Blog fez sua parte. Turismo em SE é do tamanho da cabeça dos gestores

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Algo estranho com os dirigentes de Sergipe e a classe empresarial. A desculpa que a Feira de Sergipe foi transferida da Orla para o Parque da Sementeira por conta da taxa cobrada pela administradora do espaço, a SPU não convence.

A SPU está fazendo a parte que lhe cabe, mas o próprio governo estadual, através da secretaria de turismo, levanta uma regulamentação existente que isenta de taxa quando é evento de cunho cultural ou religioso e é gratuito. Assim é feito com o Arraia do Povo, evento cultural e o Sermão do Monte, evento religioso. Os dois são isentos através de um pedido da Secretaria de Turismo.

Qual o motivo para não pedir para a Feira de Sergipe, que é sim um evento cultural reunindo artesãos e artistas da terra?

Este é o quarto texto desta semana sobre o assunto e o último. O titular deste espaço mesmo não sendo sergipano, mas radicado aqui há muito tempo se preocupa com o desenvolvimento do estado.

O blog fez a sua parte. É uma pena que o turismo em Sergipe é do tamanho da cabeça dos seus gestores. Uma vergonha!

 

Auditoria especial nos contratos da Fundação Renascer Com base em denúncias formuladas pelo Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Estado de Sergipe a Secretaria de Estado da Transparência e do Controle constituiu uma equipe de auditoria especial com a finalidade de auditar todos os contratos da Fundação renascer, inclusive com verificação “in loco.” A portaria doo dia 18 de Outubro, foi publicada no Diário Oficial de ontem, 23.

Atenção Energisa: gatos na Passarela do Caranguejo E na extensão da Passarela do Caranguejo vários “gatos” de energia estão expostos. São ambulantes que utilizam com a conivência da falta de fiscalização na orla, que já teve fiscal. Até um carrinho de açaí que só ficava aos fins de semana está em definitivo ao lado do parque das crianças ao lado do estacionamento. Do outro lado mais dois minis food trucks também chegaram em definitivo. Aos poucos as vagas de estacionamento estão sumindo.

Se fosse nas praias do Sul…Se a tragédia de óleo nas praias fosse em Copacabana, em Ipanema, no Leblon ou no Guarujá, o tratamento seria o mesmo que o governo federal está dando ao Nordeste? Excelente pergunta do deputado federal, Fábio Henrique, PDT/SE, no plenário da Câmara dos Deputados.

Senadora Maria do Carmo compõe comitiva do presidente interino Davi Alcolumbre A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) acompanhará nesta quinta-feira (24), o senador Davi Alcolumbre que, na condição de presidente interino da República visitará praias de Alagoas e Sergipe para verificar o desastre ambiental, causado pelo derrame de óleo, de origem ainda desconhecida, e que afetou todo o litoral nordestino.

Convite para integrar comitiva A democrata sergipana foi convidada pelo próprio senador a compor a sua comitiva, que sairá por das 7h30 da manhã, de Brasília, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). “Essa visita é uma atitude muito assertiva do presidente Davi Alcolumbre. Verificar in loco a situação é uma forma de conhecer, de perto, e a realidade e tentar contribuir para a solução do problema que tem gerado sérios prejuízos, não só ambientais, mas também econômicos”, disse Maria.

Nordeste A parlamentar disse ter ficado horrorizada com o que viu em Aracaju. “Circulei pela cidade e fiquei triste com esse lamentável cenário que impacta negativamente, sobretudo, no turismo”, disse, ressaltando que o turista fica assustado em vir ao Nordeste, conhecido por suas belezas naturais e praias e ser privado de poder tomar um banho de mar. “Todos temos que estar unidos, discutindo saídas para minimizar os impactos provocados por esse óleo.”

A comitiva Depois de sair de Brasília, a primeira parada da comitiva será em Alagoas, cuja chegada está prevista para às 9h10, em Maceió. De lá, segue para Barra de São Miguel. O desembarque em Aracaju está marcado para às 14h30; do aeroporto Santa Maria, o grupo seguirá para o Viral. Ás 16h, está programada uma coletiva de imprensa, no Palácio dos Despachos, na Adélia Franco.

Missa de 7º Dia Amigos, colegas e familiares do engenheiro Adroaldo Celso de Oliva Campos informa que a Missa de 7º Dia será celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo no dia 25/10/19 (amanhã) às 19h, no Bairro Suissa em Aracaju.

Classe Médica sergipana prestigia 3º Jantar Dançante Em sua 3ª edição, o Jantar Dançante da classe médica sergipana, promovido pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese) na última sexta-feira, 18, no Iate Clube de Aracaju foi um importante momento de congraçamento dos médicos que aproveitaram para comemorar junto com seus familiares o Dia do Médico. A festa de gala reuniu profissionais das mais diversas espacialidades e parceiros que apoiaram o evento.

Justa homenagem O diferencial desse ano foi homenagear um médico ainda em vida que levou o nome ‘Comenda Dr. Francisco Guimarães Rollemberg’. Na oportunidade, 40 médicos que se destacam pela dedicação e amor com que desempenham suas funções e seis amigos

Foto: Leonardo Vilas Boas

da Somese foram homenageados e agraciados com a medalha.

Comenda O presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, agradeceu os colegas médicos e seus familiares por prestigiarem a festa, e sobretudo, homenageá-los com a Comenda Dr. Francisco Guimarães Rollemberg. “O Jantar Dançante é um momento de congraçamento e alegria da classe médica sergipana e nesse ano resolvemos homenagear um médico ainda em vida como o Dr. Francisco Guimarães Rollemberg que é um exemplo de pessoa e profissional”, explicou Dr. Aderval.

60 anos de formado De acordo com o homenageado da edição, Dr. Francisco Guimarães Rollemberg, se sente profundamente emocionado, haja vista que é um médico que completa 60 anos de formado. “Nesse tempo de estrada e de caminhada na profissão médica, que é a coisa mais importante da minha vida, vejo a quebra de paradigmas em se homenagear um médico ainda em vida. É possível sentir que a sua vida está valendo a pena”, enfatizou Dr. Francisco.

OAB/SE realizará ações para discutir e apurar impactos de óleo na vida de povos tradicionais do Nordeste A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) realizará ações para discutir e apurar os impactos do vazamento de óleo na vida de é povos e comunidades tradicionais de Sergipe e Bahia. Além de uma audiência pública para debater o assunto, que será promovida nesta sexta-feira, 25, em Aracaju, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), as instituições estão visitando desde ontem, 23, localidades, na Bahia e em Sergipe, afetadas pelo desastre ambiental.

Laranjeiras: Outubro Rosa Na manhã de ontem o Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Laranjeiras realizou uma série de ações do Outubro Rosa no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco.A Ação mobilizou toda a população do município para falar sobre a Prevenção do Câncer de Mama.O evento contou com a participação de Sheila Galba que compartilhou suas experiências e a importância do esclarecimento do assunto.O momento também contou com aula de dança, corte e design de sobrancelha pelo Instituto Embeleze, maquiagem, aferição de pressão, ventosaterapia, auriculopuntura e distribuição de panfletos e preservativos.

Laranjeiras: Farmácia Básica reabastecida A Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, reabastece Farmácia Básica municipal e segue garantindo a entrega de medicamentos à população do município. O Farmacêutico do município Gary Lineker Feitosa, alerta a população que para ter acesso aos medicamentos, é necessário: Cartão SUS; Prescrição e Local de origem da receita, e; Em caso de retirada de medicamentos controlados, somente por maiores de 18 anos, obrigatório apresentar documento de identidade de quem está retirando.

Congresso Estadual Na manhã de ontem, 23, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) destacou a realização do XVII Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado de Sergipe, que tem como tema “Na resistência ao desmonte das políticas públicas Paulo Freire Vive” e acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro.

Sintese De acordo com o professor Iran, que também é membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, o Congresso é o maior fórum deliberativo do Magistério sergipano organizado pelo Sintese, o sindicato da categoria.

Conjuntura “É o momento no qual professores, professoras e especialistas analisam a conjuntura, definem ações de luta para o próximo período e, se necessário, promovem o debate, também, sobre alterações no estatuto da nossa entidade sindical”, disse Iran, acrescentando que, para o Congresso, estima-se a participação de cerca de 2 mil professores e professoras.

Últimos dias de inscrição Ainda não fez sua inscrição no Conectando com a Vida 2020 do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi? Corre que as inscrições se encerram no dia 01 de novembro. Os interessados têm que ter entre 14 a 24 anos e serem estudantes de escola pública a partir do 6° anos do ensino fundamental. Para participar da seleção é necessário apresentar uma foto 3×4 com data e recente; cópia da Identidade e CPF; declaração de que está matriculado e cursando a escola pública ou cópia do certificado de conclusão de ensino médio; cópia do comprovante de residência (ex.: conta de luz, água…); e número de telefone para contato. Qualquer dúvida ligue para 3224-2323ou acesse nosso site www.ilbj.org.br.

ABRAJET/SE anuncia reformulação Com o intuito de fortalecer a entidade, mediante às perspectivas do mercado da comunicação no setor turístico, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/SE), pretende reformular suas ações e apresenta novos planos para 2020. De acordo com o presidente interino da ABRAJET SERGIPE, Luís Mendonça, a expectativa é de somar esforços e contribuir com o desenvolvimento do segmento.

Crescimento “Integração voltado ao crescimento da seccional. Este é um dos principais pilares desta reformulação, pois a ideia é realizar brevemente uma eleição, seguindo às diretrizes da ABRAJET Nacional formando assim, uma nova equipe diretiva e, após isto, pretendemos colocar em prática a elaboração do planejamento estratégico e outras frentes de trabalho com o foco de elaborar projetos em prol do turismo sergipano”, enfatizou. Os jornalistas Fredson Navarro, Dênison Ventura, Shis Vitória, Cassandra Teodoro, Sônia Mara, Noel Lino, Hugo Sidney, Marcos Rodrigues, Chico Freire e Sacuntala Guimarães fazem parte da nova composição da entidade.

Maratona UNICEF Samsung vai mobilizar 200 alunos da rede pública de Sergipe  Hoje, 24, a Universidade Tiradentes – Unit – será palco de roadshow de divulgação da Maratona Unicef Samsung para incentivar a participação de estudantes e professores da Secretaria Estadual de Educação. Ao se inscrever na Maratona, poderão sugerir projetos que venham resolver problemas do ensino público do País.

Mobilização Cerca de 200 alunos e professores da rede de ensino do estado participarão do evento em Aracaju nesta quinta-feira, 24, das 8h30 às 11h, no campus Unit Farolândia, bloco D, auditório Padre Melo. A representante da Softex, Ana Beatriz Pires, mobilizará os participantes no evento sob a temática central: “Tecnologias Móveis nas escolas”.

Promoção O objetivo é promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis para que sejam usados, posteriormente, em suas escolas, por professores e estudantes nas áreas de conhecimento do Ensino Médio previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Parceria Essa iniciativa tem a parceria do Centro de Inovação voltado à Educação que será inaugurado no próximo dia 25 no campus Unit Farolândia. “Se alguma ideia de sergipano for selecionada pela Unicef entre os 20 do Brasil, o Tiradentes Innovation Center vai mentorá-los”, avisa o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Crime Ambiental – O último ninho das corujas. Por Antônio Samarone.

O Parque da Sementeira é uma Área de Proteção Ambiental (APA) – Lei 1477/1989. O Prefeito Edvaldo acha que é o dono. Resolveu usar o Parque para fazer política e agradar aos amigos. Transformou uma Área de Proteção Ambiental num espaço de eventos comerciais.

Na área do próximo evento, já foram destruídos 3 ninhos de corujas. O último ninho, esse da foto, ele mandou cercar de grades de ferro, como se isso evitasse a destruição.

Não sei se propositalmente, ainda usou nas grades uma propaganda da gestão, dizendo que até 2020 (ano da eleição) irão plantar 40 mil mudas. Eita! 40 mil mudas em Aracaju? Já plantaram quantas e quantas estão pegadas? Onde?

Voltando às corujas. Fui reclamar a um assessor direto do Prefeito, ele deu uma bela risada: “Samarone, o prefeito tem mais o que fazer para se preocupar com corujas.” Pensei… É isso mesmo, como não percebi antes!

Não é desvio de finalidade, transformar uma Área de Proteção Ambiental em espaço de eventos comerciais? Só por conveniência eleitoral…

Cadê o Ministério Público?

HOMENAGEM 

Uma adaptação de Carlos Nascimento* do poema Se de Rudyard Kipling homenageando a sergipanidade, obviamente aproveitando também a coincidência do SE.O desafio é entender o vocabulário sergipano que pouco a pouco está deixando de ser usado.  200% Sergipano é uma referência ao nosso bicentenário que se aproxima.

Se Kipling fosse daqui. SE…

Se és capaz de falar Bom dia tia,
Enquanto ao redor falam bom dia tchia

Se o seu esse tem som de esse,
E com um xis não se parece.
Se és capaz de falar Bernardo,
com erres quase franceses pronunciados.
Ou suas vogais tem sonoridades inimaginadas,
Quando por outras línguas faladas.

Se és capaz de diferenciar uma  mandioca de uma macaxeira,

E lhe pedem uma arupemba, e você sabe que é peneira.
Se podes quebrar o caranguejo  que aprecias,
E por inteiro tirar as carnes macias.

Se no mercado distingues  as variedades de farinhas,
E qual a melhor quando um pirão cozinhas.
Ou aprecias uma completa  feijoada,
Que faz vegetariano dispensar salada.

Se és capaz de arrudiar enquanto outros dão voltas,
E pegas firme uma ponga e não soltas.
Tesas o ximão do teu pão jacó,
Dando-lhe um pão cuiudo porque sente dó.
Se te pões santa cruz de beira de estrada todo sibite,
Mas na festa as meninas nem xite.
Porque elas te acham malapungado;
E da namorada leva gaia e te dizem bem empregado.

Se és capaz de  bater as sete freguesias,
Em busca do amendoim cozido que vicia.
Sabes que a miss que perde uma misse não é um trava-língua.
E fazes mercadinho  quando a geladeira  míngua.

Se és capaz de usar cabrunco e suas variações,
E para ti visagens são meras assombrações.
Então enchas o peito e digas sem engano,
Eu sou duzentos por cento sergipano!

*Carlos Nascimento,Consultou em Cultura e Turismo. #200%sergipano

 

 

Por Dida Araújo: Minha homenagem ao dia da sergipanidade. Música “Sergipe o Meu Lugar” do cantor/compositor Luiz Fontineli.

NOTA DE REPÚDIO

Sinpol/SE emite nota de repúdio sobre exoneração de policiais civis à frente da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core)

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) vem expressar o seu veemente repúdio à Superintendência da Polícia Civil, que exonerou nesta terça-feira, 22, os policiais civis que coordenavam os trabalhos operacionais na Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), unidade especializada conhecida pela atuação em ocorrências de alta complexidade.

Os policiais civis Ricardo Porto e Elisan Resende, que ocupavam respectivamente as funções de diretor e diretor adjunto da unidade especializada, foram afastados dos cargos por conta do apoio à luta dos policiais civis pela aprovação do Projeto Oficial de Polícia Civil (OPC) em Sergipe. Neste cenário momentâneo, os dois policiais manifestaram desinteresse em participar como instrutores voluntários do Curso de Formação de Delegados que está prestes a ser iniciado.

O afastamento dos dois policiais civis foi uma atitude que nos pareceu desproporcional e equivocada neste cenário de cisão interna que acomete a Polícia Civil. O Core, antigo Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb), é uma unidade especializada que nunca foi coordenada por um delegado. Sempre foram policiais civis que integram a base da instituição, altamente preparados no campo físico e psicológico, que estiveram à frente de um efetivo diferenciado que agora atuará sem liderança reconhecida internamente.

Para o Sinpol/SE, a retaliação chegou sem diálogo, de forma precipitada e oportunista. O resultado prático no campo dos registros da violência deverá ser sentido pela população em poucos dias. Além disso, as operações por parte da Polícia Civil não serão mais as mesmas enquanto o Core estiver inoperante de fato. O enfrentamento ao crime organizado em Sergipe perde um forte aliado, ainda que novas pseudolideranças estejam à frente da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil.

Que venham os novos desafios e retaliações a serem enfrentados de forma coletiva pelos policiais civis.

Seguimos unidos na luta!

Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe

Nota da Delegada-geral

Através de nota, a delegada-Geral katarina Feitosa informou que os policiais exerciam funções de confiança e que entre as atribuições do cargo estão o ensino e a instrução. Ambos teriam se negado a participar como instrutores do Curso de Formação de Delegados Substitutos, não cumprindo com uma das funções da Core, que é a de instrução. Por esse motivo, a delegada decidiu pelo afastamento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto   Não se pode fechar os olhos para os predadores do meio ambiente. Só as narinas.

www.twitter.com/gugachacra  O deputado Eduardo Bolsonaro desistiu de ser embaixador do Brasil nos EUA pq dificilmente seria aprovado no Senado. A sanguinária ditadura da Arábia Saudita segue como o único país que teve o filho do chefe de Estado indicado para o cargo de embaixador em Washington

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Rico, e assim de repente — não pode ser santamente.” Provérbio Castelhano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais