Cada pingo um pote

Tão desejadas há um mês, as chuvas estão tirando o sono dos sergipanos. Na zona de expansão de Aracaju, as fortes precipitações deixaram moradores ilhados, enquanto em vários municípios do interior, provocaram desabamentos, deixando muitas famílias desabrigadas. Em muitos pontos do Estado, o agricultor está impedido de plantar porque as chuvas inundaram as roças, impedindo a entrada dos tratores. Até parece aquele drama da música Súplica Cearense. A composição de Gordurinha e Nelinho mostra bem isso: “Oh! Deus, perdoe esse pobre coitado, que de joelhos rezou um bocado, pedindo pra chuva cair, cair sem parar. Oh! Deus, será que o senhor se zangou, e é só por isso o sol se arretirou, fazendo cair toda chuva que há”. O diacho é que, segundo os metereologistas, vai continuar chovendo forte em Sergipe.    

 

Caras novas

 

Serão empossados hoje o novo comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Carlos Pedroso, e o subcomandante, coronel Eduardo Santiago Pereira. Os dois vão substituir, respectivamente, os coronéis Magno Silvestre e João Ribeiro de Oliveira. Pedroso recebe o comando de uma corporação agitada por conta das reivindicações salariais feitas pela tropa. Vai precisar de muita habilidade para conter os comandados mais exaltados, que já falam em aquartelamento se o governo não atender as reivindicações. Que Deus o ajude!

 

Desalentados

 

O governo anunciou o pagamento de duas parcelas extras do seguro-desemprego para as pessoas demitidas em janeiro passado. E sobre desemprego, a Folha de São Paulo publica hoje que muitas pessoas desistiram de procurar trabalho porque ficaram desalentadas com os impactos da crise econômica. Por isso, segundo especialistas, a taxa de desemprego ficou praticamente estável em abril – 8,9%. O IBGE também apurou que a ocupação cresceu 1,1% no primeiro quadrimestre.

Onde estão?


Quem são, onde estão, quanto ganham e o que fazem os servidores públicos da União, da administração direta, autarquias e fundações federais? Nem mesmo o governo sabe ao certo. Por isso, a partir de julho, lançará um amplo programa de recadastramento de pessoal. A idéia do censo é interromper pagamentos indevidos que, aliás, devem somar uma fortuna.

 

Medo do calote

 

As redes varejistas, que já recuperaram o volume de vendas do período pré-crise, agora diversificam estratégias para reduzir ou manter o nível de inadimplência. Segundo o jornal Valor Econômico desta sexta-feira, muitas lojas reforçaram apostas nas vendas com cartão de crédito, dividindo o risco de inadimplência com as operadoras de cartão. Também reduziram parcelas nas vendas a prazo. O receio de perdas e de comprometimento do nível de consumo futuro continua grande, apesar da melhora nas vendas.

 

Itabi é capital

 

O governador Marcelo Déda (PT) transfere hoje a capital de Sergipe e a sede do governo para a cidade de Itabi, a terra do jegue “Seu Marido”. O ato faz parte do Programa Sergipe de Todos, um governo itinerante comandado pela primeira dama Eliane Aquino. Durante todo o dia, o petista receberá em audiências o prefeito de Itabi e dos municípios vizinhos, como Graccho Cardoso, Aquidabã, Feira Nova, Cumbe e Nossa Senhora das Dores. Na edição anterior do “Sergipe de Todos”, Déda transferiu a capital e a sede do governo para Nossa Senhora do Socorro.

 

Vítimas do spams

 

Essa interessa aos amigos interenautas: O Brasil ocupa uma das principais posições na emissão de spams na internet. Mas, na verdade, o país é usado como ponte para a disseminação desses e-mails indesejados, vindos de outros países em 99,9% dos casos, segundo levantamento do grupo anti-spam do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Refém dessa situação, o país tem hoje 1 milhão de endereços de internet (IPs) bloqueados para recebimento de mensagens por sistemas de correio eletrônico em todo o mundo, o que causa inconvenientes aos brasileiros.

 

Terceiro mandato

 

Definitivamente, o deputado federal Jackson Barreto (PMDB/SE) colocou o terceiro mandato de Lula no debate nacional. Ontem foi a vez do ministro da Justiça, Tarso Genro, negar que o governo esteja negociando para garantir uma nova reeleição para o presidente. Apesar das negativas oficiais de representantes do PT, os aliados do PMDB demonstram vontade de avançar na construção do terceiro mandato. Os peemedebistas, por exemplo, não acreditam que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, terá fôlego para enfrentar a campanha, devido ao tratamento a que está se submetendo para tratamento de um câncer linfático.

 

Poupança cresce

 

Os depósitos em poupança na economia sergipana totalizaram R$ 2,06 bilhões em fevereiro passado, registrando um aumento de 0,75% em relação ao mês anterior. No período de fevereiro de 2008 ao mesmo mês deste ano, o total de depósitos cresceu 16,57%. O levantamento foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), com base em dados do Banco Central.

 

Posse negada

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, negou ontem o recurso interposto pela Procuradoria Geral do Estado de Sergipe contestando a suspensão da posso do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, advogado Clóvis Barbosa. Indicado pela Assembléia e nomeado pelo governador Marcelo Déda, Barbosa deveria ter substituído Flávio Conceição, que foi “punido” com uma gorda aposentadoria por ter sido denunciado como lobista da construtora Gautama. Acontece que Clóvis demorou a tomar posse e os advogados de Conceição conseguiram uma liminar suspendendo a festa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais