As IST mais comuns nos homens
A importância da saúde masculina vai muito além dos exames de próstata, Um assunto importante para lembrar neste dia é a frequência das IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis nos homens, devido ao não uso consistente do preservativo. A Sífilis é uma das IST mais encontradas nos homens. Por ser, na maioria dos casos assintomática, os homens podem ter e não saber, o que leva a infectar a parceira ou parceiro. A infecção da parceira, pode trazer outra complicação: caso esteja grávida e não inicie imediatamente o pré-natal, a gestante pode infectar a criança que ainda não nasceu. Portanto, a infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do homem, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido até mesmo óbito.
A infecção pelo HIV tem sido sempre detectada em homens que nunca fizeram exames. É importante, pelo menos uma vez no ano, a realização do teste rápido de HIV e incluindo, também os testes de sífilis e Hepatites Virais. Todas essas infecções são tratáveis. A Gonorreia é outra IST preocupante, principalmente devido a dificuldade do tratamento. Os sintomas incluem secreção purulenta esverdeada ou amarelada encorpada e dor ao urinar. É importante lembrar que a presença de uma IST como sífilis e gonorreia, aumenta o risco de contrair a infecção pelo HIV, numa relação sexual sem preservativo, com alguém que também viva com o HIV e não esteja em tratamento.
Muitos homens, por não terem sintomas das IST, acham que estão saudáveis. Às vezes avaliam a saúde pela parceira ou parceiro que tem. Precisamos incentivar os homens para a procura dos testes rápidos disponíveis no SUS, nas Unidades Básicas de Saúde.
Quando o diagnóstico das infecções é feito tardiamente, existe um grave comprometimento da saúde do homem. O diagnóstico tardio, por exemplo, das Hepatites Virais, pode favorecer às complicações como cirrose hepática e câncer do fígado. O diagnóstico tardio da sífilis pode levar a complicações como lesão cardiovascular e do sistema nervoso. O diagnóstico tardio da infecção pelo HIV pode, não só comprometer a saúde do próprio homem, como também de suas parcerias. Isso também ocorre com as demais IST.
Muitos homens consideram que a doença é sinal de fraqueza pessoal. Muitos outros se acham invulneráveis. Muitos têm dificuldade no acesso a consultas, seja por falta de plano de saúde, seja por impossibilidade de se ausentar do trabalho para uma avaliação de rotina que muitas vezes consome tempo.
Nós profissionais de saúde, devemos levar a informação e os serviços de saúde aonde os homens estão, principalmente, no local de trabalho. Isso vai ajudar na prevenção e detecção das IST e outros agravos, facilitando o tratamento.