Namoro com prevenção é prova de amor à vida

Faça suas escolhas e viva feliz!

Chegou o Dia 12 de Junho, o dia dos namorados, um momento bom para lembrar que namorar faz bem à saúde. Uma boa companhia ou até mesmo a sensação de se sentir atraído por alguém traz grandes benefícios não só psicológicos, mas também físicos. Nos sentimos mais dispostos, quando a companhia faz bem. Por outro lado, um relacionamento ruim pode trazer diversos conflitos à mente e corpo.

A biologia do amor explica!

O nosso corpo libera a Oxitocina, o chamado “Hormônio do Amor” que atraia as pessoas. Existe redução do cortisol (hormônio ligado ao estresse) faz diminuir o estresse, o nível de ansiedade e riscos de depressão. Um bom relacionamento pode ajudar a estabilizar a pressão arterial e, consequentemente, faz bem ao coração. São vários benefícios de uma boa relação amorosa.

Namoro e sexo

Quando o namoro parte para a relação sexual, é importante fazer as escolhas para prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e manter a saúde dos parceiros. Antigamente nós só tínhamos o preservativo do pênis. Depois surgiu o preservativo para a vagina. Esses continuam sendo os grandes insumos para a prevenção à IST, sendo os únicos que também previnem a gravidez não planejada.

Os namorados precisam saber de outras formas de prevenção!

Hoje temos novos recursos para tornar uma vida sexual mais protegida. Um deles é o uso dos testes rápidos como forma de negociar as práticas sexuais. Os testes também levam ao diagnóstico das infecções e, consequentemente, o tratamento como forma de reduzir os riscos de transmissão das IST para outras pessoas. Se, por algum motivo, o preservativo rompeu ou até foi esquecido de usar, a pessoa terá até 72 horas (o ideal é até 2 horas) para procurar um serviço de saúde para fazer o teste rápido e iniciar a profilaxia (PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), com medicamentos diários, por 28 dias. Posteriormente deve repetir os testes com 30,60 e 90 dias após a última situação de risco. Para aquelas pessoas que, por algum motivo, não querem usar nem o preservativo masculino e nem o feminino, já está disponível a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição. Consiste no uso de medicamentos diários ou de acordo com a atividade sexual, para reduzir os riscos de infecção pelo HIV. As pessoas que usam esses medicamentos corretamente precisam fazer os testes rápidos frequentemente.

A preocupação com a prevenção das IST é também uma prova de amor à sua vida e a do (a) parceiro(a).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais