Banese há muito tempo deixou de ser dos sergipanos. É para poucos!

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Mude suas opiniões, mantenha seus princípios. Troque suas folhas, mantenha suas raízes.” Victor Hugo. O titular deste espaço foi um dos primeiros a defender o Banese quando no último governo estadual de João Alves (2003/2006) o banco fez vultosos empréstimos e teve sua capilaridade abalada, chegando a se ventilar que seria posto à venda se João fosse reeleito. O que não foi.

De lá para cá o Banese mudou muito. A começar pela disputa no mercado, o péssimo atendimento ao servidor público – que é (ou era?) seu principal suporte, a criação do Banese Card e os juros escorchantes até mesmo acima de alguns bancos privados. Ou seja, um banco estatal, cuja importância passa por incentivos à cultura (bem poucos por sinal) e eventos, alguns desnecessários, mas viabilizados por conta do prestigio político. Ou é mentira?

E os empréstimos antecipados para os empresários que têm faturas com o governo estadual? Juros altíssimos, onde o pequeno e médio empresário não tem alternativa com a corda no pescoço por conta dos atrasos dos pagamentos. Se o banco fosse mesmo dos sergipanos os juros para antecipar recursos que o próprio estado está devendo e atrasando para o empresariado seriam bem menores.

Crítico do atual governador, este blog considera positiva a decisão de Belivaldo Chagas e da diretoria do banco, respaldada pelo Conselho Deliberativo do Banese, em vender ações. Apesar de saber que estes recursos devem ir para o Banese Card. Ou seja, alguns milhões para serem gastos à vontade.

O blog sabe que será bombardeado por uma casta, mas é preciso coragem para escrever:

Que vendam as ações. Que venda o Banese se for preciso. A maioria da população, principalmente os servidores, agradecerá. O Banese há muito tempo deixou de ser dos sergipanos e é exclusivo para alguns poucos sortudos. E nada mais!

Lagarto: Valmir Monteiro pode retornar à Prefeitura E o prefeito afastado de Lagarto, Valmir Monteiro, continua lutando para retornar à Prefeitura.  Se tudo correr como previsto, Valmir pretende, através dos advogados, pedir ao STJ que ele retorne à prefeitura. Ou seja, a prefeita Hilda Ribeiro pode está com os dias contados.

Dengue em Aracaju. Não está na hora de montar um gabinete de crise? Não é mais um surto. Não já virou epidemia? O blog vem sendo informado que nos hospitais públicos e privados é enorme o número de crianças atendidas com suspeitas de dengue e, na maioria dos casos, a suspeita é confirmada. De cada 10 crianças que chegam num hospital oito são com dengue. A Prefeitura de Aracaju pretende esperar chegar ao número alarmante de anos anteriores para montar um gabinete de crise, para evitar uma epidemia, se já não aconteceu? Não é mais um surto, com certeza.

O Sr. Samuel Freire da Silva, 80 anos, aposentado da Caixa Econômica Federal, encontra-se internado no Hospital São Lucas, diagnosticado com dengue, tendo iniciado processo de transfusão de sangue. Necessita urgentemente de doações de qualquer tipo sanguíneo em virtude da baixíssima quantidade de plaquetas. As doações devem ser feitas no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe, localizado à rua Guilhermino Rezende, 187, bairro Salgado Filho, Aracaju/Se. A família desde já agradece a quem puder colaborar com esse ato de solidariedade. Contato com a família: André 79-99935-3999.

Pergunta para o MPE e o TCE: se fosse um prefeito de uma cidade pequena que nomeasse vereadores de outro local como assessores? O que estes órgãos fariam? Se fosse um prefeito de uma cidade pequena que nomeasse dois vereadores de outros locais para cargos comissionados na Prefeitura? O que o MPE e o TCE fariam? Estes órgãos ficarão omissos por que a irregularidade foi cometida em Aracaju? Por um prefeito com os indicados por um deputado federal? No mínimo o MPE abriria processo por improbidade administrativa. E o dinheiro recebido não será devolvido? E o TCE não anunciou que está fazendo “pente fino” nas folhas de pagamento. Como não descobriu o duplo vinculo e a grave irregularidade?               

Decretos de exonerações Ontem, 13, o Diário Oficial do município de Aracaju publicou as duas exonerações conforme o prefeito Edvaldo anunciou na terça-feira. Ao lado, o “print” das exonerações do vereador de Neópolis, Manoel Augusto Vasconcelos Antunes, conhecido como Augustinho, e do vereador de Muribeca, Heribaldo Oliveira Mota Júnior, conhecido como Júnior de Eribaldo. Ambos estavam na Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju por indicação do deputado federal Laércio Oliveira.

MPE e TCE fiscalizarão outros coordenadores sem qualificações técnicas na Sema? E o blog foi informado que além do caso dos dois vereadores que ocupavam cargos e ainda mais sem qualificação técnica, existem ainda alguns apenas com o ensino médio e sem conhecimento técnico. Todos apadrinhados de quem comanda a pasta. O blog foi informado que o MPE e o TCE vão fiscalizar, inclusive que há comissionados que não têm horários e só aparecem quando querem. E até rodizio criaram na sexta-feira à tarde para que apenas um comissionado apareça. Acorda Edvaldo!

Atenção Defesa Civil: marquise de antigo cinema prestes a desabar Moradores da Rua Carlos Correia, no Bairro Siqueira Campos, estão apreensivos com a possibilidade concreta da marquise do antigo Cinema Bonfim desabar. Com as chuvas, a situação piorou e os pedestres correm risco. É uma questão de tempo…

Site denuncia que vereador de Ribeirópolis tem cargo no governo Deu no Hora News: O Hora News apurou uma denúncia e descobriu que um vereador, também do interior do estado, mais precisamente de Ribeirópolis, é detentor de cargo comissionado na gestão pública estadual. O vereador José Silveira Dantas Neto (PDT), líder da oposição na Câmara Municipal de Ribeirópolis, foi nomeado em fevereiro deste ano para o cargo comissionado denominado assessor institucional IV – CC – 16, na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Toda matéria aqui.

Diárias: Deotap segue ouvindo depoimento de vereadores do interior. Nestas fases Socorro e Laranjeiras Deu na Infonet: O Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) continua investigando supostas irregularidades no pagamento de diárias a vereadores de municípios sergipanos. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública confirma que a investigação entra em sua segunda fase com a oitiva de vereadores que receberam as diárias.

 Depoimento Laranjeiras Esta semana, a equipe do Deotap ouviu depoimento de vereadores de Laranjeiras. Na primeira fase, a equipe se concentrou nas diárias pagas pela Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro. Nesta segunda fase, a investigação alcança os vereadores do município de Laranjeiras. Apesar do avanço na oitiva de vereadores, a Secretaria de Estado da Segurança Pública não fornece detalhes da investigação. Os procedimentos prosseguem em sigilo e os nomes das pessoas já ouvidas não foram revelados. (Cassia Santana/Infonet)

 Haja Lexotan: estoque vai acabar em Laranjeiras O blog teve uma informação de bastidores sobre os depoimentos dos vereadores de Laranjeiras. Haja lexotan. E fora as diárias tem uma ação na justiça contra o presidente da Câmara que pode ser afastado a qualquer momento. Tem uma investigação também sobre comissionados fantasmas na Câmara de Laranjeiras. E o mais interessante: os vereadores da oposição não comentam o assunto? Oxente!

Rádio Cultura AM: Arquidiocese arrendará rádio e provocará demissões O blog vem acompanhando o desespero dos profissionais da rádio Cultura AM, alguns com 20 anos de emissora, que será arrendada pela Arquidiocese no fim deste ano. A cultura já ficou anos sob a administração da Comunidade Católica Shalom e sobrevivia mesmo com muitas dificuldades. Segundo informações repassadas ao blog desde que a Comunidade Shalom saiu da emissora a coisa entornou de vez. Atraso de salários sempre houve, e nos últimos anos isso piorou e muito! O que não eram flores, viraram somente espinhos. A arquidiocese vai celebrar os 60 anos da Cultura e arrendará a emissora. A rádio Cultura nunca foi usada como instrumento de poder, mas parece que o intuito é esse a partir do próximo ano. E o pior: com o sacrifício de pais e mães de família que ficarão desempregados. Que Deus ponha juízo naqueles que dizem ser seus mensageiros na Terra.

General Maynard: ex-vereador é pré-candidato a prefeito O ex-vereador de General Maynard, Rodrigo Sobral confirmou que será candidato a prefeito em 2020. O grupo político no qual ele faz parte também sinalizou a decisão, por entender que este é o melhor nome para o pleito do próximo ano. Mesmo sem mandato, Rodrigo Sobral vem trabalhando ao longo dos anos e buscando recursos junto ao Governo do Estado e dialogando com parlamentares estaduais e federais para atender a população de General Maynard.

Nota de Esclarecimento da Emurb Sobre a nota publicada em seu blog nesta quarta-feira, dia 14, com o título “Recapeamento na BR-101 com placas da prefeitura de Aracaju”, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) esclarece que, tão logo tomou conhecimento do uso indevido da placa de sinalização em uma obra na BR-101, a empresa ESSE – Engenharia, Sinalização e Serviços Especiais Ltda. foi notificada para prestar esclarecimentos quanto a essa irregularidade. A Emurb também determinou a imediata transferência da placa para ser reutilizada na obra de recapeamento asfáltico da Avenida Beira Mar. Obs: parabéns a Emurb e pelo jeito a empresa queria economizar com placas às custas dos aracajuanos.

São Francisco: esperando as eleições A população de São Francisco aguarda ansiosa por uma solução, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja definida a data da eleição suplementar, uma vez que a prefeita Altair Nascimento foi cassada no dia 17 de junho desse ano. Como não houve recurso por parte da gestora, desde essa data o município vem sendo governado pelo presidente da Câmara, vereador Gilvânio Santana, conhecido como Marreta (PSDB). Por ser um mandato interino, alguns problemas começam a se agravar, a exemplo do não funcionamento pleno dos programas sociais. Vale lembrar que em Riachão do Dantas, no qual houve recurso em Brasília, as eleições acontecerão em 1º de setembro. Enquanto isso, os moradores de São Francisco esperam que o TRE cumpra a decisão já existente de realizar o novo pleito.

Projeto pretende alavancar turismo na Rota Aracaju/Canindé O turismo sergipano ganhou um importante apoio para acelerar o seu desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competividade de seus atrativos. Uma parceria firmada entre o Sebrae Nacional, o Ministério do Turismo (Mtur), a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), pretende fomentar o investimento público e privado na oferta turística na Rota.

Inscrições Denominado Investe Turismo, o projeto será lançado na próxima segunda-feira, 19, ás 8h, no Comfort Hotel, com a presença do Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo endereço eletrônico aqui.

Ampliação acesso A iniciativa vai garantir, até fevereiro de 2020, a realização de diversas ações para ampliar o acesso dos microempreendedores individuais e proprietários de micro e pequenas empresas às ferramentas de inovação e melhorar a oferta e promoção de produtos e serviços, elevando assim a competitividade dos empreendimentos que atuam no setor.

120 pequenos negócios Em Sergipe serão beneficiados 120 pequenos negócios ligados à atividade turística (meios de hospedagens, agências de viagens e receptivo, locadoras de veículos, transportadoras turísticas, guias de turismo, empresas de entretenimento e lazer, organizadores de eventos, bares, restaurantes e similares, artesãos e grupos folclóricos) e outros 60 potenciais empreendedores que atuam nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância, Itabaiana e Canindé de São Francisco

Gargalos “A ideia é mapear os gargalos tecnológicos desses destinos e resolvê-los por meio da aproximação entre os empreendedores, startups e empresas de tecnologia. Pretendemos também inovar o sistema de informações turísticas e os canais de distribuição dos nossos produtos, além de fortalecer a divulgação dos atrativos no ambiente digital”, explica o diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral. Todas as ações serão executadas de forma integrada pelo Sebrae e a Setur, tendo as secretarias municipais da área e o trade turístico como entidades parceiras.                                                                                                                                                     

Campo do Brito Espírita – Eu vou! Evento gratuito O Campo do Brito Espírita é um evento bienal realizado pelo “Centro Espírita Unidos na Fé” e sua 7ª edição acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2019, na cidade de Campo do Brito/SE, com o tema central “Viva a Vida” e a participação de diversos palestrantes e artistas espíritas: palestra – Marcel Mariano/BA, Frederico Menezes/PE e Júlio César Góes/SE; música – Moacyr Camargo/SP e Ítalo Lima/SE; poesia – Edgar Diniz/PE; teatro – Cia de Teatro Espírita Hariboll/RS e Teatro Móvel Cornélio Pires/PR, cinema – Claiton Freitas/DF

 

Cooarc, trabalho e renda para costureiras e artesãs de Rosário Criada há menos de um ano pelo incentivo da administração ‘Trazendo o Futuro Pra Perto da Gente’, a Cooperativa de Artesãs e Costureiras(Cooarc) de Rosário do Catete leva trabalho e renda para mulheres rosarenses. No início era só de costura, com o passar dos meses as atividades foram ampliadas para a reciclagem de papel, garrafas pet e outros materiais.

 Intermediação Neste pouco de formação, as cooperadas da Cooarc, com a intermediação da Prefeitura de Rosário, confeccionaram tocas e aventais para a Mosaic Fertilizantes, participaram do Feirão de Artesanato e Produtos Regionais 2018 da Codevasf, em Aracaju e de outros eventos. Os Produtos também são comercializados na feira livre de Rosário do Catete, as segundas e quintas-feiras.

 Apoio Para Regivam Santos, uma das fundadoras e coordenadora da Cooarc, o apoio do prefeito Vino Barreto e da Primeira-dama Dona Nena, tem sido fundamental para o bom funcionamento da cooperativa. “Quando precisamos de algum suporte e recorremos a eles, somos atendidas. Também queremos agradecer a Cristina que trabalha na Assistência Social, por sempre buscar o melhor para nós”. A Cooperativa de Artesãs e Costureiras(Cooarc) funciona em um dos prédios do Complexo da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Rosário do Catete, ao lado do Balneário.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Justiça foi feita mais uma vez Do advogado Christian Cruz pelo Instagram: “Finalmente conseguimos através de nossa advocacia “fazer justiça” diante de um dos casos mais “abomináveis” que nos deparamos na Advocacia Militar, onde o jovem aluno do curso de formação de soldados da PMSE @lucasms210 foi vítima de um terrível acidente perdendo a sua perna direita. Seria “desligado” sem direitos do curso se não houvesse nossa intervenção e após anos de incessante luta conseguimos Reformar por invalidez na graduação de Terceiro Sargento conforme se avista na portaria do Sergipe Previdência datada de 13 de agosto de 2019 e decisão judicial. Mas a luta “não para por aí” e seguimos em busca de todas as indenizações para esse jovem que tenho tanta “estima e consideração, um verdadeiro “guerreiro/combatente” posto à prova diante de tantas adversidades conseguindo superar todos os desafios até aqui vividos porque tem muita fé em Deus e em nossos serviços.”

Jessica Feitoza, secretária em Pirambu, esclarece postagem em grupo de whatsApp:  “Venho me manifestar em seu canal de comunicação já parabenizando pelo bravo e importante trabalho que realiza nesta sociedade amedrontada por várias incertezas, no entanto, lhe pergunto: Como uma mente tão brilhante foi capaz de dar ibope a uma postagem (fofoqueira) tão ignóbil? Suas palavras: *” O Brasil passa por um momento delicado sim, mas cabe ao cidadão consciente defender seu ponto de vista, mas jamais defender que o seu vizinho do lado não possa também manifestar o ponto de vista dele, divergente do seu”. Falei seguidores de Bolsonaro, marionetes… não faço parte de uma equipe de marionetes, mas sim de um grupo de pessoas emancipadas. Uma coisa é ser eleitor, também fui, mas, outra é ser um seguidor fanático! E tudo que falei no grupo expliquei!” Do blog: essa é a posição correta, sem fanatismo.

Descaso: academia ao ar livre em Aracaju é da era das pedras. Deu no 93 Notícias:    Equipamentos modernos e feitos em aço inoxidável colocado em um dos principais pontos de turismo da Capital sergipana, o Calçadão da Praia Formosa, está levando dezenas de pessoas a encerrarem suas matrículas nas academias de musculação para fazerem exercícios ao ar livre e assim economizarem dinheiro. Porém, o que poderia ser um atrativo para a população pode se tornar vilão devido ao abandono do local por parte da Prefeitura de Aracaju. Toda matéria aqui.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE SUSPENSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EM MARUIM

A Prefeitura de Maruim esclarece que foi notificada na segunda-feira (12) pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe em relação à medida cautelar, que tem como objetivo a suspensão do Processo Seletivo Simplificado (PSS), através do Edital nº 01/2019, que ofertou vagas e formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

A Procuradoria Municipal adotará as medidas necessárias para buscar a liberação dos trâmites relativos ao processo seletivo. Cabe ressaltar, que o edital foi amplamente divulgado em veículos de comunicação da imprensa falada, escrita e televisiva, além de divulgação nas redes sociais, que resultaram quase 2 mil inscrições durante os dias 1º e 02 de agosto.

A empresa responsável tem experiência na realização de outros processos seletivos e está apta a realizar esta atividade conforme código de atividade econômica.

Na oportunidade, tranquilizamos todos os inscritos no processo, pois o Município vai sanar todas os questionamentos apontados pelo TCE em tempo hábil.

Prefeitura de Maruim/Assessoria de Comunicação Social.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

TICKET ALIMENTAÇÃO DOS MILITARES SERGIPANOS COMPLETAM 6 ANOS SEM QUALQUER REAJUSTE, CUJO VALOR POR REFEIÇÃO É DE R$ 8,00. PESQUISA FEITA PELO BLOG ESPAÇO MILITAR EM SITE MOSTRA QUE O VALOR MÉDIO DE UMA REFEIÇÃO COMERCIAL EM ARACAJU É DE R$ 30,36.

O blog Espaço Militar tem memória e neste mês de agosto, o ticket alimentação dos militares sergipanos completam 6 anos sem qualquer tipo de reajuste.

Criado em agosto de 2013, o ticket alimentação dos militares sergipanos foi implementado com o objetivo de dar uma melhor condição de refeição a estes, que poderiam fazer suas refeições em diversos restaurantes do nosso estado, cujo valor do ticket, por refeição, era de R$ 8,00 e era creditado no cartão alimentação dos militares.

Passado algum tempo, o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe fez uma readequação e passou a pagar o valor de R$ 10,00 por refeição aos bombeiros militares, valor que persiste até a presente data. Já a Polícia Militar do Estado de Sergipe não fez qualquer readequação no valor, permanecendo os mesmos R$ 8,00 por refeição.

O valor e tão baixo que não dá sequer para fazer um lanche digno, quanto mais uma refeição e pelo que se observa, não há qualquer prespectiva para que este valor seja reajustado.

Impostante salientar que ao longo deste tempo, devido a inflação, os gêneros alimentícios sofreram vários reajustes e por conseguinte também as refeições nos restaurantes, tendos os militares que complementar tal valor para fazer uma refeição, ou seja, tirando do próprio bolso para pagarem sua alimentação de serviço, apesar do seu direito assegurado das refeições durante seu trabalho.

Segundo o site precomediosodexo.com, o preço médio da refeição comercial em Aracaju é de R$ 30,36 (trinta reais e trinta e seis centavos), lembrando que uma refeição completa é composta da refeição propriamente dita, um refrigerante ou suco e uma sobremesa simples. Este dado, mostra o quanto está defasado o valor do por refeição dos militares sergipanos.

Espera-se que o mais rapidamente possível possa ser viabilizado um reajuste do valor por refeição dos créditos lançados nos cartões dos policiais e bombeiros militares.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BlogdoNoblat Não pega bem ficar citando um elemento que, depois de recomendar lavar o pênis com água e sabão, acaba de sugerir que se faça cocô dia sim, dia não. Como Bolsonaro só fala para seus eleitores, esta deve ser a ideia que ele faz deles —gente que não sabe se cuidar direito. (Folha)

www.twitter.com/CFcomunicologo Filtro está na moda. Não é de bebedouro! Digo, filtro na imprensa, filtro partidário, filtro nas instituições públicas,… Vivemos tempos difíceis, a Democracia sofre ataques diariamente.

www.twitter.com/ThalesBrandao Estamos cercados de muitos caciques para poucos índios. No meio empresarial – essa relação de tribo e descontrole – existe com muita intensidade.

www.twitter.com/AntonioSamarone Na gestão de Aracaju, foram nomeados 2 vereadores do interior. Com a denúncia, o Prefeito disse que não sabia. E quem assinou?

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

  Twitter

Frase do Dia
“O sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca.” Immanuel Kant.

Comentários