Bocas sujas

0

A julgar pelas últimas declarações de cetos políticos, o baixo nível terá lugar garantido na próxima campanha eleitoral de Sergipe. Esse é o estilo – ou falta dele -, de certas ditas lideranças, que só sabem fazer política usando palavreado chulo e colocando rabo de palha nos adversários. Fazem isso, certamente por não possuírem propostas concretas para apresentar ao eleitorado. Portanto, cabe ao cidadão analisar o comportamento de cada candidato e negar o voto aos bocas sujas, pois política deve ser feita em favor da coletividade. Quem é adepto da baixaria merece ir destilar sua verborréia nas rinhas de galo ou no baixo meretrício.

 

Livres do ‘Leão”

 

Aposentados e pensionistas que sofrem de doenças graves, como o câncer, estão isentos do pagamento do Imposto de Renda sobre as aposentadorias e pensões, mesmo que não haja a manifestação de sintomas recentes da moléstia. Para obter a isenção do IR, o portador de uma das doenças citadas na lei deve apresentar o requerimento fornecido pela Receita Federal ao órgão pagador da aposentadoria ou pensão. A doença deve ser comprovada por meio de laudo emitido por serviço médico oficial da União, estados ou municípios.

 

Remédios baratos

A partir de maio próximo, as farmácias populares passarão a oferecer a sinvastatina, usada no tratamento contra o colesterol ruim, e a insulina regular, usada no combate ao diabetes. Esses remédios melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem o risco de hipertensão arterial, de acidente vascular cerebral (AVC) e de infarto. Ao todo, 14 medicamentos são vendidos nas farmácias populares com descontos de até 90%. Além da sinvastatina e da insulina regular, há ainda anti-hipertensivos e anticoncepcionais.

Contra borrachudo

O borrachudo, aquele mosquitinho famoso por sua picada dolorida, é o foco do inseticida biológico criado pela Embrapa. O produto foi desenvolvido a partir de uma bactéria específica para controlar insetos e que não prejudica a saúde das pessoas, dos animais e das plantas. Para combater o danadinho, normalmente são utilizados produtos químicos que acabam eliminando não só as larvas dos mosquitos, mas os peixes e as plantas, prejudicando a saúde das pessoas e dos animais que bebem a água contaminada.

DM interditada

 

A carceragem da 3ª Delegacia Metropolitana, situada na rua do Carmo, em Aracaju, foi interditada ontem à tarde. A medida foi tomada pela Secretaria da Segurança Pública depois que seis presos serraram as grades das celas e deram no pé. Ainda esta semana, a superintendência da Polícia Civil anunciará onde deverá funcionar a nova sede da 3ª DM. Apesar da interdição da carceragem, o serviço de cartório e atendimento ao público prossegue até que seja definido o novo local.

 

Gruta do Angico

 

Será inaugurado nesta quarta-feira, o “Monumento Natural Grota do Angico”, área situada na divisa dos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. A inauguração marca o Dia Nacional da Caatinga. Foi naquela gruta que policiais alagoanos fuzilaram Lampião e todo o seu bando de cangaceiros. O Monumento Natural Grota do Angico é uma unidade de conservação da natureza sancionada pelo governo de Sergipe para proteção de 2.138.000 hectares de Caatinga.

 

Países baixos

 

O principal destino das exportações sergipanas são os países baixos. No acumulado deste ano ocorreu aumento de 56% no valor vendido para essa região em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando mais de US$ 5 milhões. O Iêmen aparece como segundo principal destino das exportações sergipanas neste trimestre. As informações são do Boletim Econômico da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Pré-datados

Sergipe está entre os três estados brasileiros onde os consumidores passaram mais cheques pré-datados no mês de março passado. Pesquisa divulgada ontem, pela TeleCheque mostrou que, no estado, o percentual dessa forma de pagamento foi de 85,67%, menor apenas que Pernambuco (89,13%) e Rio Grande do Norte (87,68%). No mês, a média brasileira ficou em 79,29%, uma queda de 1,26% em relação ao mesmo período do ano passado. Frente a fevereiro deste ano, houve um leve crescimento de 0,97%.

Leite caro

O preço do leite longa vida subiu em março passado, segundo revela pesquisa feita pela GfK. O produto teve alta de 10,51% no mês passado em relação a fevereiro de 2010. Na variação acumulada dos últimos 12 meses, o aumento foi de 13%. Apesar da expressiva alta, os índices, no entanto, não chegam ao patamar de maio de 2009, quando o crescimento foi de 14,31%. Representantes do setor explicam que o aumento representa uma recuperação de preços após um período de queda.

 

Mau atendimento

Entre as reclamações contra operadoras de telefonia móvel registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em março deste ano, 37,23% eram referentes a problemas de cobrança. Dados da agência mostram ainda que o segundo tipo de reclamação mais comum foi a relacionada ao atendimento: 12,57% do total. Com relação às reclamações contra operadoras de TV por assinatura, 39,25% delas eram sobre cobranças.

Expo Ensino

 

A empresa Êxito Eventos vai reunir, às 12h30 de hoje no Hotel Celi, representantes de instituições de ensino para lançar oficialmente a Expo Ensino. Trata-se de uma feira que reunirá todos os setores relacionados à educação: livrarias, lojas de fardamentos, entre outros. A Expo Ensino vai acontecer de 14 a 17 de outubro, no Centro de Convenções de Sergipe. A perspectiva é de que a exposição permita ao consumidor conhecer as propostas pedagógicas, projetos educacionais e metodológicos de cada escola.

 

Imposto exagerado

 

O consumidor muitas vezes desconhece, mas a carga tributária embutida nos presentes mais vendidos com vistas ao Dia das Mães pode passar dos 78%. A informação é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. É o caso do perfume importado, cujo imposto corresponde a 78,4% do preço final. Vôte!

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários