As carpideiras se calam

por Luciano Martins Costa em 07/03/2013 na edição 736/ Observatório da Imprensa)

   Passadas as primeiras 24 horas da morte de Hugo Chávez, a imprensa  brasileira abre suas caixas de ferramentas e começa a expor o que realmente pensam seus dirigentes sobre o controverso líder do movimento bolivariano. Em todos os jornais e nos blogs de revistas semanais de informação, entram em cena os autores do discurso radical que transforma o debate político em uma arena de “vale-tudo”.

O funeral ainda não acabou, mas os pitbullsda mídia não podem esperar: então, de um dia para o outro, muda-se completamente o discurso sobre o falecido, as carpideiras enxugam as lágrimas e tudo volta à rotina.

Em blog assinado por um devotado e veterano jornalista, Hugo Chávez é chamado de “bolívar-de-hospício”. Uma coluna geralmente dedicada à política nacional se aventura em campo ignoto para afirmar que Hugo Chávez “desestruturou a economia, jogou o país nas trevas do atraso institucional”. O texto afirma que o líder venezuelano atuou “dentro da lógica torta de que é necessário aniquilar a democracia para poder proporcionar uma vida melhor a quem precisa”.

Em outro jornal, a coluna faz um exercício de futurologia e prevê o fim da herança bolivariana: “Como ocorreu com o peronismo na Argentina e com o Partido Colorado no Paraguai, os herdeiros do chavismo tendem a se multiplicar – e guerrear entre si”, pontifica, misturando elementos históricos heterogêneos e até mesmo incompatíveis.

Aqui e ali, pipocam afirmações de que o chavismo tem prazo de validade curto, e um ou outro articulista repete como convicção uma impossibilidade aritmética, afirmando que a moeda venezuelana foi desvalorizada em 992% durante o governo Chávez. Esse número, uma bobagem redonda, foi publicado inicialmente pelo economista Moisés Naím, no Financial Times, e virou uma espécie de verdade assumida pelos inimigos do chavismo, repetida por aí sem maiores reflexões.

O economista Mark Weisbrot, que escreve para o New York Times e o britânico The Guardian, e mais recentemente tem seus artigos publicados pela Folha de S.Paulo, dedica a Naím o “prêmio de erro numérico”, observando que o máximo que uma moeda pode ser desvalorizada é 100%, no ponto em que cada unidade seria trocada por zero dólares.

Caixa de ferramentas

O mais recente artigo de Mark Weisbrot sobre o governo de Hugo Chávez foi publicado originalmente na segunda-feira (4/3), no Guardian, antes da morte do dirigente venezuelano, com título em inglês que poderia ser traduzido por “Os profetas do apocalipse da desvalorização venezuelana”. A tradução publicada na quinta-feira (7/3) na seção “Tendências/Debates” da Folha de S. Paulo é: “O céu não desabou na Venezuela”. Trata-se de um resumo, por questão de espaço, do título dado na edição do Huffington Post, que em português seria: “O céu não desabou depois que a Venezuela desvalorizou sua moeda”.

Na versão da Folha, que não contém uma série de críticas de Weisbrot ao viés dado pela imprensa internacional às notícias sobre o governo de Hugo Chávez, foi cortada a frase que se refere ao uso de “lógica distorcida” nas análises sobre a economia venezuelana.

Como toda a imprensa brasileira se baseia homogeneamente no material produzido principalmente por agências americanas, para rechear suas editorias internacionais, fica fácil reconhecer a origem das opiniões que emite. Andando a cabresto da imprensa hegemônica nos Estados Unidos, articulistas brasileiros repetem a bobagem segundo a qual uma moeda pode ser desvalorizada em mais do que 100%.

No cenário de radicalismo que caracteriza o debate político e econômico na América Latina, fica claro o papel da imprensa ao lançar mão da “lógica distorcida” para impor uma opinião hegemônica na qual Hugo Chávez só pode ser descrito como um “louco de hospício”, um “palhaço”, um “ditador”, e por aí vai.

A verdadeira personalidade do líder venezuelano e o real valor de seu legado nunca serão conhecidos pelos cidadãos que apenas leem os principais jornais e revistas e assistem os noticiários majoritários na televisão. Por isso, soava estranho que na quarta-feira (6), dia seguinte à morte de Hugo Chávez, os jornais parecessem tão compassivos em relação a ele.

Na quinta-feira, ao abrir a caixa de ferramentas e exibir todo seu arsenal de preconceitos e manipulação, a imprensa brasileira volta ao normal.

Proinveste
Uma reunião com caráter conciliatório que poderá produzir um resultado extraordinário na história do desenvolvimento sergipano ao proporcionara aprovação unânime do Proinveste. Esta pode ser a descrição utilizada para definir o encontro promovido no início da noite desta sexta-feira, 8, entre o governador Marcelo Déda, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o deputado líder da oposição, Venâncio Fonseca, e o senador Eduardo Amorim, para discutir aspectos do programa Proinveste, cuja previsão é de que seja apresentado já na próxima semana para apreciação dos parlamentares estaduais.

Consenso
“Depois de três horas de reunião de trabalho, onde examinamos as propostas e contrapropostas que foram apresentadas pela oposição e pelo governo, para construir uma proposta unificada de consenso para o Proinveste, produzimos um acordo sobre a matéria”, definiu o governador Marcelo Déda logo após a reunião.

Reivindicações incorporadas
Segundo o governador, este acordo unificou a posição do Governo do Estado com a posição dos parlamentares que fazem a bancada da oposição. Várias reivindicações foram incorporadas, sugestões examinadas e os vários cenários avaliados. “Algumas reivindicações foram prontamente atendidas, outras parcialmente atendidas, e algumas não tiveram condições de ser incluídas. Do mesmo modo, as sugestões do governo foram aceitas na sua imensa maioria e, eventualmente, alguns projetos apresentados por nós ou foram retirados ou tiveram sua configuração modificada para atender as sugestões apresentadas”, descreveu Marcelo Déda.

Amorim destaca  diálogo franco e aberto
Ao deixar a reunião, o senador Eduardo Amorim, conversou por telefone com o titular deste espaço. Disse que a reunião foi proveitosa e que o consenso partiu após a abertura do diálogo pelo governador Marcelo Déda. Amorim disse que foi analisada a viabilidade técnica e jurídica para as mudanças no projeto para que contemple as reivindicações apresentadas pela oposição. “Volto a afirmar que não estávamos contra o projeto, apenas queríamos um diálogo franco e aberto”, registrou.

Ação Técnica
Paralelamente, o governador informou que os técnicos do governo estão elaborando os anteprojetos de lei e revendo a matriz do projeto (Plano de Investimentos) para que possa ser anexado ao projeto de lei, conforme reivindicação da oposição. “Vamos anexar ao projeto de lei a matriz de investimentos, de modo que em qualquer necessidade de alteração, possamos ter outra vez a Assembleia Legislativa como co-partícipe dessa operação por uma eventualidade que ocorra em um ou outro empreendimento”, detalhou Marcelo Déda.

Unanimidade
Pela estimativa apresentada pelo governador, já na próxima semana pode haver condições de tramitar o projeto. “Creio que já teremos condições de encaminhar o projeto, e eu espero que, a partir da conversa que tive hoje, e da conversa que terei com o prefeito João Alves Filho, e da reunião que terei com a bancada da situação, nós poderemos ter, com certeza, uma aprovação unânime do Proinveste na Assembleia Legislativa. Isto é algo que nos tranquiliza e representa, na prática, uma vitória do estado de Sergipe”, sentenciou Déda.

Secretário de Justiça afirma que é um homem sério
O secretário de Sejuc, Benedito de Figueiredo, afirma que é um homem sério, que não gosta de brincadeira e muito menos costuma humilhar quem quer seja. O secretário afirma, que “não leva coisas sérias na brincadeira e, muito menos tenta enganar quem quer que seja. Augusto Bezerra é que não assume que foi ele  dentre outros deputados, que votou na Lei Complementar nº 72/2002, que motivou o recebimento diferenciado dentro da Sejuc. Se quer agora comentar tudo bem”.

Perguntar não ofende. Banco do Brasil
Se o Banco do Brasil for privatizado vai prejudicar alguém? Somente os que se acham semideuses no BB.

Sintese entra em acordo com a Prefeitura de Itabaiana
Na manhã da última quinta-feira, 07, o prefeito Valmir de Francisquinho esteve em reunião com o Sintese, que foi representado pelas professoras Maria Enivalda Leite, presidente do Sintese/Itabaiana, Rita de Cássia Santos, Ivanira Pereira Amaral e o professor Antônio Dantas Santos para tratar de assuntos referentes a salários e aumentos atrasados buscando um comum acordo.

Compromisso
“Nossa gestão tem compromisso com a educação e com os educadores. Tanto é que já vamos, em um curto espaço de tempo, na terceira reunião com o Sintese. As dificuldades existem, não negamos, mas a nossa vontade de acertar, de fazer o correto, tem nos ajudado. E além de enviarmos o projeto para a Câmara, já aprovado, com o aumento para a categoria, estamos sempre discutindo e abrindo esse canal de diálogo com os professores”, frisou o prefeito Valmir de Francisquinho, destacando que o perfil de sua gestão é de acesso total ao gestor. “A prefeitura está de portas abertas para o povo e para todos os servidores”, garantiu.

Pagamentos
Ficou definido que o município irá pagar 50% do 13º de 2012 agora em março, junto ao salário do referente mês, mais o reajuste de fevereiro. Os outros 50% no mês seguinte, abril, junto ao salário. E o reajuste de janeiro será pago junto ao salário de maio. Prefeito e professores se reunirão novamente dia 21 de junho, para negociar o pagamento do salário referente à dezembro de 2012.

Lixo de Pirambu
O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Pirambu, Anderson Gois, visitou na manhã de ontem o aterro sanitário licenciado da empresa Estre Ambiental na cidade de Rosário do Catete. "A cidade de Pirambu já não utiliza o lixão localizado no povoado Aguilhadas, estamos depositando os nossos resíduos no aterro sanitário da Estre, e por isso fiz questão de trazer o nosso chefe de limpeza pública, senhor Oliveira, para que juntos ficássemos por dentro de todo o processo do aterro. O próximo passo será o tratamento da antiga área do lixão", disse o secretário.  

Aniversário de Aracaju
Na próxima terça-feira, 12, às 7h, o secretário especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho) irá anunciar, em entrevista coletiva à imprensa, a programação de shows e apresentações para o aniversário da cidade. A divulgação será no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Transporte público de Aracaju
Na próxima segunda-feira, 11/3, às 15 horas, a Câmara Municipal de Aracaju vai discutir, em Sessão Especial, o valor da tarifa e a qualidade do transporte coletivo da cidade de Aracaju. O requerimento propondo a sessão é de autoria do vereador Iran Barbosa, do PT.

Participantes
Para o debate, foram convidados o representante da Frente em Defesa da Mobilidade e Transporte Público, Demétrio Rodrigues Varjão, integrante do “Movimento Não Pago”; o representante do Conselho Consultivo e Superintendente Adjunto da SMTT, Coronel Denílson Peres Tosta; e o Superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp, José Carlos Amâncio.

Interesse
Para Iran Barbosa, o debate vai enriquecer as posições dos vereadores e chama para a Câmara a responsabilidade de discutir o assunto, que interessa a toda a sociedade.“Queremos que a Câmara seja ouvida e se debruce sobre isso como manda o artigo 239 da nossa Lei Orgânica. Transporte público é de interesse de toda a sociedade e a Câmara não pode se furtar a este debate. Vamos ouvir todos os representantes dos setores envolvidos para que possamos nos apropriar de dados concretos e ter posição sobre eles de forma clara”, entende o vereador.

Situação precária dos produtores do Baixo São Francisco
Parlamentares sergipanos estiveram na manhã da sexta-feira ouvindo reivindicações dos produtores dos perímetros irrigados de Propriá. O senador Eduardo Amorim (PSC) recebeu vários apelos para que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) reveja a situação. "Os relatórios anuais da Codefasf não condizem com o que presenciamos. Cerca de 500 trabalhadores, por exemplo, enfrentam dificuldades para viabilizar a rizicultura e a piscicultura na região do baixo São Francisco", disse Eduardo Amorim.

Cenário
Os produtores descreveram ao senador o descaso da Codevasf, segundo eles vão desde o sucateamento de equipamentos, as condições da água, que fluem pelas canaletas, passando por dentro dos seus lotes. "A água não tem qualidade e não há a quantidade desejada, além disso, os canais encontram-se obstruídos e as estradas precisam de um reparo", detalhou o produtor José Bonifácio Nogueira. Ele disse ainda que o sistema de bombeamento está precário e os canais de drenagem devem ser recompostos completamente.

Água misturada com esgoto
"A água que é bombeada vem misturada com o esgoto, que é lançada diretamente no Rio São Francisco, ferindo, inclusive, a legislação ambiental. O responsável pelo esgotamento sanitário é a companhia Deso, que não realiza a contento o tratamento do esgoto, lançado dentro do Projeto Propriá, onde muitas famílias utilizam essa água para consumo", contou José Bonifácio Nogueira.

Alunos conhecem logística operacional
A Estre Ambiental, maior empresa de soluções ambientais do Brasil e da América Latina, sediada em Rosário do Catete, a 37 quilômetros da capital, recebeu na manhã da última quinta-feira,06, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe – IFS. O momento representou mais uma oportunidade para a turma vivenciar na prática experiências relacionada à logística de operação de um Aterro Sanitário.

Visita
A visita técnica ao Centro de Gerenciamento da empresa foi realizada por 20 alunos e por três professores da disciplina Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no IFS, Marcos Luciano Alves Barroso, José Wellington Carvalho Vilar e Flávia Dantas Moreira, que foram recebidos pelos gerentes da Estre na região Nordeste, Frederico Lima e Francisco Aragão, comercial e operacional, respectivamente.

Ganho para todos
Segundo o professor Marcos Luciano, a visita pedagógica foi um ganho admirável e considerável tanto para professores como para os alunos do curso. “Além da inspeção as instalações, ou seja, conhecer in loco as estruturas físicas do empreendimento, desde guarita e recepção do CGR até a operação das células de resíduos, também foi possível observar como é realizado o encaminhamento do chorume no CGR”, conta.

Parceiros
“Notamos a necessidade e a possibilidade do IFS e a ESTRE se aproximarem e tornarem parceiros na formação dos alunos e profissionais, sendo o CGR de Rosário do Catete um local de apoio didático-pedagógico, de visitas técnicas, pesquisas e de campo de estágios para os alunos do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Campus Aracaju/IFS”, finaliza.

Criação do SAMU em Carmópolis
O vereador Décio Neto (PPS) apresentou uma indicação propondo à Prefeitura de Carmópolis a criação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. O objetivo, segundo o vereador, é garantir um atendimento mais rápido e eficiente para a população.

Estrutura
"A indicação já foi encaminhada para a Prefeitura. Caso seja autorizada, o município disponibilizará ambulâncias equipadas e prontas para um atendimento de emergência", explicou Décio, ao afirmar que é seu compromisso buscar melhorias para a população.

Habitantes e empresas de grande porte
O município de Carmópolis possui mais de 15 mil habitantes. Diversas empresas de grande porte se instalaram no município, como a Petrobrás, com 1.490 funcionários; o Detran (Ciretran); o pólo da Universidade Tiradentes; e dezenas de outras empresas e estabelecimentos comerciais, onde circulam centenas de pessoas.

Campo do Brito: festa a São José tem mudanças
Com o objetivo de revitalizar a tradicional Festa de São José – Festa da Serra dos Montes –, o prefeito de Campo do Brito, Léo Rocha expediu decreto municipal delimitando a área a ser ocupada durante os festejos, conforme critérios estabelecidos em Audiência Pública, realizada no dia 15 de fevereiro, na sede do poder executivo municipal, além de determinar algumas mudanças tendo em vista a garantia efetiva da celebração religiosa.

Atração
O secretário municipal da Comunicação, Josival Bezerra destacou que durante a audiência, foram discutidos vários pontos importantes com vistas a transformar a Festa de São José, em um ponto de atração do turismo religioso do agreste de Sergipe. “Todos os pontos discutidos e acordados durante a reunião, em respeito às tradições religiosas e com o cuidado em manter preservada a Serra, uma bela área natural do município de Campo do Brito”, comentou o secretário.

Ações
Em consenso ficou determinado: fica proibido o acesso de veículos e motocicletas ao platô da Serra de São José, em virtude do aglomerado de romeiros participantes do evento. Para tanto, será disponibilizada uma área no pé da serra para o estacionamento dos veículos. Já a secretaria de Transportes disponibilizará alguns carros para transportar idosos e pessoas com limitações físicas do estacionamento até o platô da serra; fica proibida a utilização de carros de som de mala em qualquer área de realização do evento; fica terminantemente proibida a utilização de fogos de artifício na área da festa, a fim de evitar dano ambiental na região da serra; e ainda, fica terminantemente proibida a venda de bebidas alcoólicas no alto da serra.

Operação em Areia Branca
Continuando as Operações policiais no agreste sergipano o Comandante do 3º BP, sediado em Itabaiana/Se determinou que as ações fossem desencadeada no município de Areia Branca/SE, a operação contou com 03  viaturas e 15 policiais militares. A operação consistiu em abordagem a pessoas e veículos com o intuito de manter a tranquilidade no agreste sergipano.

Operação em Areia Branca II
A Operação iniciou-se as 15 h00 e terminou por voltas das 22h00, tendo como resultado a 10  veículos recolhidos sendo três carros e 7 motos . A principal motivação foi que os veículos estavam com o licenciamento vencido, os veículos foram encaminhados para o pátio do Detran/Se e foram autuados.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – Derrota do Sergipe e empate do Confiança foram as grandes surpresas da rodada do meio-de-semana. O Sergipe perdeu para o Estanciano, enquanto que o Confiança não passou de um empate diante do Olímpico. /// Os quatro primeiros colocados são: Confiança – 11 pontos ganhos; Socorrense e Itabaiana com 9 e o Sergipe, com oito. Na lanterna, desponta o Estanciano, com apenas 3 pontos. /// Deputado estadual do Rio de Janeiro, o ex-craque Bebeto solicitou seu afastamento do cargo de coordenador das divisões de base da CBF. A atitude adotada por Bebeto ocorreu um dia após troca de farpas entre Romário, que é deputado federal pelo PSB e o presidente da CBF, José Maria Marin. Marin afirmara que Romário foi um grande jogador mas é um inexpressivo parlamentar, ao que respondeu o ex-craque campeão do mundo em 1994: “O atual presidente da CBF é nocivo à entidade e ao futebol brasileiro e não tem moral para criticá-lo.” /// O domingo (10.03) vai apresentar duas grandes atrações: ASA X Campinense, na primeira partida das finais da Copa do Nordeste, em Arapiraca. E Vasco da Gama X Botafogo – decisão da Taça Guanabara.

Futebol II
CAMPEONATO SERGIPANO – Jogos da rodada neste fim-de-semana: Hoje – 20,30 horas – Fernando França, em Carmópolis – River Plate X Sergipe. Amanhã, domingo (10.03) – Confiança X Boca Junior – Batistão – Aracaju; Lagarto X Olímpico – Paulo Barreto – Lagarto; América X Socorrense – Governador Valadares – Maruim; Estanciano X Itabaiana – Augusto Franco – Estância. /// DENÚNCIA – O presidente do Sport do Recife, Luciano Bivar, afirma que pagou para “empurrar” o jogador Leomar na seleção brasileira. Emerson Leão, o técnico da seleção brasileira na época desse fato, nega firmemente. O assunto poderá terminar nas barras da Justiça.

Curtas
Vaticano anuncia que conclave para eleger o novo Papa começará na terça-feira (12.03). /// Na VENEZUELA, o poder judiciário permite que o vice-presidente fique na presidência até a realização de novas eleições. /// Protestos pedem que pastor deixe a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. /// Inflação desacelera, mas acumula alta de 6,31 por cento em 12 meses. /// Brasil tem 6 milhões de mulheres que são sócias de empresas. Informa o SERASA. /// Bancadas pedem ao STF para anular a sessão dos vetos. /// DILMA adia novamente a escolha de novos caças para a FAB. /// Setor de TI – tecnologia da informação – protesta contra benefícios concedidos a grupo italiano pelo governo de Sergipe. /// Pré-Caju na 13 de Julho poderá acabar na Justiça.

Curtas II
Declarações de BIVAR comprovam “cartel” na seleção. – Declara Romário, ex-craque e atual deputado federal (PSB). /// Sepultada a vítima número 241 do incêndio de SANTA MARIA. /// ZÉ RAMALHO submete-se a cirurgia no coração. Quadro é estável. /// VATICANISTAS apontam força da candidatura a Papa do cardeal brasileiro DOM ODILO SCHERER. /// Torcedor terá que chegar uma hora antes aos estádios nos jogos da COPA DO MUNDO de 2014. /// Razão principal: SEGURANÇA. /// CARLOS MENEM, ex-presidente da ARGENTINA, é condenado por tráfico internacional de armas. /// Em Aracaju, médicos, professores e servidores públicos darão seguimento a protestos na próxima semana. /// FRASE: “Se o diabo me oferecesse de volta o que comumente chamamos de VIRILIDADE, eu recusaria. – Apenas mantenha meu fígado e meus pulmões funcionando bem – responderia – de modo que eu possa continuar bebendo e fumando.” (Luis Buñuel, diretor de cinema).

ESPECIAL

Morre Lourival Batista: governo estadual e prefeituras decretam luto oficial
O ex-governador Lourival Batista, faleceu na madrugada de ontem, 08, em Brasília, onde residia, aos 97 anos. O governo estadual e as prefeituras de Aracaju e São Cristovão (onde foi prefeito) decretaram luto oficial por três dias. O corpo de Lourival Batista foi velado e cremado em Brasília.

Memória – Lourival Batista

Nasceu no povoado Sítio do Meio, município de Entre Rios (BA), em 03 de outubro de 1915. Formou-se em Medicina na Bahia, colando grau em 1942. Seu ex-colega Augusto Franco convidou-o para vir residir em Sergipe. A partir de então, o jovem médico atende os operários e suas famílias e também assiste pessoas carentes de Aracaju e abrigados em instituições sociais. Casa-se, em 1943, com D. Hildete Falcão, de tradicional família de Feira de Santana. O casal teve quatro filhos: Aidil, Francisco, Lourival e Angelina. Ingressa na política através da UDN – União Democrática Nacional, no momento da redemocratização de 1945. Carreira política de Lourival Baptista: 1951 a 1954 – Prefeito de São Cristóvão, onde fixou residência a partir de 1942; De 1958 a 1966 – deputado federal, em dois mandatos; 1968/1970 – governador do Estado de Sergipe; Senador da República – 1970/1978, 1978/1986 e 1986/1994. Na última eleição que disputou, foi candidato novamente ao Senado Federal, mas foi derrotado por Antonio Carlos Valadares (PFL) e José Eduardo Dutra (PT), em 1994. LOURIVAL BAPTISTA – eminente homem público e grande personalidade da vida sergipana faleceu, aos 97 anos, em Brasília, Distrito Federal, em 07 de março de 2013. Observação: o senador Antônio Carlos Valadares está em seu terceiro mandato, ao fim do qual, em 2018, completará 24 anos no Senado Federal, onde ingressou em 1995, depois de eleito em 1994. Lourival Baptista exerceu o cargo de senador também por 24 ANOS (1970/1994). Porém para o segundo mandato (1978/1986) não foi eleito pelo voto popular e sim indicado (um dos senadores que ficaram conhecidos como BIÔNICOS). (Texto construído pelo blog a partir de informações contidas em textos de autoria de Luiz Antônio Barreto e Ibarê Dantas).

Depoimentos autoridades

Marcelo Déda, governador: “Ele ofereceu uma contribuição significativa aos sergipanos, seja como médico de fábrica atendendo aos operários em São Cristóvão, no começo da sua carreira política, seja como senador que destacou-se pelo combate ao fumo, chamando a atenção da nação brasileira para as consequências  nefastas do tabagismo para a saúde pública, seja no período onde governou o Estado e teve a oportunidade de edificar obras públicas que até hoje são  utilizadas pelos sergipanos…Ele é um homem que ao longo de sua trajetória aportou contribuições para o desenvolvimento da nossa terra e para o progresso do nosso estado. Como governador do Estado, em meu nome pessoal, e em nome do Governo, nós manifestamos o nosso pesar determinando que o Estado prestasse as suas devidas homenagens com luto oficial de três dias em sua memória”

João Alves, prefeito de Aracaju: “Ele foi um homem que muito fez pelo desenvolvimento de Sergipe, realizando grandes obras em todo o estado, a exemplo do edifício Estado de Sergipe (Maria Feliciana), o teatro Lourival Baptista e o estádio que também leva seu nome, conhecido como Batistão”.

Angélica Guimarães, presidente da Assembleia:  “Além de excelente médico humanista, Dr. Lourival Batista marcou a sua honrosa trajetória em solo sergipano como um político desenvolvimentista que deixa um legado para as atuais e futuras gerações…A Assembleia Legislativa e o povo sergipano perdem um grande representante, um exímio gestor que marcou seu nome na história de Sergipe com obras marcantes, como a construção do Estádio Lourival Baptista, o "Batistão", e o Edifício Estado de Sergipe”.

Eduardo Amorim, senador: “Perde o Brasil um de seus políticos. Foi um batalhador, herói da luta pela democracia. Lourival Baptista foi caracterizado pela ênfase no trabalho e no progresso, sendo a ele atribuído o título de "O Realizador". Figura humana inconfundível. Ele amou o Brasil, o Nordeste e principalmente nosso Sergipe.Para os sergipanos será sempre uma referência e uma saudade indelével. É com comoção que recebo a notícia de sua morte e com ela um pedaço da memória da nossa política”.

Albano Franco, ex-governador: “O ex-governador Lourival Baptista prestou relevantes serviços a Sergipe, como médico e como homem público. Ele marcou sua passagem à frente do executivo sergipano pela realização de obras ainda hoje importantes para o Estado, a exemplo do "Batistão", que construído há quase 44 anos, continua sendo o principal espaço de esportes de Sergipe.  Albano lembrou ainda o slogan do governo de Lourival, "pacificação e desenvolvimento", que muito mais do que um dístico, foi realmente a marca de uma administração operosa, notadamente nas áreas da produção, educação, habitação e transportes”.

FRASES TWITTER

www.twitter.com/GracceMelo  Aqui ficam os pés de pano se chingando, se matando, pra amanhã verem os opositores se abraçãndo, sorrindo e fazendo alianças.

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  "não confundam educação com covardia" @mendoncaprado em entrevista a Mega FM.

www.twitter.com/Genildo_Farias  Mendonça Prado: "Hoje todo mundo é o Negão! a caneta esta cheia, agora quando ele perde veja quem fica com o Negão?"

www.twitter.com/Augustodeputado  O absurdo desta história de Almeida Lima e das Maquinas Publicas é que prenderam o Tratorista.Fazem as Safadezas e quem é preso, o Pobre.

www.twitter.com/esmeraldoleal  Se depender da comissão de Direitos humanos da Câmara – A comissão da verdade será a comissão da mentira.

www.twitter.com/ThalesBrandao  Sem vergonha na cara – não conseguimos evoluir.

DO LEITOR

Cobrança de estacionamento na Faculdade Pio Décimo
Do leitor Claudivan Vieira: “De acordo com a lei 7595 de 21 de janeiro de 2013 da Assembleia Legislativa de Sergipe, diz que fica proibido a shopping centers, hipermercado, supermercado e estabelecimentos de ensino a cobrança de estacionamento, no entanto a Faculdade Pio Décimo na Av. Tancredo Neves, continua cobrando estacionamento de estudantes, mesmo com a lei da Assembleia que proíbe a cobrança! Então a pergunta, cadê os ilustríssimos deputados para cobrar o cumprimento da lei? Ou vão fingir que não sabem ou que não estão vendo o descumprimento da lei? Ou será que a lei é exclusivamente para os shoppings? que por sinal já estão cumprindo…Dois amigos que estudam na faculdade, questionaram ontem sobre a cobrança e o funcionário da faculdade informou que talvez seja liberada gratuitamente na próxima terça-feira, quando talvez sai o resultado do recurso impetrado pela faculdade à justiça, mas até onde entendo a partir do momento que entra em vigor uma lei, ela deve ser cumprida mesmo tendo recorrido na justiça, neste caso a faculdade Pio X está descumprindo arbitrariamente a lei expedida pela ALESE-SE.Espero que os responsáveis pela lei e pela justiça que façam com que os estabelecimentos em geral cumpram a lei”.

Reivindicação criação de logística para motoristas em Xingó
Da direção da Cooperativa de transporte de turismo de Sergipe – CSTUR: “Nossos parabéns, pelo artigo publicado na Infonet dia 18.02.13, com o título Canion de Xingó. O Sr. foi muito feliz ao fazer essa observação a respeito do desrespeito à classe de motoristas de veículos de turismo, seja ônibus, micro e vans. Realmente esses trabalhadores que têm uma responsabilidade muito grande, pois transportam vidas, não tem recebido a atenção necessária por parte daquela empresa que explora aquele ponto turístico. Além de receberem uma alimentação diferenciada daquela que é oferecida aos turistas não tem um local decente para repouso e são obrigados a aguardarem o horário de retorno no bagageiro dos ônibus ou sentados nas vans, onde mesmo com janelas e portas abertas faz um calor insuportável.  Mais uma vez parabenizamo-lo e esperamos que esse texto escrito pelo Sr. Venha ecoar e surtir efeito”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frase do Dia
“Sempre tive medo de ofender a razão, mas nunca os homens.”  Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau, nasceu em 09 de Março de 1749 e morreu em 1791. Foi um jornalista, escritor, político e grande orador parlamentar francês. Destacou-se na Revolução Francesa e ficou conhecido como “L'orateur du peuple”, ou seja,  “O orador do povo”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais