Auditoria no Aracaju Previdência/

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog foi informado ontem,21, que o Tribunal de Contas de Sergipe vai pedir a ajuda do Ministério Público Estadual para realizar uma auditoria no Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AJUPREV).

Segundo a denúncia, a  prefeitura fez caixa com o dinheiro que foi descontado dos servidores. Em tese é apropriação indébita previdenciária. O Sindicato dos servidores, Sepuma, já foi alertado para o problema.

O certo é que foi publicado no Diário Oficial de Aracaju, de número 3453, o parcelamento em cinco anos do repasse da previdência descontado dos servidores no atual governo e que está em atraso. O TCE e o MPE quer saber porque o atraso do repasse do desconto feito aos servidores e se o pagamento em atraso será com juros e correção monetária, para que os servidores não sejam prejudicados.

Um jurista disse ontem que este parcelamento não poderia ser feito no último ano de mandato, já que, se não for reeleito, o prefeito deixará o “abacaxi” para quem lhe suceder. Um dos problemas foi o reajuste dos cargos comissionados em 2013, que causou um impacto incalculável na previdência, porque muitos servidores da ativa incorporaram cargos e os que tinham paridade receberam o reajuste já na inatividade.

Vejam o exemplo do que fizeram no passado com a previdência do Estado e o que está ocorrendo hoje. Se nada for feito agora, a previdência do município de Aracaju vai quebrar mais rápido do que quebrou a do Estado.

Além de problemas com a LRF, o não repasse do que foi descontado caracteriza-se em improbidade administrativa e em todo país já tem diversos processos, por apropriação indébita. (Um exemplo:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2015/09/justica-bloqueia-bens-do-prefeito-de-monteiropolis-al-por-improbidade.html
 ) O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, da qual Sergipe faz parte já tem jurisprudência sobre o assunto referendando a improbidade administrativa: http://www.trf5.jus.br/data/2012/12/200982010036090_20121219_4655191.pdf

Esse dinheiro descontado e não repassado por representar uma dor de cabeça enorme para João Alves. Não só agora, mas num futuro próximo. Alguém precisa alertá-lo urgentemente.

Quando a Justiça é morosa e Rasga o bom senso
A pergunta é: por qual motivo, só agora a Justiça tomou uma decisão sobre o bloco Rasgadinho? Às vésperas do Carnaval? A programação foi anunciada no inicio de dezembro de 2015. O blog não entra no mérito, mas analisa como uma decisão morosa e que Rasga o bom senso às vésperas do principal Carnaval de rua de Aracaju. Que as regras venham, mas no devido tempo. Com toda festa pronta, com patrocinadores e foliões sabendo da programação não é correto.  A decisão tomada a pedido do MPE:http://www.mpse.mp.br/NoticiaExibir.aspx?id=9000

Um picolé de graviola, se Amorim disputar a PMA
Ontem, 21, ao conceder entrevista a André Barros, o senador Eduardo Amorim, PSC, reafirmou que o nome dele está à disposição para uma candidatura a prefeito de Aracaju. Como diz o jornalista Wellington Elias, hoje aposentado, ganha um picolé de graviola se for verdade.

Apoio para disputar reeleição
Amorim quer que João Alves assuma o compromisso de apoiar a reeleição dele ao Senado Federal em 2018. Desejo normal para um político. João Alves não assumirá agora, já que para uma das vagas (são duas em 2018) do Senado tem o compromisso com Laércio Oliveira, hoje deputado federal. Um candidato forte.

Salários Alese
E hoje, 22, os servidores da Assembleia recebem seus salários.  Há muitos anos os salários são pagos dia 20, mas este mês por conta da redução das receitas o governo pediu o bom senso ao Legislativo. Como é início de ano, a Alese não tem recursos em caixa. Todo fim de ano os poderes devolvem os recursos que não são usados. A partir de fevereiro a Alese retorna a pagar dia 20.

Célio França: empresário é caso de internação urgente
Os familiares do empresário Célio França precisam encaminhá-lo urgentemente para um tratamento numa clinica de recuperação. Pelo relato da delegada, Launa Guedes, segundo as testemunhas, ele estava totalmente descontrolado durante a audiência na comissão de licitação da Prefeitura de Itabaiana. Ou será que ele estava à serviço de alguém, para tumultuar o processo?  A Prefeitura vai acionar Célio na Justiça e encaminhar todo o processo para o MPE e MPF. Célio vem acusando todo mundo, inclusive empresários.

Arena Multiuso
O prefeito João Alves foi até Brasília e apresentou ao ministro do Esporte, George Hilton, o andamento das obras da Arena Multiuso, na Orlinha da Coroa do Meio. Em visita a capital sergipana, o ministro tomou conhecimento da Arena e com as obras iniciadas o prefeito foi em busca de recursos para a continuidade dos serviços devido a sua importância. A ação integra os trabalhos de nacionalizar o esporte por conta da proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O secretário municipal do Planejamento, Igor Albuquerque, também integrou a comitiva.

Nova “forma” de campanha IPTU: Banners nos postes
É preciso que a Prefeitura de Aracaju não estimule a sujeira visual na cidade. Nas grandes avenidas, o que se vê são faixas e banners de todos os tipos fazendo propaganda e vendendo-se de tudo. Antes, a Emsurb não deixava essa sujeira visual. Porém, agora a própria PMA resolveu contribuir: em vários postes (na orla) foram colocados banners sobre o pagamento do IPTU. Deve ser coisa de gênio essa nova forma de comunicação em detrimento da mídia.

PMA prorroga processo de licitação de limpeza pública
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Comissão Especial de Licitação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), informa que foi prorrogado o processo de licitação de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos, para o dia 23 de fevereiro de 2016. A proposta é de tornar mais transparente o processo para contratação de empresas especializadas na execução destes serviços.

Seis lotes
"A modalidade da licitação é de âmbito nacional com menor preço por lote. A licitação está dividida em seis lotes distintos, visando maior competitividade e possibilidade de participação ampla. O edital pode ser encontrado na página da prefeitura pelo http://www.aracaju.se.gov.br/ . Estamos trabalhando para tornar mais eficaz este serviço", destacou a presidente da Comissão Especial de Licitação da Seplog, Sônia de Oliveira.

Satisfação da população
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, está prevista a criação de uma coordenadoria de limpeza para avaliar o cumprimento do contrato e consultar a satisfação da população com os serviços da empresa contratada. "Visamos ampliar e modernizar o serviço com mecanização, novas frentes de trabalhos e desenvolver a logística das cooperativas, garantindo assim, prestação de serviço com qualidade para o cidadão", descreve Eduardo Matos.

Mais informações
O local da disputa será no Centro Administrativo Prefeito José Aloísio Campos (sede da prefeitura), às 10h, no dia 23. Os interessados que desejam obter mais informações podem entrar em contato pelo: 79 3218-7836/ email: http://cel.residuos.pma@gmail.com

Comportamento estranho
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nossa Senhora das Dores, João Lima, participou ontem, 21, de uma reunião com o comandante da Polícia Militar, coronel Iunes, em Aracaju, que estava acompanhado do major Sydnei.  Também estiveram presentes o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio das Cruzes e os secretários municipais João Neto (Educação) e Paulo Neto (Defesa Social). Na pauta, a situação da insegurança no município. Para a surpresa do comando da PM, o presidente da CDL entregou um ofício no qual afirmava que a entidade não iria mais colaborar com o aluguel do imóvel que serve como sede do Batalhão da Polícia Militar no município, que foi inaugurado em 2015. Por conta dessa situação, o prefeito afirmou ao comandante da PM que a Prefeitura tem interesse na permanência do Batalhão em Dores, mas que precisava rever a questão do valor do contrato do aluguel com o proprietário, já que ficaria um custo muito alto para o município arcar sozinho.

Comportamento estranho II
Outra solução foi verificar a existência de um outro imóvel da Prefeitura que pudesse abrigar o Batalhão. “Apresentei como sugestão um prédio no Cruzeiro das Moças, que está em reforma, e que poderia ser a nova sede. Na quinta, o major Sydnei ficou de nos acompanhar em uma visita até o local. Deixei claro que a nossa intenção é manter a boa parceria entre administração municipal e polícia no sentido de prover a população de uma melhor segurança. Para isso, não mediremos esforços”, frisou. “Foi uma reunião bastante proveitosa da qual se sobressaiu a democracia e a vontade de todos para que o nosso município tenha uma maior segurança. Ficamos satisfeitos porque o coronel Iunes nos prometeu maior rigidez e que o trabalho da polícia seria de tolerância zero contra os marginais. Esperamos que com isso prevaleça nossa vontade, que é, acima de tudo, de que Dores volte a ter a paz que tinha antes”, completou João Marcelo. 

Inova moda verão 2016
Empresários do segmento de confecções e acessórios de moda e empreendedores ligados ao setor terão oportunidade de participar do Inova Moda Verão 2016 – Criação e Tecnologia. O evento será realizado de 25 a 29 de janeiro, no Polo de Confecções de Itabaianinha – SE. Já o lançamento do evento será no dia 25 de janeiro, com a Apresentação de Palestra de Lançamento da Publicação, ministrada pelo técnico do SENAI Paraíba, Rafael Lemos Queiroz.

Informações do mercado
A publicação fornece informações e apresenta direcionamentos a serem utilizados no processo de criação, desde a escolha da cartela de cores e materiais até a finalização da coleção, levando em consideração um somatório de referências, interferências e novas tecnologias para o Verão 2016/17. As informações de mercado, comportamento de consumo, novas tecnologias, materiais, cores e formas são coletados a partir de pesquisas nacionais e internacionais, que são referências de moda.

Fortalecimento
“O principal objetivo é fortalecer os segmentos de confecções e acessórios de moda em Sergipe. Proporcionando o acesso dos empresários a novas tecnologias e novas metodologias para realizarem o desenvolvimento de seus produtos, estamos fornecendo ferramentas para a melhoria das práticas empresariais e, consequentemente, a sua competitividade de modo a fortalecer as empresas”, explica Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE.

Teste Ergométrico
O Hapvida Saúde concluiu a implantação do Teste Ergométrico na Hapclínica Aracaju, localizada à Rua Campo do Brito, nº 1180, Bairro São José. Agora, os beneficiários do plano terão ainda mais facilidade e conforto na hora de realizar seus exames. Além deste, estão programados para 2016, outros investimentos que trarão mais tranquilidade para seus usuários.

PELO TWITTER

www.twitter.com/xanda_brito  paredão lotado,mosquito pra todo lado,pega a metralhadora e trá trá trá, o Aedes aegypti vou matar.Trá trá trá,o mosquito eu vou matar…

www.twitter.com/vieiramattoss  o que será que acontece com determinados seres humanos, que agem como se o mundo girasse em torno dele? terá alma?

www.twitter.com/JoseRaimundos  No dia que a grana publica deixar de estar a favor de pessoas, e for colocado a favor de serviços, o Brasil muda.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  AMIGOS, CUIDADO: este é um período em que as PERIGUETES atacam com listas de material escolar e pedidos de ingresso para a ARACAJUFEST!!

www.twitter.com/olhosdosertao  O mercado e a Globo elogiam a Argentina hoje como elogiavam o México e o Brasil de FHC antes da quebradeira desses países.

Blog no twitter:
http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A liberdade não consiste só em seguir a sua própria vontade, mas às vezes também em fugir dela.” Kobo Abe, escritor japonês, morreu em 22 de Janeiro de 1993 (n. 07 de Março de 1924).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais