Cedro: estudantes agentes de transformação social

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” A frase de Paulo Freire 

caiu bem para a parceria que foi formada no município de Cedro de São João, entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Manuel Guimarães, a paróquia da Igreja Católica, através do padre Paulo César e alguns cidadãos cedrenses, a exemplo de Ailton Rocha, engenheiro e advogado,  Superintendente Estadual de Recursos Hídricos.

Com o objetivo de identificar as ações  humanas que causam dano ao ambiente e por consequência aos biomas, a ação teve a participação de 33 docentes e 245 discentes. Foram apresentados projetos, pesquisas e palestras sobre biomas, mesa redonda com a presença dos pais e confecções de faixas e cartazes espalhados por toda cidade com o objetivo não só de alertar a sociedade, mas integrá-la na ação.

A ação teve uma caminhada pela cidade de Cedro de São João, com algumas apresentações: Paródia em forma de Abóio (Luís Davi-9 ano); Jogral dramatizado(Alunos 8°ano B); Dança, apresentando a música tema da Campanha da Fraternidade 2017, Só Mandacaru (Alunos do 8°ano A). A equipe diretiva, professores orientadores Garciene Melo, Joelma, Juliana Nunes e Maria Ubiraci Nunes.

O blog parabenizar a todos que participaram da ação e que sirva de exemplos para outros municípios neste ano que o tema da Campanha da Fraternidade e o meio ambiente e os biomas brasileiros.

Você que é diretor de escola, prefeito municipal, faça essa parceria com a paróquia do seu bairro, do seu município.

E a volta-se a Paulo Freire: o sujeito como agente de transformação social.

Comemorar o quer mesmo? Aracaju a 12ª Cidade mais violenta do Mundo, segundo ONG
O Brasil foi o país com o maior número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo em 2016, segundo a lista divulgada nesta quinta-feira (07/04) pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. O país possui 19 municípios no ranking. Na décima posição no ranking, Natal é a cidade mais violenta do país, com 69,56 homicídios por 100 mil habitantes. O município é seguido por Belém e Aracaju. Em: http://www.dw.com/pt-br/brasil-tem-19-cidades-entre-as-50-mais-violentas-do-mundo/a-38332080

Ato contra as Reformas – Tobias Barreto/SE. Segunda, 10
A Capital dos Bordados em Sergipe, Tobias Barreto, vive a expectativa da grande manifestação popular, liderada por entidades de classe e organizações sociais, profissionais liberais e pessoas comuns do povo tobiense, a ser realizada na próxima segunda-feira (10/04), em defesa dos direitos sociais e contra projetos de Reformas Trabalhista e Previdenciária, do governo federal de Michel Temer.

Feira na cidade
A segunda, dia de feira na cidade, promete ficar na história como um dia de resistência e de defesa da cidadania. Imagine se o escritor, poeta e jurista, renomado mundialmente, que dá nome a nossa cidade, tivesse no meio de nós, como se sentiria orgulhoso do povo de sua terra natal lutando por liberdade e justiça social!

Recuperação fiscal
Valor: Goiás é o Estado mais próximo de estar dentro dos critérios que permitem sua inclusão no regime de recuperação fiscal, a chamada "Lei de Falência dos Estados", ainda não votada pela Câmara. Dados apresentados pelo relator, deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), indicam que Goiás está acima do limite de 100% para a relação entre dívida e receita corrente líquida.

Outros Estados
O relator também listou Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte como os Estados mais próximos de se enquadrarem nos requisitos para terem a possibilidade de aderir ao programa. Até agora, imaginava-se que apenas Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estariam no grupo que enfrenta difícil situação fiscal.

Vitória da engenharia
A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, e o Governo do Estado sancionou a emenda à Lei Complementar nº 282 de 21 de dezembro de 2016, de autoria do deputado estadual, Garibalde Mendonça (PMDB) que assegura a participação de profissionais de Engenharia na carreira de auditor Técnico de Tributos.

Mobilização
A boa notícia é resultado da ampla mobilização feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) que pediu  uma revisão da Lei, a qual excluía a titulação de Engenharia no concurso para auditor. A Lei Complementar assinada pelo governador, Jackson Barreto em 30 de março deste ano foi publicada no Diário Oficial no dia 03 de abril.

Parecer da PGE
Um parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado em consulta realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag irá colocar mais lenha na já tumultuada relação entre o Governo do Estado e os delegados de polícia.

IR
Mudando o entendimento que havia manifestado em 2014, quando elaborou e analisou juridicamente o anteprojeto da lei estadual 7870/14, a PGE decidiu recentemente que a partir de abril deste ano deverá incidir imposto de renda sobre a verba de Remuneração Financeira Transitória Pelo Exercício da Atividade de Plantão paga a delegados, agentes e escrivães que trabalham em escalas extraordinárias nos finais de semana e feriados.

Prejuízo
Para o presidente da Adepol, delegado Paulo Márcio, é inaceitável a mudança de entendimento do órgão, que resultará em um prejuízo na ordem de 27,5% para todos os policiais civis que cumprem de maneira voluntária uma jornada acima da fixada em lei, para manter o atendimento ao público nos dias e horários em que não há expediente normal.

Natureza indenizatória
Paulo Márcio informa que a PGE considerava que a verba tem natureza indenizatória, o que é absolutamente correto, já que se destina a cobrir os gastos com deslocamento, estadia e alimentação dos delegados e suas equipes, que sacrificam seus finais de semana com as famílias para laborar em condições muitas vezes insalubres e sem nenhum apoio logístico.

Insatisfação
De acordo com o presidente, o absurdo só fez aumentar a insatisfação dos delegados, que já estavam dispostos a suspender os plantões extraordinários na assembleia da próxima terça-feira, 11, até que o valor, congelado desde julho de 2014, seja corrigido."É muito triste ver o governo firmar acordos e descumpri-los na primeira oportunidade. A sensação de descompromisso e descaso minam a cada dia as energias daqueles que dedicam a vida à segurança da população. Muitos delegados já disseram que só darão plantão até o final deste mês, pois estão tendo que tirar do próprio bolso para trabalhar", concluiu Paulo Márcio.

Conselho Nacional TCE´s
Em visita ao conselheiro Clóvis Barbosa, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o deputado federal André Moura, líder do governo no Congresso, demonstrou seu apoio à criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC) – atualmente tramita no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre a matéria.

Fiscalização
"Vim aqui na condição de líder do governo me colocar à disposição, pois entendo que a iniciativa dos Tribunais de Contas é louvável: criar um Conselho que possa fiscalizar os atos e ações dos próprios conselheiros. Então, isso é importante porque demonstra, acima de tudo, um processo de transparência", afirmou.

Milho
O governador Jackson Barreto comemorou publicação de portaria, por parte do Ministério da Agricultura, que libera estoque de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para venda subsidiada. A medida beneficiará aproximadamente 14 mil pequenos criadores de Sergipe, que poderão comprar a saca de 60 kg de milho por R$ 33,00 e, assim, garantir o alimento para o rebanho, que vem sofrendo com os efeitos da seca.

Milho II
O benefício, a princípio, tinha sido anunciado em 15 de fevereiro, pelo presidente Michel Temer, atendendo à reivindicação e sugestão de Jackson Barreto, que, em dezembro, esteve com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ao lado do deputado federal, Jony Marcos e o agora superintendente do escritório de Sergipe em Brasília, Heleno Silva, pleiteando o grão estocado na Conab a preço subsidiário.

Manutenção do antigo Farol
Preocupado com o avanço do processo de deterioração do antigo Farol de Aracaju, também conhecido como Farol do Cotinguiba, e dos equipamentos públicos no seu entorno, o Vereador Iran Barbosa, PT, apresentou a Indicação 123/2017, aprovada na Câmara de Aracaju, solicitando do Poder Executivo da Capital, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb, providências para a manutenção completa do referido farol, que fica localizado na praça Tenente Domingues Fontes, no Bairro Farolândia.

O farol
O antigo Farol, inaugurado em 1861, com 35 metros de altura e estrutura metálica vinda da França, quanto ativo, orientava as embarcações que chegavam à foz do Rio Sergipe e funcionou até 16 de julho de 1991, quando foi desativado, quatro dias após entrar em funcionamento o novo Farol, localizado na Coroa do Meio.

Tombado
O conjunto estrutural, por sua importância histórica, foi tombado pelo Estado em 1995, mas ficou anos esquecido pelas autoridades, sofrendo com ação do tempo e se transformando numa estrutura totalmente enferrujada e depredada até 2008, quando o então Governador Marcelo Déda e o então Prefeito Edvaldo Nogueira autorizaram as obras de recuperação do monumento, que foi entregue totalmente revitalizado e com espaços de lazer e de estacionamento de veículos no seu entorno, em 28 de abril de 2009.

Importância
“Infelizmente, na Administração João Alves, pouco ou quase nada foi feito em relação à manutenção da estrutura do farol e dos equipamentos na praça que foi construída na sua base, o que resultou, obviamente, numa deterioração dos mesmos. Trata-se de um monumento histórico significativo da nossa cidade e não podemos deixar que esse processo se acelere. Por isso estou apresentando essa Indicação à Emurb, para que proceda com a manutenção daquele espaço, tão belo e importante para todos os aracajuanos”, explicou Iran Barbosa.

Seminário de fortalecimento do MEI
Desafios e tendência para o Microempreendedor Individual empreender no segmento de alimentos e bebidas, esse é o tema do Seminário de Fortalecimento do MEI. O evento será realizado na segunda feira, 10 de abril, no Auditório do Sebrae às 8h30 da manhã, entrada gratuita.

Temas
Durante o Seminário serão abordados temas como Os Desafios do Sebrae em Sergipe no atendimento aos MEIs e MEI x Mercado: tendências de consumo e nichos de mercado. No final do evento também acontecerá a apresentação de um caso de sucesso local. O empreendedor Breno Oliveira irá falar sobre sua experiência à frente da sorveteria Il Sordo.

Comprometimento
“Breno Oliveira começou no mundo dos negócios como Microempreendedor Individual. Depois de muita dedicação e comprometimento ele viu o negócio crescer e hoje está no processo de mudança para se tornar microempresário. Um caso interessante de um empreendedor que era MEI e com o aumentou do faturamento está se tornado uma microempresa”, explica Emanoel Sobral, superintendente do Sebrae.

Inscrições gratuitas
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Informações com o analista do Sebrae Thiago Oliveira, (79) 2106-7727 , e-mail http://thiago.oliveira@se.sebrae.com.br  ou com Karlene Vieira do ITPC, telefone (31) 2101-9999 , e-mail http://karlene@institutoitpc.org.br

Apoio ao Festival de Artes Cênicas
A Construtora Impacto, mais uma vez, demonstra sua sensibilidade em apoiar os artistas da terra e incentivar o acesso da comunidade, à arte. O Festival de Arte Cênicas de Sergipe 2017 já começou e tem como um dos apoiadores, a construtora sergipana. Com programação até o dia 30 de abril, o Festival conta com diversas apresentações, em variados teatros do Estado. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita.

Apoio ao Festival de Artes Cênicas II
“Por isso a Impacto destaca-se. Qualidade em empreendimentos. Qualidade em cidadania”, declara o ator Kassem Afif, que interpreta o papel do corretor de imóveis, Seu Mora. Você pode conferir o artista atuando no quadro Minuto Impacto, que vai ao ar nos canais digitais da Impacto no facebook e no YouTube.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BonifacioCartun   Estamos vivenciando uma Terceira Guerra Mundial não declarada há muito tempo.

www.twitter.com/frednavarro   Einstein disse que não sabia com que armas seria travada a 3ª guerra mundial. Mas a 4ª certamente seria com paus e pedras.

www.twitter.com/pauloteixeira13   Preocupado com a situação na Siria. A acusação de uso de gas Sarin deve ser investigada. O lançamento de misseis Americanos é inaceitável.

www.twitter.com/giulianamorrone   José Mayer diz que errou e que faz parte de geração machista. Assédio não é questão geracional, é questão de caráter (falta) #chegadeassedio

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O espírito humano nunca é mais harmonioso do que quando encontra o trabalho que lhe adequa.” Wilhelm von Humboldt, linguista, diplomata e filósofo alemão, morreu em 08 de Abril de 1835 (n. 1767).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais