Ana Lúcia e a inclusão social

Este espaço por dever de Justiça lembra alguns desavisados que estão comemorando a possível saída da deputada licenciada Ana Lúcia Menezes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social que a parlamentar petista mudou a face daquela pasta e merece o seu devido reconhecimento.

 

Este jornalista deixa claro que já criticou a morosidade da pasta em algumas ações, como na construção de casas em Maruim e para os sem tetos de Aracaju, onde a demora destas ações precisa ser creditada também a outros setores, como a própria Cehop.

  

Ao assumir a pasta no início do atual governo em 2006, Ana Lúcia recebeu uma área onde o assistencialismo era a tônica principal sem um foco definido para ações que pudessem viabilizar a qualidade de vida dos mais carentes através de sua formação e alternativas reais de sobrevivência com emprego e renda.

 

A pasta até 2005, na verdade era um governo paralelo, já que a ex-primeira-dama e senadora, Maria do Carmo tinha uma força própria no governo anterior e suas ações se confundiam com outras do próprio governo e vice-versa. Até os aliados do ex-governador reconhecem que existia um governo paralelo.

 

Erros existiram nestes dois anos na pasta. Principalmente porque alguns assessores de Ana Lúcia não conseguiram implementar o ritmo dado pela própria secretária. Porém, a pasta foi totalmente reestruturada, não deixando de ter ações assistenciais emergenciais, mas com a determinação e a preocupação maior em capacitar as famílias carentes de todo o Estado, dando alternativas reais de sobrevivência para deixarem de serem reféns da própria máquina estatal e lamentavelmente, de alguns políticos que ainda se aproveitam da miséria alheia para conquistar seus mandatos.

 

E o governador Marcelo Déda deve estar preocupado com a possível saída de Ana Lúcia que pode ser confirmada nesta segunda-feira, 23. Apesar de política, Ana se comportou bem nesta área, sem medir esforços. Para substituí-la o governador deve ter o cuidado de encontrar uma pessoa com o mesmo perfil, principalmente com uma pessoa que não seja candidata no próximo ano, para não causar ciúmes e ter que ficar apenas um ano no cargo. É preciso cautela e cuidado neste momento.

 

Nomes ventilados I

Na coluna Periscópio do Jornal da Cidade do final de semana foram ventilados três nomes para substituir Ana Lúcia: a deputada Conceição Vieira, a ex-prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça e a primeira-dama Eliane Aquino. Conceição Vieira, já foi presidente da Fundat e fez um excelente trabalho, mas como é candidata à reeleição ficaria apenas um ano na pasta. É muito pouco. Maria Mendonça já provou como administradora que é competente, mas deve ser candidata em 2010.

 

Nomes ventilados II

Já a primeira-dama, Eliane Aquino, desde a Prefeitura de Aracaju trabalha na área social, com a antiga Missão Criança, hoje Recriando. Desde 2006, vem trabalhando na área social do Governo do Estado, mesmo sem cargo, coordenando diversos projetos e ações em todos os municípios. Seria, sem dúvida, a melhor opção já que é uma pessoa que não tem pretensões políticas. Mesmo sendo a melhor opção, dificilmente o governador nomeará a esposa, mesmo tendo diversas primeiras-damas, no passado em Sergipe e atualmente em vários Estados, exercendo esta função na área social. Seria um “gol de placar” que Déda não terá coragem de marcar.

 

Magistério: é hora de racionalidade

O artigo do último sábado foi objeto de diversos e-mails de leitores. Uns criticando o artigo por pedir o bom senso e outros achando que o magistério não vai recuar. O espaço continua com a mesma avaliação, acha que o diálogo pode levar a uma conciliação.

 

Esqueceu do Hospital João Alves

Ainda bem que o acidente automobilístico com o secretário Rogério Carvalho não foi nada grave. Mas, como secretário da Saúde, é preciso lembrar a Rogério que o Hospital João Alves tem o melhor setor de trauma do Estado. Ou seja, ele ir para um hospital particular mostra que há algo errado no sistema. Ou será que ele ficou com medo da superlotação?

 

Sudene

Agora vai. Lula deverá lançar no dia 5, na reunião dos governadores da Sudene em Montes Claros, o projeto que regulamenta as controvertidas Zonas de Processamento de Exportações. Convidou José Sarney (PMDB-AP), um dos entusiastas das ZPEs, para acompanhá-lo na viagem. (Coluna Painel da FSP).

                                                                                                                                  

Jackson, Valadares, Edvaldo e Déda. Será a chapa de 2010?

Chapa majoritária 2010                                       

A foto ao lado é do repórter fotográfico César de Oliveira (ASN) tirada na inauguração da reforma da Praça Fausto Cardoso na última sexta-feira. A foto mostra o deputado federal Jackson Barreto, o senador Valadares, o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda. Para muitas lideranças do atual governo os quatro da foto formam uma ótima chapa majoritária. Déda já está certo como candidato à reeleição. Valadares e Jackson também como candidatos ao Senado Federal. A surpresa seria a presença do PCdoB, com Edvaldo Nogueira como candidato a vice. Alguém acha impossível? Até porque o PT voltaria a comandar a Prefeitura com Silvio Santos.

 

Paulo Matheus, do TC I

Na semana passada este espaço publicou um e-mail de um leitor elogiando o novo presidente do TC, Reinaldo Moura pela nomeação de alguns diretores e criticando pela nomeação do diretor técnico. O leitor não citou o nome, mas este colunista foi informado que o novo diretor técnico é o servidor de carreira do TC, Paulo Matheus, que já ocupou diversas funções em administrações anteriores.

 

Paulo Matheus, do TC II

Por conhecer Paulo Matheus, há alguns anos, este jornalista afirma que o servidor de carreira do TC é altamente competente e por isso é sempre aproveitado pelos conselheiros pelo trabalho técnico que realiza. E mais: nunca teve seu nome envolvido em qualquer irregularidade e nunca foi ordenador de despesas. Este jornalista escreve mais ainda: coloca a credibilidade deste espaço em jogo se alguém comprovar que Paulo cometeu alguma irregularidade.

 

Citação do SINDICONTAS em e-mail do leitor

Ainda no e-mail do mesmo leitor que citou a nomeação do diretor técnico ele se referiu ao SINDICONTAS, o sindicato do Tribunal de Conta. O presidente do sindicato, Sérgio Augusto Mendonça Santos enviou o seguinte esclarecimento: Em matéria publicada no dia 20 de março de 2009, no seu blog, intitulada “Pérolas do TC e a saga pela busca de uma equipe perfeita I e II”, há uma citação ao término do texto vinculando o desabafo de um Servidor do TC, não identificado na matéria, com o Sindicato dos Servidores do TC. Causou-nos estranheza, pois esta entidade ainda não deliberou posicionamento diante das prerrogativas discricionárias da Presidência do TC ao nomear os seus Diretores. Ainda, não há nenhuma autorização de qualquer pessoa do Sindicato ou não, em emitir posição pública, que vincule o nome do SINDICONTAS, sem a devida autorização da Presidência do ente. Acreditamos em um Estado Democrático como forma de aperfeiçoar a Sociedade, mas não aceitamos o véu do anonimato e respeitamos o crédito do contraditório e da ampla defesa. Disponibilizamos todas as formas de consulta prévia para aplicação deste princípio Constitucional.

 

Sem fundo

A segunda parcela de março do FPM, repassada pelo governo federal na sexta-feira, aprofundou o quadro de adversidade para mais de 80% dos municípios do país, que têm no fundo sua principal fonte de recursos. O valor ficou 14,4% abaixo da previsão do Tesouro, o que aponta para um fechamento de mês com queda maior que os 18% inicialmente estimados. No Norte e no Nordeste, há cidades que não receberam nenhum centavo. A capital mais problemática é Fortaleza. No norte de Minas, algumas prefeituras cortaram 50% do expediente. No dia 7, a Confederação dos Municípios vai a Brasília para uma reunião com o ministro José Múcio (Relações Institucionais). (Coluna Painel da FSP, desta segunda-feira, 23).

 

Colaterais

 O Fundo de Participação dos Municípios é calculado com base no IR e no IPI, cuja redução deverá ser prorrogada como medida de combate à crise. O reajuste do salário mínimo e o novo piso dos professores ajudam a sangrar o caixa das prefeituras. (Ainda na coluna Painel).

 

A bem da verdade I

Sobre a notícia veiculada neste blog, com base nas denúncias do deputado Gilmar Carvalho, o coronel Meira prestou os seguintes esclarecimentos: “Não tenho e nunca tive nenhum grau de amizade com o ex-soldado Giuseppe. nunca visitei no presídio e ainda tive conhecimento da sua prisão quando o comando da PM nos convocou para presidir o inquérito que apura a fuga, ou seja, depois que ele fugiu é que soube que estava preso. Na PM tudo que é relacionado com pessoal é tratado no setor de pessoal na PM denominado PM-1. O Boletim Ostensivo e editado diariamente para que todos tomem conhecimento do que ocorre na corporação. O que é publicado peja Ajudancia Geral setor encarregado de confeccionar o Boletim Diário vem de diversos setores e cada um é responsável pelas informações que encaminha para publicação. Nem todos os documentos passam pelo gabinete do sub-comando.

 

A bem da verdade II

Continua o coronel Meira: “Depois de pronto o Boletim o Chefe da Ajudancia leva ao Sub-comando para dar o visto, mas leva apenas o Boletim não todos os documentos de deram origem a publicação que são inúmeros fica na própria ajudancia. Se há erros que seja apurado, mas não podemos ser responsabilizado por coisas que nem passam por nós. Veja você se o chefe do executivo ao assinar um decreto que exonera ou empossa servidor tiver que ler todos os documentos que deram origem aquele ato como edital de concurso, classificação. Não tinha como desenvolver sua outras tarefas, para isso  outros setores já se encarregaram de checar tudo. Se houver erro no decreto quem responde não é o chefe do executivo e sim que tinha responsabilidade pelas informações.

 

A bem da verdade III

Finaliza coronel Meira: “Entrei na PM por concurso, sou policial por vocação, cheguei ao ultimo posto por mérito, recebi todas as condecorações da PMSE, fui agraciado com medalhas de outras corporações, fui condecorado com a medalha das Nações Unidas. Tenho compromisso com a segurança publica do meu estado. Já vi companheiros tombarem no cumprimento do dever, fui atingido por tiro no desempenho de minha profissão. E por tudo isso não posso ter meu nome ridicularizado por atos que não temos culpa. Nos temos família, amigos e todo esse processo desgastante é por demais perverso com sequelas irreparáveis”. Adeilson Barros Meira- Coronel PM.

 

DO LEITOR

 

Racionamento

Do leitor Antônio Gonçalves: “Mais uma vez teremos que conviver com esse racionamento burro que tanto nos causa transtorno, porém a questão é saber de qual cabeça iluminada saiu a decisão de dois dias alternados. No mês passado essa questão foi levantada e a explicação simplória da DESO é que era a única forma de atender também às localidades mais distantes e elevadas, no entanto, a água não chega nessas áreas logo que liberam os registros e quando fecham por falta de força ou pressão são os primeiros que sofrem com a falta do líquido”.

 

SOS Campo do Brito I

E-mail de Carlinhos do PT: “Como é difícil justificar o injustificável por parte da Prefeitura Municipal de Campo do Brito Se, quando deixou uma semana os alunos da rede municipal sem merenda escolar, ainda tem a cara de pau de dizer que foi alguns dias assuma a incompetência e falta de planejamento vocês já estão no poder a Quatro anos e três meses e dizer que faltou por  causa da licitação pra ter um preço melhor e ao mesmo tempo diz  que comprou uma parte sem licitação, uma cidade onde a juventude passou 20 meses com o ginásio de esporte fechado onde fiz diversas manifestação, eu pessoalmente procurei e pedi ao governador atual pra interceder onde vocês o destruíram será que estou mentindo,  dizer que a qualidade da merenda é de boa qualidade, onde vocês essa semana que passou distribui 03 fracos de 500 ml pra fazer arroz doce na escola do Garangau com 210 alunos nos dois turnos e no Povoado Serra das Minas 500 g de açúcar, eu tenho certeza só pra deixar a merenda de qualidade só se Cristo fizer-se o milagre da multiplicação, vocês não tem planejamento a merenda é levada pra todos os povoados todos os dias qual o mistério”.

 

SOS Campo do Brito II

Continua Carlinhos do PT: “Dia 19, quinta-feira, a Prefeitura decreta feriado municipal no dia de São José onde as pessoas comemoram um dia festivo na Serra dos Montes que o poder publico a destruí são 16 anos que gestores que administraram a nossa cidade cometem o crime na Serra com a lixeira publica e a retirada de cascalho o que foi proibida por parte do DNPM, graças as minhas constantes denuncias nos órgãos de Proteção Ambiental Adema, Sema e Ibama e Dnpm, e nos órgãos de comunicação de Sergipe, no momento a Prefeitura esta respondendo Ação Civil Publica, por vocês destruírem a serra, mais o agravante talvez a falta de aptidão com o estresse dos que governam a nossa cidade no dia 20 na sexta feira decretam ponto facultativo, numa cidade de 17 mil habitantes que o Hospital esta fechado e os Postos de Saúde vocês fecharam quinta sexta sábado e domingo deixando a cidade sem um só medico sobrecarregando os postos médicos de Itabaiana e a rede publica estadual, num momento critico que nossa cidade esta passado por um susto de virose que esta atacando as pessoas com diarréia vômitos e dor estomacal espero que vocês tenham  amor e respeito pelo o povo que lhes deram mais 04 anos e trabalhe e não perca o tempo em querer usar os espaços de comunicação para  justificar o injustificável”.

 

Falta de água em Salgado

E-mail recebido: “Após denúncia feita nesse blog em dezembro passado da falta de água, nossa comunidade continua a sofrer deste mal durante o DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA (22-03), somos ciente da falta d”água que assola nosso Estado, porém não aceitamos que nossa cidade rica em lençóis freáticos, onde sabemos que distribui água para mais outras cidades fique sem ter esse bem no dia-a-dia e ter como consolo para nossos cidadãos apenas que a bomba da caixa d água não consegue levar água até o centro da cidade, local mais prejudicado esses últimos dias. Queremos que a companhia de saneamento tome providências o mais rápido”.

 

Ainda o magistério

Do leitor Edson Júnior: “Desde sempre, você trata o tema educação com a responsabilidade e maturidade exigidas. O seu último artigo “Magistério: é hora de racionalidade” é a prova. Gostaria de concordar com o que você escreveu e elogiar a postura democrática do governador que demonstrou sensatez, equilíbrio e humildade em suas palavras. Não agrediu o SINTESE, demonstrou respeito e o desejo de continuar debatendo a melhoria contínua da educação. Ao SINTESE, cabe esse exercício e esforço reflexivo para entender que a insistência nesse movimento, poderá ruir o prestígio que a sociedade, já dando sinais de incômodo, sempre dedicou aos professores. Todos os passos dados pelo SINTESE foram frágeis de argumentação e de sustentação. Até o retorno da professora Ana Lúcia, cujo trabalho e compromisso com a educação são inegáveis, foi revestido de estratagema. Voltar para a Assembléia é um fato que cedo ou tarde acontecerá e não será o governador que alterará isso, a deputada sabe. Para que jogar a decisão no colo do governador? O momento não é de saídas honrosas, mas de restabelecimento da paz na educação que traduzirá segurança e compromisso com milhares de crianças sergipanas que dependem dos professores para alterarem o curso de suas vidas. SINTESE, não se sinta derrotado, como bem disse o governador. Aceite o armistício oferecido e volte para as salas de aula”.

 

Frase do Dia

“Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas… Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha”. Madre Teresa de Calcutá.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais