Arapucas montadas para Deda

 

  Apesar do governador João Alves Filho (PFL) continuar concedendo entrevistas e passando para a população que entregará ao futuro governador a máquina do Estado saneada e sem problemas financeiros, a realidade nos bastidores é outra. Está sendo montada uma verdadeira rede de arapucas para dificultar o futuro governo. O pior de tudo é que a máquina estatal encontra-se com sérios problemas financeiros.

 Para se ter uma idéia as duas empresas mais fortes do Estado passam por sérios problemas. A Deso tem que pagar empréstimos feitos nos últimos meses, a partir do próximo governo. Além disso, estão sendo feitos contratos sem dotação financeira cujas ordens de serviços não serão dadas, mas o próximo governo terá que cumprir. Isso ocorre também na Secretaria de Infra-Estrutura, onde contratos para reforma de rodovias estaduais estão sendo assinados mesmo não tendo dinheiro para realização das obras.

Já o  Banese não está tão sólido como canta em prosa e verso o presidente da instituição pelos meios de comunicação. Aliás, por falar em meios de comunicação, nunca o Banese gastou tanto em publicidade assumindo várias campanhas governamentais, através da conta dele e da conta do Banese Card. Além disso, o número de patrocínios nos últimos meses ultrapassou todos os limites. Estima-se que o banco fechará o ano com o gasto em publicidade e patrocínio em torno de R$ 15 milhões. Nada não. No ano passado o lucro do Banese foi de R$ 20 milhões. E os débitos governamentais? Por quê o secretário da Fazenda não vem a público dizer como está se comportando atualmente a receita e a despesa mensalmente? Vários contratos e convênios estão sendo suspensos, mas as dívidas continuarão para o futuro governo.

Se você pensa que já leu tudo que é grave. Ainda tem mais. Na semana passada o governo do Estado aprovou na Assembléia um projeto que beneficia com diversas vantagens os devedores de ICMS. Apenas o Jornal do Dia, através de matéria do jornalista Cristian Góes, fez a divulgação. A lei tenta tornar legal um decreto assinado pelo governador em plena campanha eleitoral dando até 100% de isenções de multas fiscais, moras e juros. Com o projeto o governador dá uma cartada para fechar suas contas e não ter problema com a Lei de Responsabilidade Fiscal, porém ninguém pode calcular ao certo o quanto de prejuízo aos cofres públicos isso significará. Somente o futuro governo poderá fazer este balanço fiscal.

  O pior de tudo é que mesmo tendo anulado o decreto assinado em plena campanha eleitoral, a lei torna válido os acordos que foram feitos naquele período e que estão sob segredo do Governo do Estado. Quantos acordos foram feitos? De quantos milhões o governo estadual abriu mão? Qual foram as empresas beneficiadas? Isso ninguém sabe e lamentavelmente a Secretaria de Estado da Fazenda não mostra os números. Porém, pelas dificuldades encontradas e pelas manobras feitas deve ter muito dinheiro em jogo. Contudo, essas empresas não podem ficar tranqüilas, já que alguns juristas consultados por este colunista entendem que a lei estadual fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e poderá ser revogada pelo futuro governo. Espera-se que pelo menos a partir do próximo ano estes números ainda existam e possam ser repassados para a população sergipana.

 

 

 

Lula e Alckmin têm marqueteiros conhecidos em SE

Neste segundo turno da eleição para presidente, se enfrentam no programa eleitoral dois conhecidos dos  sergipanos, João Santana (Lula) que aqui perdeu com Francisco Rollemberg em 2002 e Gilney Rampazo(Alckmin) que coordenou o primeiro turno de Albano Franco e também perdeu em 1998. Albano só ganhou no segundo turno de 98, quando entraram em cena três nomes da terra.

 

Sucateamento da Deso está aparecendo

Ontem foi a comunidade de Laranjeiras que saiu em passeata por conta da falta de água em alguns bairros daquele município. Foram “apenas” quinze dias por conta de um problema técnico. Há aproximadamente dois meses, o município de Indiaroba ficou sem água por quinze dias, depois de muita luta de alguns vereadores e da população o problema foi resolvido, e a água era impossível de beber, todos da cidade pegavam água em uma fonte. Só agora a água está própria para o consumo humano.

 

 

 

Abandono de emprego curioso

O Diário Oficial do Estado do dia 10 de outubro de 2006, que circulou há poucos dias publicou um aviso de abandono de emprego curioso. Nele o ex-secretário de Estado Clóvis Silveira, comunica que desde o dia 2 de outubro o  funcionário José Carlos da Costa não comparece ao local de trabalho estabelecido na rua Mário Jorge, na Atalaia. O colunista chegou a duas conclusões: Primeiro, como o sumiço do emprego foi no dia 2, um dia após o pleito, a avaliação é que ele pensa que a “fonte” secou. A segunda avaliação é que o empregado soube através da imprensa que Clóvis Silveira é sócio da refinaria Atlântico Sul que será instalada em Sergipe, com isso ficou com raiva porque não foi convidado para trabalhar na mesma.

 

 

Criticas na rádio de Machado ao governador I

O programa matinal da Itabaiana FM, de propriedade do deputado federal José Carlos Machado (PFL) fez ontem duras críticas ao atual governador João Alves Filho (PFL). O motivo do severo comentário foi à falta de segurança pública. “Caros amigos, preocupa-nos essa situação da segurança pública em Itabaiana. Francamente, eu não sei aonde vamos parar! Ninguém tem mais segurança de nada nesta terra…” . Foi assim que começou o comentário duro do radialista João Batista Santana. “… de quem é a culpa eu não sei. Eu não vou atribuir nem a delegado, nem a comandante de batalhão, nem a oficiais, nem aos policiais, eu não sei a quem cabe a culpa! Nessa cadeia de comando eu não sei, quem é que não está cumprindo com o seu papel. Se é o próprio governo que não está dando condições ao Secretário de Segurança, ou se é o Secretário de Segurança que passou do tempo…”

 

Criticas na rádio de Machado ao governador II

Continuou o radialista: “… Eu falo aqui né. Mas qual é a repercussão que tem este programa? Só aqui na região. Ele não vai alcançar Aracaju, se esse programa fosse numa emissora de Aracaju, ou fosse em uma emissora AM, que chega numa distância bem maior, se a gente tivesse esse alcance talvez as autoridades de Aracaju acordassem.! “… sabe meu amigo, minha amiga, sua segurança está em Deus, só em Deus e mais ninguém. Infelizmente a realidade é essa, e aliás, se preparem final de governo é como diz o velho ditado: quando assumi recebe água gelada e café quente, no final recebe água quente e café gelado.”

 

Heleno Silva será candidato a prefeito

O dep. federal Heleno Silva, PL, em entrevista a FM Boca da Mata, na cidade de Nossa Senhora da Glória, declarou que irá transferir seu título de eleitor para uma das cidades do alto sertão, provavelmente será candidato a prefeito. Segundo informações a cidade mais cotada  é a de Glória, lá seu candidato a deputado federal Pastor Jony obteve 2.866, ficando em segundo lugar com uma diferença de 268 votos para o primeiro Albano Franco, PSDB, o qual foi apoiado pelo ex-prefeito Sérgio Oliveira, “Serginho”, PTdoB.

 

Posição da UFS sobre decisão do TCU

A respeito da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de proibir a Universidade Federal de Sergipe (UFS) de fazer repasses para a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapese), o reitor da instituição superior de ensino, professor Josué Modesto

dos Passos Subrinho, disse ontem que não desrespeitará a decisão da corte, posição que, aliás, sempre adotou. “Os recursos são para a viabilização do Campus de Itabaiana, mas já que há essa decisão, vamos respeitá-la”, comentou.

 

 Pedro Valadares entra com agravo contra Jackson

 O ex-deputado federal Pedro Valadares (PFL) ingressou no Tribunal Superior Eleitoral, com Agravo de Instrumento para tentar cassar o mandato do deputado reeleito Jackson Barreto de Lima (PTB). No último dia 5, o Pleno do TSE aprovou voto do ministro-relator Cezar Peluzo, que negou seguimento ao recurso impetrado pela Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe, que propunha a impugnação da candidatura de Jackson, que teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Alegando ser parte interessada, Pedrinho interpôs Agravo de Instrumento, pedindo a anulação dos votos atribuídos ao parlamentar. Pedrinho avalia que, se obtiver vitória no TSE, assumirá o mandato por ser o primeiro suplente da coligação “Sergipe no Rumo Certo”. Sua defesa advoga a tese de que a coligação “Sergipe Vai Mudar” perderia os votos atribuídos a Jackson.

 

Abaixo assinado no Colégio Salvador

Alguns pais de alunos do Colégio Salvador estão recolhendo assinaturas para enviar ao MEC do que eles consideram abuso da direção da escola. Só porque alguns alunos não foram às aulas na última sexta-feira por conta do feriado prolongado, a direção resolveu fazer algumas provas com três disciplinas de uma só vez no período de apenas 2h30. Agora o caso vai parar no MEC e pode causar sérios transtornos ao colégio.

 

Nota de repúdio contra secretário de cultura I

A coluna recebeu a seguinte nota de repúdio: A  Produtora Cine Vídeo e Educação-Ações Culturais vêm pela presente levar ao conhecimento de vossas senhorias a atitude do Sr. José Carlos Teixeira – Secretario de Estado da Cultura em cancelar as atividades do II Festival de Cinema e TV Infanto-Juvenil, este festival que teve inicio no último dia 02/10, visava oferecer a estudantes das escolas da rede pública de ensino municipais e estadual a oportunidade de ter acesso gratuitamente a filmes nacionais de qualidade e adequados aos diversos níveis de ensino, possibilitando aos professores um trabalho de adequação de seus conteúdos com o processo de ensino. Neste projeto, a Secretaria de Estado cederia o Teatro Atheneu e Lourival Batista e equipamento de projeção, cabendo a Cine Vídeo e Educação viabilizar os filmes e material de divulgação.

 

Nota de repúdio contra secretário de cultura II

Prossegue a nota: “Na última sexta-feira recebemos uma ligação informando o cancelamento do evento, o motivo alegado foi  falta de público, razão que pode ser facilmente desmontada consultando as direções dos Colégios Atheneu, Dom Luciano, Tobias Barreto, Jackson de Figueiredo, Alceu de Amoroso Lima, que enviaram mais de 3.000 estudantes nas duas primeiras semanas do Festival. Pedimos o apoio de todos  para que se garanta a participação das escolas e instituições,  que já agendaram a ida  de seus estudantes no Festival até o próximo dia 27. São elas: Asilo Same (40 Crianças); Missão Criança Aracaju (450); Colégio Estadual  Pres.Emilio Garrastazu Médici (300); Colégio  Estadual  João Alves Filho (400), Colégio  Estadual  José Rollemberg leite (300) e Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (560). Conto com o apoio na busca de garantir as crianças e jovens o acesso aos espaços públicos, que são mantidos com recursos públicos e por isso não podem estar à mercê de atos  arbitrários”.

 

Sindicatos têm que ajudar o www.dominiopublico.com.br

Sobre a nota publicada ontem pedindo para que ajudem na divulgação do site www.dominiopublico.gov.br um leitor enviou o seguinte e-mail: “Quanto ao domínio público estou pedindo ao pessoal do Sindicato dos Bancários para divulgar o site. Seria bom que os sindicatos que publicam jornais também fizessem o mesmo. Já pensou o Sintese numa campanha dessa? Os professores que têm computadores teriam uma boa fonte de informação, por “zero real” e poderiam também divulgar junto aos alunos. Seria uma boa iniciativa para possibilitar que eles, os alunos, dessem um tempo aos tais sírios de bate papo, que em boa parte é besteirol puro”.

 

“Máximas de Experiência no Processo Civil” será lançado amanhã

 Flavia Moreira Guimarães Pessoa, Doutoranda em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela universidade Gama Filho no Rio de Janeiro e Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina, lança amanhã o livro “Máximas de Experiência no Processo Civil”. O lançamento será às 19h, na Livraria Nobel, situada na galeria Farol Center (Av. Murilo Dantas, bairro Farolandia,no acesso ao Campus da Unit). Flávia é também Professora

e Coordenadora de cursos de Especialização em Direito e Processo do Trabalho, além de ter sido aprovada em primeiro lugar no concurso Público para o Provimento do Cargo de Professora Assistente de Direito Civil da Universidade Federal de Sergipe.

É juíza do trabalho Substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 20° Região – Sergipe desde 1998.

 

Continuam inscrições para seleção de estagiários

Continuam abertas as inscrições para processo seletivo de estagiários da área de informática na Procuradoria da República de Sergipe. As pré-inscrições poderão ser feitas a partir do dia 20 de outubro de 2006, através do site  www.prse.mpf.gov.br/Concursos. A entrega da documentação obrigatória para participação no processo seletivo, ocorrerá no período de 23 a 27 de outubro de 2006. Podem participar do processo seletivo os alunos regularmente matriculados nos cursos de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação das instituições de ensino superior que mantém convênio com o Ministério Público Federal (Universidade Federal de Sergipe – UFS e Universidade Tiradentes – UNIT). Na ocasião da contratação o candidato selecionado deverá no mínimo estar cursando o 5º período e ter concluído 50% do total de créditos da grade curricular.  Além disso, não poderá estar no último período letivo. Ao estagiário será concedida bolsa mensal no valor de R$ 450,00.

 

FaSe realiza seminário

Promover a discussão crítica sobre as atuais transformações da sociedade contemporânea, a chamada “Sociedade do Conhecimento”, através de diferentes temáticas e visões teóricas que privilegiem uma abordagem interdisciplinar sobre questões éticas, políticas, de violência e culturais, considerando a perspectiva de globalização, a partir de uma abordagem científica e filosófica. Esse é o objetivo do Seminário Sergipano Interdisciplinar Sociedade do Conhecimento: ética, globalização e violência (Sesisc), que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, promovido pela Faculdade de Sergipe – FaSe. Finalizando o Seminário acontecerão lançamentos simultâneos de livros acadêmicos e de visão instrucional sobre os mais diversos temas. Os lançamentos acontecem sábado, dia 21, às 19 horas, na Faculdade de Sergipe. 

 

Frase do Dia

“O Mundo se tornou perigoso porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominar a sí mesmos”. A. Schweltzer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais