Boas notícias em 2012

0

Sergipe terá usina eólica em 2012

Deverá ficar pronta em 2012 a primeira usina eólica de Sergipe, localizada na Barra dos Coqueiros e com capacidade para 30 mega watts, o suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. De acordo com o presidente da Energias Renováveis (Energen), responsável pela instalação, Joaquim Ferreira, “as obras começaram em junho de 2011, para que  o complexo seja entregue em abril de 2012 e a partir de  julho de 2012, a energia será produzida”, disse ao jornalista André Barros durante entrevista ao Sergipe Notícias.

Segundo Joaquim, o investimento foi de R$ 120 milhões e não vai parar por aí: “Depois que montarmos o parque eólico da Barra dos Coqueiros, vamos  fazer outro em Santo Amaro das Brotas”, informou. A planta terá 17 aerogeradores, com capacidade de  1,8 mega de potência. Cada aerogerador tem 100 metros de altura e as pás tem 50 metros de comprimento.

“A estrutura tem até elevador, pois  na verdade é uma mini sub estação.  Os geradores se adéquam a posição do vento.  A região da Barra dos Coqueiros estamos aproveitando a área destinado ao Polo Cloroquímico, próximo ao mar, mas o parque eólico convive muito bem com outras atividades produtivas, como agropecuária, por exemplo, já que pé uma estrutura alta”, destacou.

André Barros perguntou ao empresário se a Energisa e Sulgipe teriam acesso a essa energia. “Tudo o que é  produzido pelo parque é enviado ao sistema nacional de capacitação de energia e  depois  distribuído, ou seja, a energia produzida em Sergipe será distribuída tanto para a região quanto para as outras regiões”, disse. O empresário explicou ainda que todas as usinas do país que produzem energia elétrica enviam o que foi produzido para esse sistema de captação e as distribuidoras de cada região se encarregam de “dividir” o montante para todos os cidadãos.

Ajuda do Estado – André Barros perguntou para Joaquim Ferreira como foi o processo para a montagem da Planta  na Barra dos Coqueiros. “Houve uma licitação nacional para ser montado esse complexo. Nós concorremos com Estados como o Rio Grande do Norte e Ceará, que são inclusive, mais propícios do que Sergipe devido a geografia e também as condições climáticas, ou seja, ventos mais fortes e contínuos. Por isso,  Sergipe precisou um esforço adicional com auxílio do Estado para conseguirmos e deu certo”, explicou.
Pedro Carregosa/JornalFolha/ Foto: [marcel]

*A usina foi anunciada em janeiro de 2010, sendo prevista inicialmente para 2011 (!?), como é possível verificar no site da Codise : Sergipe terá Parque de Energia Eólica até 2011 (em 04/01/2010 09:10:00)

Rio+20 – Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável já vem provocando encontros de especialistas, ONGs e representantes da sociedade, desde o ano passado. De forma geral, espera-se que as decisões tomadas por lá sejam mais que um balanço dos últimos 20 anos que a separam da Rio 92, marco na história socioambiental mundial que resultou numa série de documentos importantes, como a Agenda 21, e também nas Convenções sobre Clima e Diversidade Biológica. 

Objetivo da Conferência
O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Temas da Conferência
Os dois temas em foco na Conferência serão: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Rio+20

No mais, desejo a todos que me acompanharam neste espaço semanal, os 3Rs – Respeito ao próximo, Realizações sustentáveis e Riqueza de espírito! Até 2012 com ótimas notícias… 😉 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários