Anorexia Nervosa

“Se cada um de nós varresse a frente do nosso lugar, o mundo todo seria limpo.”
(Goethe)

Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. O que sabemos é que as pessoas anoréticas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras, além disso cerca de  90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos, e que trata-se de uma doença com grandes riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.

Causas:

A causa exata deste distúrbio é desconhecida, mas atitudes sociais em relação à aparência do corpo e fatores familiares desempenham um papel no seu desenvolvimento. É uma condição que  afeta preferencialmente o sexo feminino ocorrendo geralmente em adolescente ou jovens adultas.

É importante salientar que o empanturramento seguido de vômito (espontâneo ou induzido) e o uso inapropriado de laxantes ou diuréticos são comportamentos que podem acompanhar frequentemente esse distúrbio.

Fatores de risco são origem caucasiana, bom nível sócio – econômico , sexo feminino e ter uma família ou uma personalidade orientada para alcançar grandes e as vezes inatingíveis objetivos, alguns estudos chegam a citar que a  incidência da doença seria de  4 em cada 100.000 pessoas.

Principais Sintomas:

  • Ocorre uma recusa compulsiva a manter o peso corporal em um nível igual ou acima do mínimo normal adequado à idade e à altura (por ex., perda de peso levando à manutenção do peso corporal abaixo de 85% do esperado; ou fracasso em ter o ganho de peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado).
  • A pessoa desenvolve um medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo mesmo com o peso visivelmente abaixo do normal.
  • Além disso, ela pode apresentar perturbação no modo de vivenciar o peso ou a forma do corpo, influência indevida do peso ou da forma do corpo sobre a auto-avaliação, ou negação do baixo peso corporal atual.
  • Devemos salientar que nas mulheres pós-menarca, podem ocorrer períodos de amenorreia, isto é, ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. (Considera-se que uma mulher tem amenorreia se seus períodos ocorrem apenas após a administração de hormônios, por ex., estrógeno).

Em resumo podemos encontrar:

  • Intolerância ao frio
  • Atrofia muscular do esqueleto
  • Perda acentuada de peso (maior que 35% em geral)
  • “Prisão de Ventre” (obstipação /constipação intestinal)
  • Pressão arterial sistêmica baixa
  • Cáries dentárias
  • Pele amarela, descolorida ou manchada
  • Queda de cabelos, ou cabelos secos, quebradiços e /ou sem brilho.
  • Ausência de menstruação
  • Depressão leve, moderada e às vezes grave.
  • Perda de tecido gorduroso
  • Maior susceptibilidade às infecções

Tratamento

O objetivo principal do tratamento é restaurar o peso corporal normal , além dos hábitos alimentares saudáveis e solucionar problemas psicológicos coexistentes.

Dependendo das condições clínicas da paciente, é necessário, muitas vezes em função de uma caquexia, proceder a sua internação  para o restabelecimento de sua saúde em ambiente hospitalar, é extremamente importante orientar os familiares  sobre a gravidade do problema, sobre falsas expectativas e de que a cura não será fácil.

Se o tratamento é em regime de hospitalização procede-se à correção hidroeletrolítica, dieta hipercalórica mesmo contra a vontade da paciente, correção de possíveis alterações metabólicas e início do tratamento psiquiátrico.

O “Stress” desencadeado pela doença pode ser aliviado com o encaminhamento do indivíduo para “grupos de apoio”, onde os membros compartilham experiências, dificuldades e problemas em se alimentar adequadamente.

Psicologicamente deve-se abordar o caso cognitivamente e/ou comportamentalmente, encorajando a adoção de atitudes mais sadias por parte da paciente, que é recompensada com elogios e diminuição de situações aversivas como restrição de sua mobilidade, a maioria dos médicos sugerem que a psicoterapia individual é indicada visando à modificação do comportamento, das crenças e dos esquemas falhos de pensamento.

A psicofarmacoterapia é indispensável e, normalmente, se faz às custas de antidepressivos, notadamente com triciclicos que tenham como efeito colateral também o estímulo do apetite e o ganho do peso , como é o caso da maprotilina , amitriptilina ou clomipramina, mas quando se tem  necessidade de sedação (quase sempre há), recomenda-se que seja feita com neurolépticos e, preferentemente, com aqueles que também aumentam o apetite, como é o caso da levomepromazina.

Devemos salientar que os programas de tratamento realizados geralmente conseguem ter sucesso em 62% dos casos, porém 50% das pessoas afetadas podem continuar a ter problemas psicológicos e/ou alimentares.

É raro, mas em 5,8% dos indivíduos acometidos de anorexia nervosa pode ocorrer morte (suicídio ou por  complicações da doença)

O controle do peso pode ser difícil e um tratamento prolongado pode e deve ser necessário para maior segurança e adequada manutenção de um peso corporal saudável.

Complicações (Não tratadas)

  • Desnutrição grave
  • Desequilíbrio de sais minerais do organismo
  • Desidratação Severa
  • Arritmias Cardíacas
  • Choque Hipovolêmico
  • Desorientação Mental

Mesmo após a melhora do quadro clínico, sempre é bom lembrar que as recaídas são freqüentes, convém chamar a atenção que nos casos  de internação, a taxa de recidiva imediata é superior a 25%, indicando portanto que o acompanhamento destas pacientes deve-se ser feita por muitos anos.

Lembre-se se você desconfia que um parente ou amigo apresenta suspeita de anorexia nervosa , procure uma ajuda com alguém da equipe de saúde (médico, enfermeira, psicólogo , etc…)mais próximo de onde estiver.

Essa atitude pode salvar uma vida.

Além disso, chame imediatamente o SAMU (192) ou outro Serviço de Emergência que conhecer, se uma pessoa com anorexia nervosa apresentar desmaios, pulso irregular, convulsões ou outros sintomas graves.

A anorexia nervosa muitas vezes não é curada porque não é diagnosticada.

A cura existe, mas precisamos confiar em nossos profissionais da saúde e que com nosso apoio eles conseguirão realizá-la com o sucesso que desejamos.

Uma Boa Semana com muita Paz e Luz!

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais