Balões de ensaio

Faltando pouco mais de oito meses para as eleições municipais, os partidos começaram os primeiros ensaios para a campanha que se avizinha. As principais legendas tentam colocar seus balões no ar, enquanto se esforçam para furar os artefatos das outras ainda na subida. Melhor exemplo disso é a pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) a prefeito de Aracaju. Desde que recebeu um empurrãozinho do minúsculo PSD, o balão do moço pessebista tem sido alvo de cerrado fogo amigo. Ontem, o senador Eduardo Amorim (PSC) começou a colocar ar quente em seu artefato, ao aventar a hipótese, embora remotíssima, de disputar prefeitura da capital. Dizer agora quais experiências sobreviverão até as convenções partidárias é um difícil exercício de futurologia, pois a atmosfera política vive em constantes mudanças. O certo é que tudo vai depender do lado em que o vento estará soprando quando os partidos forem oficializar as candidaturas majoritárias. Aguardemos, portanto!

No xilindró

O empresário Célio França acabou preso ontem, depois de aprontar a maior confusão durante uma licitação da prefeitura de Itabaiana para comprar merenda escolar. Após ter sido desclassificado, o rapaz chamou todo mundo de ladrão. Os concorrentes não gostaram e partiram para as vias de fato. Chamados para conter os ânimos, policiais militares foram desacatados por Célio França. Na delegacia, o moço continuou exaltado e a delegada mandou engaiolá-lo. Bem feito!

Fica no PSC

Veja o que publica hoje no Correio de Sergipe, o jornalista Diógenes Brayner: “O deputado federal André Moura (PSC) assistiu reunião do PMDB na Câmara, onde foi escolhido o nome do deputado Hugo Mota para disputar a liderança do partido contra Leonardo Picciani. Para evitar boatos e especulações, André diz que manterá sua filiação no PSC, partido do qual é líder na Câmara e deseja continuar”. Então, tá!

Saco vazio

E o governo de Sergipe volta a arrecadar menos. A Secretaria da Fazenda informou que agora em janeiro, a segunda parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi 13,9% menor do que a do mesmo período de 2015. Na comparação deste mês com janeiro do ano passado, o Estado contabiliza uma redução de R$ 48,89 milhões em sua principal receita. Em outras palavras: é quase certo que o governo atrase novamente a folha de pessoal e os compromissos com fornecedores. Uma miséria!

Primos ricos

Enquanto o Estado contabiliza prejuízos e atrasa compromissos, o Tribunal de Justiça aprova reajuste salarial de 6,5% para os servidores efetivos. Por sua vez, a Assembleia paga amanhã (22), a folha de pessoal deste mês. A presidência do TJ culpou a crise por não poder conceder um reajuste maior. Já o Legislativo lamentou ter “atrasado” os salários em dois dias. Nem precisa dizer que os servidores e aposentados do Estado estão morrendo de inveja dos primos ricos.

Pelo ralo

Uma servidora disse estranhar que as contas de água de algumas secretarias de Sergipe sejam maiores do que as contas de energia elétrica. Como não há “gatos” em repartições públicas, o mais provável é que existam grandes vazamentos nas tubulações. Segundo a moça, uma boa revisão na rede que leva água tratada aos órgãos públicos poderia reduzir o enorme desperdício.

Recurso negado

O Tribunal Regional Eleitoral negou ontem, recurso contra a absolvição dos ex-deputados estaduais Zé Franco, Antônio Passos, Angélica Guimarães e Suzana Azevedo. Em dezembro passado, os quatro foram inocentados da acusação de terem se beneficiado eleitoralmente das verbas de subvenção da Assembleia. Diante da derrota, o Ministério Público vai impetrar recurso contra os quatro no Tribunal Superior Eleitoral.

Sem folia

Depois de Socorro e Canindé, agora foi a vez da Prefeitura de Aracaju anunciar que não promoverá carnaval este ano. A culpa pelo cancelamento da folia aracajuana é da crise financeira, que afeta os cofres da prefeitura. A saída encontrada pela administração municipal foi apoiar blocos populares, como o Rasgadinho.

Ponto cortado

Péssima notícia para os servidores do Detran, em greve há 43 dias: a presidência do órgão decidiu não pagar aos grevistas pelos dias parados. Entende não ser justo que quem cruzou os braços receba igual aos servidores que trabalharam durante o movimento grevista, considerado ilegal pela Justiça.

Nepotismo

O Ministério Público Federal enviou notificação ao Senado e à Câmara dos Deputados pedindo a demissão de todas as pessoas contratadas em funções de confiança que tenham parentesco em até quarto grau com os parlamentares. O MPF também sugere que pessoas com essas características sejam destituídas de cargos, mesmo no caso de servidores concursados atualmente em posições de chefia, direção o assessoramento.

Sucessão

O prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB) achou proveitosa a conversa com o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT). Segundo o comunista, os dois trataram exclusivamente sobre as eleições em Aracaju, tendo Henrique demonstrado “muita simpatia pelo nosso projeto”. O que deve dificultar um futuro apoio de Fábio a Edvaldo é a pré-candidatura a prefeito de Socorro do deputado estadual Padre Inaldo (PCdoB), ferrenho adversário do pedetista.

Recorte de jornal

Publicado em O Estado de Sergipe, em 28 de junho de 1933

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais