Cabeça a cabeça

Os três principais pré-candidatos ao governo de Sergipe estão tecnicamente empatados. Pesquisa do Instituto Dataplan mostra Valadares Filho (13,1%), Eduardo Amorim (12,1%) e Belivaldo Chagas (11,1%) embolados na dianteira. Na rabeira, mas também cabeça a cabeça, estão Dr. Emerson (2,7%), Mendonça Prado (2,7%), Márcio Souza (1,7%) e João Tarentela (1,3%). Milton Andrade (0,5%) carrega a lanterninha da disputa. Esta consulta reafirma o que outras já detectaram: somados, os votos brancos, nulos e os indecisos (54,8%) superam a soma de todos os pré-candidatos (44,2%). A continuar esse empate técnico entre os três principais concorrentes, terá mais chance aquele que se descolar dos demais, a exemplo do que ocorreu na campanha de 2014. Em setembro daquele ano, o candidato a governador Jackson Barreto (MDB) abriu uma frente de 8 pontos percentuais para o adversário Eduardo Amorim (PSDB), derrotando-o ainda no 1º turno.

Perfil da pesquisa

A pesquisa do Instituto Dataplan foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SE-00196/2018. Realizada entre os dias sete e 10 deste mês, a consulta ouviu 1.202 eleitores em 31 municípios sergipanos. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Condenado de novo

O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTC), corre o risco de passar um bom tempo vendo o sol nascer quadrado. É que o Tribunal Regional Eleitoral o condenou, ontem, a 13 anos e nove meses de cadeia por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e outras cositas más. Sukita vai recorrer da decisão, mas na condição de ficha suja dificilmente disputará as eleições deste ano. Aff Maria!

Com o lanterna

E o PRTB trocou o líder das pesquisas para governador, Valadares Filho (PSB), por Milton Andrade (PMN), lanterninha da disputa, conforme pesquisa do Instituto Dataplan. O dirigente nacional do PRTB, Anderson Camilo, veio de São Paulo só pra fechar o acordo entre as duas legendas. A aliança também é composta pelo PV, que tem Reynaldo Nunes como pré-candidato a senador. Marminino!

Prepare o bolso

Está achando tudo muito caro, pela hora da morte? Pois prepare o bolso que vem mais aumento de preços por aí. O gás natural veicular vai subir 10,44% a partir do próximo dia 1º. Enquanto isso, os salários permanecem congelados e os servidores estaduais ainda recebem a ninharia com atraso superior a 10 dias. Durma com uma fuleiragem dessa! E não esqueça que pra dormir é mais caro. Homem, vôte!

Rasgando dinheiro

Alguém precisa impedir que gestores estaduais continuem fazendo bobagens com o dinheiro público. Quer um exemplo? Depois de ter torrado mais de R$ 5 milhões para reformar um imóvel particular, a Secretaria da Saúde deixou de pagar o aluguel de R$ 150 mil mensais e agora enfrenta uma ação de despejo. E o governo ainda vive se queixando que está com a corda no pescoço. Imagine se não tivesse, né?

Caiu fora

A vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota) não é mais pré-candidata ao Senado. Segundo ela, o partido desistiu da empreitada porque não encontrou espaço para fazer coligações com outras legendas. Emília também recusou convites para ser candidata a vice-governadora nas chapas encabeçadas por Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB), porem diz que topa disputar uma cadeira na Câmara Federal. Então, tá!

Política velha

Sabe em quem o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) se espelhou para conceber o projeto político-familiar? No velho e ultrapassado coronel maranhense José Sarney (MDB). Aqui, Vavá quer se reeleger e fazer o filhote Vavazinho (PSB) governador de Sergipe. Lá, Sarney sonha em eleger a filha Roseana (MDB) para o governo e o filho Zequinha (PV) para o Senado. Nos dois casos, se encaixa como uma luva o adágio popular “Mateus, primeiro os meus”. Misericórdia!

Crista da onda

De um bebinho, sobre a atuação do vereador Nitinho Vitale (PSD) como prefeito interino de Aracaju: “Edvaldo Nogueira recebeu a Prefeitura na crista da onda. E não poderia ser diferente, pois nos poucos dias em que ele esteve nos Estados Unidos, a capital foi administrada por um surfista da melhor qualidade”. Pode, uma coisa dessa?

Um otimista

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) está confiante no poder de discernimento dos eleitores. Segundo ele, o cidadão está bem informado e preocupado com a política. “Um dos pontos positivos dessa crise é ver as pessoas atentas e buscando saber mais sobre os candidatos às eleições deste ano”. Tomara!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 26 de janeiro de 1911

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais