastramento, em virtude das mudanças ocorridas com a celebração do convênio. Para tanto, basta que o servidor acesse o link disponível no www.ipesaude.se.gov.br, na aba Recadastramento Prefeitura de Itabaianinha. Há também a opção de comparecer à sede do Ipesaúde, rua Campos, 177, em Aracaju. O prazo para atualização será até 31 de outubro e para as duas opções de recadastramento, o beneficiário precisa retirar a nova carteira na sede da autarquia.                         

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Vem aí uma mega atração para embalar o sábado a noite do XV ENEVA 2019 ! O único e inigualável Tony Presley um dos maiores covers de Elvis Presley fará parte das atrações do XV ENEVA. Está esperando oque para participar desta festa? Inscreva-se agora: http://www.eneva2019.com.br
Mesmo sem apoio do governo de Sergipe. Viva o turismo!

ESCLARECIMENTOS –  Paulo Márcio, Pré-candidato a Prefeito de Aracaju (Democratas)

Prezado jornalista Cláudio Nunes,

Em resposta à matéria publicada em sua coluna, no Portal Infonet (edição de 1° de outubro de 2019), intitulada “Estratégias para destruir a ‘nova política’ em Aracaju e São Cristóvão”, na qual Vossa Senhoria afirma que “Setores do governo incentivam candidaturas para destruir o discurso dos que pregam a tal da ‘nova política’ em Sergipe” e que, nesse contexto, o anúncio da minha pré-candidatura a prefeito de Aracaju não só faz parte de uma estratégia urdida nos bastidores do governo como tem por finalidade destruir o movimento político capitaneado pelo senador Alessandro Vieira, venho fazer os seguintes esclarecimentos:

1) É absolutamente desprovida de razão qualquer tentativa de associar o meu nome ao Governo Estadual ou à Prefeitura Municipal de Aracaju. Tanto isso é verdade que a sua respeitável coluna, de forma democrática e republicana, ecoou as denúncias que eu fiz no ultimo trimestre de 2018 em relação ao que considerei uso irregular de verbas públicas no âmbito da administração pública estadual, chegando, inclusive, a ajuizar duas ações populares com o objetivo de resguardar o patrimônio público. Pois bem, não só o Governo ao qual Vossa Senhoria equivocadamente tenta me vincular fez ouvidos de mercador em relação às minhas denúncias, como, em retaliação, determinou a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar contra mim, no qual fui condenado a pena de suspensão, com o consequente desconto dos dias de afastamento em meu salário;

2) O movimento autointitulado “nova política”, embora seja tributário do meu respeito, não possui o monopólio da ética, da moralidade, da virtude e da eficiência administrativa. Como todo agrupamento humano, é movido por interesses, alguns muito nobres, outros nem tanto. Logo, deve estar preparado para o debate e o confronto de ideias, sem surtos neuróticos que levem à conta de conspiração todo e qualquer gesto que venha a lhe desagradar;

3) O senador Alessandro Vieira, malgrado a respeitabilidade adquirida e a projeção alcançada nacionalmente, sobretudo em razão das suas tentativas de instalação da CPI da Lava Toga – que tem o meu apoio irrestrito – também está sujeito a equívocos e erros de avaliação e julgamento, como toda e qualquer pessoa pública. Assim, fazer, quando estritamente necessários ao debate político, os devidos contrapontos, não significa “chutar a canela” nem ferir as regras do jogo, mas apresentar ao eleitor um olhar diferente – quem sabe de um ângulo privilegiado -, sobre atores sociais que podem influenciar os destinos da sociedade e do estado.

Paulo Márcio Ramos Cruz
Pré-candidato a Prefeito de Aracaju (Democratas)

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone Nenhuma revitalização faz sentido, sem a retirada da sucata da linha férrea das avenidas Rio de janeiro e Matadouro.
O contrato de concessão já caducou.
A linha não possui condição de uso.
Qual o destino da antiga estação ferroviária?
Falta apenas a inciativa das autoridades.

www.twitter.com/calbnascimento Nova doença é descoberta em Sergipe; sintomas são parecidos aos da leishmaniose, mas mais graves. via @usponline

 

www.twitter.com/eugenio_nas As queimadas continuam atingindo a floresta amazônica e o

A FKISE, através de seu presidente, Fernando Rocha irá trazer o seu primeiro mestre para ministrar um curso conforme as informações no cartaz

cerrado. O país dá mau exemplo e ganha o repúdio internacional.

.Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Como a água, quanto mais elevado o bem, mais benefícios espalha, e contudo penetra em lugares escuros que os homens desprezam.”
Textos Taoístas.

 

E mesmo com o trânsito caótico no centro da cidade ambulantes com grandes bancas de frutas tomam o espaço das ruas. A foto é na Rua São Cristóvão, após a Rua Itabaianinha. Ninguém faz nada. Aracaju da qualidade de vida.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais