Cabeça a cabeça

Os candidatos a governador Jackson Barreto (PMDB) e Eduardo Amorim (PSC) estão empatados tecnicamente nas intenções de votos dos sergipanos. Pelo menos é o que revela pesquisa do instituto Vox Populi. Realizada entre os dias 24 e 26 passados em 31 municípios, a consulta mostra que se as eleições fossem hoje haveria 2º turno, pois os também postulantes Sônia Meire (Psol) e Betinho (PPL) somam juntos 5%. Com 36% e 34%, respectivamente, Jackson e Amorim vão precisar gastar muita sola de sapatos para conquistar os votos dos indecisos (15%) e colocar uma boa diferença sobre o opositor visando decidir a parada já no 1º turno das eleições. Registrada na Justiça Eleitoral e tendo como margem de erro 3,5%, a pesquisa do Vox Populi serviu, antes de tudo, como uma injeção de ânimo para todos os envolvidos na disputa, pois os percentuais mostram que chegará à frente quem dormir menos e trabalhar mais.

Goleada

E quem vai ter que rebolar para tirar a diferença que o separada da adversária é o candidato a senador Rogério Carvalho (PT). Segundo a pesquisa Vox Popoli para o Senado, a demista Maria do Carmo Aves tem 53% das intenções de votos, contra apenas 10% do petista. Professor Marques (PCB), Leandro (PSTU) e Bila (PPL) aparecem, respectivamente, com 3%, 2% e 1%. Os indecisos somam 18%.

Salário atrasado

Pela primeira vez em muitos anos, os servidores da Prefeitura de Aracaju só vão receber os salários de julho neste 1º de agosto. Embora seja de apenas um dia, o atraso causou prejuízos aos trabalhadores, que vão pagar multas e juros dos compromissos financeiros que deveriam ter sido quitados ontem. A Prefeitura explicou que o atraso foi motivado pela queda da receita municipal. E o servidor com isso?

Maioria feminina

O eleitorado feminino (52,13%) é maior do que o masculino (47,78%) com uma diferença de 4% a mais de mulheres em todas as faixas etárias (de 16 anos até 79 anos ou mais). Divulgados pela Justiça Eleitoral, os dados mostram que apesar de as mulheres serem maioria, a participação efetiva delas na política ainda é bem menor que a dos homens.

Comitê

A coligação ‘Agora Sim’, do candidato a governador Eduardo Amorim (PSC), inaugura hoje à tarde o comitê denominado Central 20. Localizado na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, em Aracaju, o espaço tem uma nova proposta e formato. Há um grande stand com recepção e salas amplas, lounge e espaços arborizados ao ar livre. Segundo o deputado estadual Zeca da Silva (PSC), a Central 20 também servirá de ponto de encontro e saída para os comícios e bate-papo.

Lixões

Diante da decisão do governo de não estender o prazo para que municípios acabem com os lixões, uma das alternativas para as cidades que não cumpriram a meta é assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. A partir de amanhã, a lei não vai permitir que sejam depositados materiais recicláveis e resíduos orgânicos em nenhum aterro. Portanto, o município que não se enquadrou na lei e não fizer absolutamente nada, vai responder por ação civil pública, por improbidade administrativa e crime ambiental.

Lagarto em festa

Os deputados estaduais Gustinho Ribeiro (PSD) e Goretti Reis (DEM) lançam em Lagarto, hoje e amanhã, respectivamente, suas campanhas à reeleição. Gustinho fará a festa no ginásio de esportes do colégio Pequeno Príncipe, enquanto a demista vai reunir os eleitores no Parque de Exposição Zezé Rocha. O governador e candidato a reeleição Jackson Barreto (PMDB) já confirmou presença no evento organizado pelo deputado do PSD.

Fim do prazo

Acaba amanhã o prazo para que os partidos políticos, comitês financeiros e candidatos enviem à Justiça Eleitoral o primeiro relatório de prestação de contas de campanha. No documento devem constar os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que os partidos, comitês e candidatos já receberam para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram. O segundo relatório discriminado deverá ser entregue entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro.

Acordo fiscal

Sergipe está entre os 21 estados que propuseram acabar com a chamada guerra fiscal. Eles se comprometem em retirar os benefícios fiscais concedidos sem aprovação do Confaz, assim como conceder uma anistia fiscal a todos que foram autuados por terem utilizado esses incentivos. A proposta é importante por sinalizar quais estados não vão retirar os incentivos fiscais já existentes. Com essas informações, os contribuintes podem estudar, por exemplo, o local onde ainda valeria a pena manter uma filial.

Dúvida cruel

A direção estadual do PSB emitiu nota pública prometendo decidir só na próxima semana se acata a candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, o ‘Sukita’. O partido teme o desgaste popular pelo fato de registrar um candidato que acabou de fazer um “estágio” de 40 dias na penitenciária sob a acusação de lavagem de dinheiro público. Por outro lado, a legenda sonha com os 30 mil votos que o falastrão ‘Sukita’ diz ter somente em Capela. Ô, dúvida atroz!

Recorte de jornal

Publicado no Correio de Aracaju em 12 de setembro de 1914

Resumo dos Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais