Batistão: terceirização é a solução

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma pergunta: o que o governador Jackson Barreto está esperando para determinar uma licitação para terceirizar o Batistão? Alguns vão dizer que será péssimo para os clubes. Pelo contrário! A profissionalização da administração do estádio vai acabar com um dos principais problemas: a entrada dos chamados “biguzeiros” aqueles que não pagam.

Ontem, 09, os jornalistas Gilmar Carvalho e Douglas Magalhães denunciaram que no jogo Sergipe X Confiança o número de biguzeiros foi altíssimo. Gilmar disse que mais de 1.000 (Mil) torcedores entraram de graça com convites do governo e do Banese. Já Douglas Magalhães escreveu que foram quase 2.000 (duas mil) sem pagar. “Os Biguzeiros Futebol Clube continuam batendo um bolão”, escreveu Douglas, com razão.

O blog foi informado que foram cerca de dois mil, mas entre eles, cerca de 500 pagaram antecipadamente, através dos programas sócio-torcedor dos dois times. Ou seja, os biguzeiros foram cerca de mil e quinhentos. O número continuou alto.

O certo é que o governo tem um camarote que cabe 30 pessoas. E ponto final. O resto tem que pagar, inclusive os jornalistas que não trabalham na área esportiva. Infelizmente até profissional da imprensa, que critica, não faz a parte dele.

Alimentação – Uma reclamação grande é a alimentação. Não mudou nada. É preciso que seja profissional e que a vigilância sanitária fiscalize. Uma Arena não tem vendedor de sandália, sujo, vendendo comida. É preciso que a comercialização de bebidas e alimentos seja modificada.

Sujeira – Outro fato lamentável é que o estádio não está sendo limpo após os jogos. No domingo à noite, o titular deste espaço passou pelo Batistão às 20h, o estacionamento parecia uma praça de guerra.

Se continuar desse jeito, em um ano a crônica esportiva estará criticando as condições do Batistão. Pode anotar.

O caminho moderno para manter o Batistão é a terceirização. A atividade fim do governo deve ser a educação, a saúde e a segurança.

Ambulantes orla de Atalaia são notificados
Enfim o bom senso: a Ascom da Secretaria do Turismo e do Esporte – Setesp, informa que os ambulantes da orla já foram notificados e tem 72 horas para deixarem o local. O prazo acaba na quinta-feira, 12. Se não saírem os ambulantes terão as mercadorias apreendidas. Em 2012 o governo teve que fazer a mesma intervenção para resolver o problema. Desde o mês passado eles voltaram a ocupar o local prejudicando os verdadeiros artesãos. Tem gente até vendendo mercadorias falsificadas.

Quiosques de coco: dois meses para se adequarem
Também na orla a Setesp vai resolver o problema dos quiosques de coco que ampliaram seus espaços, inclusive com cozinhas e pias  e até vendendo pranchas de surf. Mesas e cadeiras serão consentidas, mas dentro do projeto inicial.

Ambulantes. Nota da Prefeitura de Aracaju
Da Ascom/Emsurb: Diariamente fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuam em diversos locais onde a prática de comércio ambulante é executada. Para minimizar os transtornos causados pela presença de alguns ambulantes principalmente na região do Centro da cidade, a licitação do projeto do camelódromo já está em andamento.

Ambulantes. Nota da Prefeitura de Aracaju II
No caso citado da Praça Luciano Barreto Júnior (Garcia), o comerciante se utiliza do espaço no horário das 17h às 22h por seis anos, tendo a autorização do órgão para desenvolver a atividade e que o mesmo paga uma taxa de utilização do espaço, com o aval da construtora Celi responsável pela manutenção da praça. O comércio é aceito por boa parte dos moradores daquela região e foi apresentado um abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas que aprovam a atividade em uma audiência no Ministério Público realizada nesta segunda-feira, 9, em que foi autorizada a permanência deste comerciante no local.

Subvenções: solução é transformar em emendas impositivas. O resto é demagogia
Tem deputado que não quer transformar as subvenções em emendas impositivas ao governo, como os deputados federais fazem. Qual o motivo? O dinheiro será destinado no orçamento, mas quem repassará é o governo. O motivo: tem gente que não vai mais manipular os cheques das entidades que recebem os recursos. Ou seja, diminuirá em muito os desvios.

Assembleia Geral – Sindicato dos Radialistas hoje, 10 – Edital de Convocação
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os seus filiados, quites com suas obrigações sindicais, para uma Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia de 10 fevereiro de 2015, hoje, às 19h30 em primeira convocação e às 20h00 em segunda convocação, na sede do Sindicato, localizada à Av. João Ribeiro, 937, bairro Santo Antônio.Pauta:1- Construção da Pauta de Reivindicações para a Campanha Salarial 2015/2016.Aracaju- SE, 04 de fevereiro de 2015.Antônio Fernando Cabral Ferreira.Presidente do STERTS

CNJ investiga nepotismo cruzado em todo país. Alvo é TJ, TCE, AL e MPE
O blog foi informado que o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, começou 2015 com uma ampla investigação em todo país para descobrir nepotismo cruzado entre o Judiciário e outros órgãos como tribunais de contas, ministérios públicos estaduais e Assembleias legislativas.

CNJ investiga nepotismo cruzado em todo país. Alvo é TJ, TCE, AL e MPE II
Ainda bem que Sergipe é exemplo para o país no Judiciário, através do sistema moderno de agilidade dos processos e certamente será exemplo novamente mostrando para o CNJ que os magistrados não praticam o nepotismo cruzado. E que o CNJ puna os casos de nepotismo cruzado em todo país e faça a devida divulgação.

Governo do Estado abandona Parque dos Cajueiros. Plantas não são irrigadas
E o governador Jackson Barreto, com certeza, não está sabendo que as plantas e grama do Parque dos Cajueiros estão morrendo por falta de irrigação. Quem frequenta o local pode constatar que quatro palmeiras já estão mortas e a grama secando.

Egressas do sistema prisional que passaram no vestibular precisam de notebook
Duas egressas do sistema prisional de Sergipe (regime semi-aberto) que trabalham na Embrapa e passaram no vestibular necessitam de dois notebooks para iniciarem os cursos. Quem desejar ajudar é só contatar com o presidente do Conselho da Comunidade Penal, Raimundo Souza, pelo celular 9988-0188.

Obras da empresa Torre
O blog foi informado que o governo estadual vai colocar o nome da empresa Torre no cadastro que fica impedido de participar de licitações. A empresa, que atua no ramo de lixo e obras públicas, ganha licitações, mas não conclui as obras e algumas delas são abandonadas. O blog está conferindo a relação que recebeu para divulgar.

Eleição no Iate Clube
Mais uma vez Eugênio Sobral coloca seu nome à apreciação dos associados do clube praiano, com a tarimba de já ter passado pela comodoria por duas vezes, Eugênio tem acima de tudo o tino para tal cargo, pois revolucionou o clube e propiciou diversos entretenimentos arrancando-o do marasmo e/ou da estagnação, o seu vice-comodoro é o atual Paulo Maciel, vamos nos mobilizar, vamos convocar os amigos associados para que juntos possamos sufragar o nome de Eugênio Sobral.

Líder
Semana começa pegando fogo na Câmara dos Deputados. Líder do PSC, André Moura continua exercendo papel de conselheiro junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Ontem, 09, na votação do PL da Biodiversidade, que trata do patrimônio genético do Brasil, durante a sessão a conversa pela defesa dos interesses da pátria ficou mais que evidenciada.

Precatórios
Uma comissão da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, liderada pelo procurador-geral, em exercício, Arthur Cezar Azevedo Borba, integrantes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e o secretário de estado da Fazenda, Jefferson Passos reuniram-se, no gabinete da presidência do TJ/SE, para discutir sobre o aporte de recursos para o pagamento de Precatórios do Estado de Sergipe.

Procedimento importante
Para o procurador-geral do estado, em exercício, Arthur Borba, esse é um procedimento realizado em conjunto com os outros órgãos que se faz importante para o Estado de Sergipe. "A inscrição e o pagamento são efetuados pelo Tribunal, mas a Procuradoria-Geral realiza, em paralelo ao controle efetuado pelo Tribunal, o monitoramento e auditoria dos valores inscritos, evitando-se que, por qualquer equívoco, o Estado venha a desembolsar mais do que o valor efetivamente devido.A SEFAZ, como gestora das finanças do Estado é a responsável pelos repasses destes valore ao Tribunal de Justiça. A relação é de perfeita sintonia".

Negativação
O Procurador-Geral esclarece: "O descumprimento do pagamento dos precatórios pelo Estado, implica na negativação do Estado junto ao CEDIN – Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes, resultando na impossibilidade de o Estado contrair empréstimo externo ou interno, receber transferências voluntárias etc. A manutenção da regularidade é, portanto, indispensável à administração estadual", concluiu.

Cronograma
De acordo com o secretário de estado da Fazenda, Jefferson Passos, com a Emenda Constitucional 62, Sergipe optou por quitar o seu estoque de Precatórios em um prazo de 15 anos. "A cada ano, nós comparecemos ao TJ/SE junto à PGE, para certificar o saldo e o montante que deve ser depositado no ano. Já estamos no 5 ano de vigência da Emenda e estamos depositando 1/11 avos desse saldo de Precatórios", explicou o Secretário.Ao final da reunião, foi firmado um termo relacionado ao cronograma dos repasses de Precatórios, que o tesouro do Estado irá fazer ao Tribunal de Justiça.

Intercâmbio de artesãs foi um sucesso
Um grupo de artesãs dos estados da Paraíba e Pernambuco esteve na cidade de Divina Pastora nesse final de semana conhecendo o trabalho desenvolvido pelas mulheres responsáveis pela produção da tradicional renda irlandesa. A visita ocorreu por meio de uma parceria entre a organização chilena Procasur e o Sebrae.

Intercâmbio de artesãs foi um sucesso II
O encontro buscou também promover um intercâmbio de conhecimentos entre as profissionais por meio do compartilhamento das experiências de gestão, inovação e mercado. Além de palestras, o evento também contou com um desfile para a apresentação da renda e uma feira para comercialização dos produtos.

Sotero destaca sucesso do mutirão de diabetes em Areia Branca
O coordenador do Centro de Diabetes de Sergipe Raimundo Sotero avaliou como sucesso total o mutirão de prevenção realizado

Equipe que realizou mutirão em Areia Branca.

no último sábado, 07, no município de Areia Branca. Ele destacou a parceria realizada com a Prefeitura local, através da prefeita Acácia Souza, através da secretária de saúde municipal, e com a organização da acadêmica de enfermagem Thais Fontes e o apoio direto da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), e a  Coordenação Nacional da FENAD.

Infraestrutura
A secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca forneceu a infraestrutura para a realização do evento,além de cerca de 18 voluntários originários do seu quadro funcional, sem os quais o trabalho dificilmente sairia a contento em sua plenitude,a organização local ficou a cargo do Secretária Luana Moura Pinho Grassi.

Apoio
O evento contou com o apoio da Universidade Tiradentes (UNIT) e alunos voluntários do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe,de Membros da  Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), da ASPAD e do Centro de Diabetes de Sergipe,sendo Coordenado pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ),e pela  Sociedade Brasileira de Diabetes-Regional-SE ,com o apoio da  Federação Nacional de Entidades e Associações de Diabetes ( FENAD ) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional-Se.

PELO TWITTER

www.twitter.com/GLEICEQUEIROZ  Jackson exonerou todos os CCs e prometeu recontratar 30% e até agora só recontratou 28% e tem radialista fazendo alarde. Só vai rindo kkkkkk

www.twitter.com/flavaofraga  É preciso ter nervos de aço, muita fé e auto controle, para não transformarmos situações ruins em um caos.

www.twitter.com/genilsonbarbos1  "Que tempo, tempo bom, tempo onde não existia preocupação, era tempo da inocência da infância, tempo bom, tempo esse que não volta"

www.twitter.com/yuridarlon  Por um erro de edição, Jornal Nacional? Vocês não enganam ninguém.

www.twitter.com/antoniooviedo1  Maranhão não é Sergipe. Mas candidatos a Sarney não faltam na terra dos cajueiros e papagaios. #gafenojn … Duas desculpas no mesmo dia no Jornal Nacional. Mais uma e pede música no Fantástico.

DO LEITOR

O Novo e Grande Articulador Político
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “A propagada rejeição de médicos ao político Rogério Carvalho tem um aspecto que reflete muito positivamente para significativa parte da população de Sergipe e do Brasil. O presidente do PT/SE, enquanto deputado federal, atuou de maneira destacada no Congresso Nacional na relatoria  do projeto “Mais Médicos”, proporcionando às regiões e camadas mais desassistidas da população uma notória acessibilidade aos serviços  de saúde pública. O corporativismo de médicos só não é maior que a grandeza dos benefícios trazidos pelo Governo Federal. Por falar em Rogério Carvalho, nunca é demais reafirmar a sua importantíssima participação e contribuição no processo eleitoral de 2014, agregando votos para as candidaturas proporcionais e majoritária, lideradas pelo governador Jackson Barreto. Com 45,52%, ou 416.988 dos votos para o Senado Federal, o petista bateu na trave e por muito pouco não permaneceu em Brasília para continuar representando bem a todos os sergipanos. Como costuma dizer o deputado federal João Daniel, com a votação obtida no último pleito eleitoral, Rogério saiu-se vencedor e mostrou-se o maior articulador da nova geração de políticos do nosso Estado.”

NOTA PÚBLICA – Adepol
 

A Associação dos Delegados de Polícia Civil de Sergipe – Adepol vem a público manifestar seu total e irrestrito apoio e solidariedade ao Dr. Wellington Fernandes Rogério, em razão das injustas e infundadas acusações levadas a efeito por policiais militares, atentatórias à honra e à imagem de um profissional sério e capacitado, maculando, através da imprensa, a imagem da Polícia Civil em geral e a dos Delegados de Polícia em particular.

De acordo com a documentação oficial a que a Adepol teve acesso, na madrugada do dia 05/02/15, uma guarnição da PM conduziu à Delegacia Plantonista dois indivíduos e um veículo L 200, com placa de Alagoas, apreendido em poder destes. Os policiais militares alegaram que fora desobedecida “ordem de parada” dada ao condutor do veículo, que trafegava na contramão de direção na Avenida São Paulo, com quatro pessoas no interior, iniciando-se então uma perseguição e consequente troca de tiros, sendo dois dos suspeitos finalmente detidos na Avenida Euclides Figueiredo, ao passo que os outros teriam conseguido se evadir.

No Relatório de Ocorrência Policial confeccionado pelos próprios militares, a ocorrência é descrita como “tentativa de fuga”, havendo, no histórico, apenas uma vaga informação de que foram ouvidos disparos de armas de fogo efetuados pelos suspeitos.

Não foram apresentadas testemunhas presenciais da troca de tiros nem foram encontradas armas de fogo em poder dos suspeitos. Ademais, não havia nenhuma suspeita em relação ao veículo apreendido, exceto uma incompatibilidade entre a numeração do chassi e a do vidro, cuja comprovação demandaria a realização de perícia veicular, serviço esse que o Estado não dispõe há mais de dois anos e, portanto, impossível de ser realizado durante o plantão.

Nesse particular, cumpre esclarecer que, mesmo que houvesse o registro de ocorrência de roubo ou furto ou a comprovação da adulteração do chassi, ainda assim não teria sido possível a lavratura de auto de prisão em flagrante delito, haja vista não se tratar de crimes permanentes, hipótese em que a documentação é sempre remetida à unidade policial responsável.

O Delegado de Polícia prontamente determinou a realização de todas as diligências necessárias, consultando pessoalmente os cadastros dos conduzidos e do veículo apreendido, não encontrando mandados de prisão nem restrição de roubo ou furto.

Os policiais militares disseram que a viatura havia sido atingida por disparos de arma de fogo, todavia, ao ser solicitada a perícia (que não pode ser confundida com a perícia veicular), eles próprios, contraditoriamente, alegaram não ter certeza se uma suposta perfuração na lataria teria ocorrido naquela ou em outra ocorrência, levando a Autoridade Policial a cancelar a perícia.

Apreciando os fatos levados ao seu conhecimento, o Delegado de Polícia, a quem compete, única e exclusivamente, a análise jurídica dos fatos na seara policial, concluiu que não havia elementos suficientes para a lavratura do flagrante delito. Além dessas diligências, o Delegado de Polícia ainda procedeu à oitiva dos policiais militares, bem como dos suspeitos, remetendo toda documentação à delegacia responsável. O que implica dizer que a decisão e a postura do Delegado de Polícia foram tecnicamente corretas, decorrentes de sua autonomia funcional e embasada na lei, por que deve pautar sua conduta, e não por opiniões emotivas e desprovidas do devido embasamento legal. Ressalte-se que, por força da Carta Republicana de 1988, este prévio juízo de admissibilidade não cabe a policiais militares ou a qualquer outro agente administrativo, por lhes falecer qualquer competência para valoração ou julgamento dos atos de Polícia Judiciária.

A Adepol não só reitera sua mais absoluta confiança na honradez e no profissionalismo do Dr. Wellington Fernandes Rogério, mas também adotará todas as medidas jurídicas cabíveis, deixando claro que não recuará um milímetro na luta em defesa da categoria muito menos aceitará acusações injustas que aviltem a imagem da Polícia Civil.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia

"Deus é um só e todos podem se unir através dele." Mãe Menininha do Gantois, a mais famosa iyalorixá (mãe-de-santo) brasileira, nasceu em 10 de Fevereiro de 1894 e morreu em 1986.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais