Cabeça a cabeça

A disputa para o governo de Sergipe está mais embolada do que muitos pensam. Pesquisa do Ibope divulgada ontem pela TV Sergipe mostra que tanto Jackson Barreto (PMDB) quanto Eduardo Amorim (PSC) tem 33% das intenções de votos. O empate técnico já havia sido atestado pela consulta da Vox Populi, que a TV Atalaia divulgou há 15 dias. Nela, JB aparece com 36% e Amorim com 34%. Feita entre os dias 8 e 10 passados com 812 eleitores de 34 municípios, a levantamento do Ibope apresenta uma leve vantagem para o candidato do PSC no quesito rejeição: 27% contra 33% de Jackson. A continuar acirrada como fazem crer os institutos de pesquisa, a disputa pelo governo do Estado será de tirar o fôlego dos eleitores. A não ser que o horário eleitoral gratuito, com início marcado para a próxima terça-feira, vire este jogo em favor de um ou de outro postulante.

Na rabeira

Registrada no TRE com o número SE- 00012/2014, a pesquisa do Ibope mostra que os demais candidatos ao governo precisam trabalhar muito para melhorar suas imagens perante o eleitorado sergipano. Vejam os índices de cada um: professora Sônia Meire (PSOL) – 4%; Betinho (PTN) – 2%; Airton da CGTB (PPL) – 0%; Brancos e nulos – 19%; Não sabem ou não responderam – 9%. A margem de erro da consulta é de 3% para mais ou para menos.

Pra ser político

Dê um remédio pra quem
Não tem mais nenhuma cura.
Cesta básica de arroz,
Sal, farinha e rapadura.
Litros de leite de soja
E doses de cana pura.

A definição acima está no bem acabado cordel ‘O ladrão e o político’, do poeta José Augusto, de Mossoró (RN).

Decisão adiada

Ainda não foi ontem que o Tribunal Regional Eleitoral julgou os processos de impugnação das candidaturas a deputado federal de Bosco Costa (PROS) e André Moura (PSC). O primeiro é acusado de não ter pagado a tempo uma multa eleitoral, enquanto o parlamentar cristão está na relação dos candidatos considerados fichas sujas. Na sessão de ontem, o TRE julgou improcedente o pedido de impugnação da candidatura à Câmara Federal do empresário Adierson Monteiro (PSC).

Pouco tempo

Acaba no próximo dia 21 o prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade fazer o pedido à Justiça Eleitoral. O voto em trânsito permite que ele vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República. Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação.

Peregrinação

E quem estará amanhã em Aracaju pedindo votos aos sergipanos será o presidenciável José Maria Eymael (PSDC), que deve permanecer na capital até sexta-feira. Antes dele, esteve em Sergipe o candidato a presidente pelo PSTU, Zé Maria. O próximo a fazer campanha em solo sergipano deverá ser Aécio Neves, porém, a executiva estadual do PSDB ainda não tem a data da visita do candidato tucano.

Greve adiada

Uma boa notícia para quem precisa da assistência médica oferecida pela Prefeitura de Aracaju: os médicos da rede municipal adiaram a paralisação de 24 horas que estava marcada para esta quarta-feira. A decisão foi tomada depois de uma reunião dos representantes da categoria com o novo secretário da Saúde, Luciano Paz. Ainda bem, né?

Sukita vence

Mesmo contra a vontade do PSB, o presidiário Manoel Messias Santos, vulgo “Sukita”, segue candidato a deputado estadual. Em decisão tomada ontem, o desembargador Ricardo Múcio considerou válido o documento enviado no sábado por “Sukita” expressando a vontade de permanecer na disputa e declarando sem efeito o ofício anterior em que ele renunciava a candidatura. E agora PSB?

Mais tempo

Foi alterado o prazo para os interessados em renovar a Licença de Pescador Profissional. A contar da data do aniversário, o pescador deverá apresentar documentação em até 60 dias na unidade estadual do Ministério da Pesca e Aquicultura. O prazo anterior era 30 dias. No caso de Pescador Profissional Artesanal, deverá ser entregue uma foto 3×4 recente, a cópia do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), inscrito como segurado especial, e o Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira.

Luto

Morreu na madrugada de hoje em São Paulo o cantor e compositor sergipano Antônio Rogério. Ele estava internado num hospital particular onde tratava de um câncer de próstata. Com 35 anos de carreira, Rogério é autor de dezenas de composições, porém ficou famoso nacionalmente com a música “Sergipe é o país do forró”. A família ainda não sabe o horário em que o corpo chegará a Aracaju, mas informou que o velório deverá acontecer no Osaf.

Pendura

Nem mesmo os aliados políticos do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), concordam com o “devo” que a administração municipal está dando nos forrozeiros sergipanos. Ontem foi a vez de o vereador Nitinho (DEM) cobrar o pagamento dos cachês aos músicos que se apresentaram no Forró-Caju. Os vereadores governistas Jailton Santana (PSC) e Renilson Félix (DEM), além do petista Emmanuel Nascimento, também condenaram o atraso do pagamento. Vale ressaltar que na administração passada os cachês eram pagos no dia seguinte ao dos shows.

Propaganda

Os partidos e coligações têm até a próxima sexta-feira para indicar ao grupo de emissoras responsável pela veiculação do horário eleitoral gratuito os nomes das pessoas autorizadas a entregar as mídias dos programas. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa terça-feira que vem e segue até 2 de outubro. Ou seja, terá início 47 dias antes do primeiro turno e encerrará três dias antes das eleições.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia em 30 de setembro de 1897

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais