“As empresas mais sustentáveis segundo a mídia”

0

Foi divulgado o IV hanking com "As 100 empresas mais sustentáveis segundo a mídia", pesquisa encomendada pela Imprensa Editorial e executado pela empresa de auditoria de imagem Mídia B. O estudo baseou-se nas matérias publicadas por nove revistas no período de um ano e aponta as empresas que estiveram presentes no noticiário de maneira positiva, em razão de práticas e ações sustentáveis.

É bom deixar claro que o ranking não revela quais empresas são mais sustentáveis, mas sim as companhias que melhor trabalham sua imagem diante dos formadores de opinião, entre eles, as redações. As empresas reconhecem a importância para sua imagem, para o mercado e para a sociedade em ser sustentável, seus esforços são voltados para isso. Cabe aos veículos questionar e checar a veracidade das informações divulgadas.

Referente ao ano de 2010, o levantamento foi publicado na edição de agosto da revista Imprensa e está disponível também no Portal Imprensa. Ele foi elaborado a partir de análise de matérias publicadas em todas as edições do ano passado das revistas Veja, IstoÉ, Época, Carta Capital, Amanhã-RS, América Economia, Época Negócios, Exame e IstoÉ Dinheiro.

Pauta e investimento
A pesquisa verificou os conteúdos das edições e extraiu tudo o que dissesse respeito ao tema Sustentabilidade. Juntas, as nove publicações totalizavam uma área de 120.400 cm2 dedicada a cobertura de ações de empresas. Este ano, esse espaço cresceu. São 179.019 cm2 de matérias sobre o tema, totalizando mais de 850 reportagens, mostrando que a pauta tem sido cada vez mais transversalmente incluída. As matérias foram classificadas entre os assuntos Meio Ambiente, Transparência, Relações com os Diversos Públicos e Comunidade.

“A tendência é que 100% da cobertura incorpore sustentabilidade. Vai virar uma dimensão como qualquer outra das fundamentais, como viabilidade econômica ou legalidade”, avalia Alexandre Mansur, editor executivo da Época. A revista foi a que mais destinou espaço para o tema no ano de 2010, saltando da 4ª posição do ano anterior para a primeira.

As 10 +

Colocação Empresa Setor Área
1 Google Indústria Digital Indústria
2 Caterpillar Máquinas, Caminhões e ônibus Indústria
3 Itaú Financeiro Serviços
4 Pão de Açúcar Comércio Varejista Comércio
5 Unilever Alimentos Indústria
6 GE – General Eletric Eletroeletrônico Indústria
7 Ambev Bebidas e Fumo Indústria
8 Monsanto Química e Petroquimica Indústria
9 Santander Financeiro Serviços
10 Wal-Mart Comércio Varejista Comércio

Confira aqui o hanking geral

Com informações do Portal Imprensa

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais