Cargos comissionados

0

   Um leitor, já idoso,  conhecedor profundo da política de Sergipe e que já foi ícone de um segmento bastante representativo da sociedade, a advocacia, enviou um e-mail bastante interessante e que merece a reflexão de todos. Por razões lógicas o nome do leitor não será divulgado, mas ele tocou num ponto interessante do poder no Governo Estadual, que são os cargos comissionados. Ninguém, nem mesmo a oposição em Sergipe sabem o número exato de cargos comissionados do Governo Estadual. Isso não é de agora vem de anos e anos. O mais interessante é que os cargos mais polpudos estão sendo ocupados por pessoas que nunca foram trabalhar.

  O leitor e advogado renomado, aproveitando o possível acordão político  entre João Alves Filho e Albano Franco, lembra que existem interesses bem maiores do que as candidaturas à presidência da República, ao governo estadual, ao Senado Federal e os cargos proporcionais.

  Segundo o leitor, existem cargos comissionados no Governo do Estado que vêm de gerações em gerações, onde famílias, na sua grande maioria da classe média, sobrevivem das tetas governamentais. De repente, depois de anos e anos, vêm-se desesperadas com o risco de perderem todos esses cargos comissionados por conta de uma vitória do candidato de oposição, neste caso Marcelo Deda (PT).

     Se o leitor e advogado respeitado tem razão ou não, cabe a cada um analisar. Agora uma coisa é verdade: que existem muitos cargos comissionados (justiça seja feita vem de vários governos), que nunca colocaram os pés nas suas respectivas secretarias é verdade. Mais do que isso, que existem famílias tradicionais em Aracaju e em vários municípios que vivem hoje dependentes destes cargos comissionados também é verdade. Talvez esteja aí uma das explicações para o desespero que está sendo demonstrado nos últimos dias por alguns setores, ou seja, o medo de que as tetas comecem a secar…

 

PSDB/PFL I

Apesar das notícias divulgadas por alguns setores da imprensa, o PFL e o PSDB até a noite de ontem não tinham fechado o acordo para as eleições deste ano. No PSDB, o presidente estadual, deputado Bosco Costa, decidiu ser candidato ao Senado Federal e ameaçou a ter mesmo deixar a sigla se não tivesse seu nome referendado na convenção. Depois de anunciar o que desejava Bosco desligou o celular e ficou incomunicável.

 

PSDB/PFL II

No início da noite de ontem, Albano Franco tentava mudar a posição da maioria dos tucanos que é contrária a um acordo com o PFL. Não conseguiu avançar. Os tucanos alertaram que não têm como subir no palanque do PFL, principalmente porque passaram os últimos três anos sendo desmoralizados – inclusive Albano Franco – pelo atual governo. “Vou dizer o que para o meu eleitorado?”, questionou um tucano.

 

PSDB/PFL III

 Como era esperado mais uma vez Albano Franco deixou para decidir o rumo político dele aos 45 minutos do segundo tempo. Ontem, durante reunião com os tucanos a conversa ficou acirrada e em determinado momento o ex-governador ameaçou desistir da pré-candidatura a deputado federal. Além do PFL, os tucanos estão conversando também com o PMDB. Seria um saída para não ficarem atrelados a João e Deda, inclusive lançando candidatura própria ao governo estadual.

 

 

PMDB

Já no PMDB até ontem à noite nada definido. O candidato Marcelo Deda tentou ontem a todo custo conseguir amarrar os peemedebista, inclusive tentando modificar o candidato à vice, Belivaldo Chagas. O PSB não abriu mão já que tem o respaldo de todos os partidos da oposição e do próprio PT que referendou o nome de Belivaldo no encontro estadual.

 

 

Convenções I

O candidato à reeleição, governador João Alves Filho (PFL) será recebido com uma grande festa hoje na convenção do PFL no ginásio Constâncio Vieira. Caravanas de todos os municípios estão vindo para a capital. João Alves visitará também alguns partidos aliados.

 

Convenções II

O candidato do Partido dos Trabalhadores ao Governo de Sergipe, Marcelo Déda, visitará na manha desta sexta-feira, dia 30, as convenções dos partidos da aliança que lhe dará sustentação na campanha.Às 9h30min Marcelo Déda vai estar na convenção do PCdoB e às 10 horas no PSB. Depois, às 10h30min o candidato das oposições estará na convenção do PL, às 11 horas na do PTB e finalmente às 11h30min na do PT.Para Marcelo Déda, as convenções partidárias serão mais uma demonstração de unidade dos partidos oposicionistas em busca da redenção política de Sergipe.   

 

 

Locação

Um Fiat uno, modelo 2006, de cor branca, placa HZZ 1396, locado por uma prefeitura do interior, durante três dias na semana fica num restaurante da zona sul de Aracaju, com o motor e o ar-condicionado ligados enquanto o assessor saboreia o menu dentro do estabelecimento. Só para lembrar: estão circulando em todo o Estado aproximadamente 600 veículos locados com dinheiro público sem identificação nenhuma. A maioria usa película escura para que não sejam identificados seus ocupantes.

 

 

Banese

Ontem, às 13h, na agência do Banese no bairro Atalaia, apenas um caixa atendia os clientes. Dos seis guinches, três tinham caixas, porém dois deles estavam contando dinheiro ou sei lá o quê, porque não atendiam os clientes. Essa situação durou por algum tempo. Ao reclamar com um funcionário este jornalista ouviu a famosa frase: vá reclamar com o gerente-geral. É lógico que este jornalista não foi, mas descobriu que a agência está sendo “bem gerenciada”, por um banesiano de nome Dantas.

 

Comunicação

Fazer da comunicação um instrumento de educação. Com esse objetivo a Missão Criança Aracaju montou uma oficina de Fanzine, que acontecerá de 03 a 14 de Julho, para adolescentes do Recriando Caminhos, projeto executado pela ONG com financiamento da Petrobras. Essa é apenas a primeira ação da ONG que pretende trabalhar com seus jovens noções de vídeo, rádio e fotografia.

 

Vitória

Foi importante a vitória do Sindicato dos Jornalistas que conseguiu aprovar na Assembléia, o Projeto de Lei 81 que torna obrigatória a nomeação ou contratação de profissional de Comunicação Social com curso superior em Comunicação Social ou legalmente provisionado para as assessorias de Comunicação no âmbito da administração pública direta e indireta do Estado de Sergipe. O projeto seguiu para a sanção do governador do Estado e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe na próxima semana.

 

Frase do Dia

“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”.  Raul Seixas.

 

Comentários